Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador para Limpador de Parabrisa!


Tallwang

Posts recomendados

Galera,

Alguém tem algum esquema para montar um temporizador do limpador de parabrisa da minha charanga?

Tô precisando de um, por favor me ajudem.

Outra dúvida é a seguinte, dá para usar o relê? Eu faria o seguinte, com um relê de um carro que tenha temporizador do limpador, eu tentaria montar um botão a parte (embaixo do painel) para acionar o limpador.

Por favor me ajudem.

Abraços

TW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui está o circuito que bolei Tallwang:

http://www.esnips.com/doc/2b3fa0f8-3e51-46fd-9397-c1029939a10e/Temporizador

Você teria que interromper o fio que vai da alavanca do limpador para o relé e ligar nos pontos que consta no esquema. Repare no diodo que tem que ser ligado nos polos da bobina do relé.

Projetei para funcionar da seguinte forma:

Com a chave rotatória na posição que está no esquema, o CI está resetado e sua saida está baixa, fazendo com que o relé fique constantemente acionado e, portanto, o limpador funciona continuamente.

Com a chave na posição para que pegue apenas o resistor R1, o limpador é acionado a cada 5 segundos.

Nas posições seguintes, o limpador é acionado a cada 6,6 segundos, 8 segundos e 9,6 segundos.

Estes tempos são aproximados, pois, depende da tolerência dos componentes.

Qualquer dúvida ou sugestão de modificação dos tempos de acesso, etc... fique a vontade em falar.

Dá para incrementar, colocando um LED que acenda na hora que o limpador é acionado, produza um bip, etc...

Não testei na prática o circuito.

A todos os amigos do fórum, por favor corrijam algum erro que porventura exista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigo, sou novo aqui neste forum interessante. estava pesquisando na web para achar um meio de criar um temporizador de parabrisa para meu fusca 66 e cheguei neste tópico. seu projeto seria o ideal pois podeira adaptar no controle original do carro. minha dúvida é a seguinte: como um cara que não entende nada de circuitos eletronicos poderia fazer este projeto? ou é difícil??

agradeço a atenção

abraços

edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Claudomirorl,

Nesta semana, começarei a montagem de seu esquema.

Muitíssimo obrigado pela sua ajuda.

Porém fiquei ainda com algumas dúvidas:

O motor de meu limpador de parabrisa, é ligado pelo comando de seta do carro, sem relê. Como eu ligaria o diodo?

Esqueci de avisar, meu carro trata-se de um opala 1981. E como está pouco rodado, acredito que o ideal é colocar um circuito interceptando o acionamento original e o motor. Problema este que deva ser o mesmo do colega do fusca 66 aí em cima.

Poderia adaptar um potenciômetro no lugar da chave? De 70K?

Em outro fórum que eu participo, os colegas também estão a procura de um equipamento assim para seus carros. Já pensou em comercializar um? Taí uma dica! O que acha? Existem diversos donos de carros antigos que concordam que um acessório como esse, que não modifica os comandos originais é muito interessante.

Novamente obrigado, e no aguardo,

Abraços

TW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigo, sou novo aqui neste forum interessante. estava pesquisando na web para achar um meio de criar um temporizador de parabrisa para meu fusca 66 e cheguei neste tópico. seu projeto seria o ideal pois podeira adaptar no controle original do carro. minha dúvida é a seguinte: como um cara que não entende nada de circuitos eletronicos poderia fazer este projeto? ou é difícil??

agradeço a atenção

abraços

edson

Seja bem vindo ao fórum Edson.

Não é difícil montar um circuito como este não.

Vou fazer um desenho para montagem dele em placa universal, que já vem furada. Aguarde...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Claudomirorl,

Nesta semana, começarei a montagem de seu esquema.

Muitíssimo obrigado pela sua ajuda.

Porém fiquei ainda com algumas dúvidas:

O motor de meu limpador de parabrisa, é ligado pelo comando de seta do carro, sem relê. Como eu ligaria o diodo?

Esqueci de avisar, meu carro trata-se de um opala 1981. E como está pouco rodado, acredito que o ideal é colocar um circuito interceptando o acionamento original e o motor. Problema este que deva ser o mesmo do colega do fusca 66 aí em cima.

Poderia adaptar um potenciômetro no lugar da chave? De 70K?

Em outro fórum que eu participo, os colegas também estão a procura de um equipamento assim para seus carros. Já pensou em comercializar um? Taí uma dica! O que acha? Existem diversos donos de carros antigos que concordam que um acessório como esse, que não modifica os comandos originais é muito interessante.

Novamente obrigado, e no aguardo,

Abraços

TW

Tallwang, você está realmente certo de que não existe um relé entre a chave da alavanca e o motor do limpador?

Se não existir, você precisará de um. Não trata-se de um relé temporizado, apenas de um relé automotivo comum, tal como este aqui:

http://www.metaltex.com.br/produto.asp?cla...s%20automotivos

Isto porque, o transistor de saída do circuito não suportaria acionar o motor. Ele iria queimar. Na minha opinião, a solução mais simples é usar um relé.

Também tem outro detalhe:

Para que este circuito funcione como esperado, o motor do limpador tem que ter retorno automático para a posição de descanso, isto porque o circuito aciona o relé por cerca de 0,5 segundo, em intervalos de tempo ,de acordo com o valor do resistor selecionado.

Neste tipo de motor, quando desligamos o limpador, não importando em que posição ele esteja, o mesmo completa a limpada e retorna para a posição de descanso.

Verifique se o seu é assim.

Você poderia sim adaptar um potenciômetro no lugar da chave, embora, desta forma será difícil encontrar a posição referente a uma determinada velocidade que você gostou.

Neste caso, para que não fosse necessário usar uma chave para quando quiséssemos que o limpador ficasse ligado continuamente (sem temporização), pensei em usar um potenciômetro duplo (R3 e R5). No esquema a seguir, R3 controla o intervalo de tempo entre as limpadas, variando entre cerca de 5 e 20 segundos. Como R5 é acionado pelo mesmo eixo de R3, quando ele estiver próximo de seu valor mínimo de resistência, Q1 conduzirá, resetando o CI, o que faz com que o relé fique permanentemente acionado e, portanto, o limpador fica ligado continuamente.

http://www.esnips.com/doc/07557917-19bd-42b7-89ea-8b0fb7315ca8/Temporizador-II

A ideia de comercializar o produto é tentadora, mas, eu não tenho tempo para me dedicar a esta atividade profissionalmente. Sou hobbysta em eletrônica e apenas pratico nas horas vagas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, agora você me pegou!

Sei que no fusquinha que eu tive, não existia relé, nesse vou verificar.

No fusca, se o limpador estivesse subindo, iniciando a limpada quando fosse deslifado, dentro do mecanismo do motor (era uma pequena caixa de redução) tinha duas palhetas (tipo um platinado) que só se desencostavam quando o limpador estava totalmente deitado, isso é existia um mecanismoa que so dixava o motor para de funcionar quando terminava o curso de limpeza. Nesse carro também é assim.

Abraços,

TW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isto mesmo Tallwang, do motor do limpador sai um fio que vai ligado na chave da alavanca e outro que vai ligado no positivo depois da chave da ignição.

Este fio que vai ligado no positivo depois da chave da ignição vai ligado nestes contatos que tem dentro do motor, de forma que o motor possa continuar funcionando até ele retornar para a posição de descanso, onde os contatos se abrem.

Modificarei o esquema para incluir um relé, pois, mesmo que já exista um no carro, a adição de mais um não interefe no funcionamento. Desta forma vai ficar mais fácil para entender a ligação do circuito no veículo.

Estou fazendo um desenho da montagem deste circuito em placa universal furada, para quem não manja muito de montagem de circuitos eletrônicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como havia prometido, aí vai uma sugestão de montagem do circuito em placa universal furada deste tipo:

Esta vista é do lado dos componentes, como se a placa fosse transparente.

O que sobra da placa pode ser cortado

Lista de material:

1 Circuito integrado LM555N = R$ 2,00

1 Transistor BC548 = R$ 0,50

1 Transistor BC558 = R$ 0,50

1 Diodo 1N4004 = R$ 0,50

1 Resistor de 30k x 1/8W = R$ 0,10

1 Resistor de 3k3 x 1/8W = R$ 0,10

3 Resistores de 1k x 1/8W = R$ 0,30

1 Resistor de 10k x 1/8W = R$ 0,10

1 Resistor de 15k x 1/8W = R$ 0,10

1 Potenciômetro Duplo de 100k com knob = R$ 4,00

1 Capacitor de Poliester de 100nF = R$ 0,20

1 Capacitor Eletrolítico de 220uF x 16v = R$ 0,20

1 Relé Automotivo de 12v = R$ 8,00

1 Placa Universal furada do modelo da foto = R$ 8,00

Caixa Plástica = R$ 10,00

3 mts de fio = R$ 3,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Claudomirorl,

O circuito está muito bacana!

E para o objetivo, perfeito!

As figuras estão ótimas, bem como as dicas!

Essa semana mesmo vou procurar essa placa e esses componentes aqui pelo RJ!

Montarei o seu circuito e dando tudo certo utilizarei no meu carro!

Muito Obrigado pela sua dica, quer dizer, pela Solução que você encontrou!

Abraços,

TW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

claudomirorl,

como vai ? eu estava a procurar um controlador de velocidade para motor de limpador de parabrisa, e acabei achando este grupo de vocês, e notei que você conhece bem este assunto, sou tecnico eletrônico e faço mecatronica, e quero fazer um veiculo radio controlado, já tenho varias partes como o radio e receptor, agora vou começar a brincar com o controlador de velocidade. pergunto... com um motor de limpador posso usar este esquema ( anexo) mudando o transistor para acionar potencias maiores, ou você teria uma ideia melhor para me dar...

claudomirorl,

como vai ? eu estava a procurar um controlador de velocidade para motor de limpador de parabrisa, e acabei achando este grupo de vocês, e notei que você conhece bem este assunto, sou tecnico eletrônico e faço mecatronica, e quero fazer um veiculo radio controlado, já tenho varias partes como o radio e receptor, agora vou começar a brincar com o controlador de velocidade. pergunto... com um motor de limpador posso usar este esquema ( anexo) mudando o transistor para acionar potencias maiores, ou você teria uma ideia melhor para me dar...

claudomirorl,

como vai ? eu estava a procurar um controlador de velocidade para motor de limpador de parabrisa, e acabei achando este grupo de vocês, e notei que você conhece bem este assunto, sou tecnico eletrônico e faço mecatronica, e quero fazer um veiculo radio controlado, já tenho varias partes como o radio e receptor, agora vou começar a brincar com o controlador de velocidade. pergunto... com um motor de limpador posso usar este esquema ( anexo) mudando o transistor para acionar potencias maiores, ou você teria uma ideia melhor para me dar...

desde já agradeço,

huderson

post-96395-13884928972196_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

huderson, aí entramos no campo da eletrônica de potência, o qual, eu não domino.

Mas, creio que você poderá tirar algumas idéias no tópico sobre CNC, neste mesmo fórum, pois, lá eles discutem sobre como controlar motores de passo, que eu acho que seria o melhor no seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos do forum, tudo justo? espero que sim.

Trabalho com informatica, e pesquisando achei esse forum muito interessante.

não tenho um fuskinha, mas tenho alguns problemas, hehehe

tenho um pequeno provedor de internet aqui na bahia, e estou tendo problemas com hubs,(os mesmos ficam localizados em pontos de distribuição do sinal).

o que acontece é que a energia eletrica fornecida na minha cidade ocila muito. pra falar a verdade, cai, e depois de alguns minutos volta, só que sempre volta com PICO. os hubs, em sua grande maioria travam a cada pico, então tenho que sair pela cidade desligando e ligando novamente os hubs para voltar tudo ao normal. estive pensando o seguinte. se consegui-se desenvolver um circuito temporizador que de 15 em 15 minutos desliga-se e liga de novo, vou resolver meu problema. pois o hub vai estar sempre sendo resetado, alguem pode me ajudar nesse projetinho?? desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo ao fórum JAVAMAKER!

Não seria melhor um circuito que, somente após a queda de energia ele desligasse e ligasse novamente o Hub ao invés de ficar ligando e desligando a cada 15 minutos?

Não vou nem tocar no assunto de no-break, pois, certamente você já sabe da vantagem dele e só não colocou por questão financeira não é?

Mas, e aqueles filtros de linha (de boa qualidade) não resolvem o problema?

Abra um tópico exclusivo para o seu problema, pois, mais pessoas irão acessá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Caro Rodrigo,

Se esta tentando testar com uma lampada ao invés do motor, significa que a carga passa a ser resistiva e nao indutiva mais. Faz uma coisa, remove o diodo D3 do circuito e testa. Ligue tambem o pino chamado THRESHOLD juntamente com o DISCHARGE. Conta os resultados...

Abração,

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...