Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnologia NCQ: saiba como funciona.


Edu_Gnipper

Posts recomendados

Levando o Serial ATA para o próximo nível com NCQ (Comando Nativo de Enfileiramento):

O Comando Nativo de Enfileiramento (NCQ) é um protocolo de comando para SATAs que possibilita ter diversos comandos proeminentes dentro de um driver ao mesmo tempo.

Em termos simples, a funcionalidade do NCQ é um tanto similar à um elevador. O elevador viaja sequencialmente de andar a andar e deixa as pessoas entrarem e sairem. Não segue a seqüência que os usuários apertaram os botões de pedido do andar porque significaria uma carga mecânica excessiva e um tempo muito mais longos para esperar ou montar.

Um driver SATA que suporte NCQ tem uma fila interna em que os comandos podem dinâmicamente ser reagendados e requisitados novamente. NCQ inclui um mecanismo de rastreamento para ambas parcelas proeminentes e terminadas do workload do driver. Além disso, o NCQ pode deixar o host emitir comandos adicionais ào driver enquanto o driver procura outro comando.

Desempenho e resistência:

--------------------------

NCQ gera benefícios de grandes proporções, especialmente na área de desempenho, produzindo vasto desempenho com alta transição de workloads. O benefício do desempenho pode atingir uma adição de desempenho de um driver de 10K SATA. Adicionalmente, em conseqüência da sua manipulação de dados e de comandos, NCQ reduz o desgaste mecânico nos drivers e melhora sua resistência.

Como NCQ Trabalha?

-------------------

NCQ compreende três componentes principais de funcionalidade. Dentro de cada um deles inclui as potencialidades que aumentam o desempenho e a durabilidade de movimentações de SATA.

- Comando de enfileiramento: Um driver SATA NCQ pode enfileirar comandos e executá-los imediatamente. O driver sabe qual protocolo que deve ser aplicado aos diferentes comandos. Aplica um tag único para os comandos.

- Transferindo dados para cada comando: NCQ deixa o driver ajustar uma operação de "acesso direto à memória" (DMA) para transferência de dados sem intervenção do software do host. O driver controla o motor do "Acesso Direto à Memória", seleciona transferências para minimizar latências, e otimizar o pedido de comando.

- Status de retorno para comandos terminados: O driver retorna um status para comandos terminados. O status do comando é "raça-livre", que significa que um status para qualquer comando pode ser comunicado em qualquer momento, sem um "handshake" entre o dispositivo e o host. O host e o driver usam um registo de 32-bit para comunicar-se sobre comandos proeminentes, e mantém este registo sempre exato.

*Fonte Adaptada: Seagate NCQ Introduction

==> Detalhes técnicos sobre NCQ: http://www.seagate.com/docs/pdf/whitepaper...tx_sata_ncq.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por edu_angra@16 de junho de 2005, 21:01

Qualquer placa-mãe e/ou controladora podem ser usados e usufruir dos benefícios.

A tecnologia NCQ é interna dos discos rígidos, dependendo somente do modelo possuir ou não esta tecnologia.

acho que você se equivocou..

Olha o que eu encontrei

3. O que é preciso para usar esta tecnologia?

Um HD SATA com NCQ e um computador cuja controladora de disco possua suporte a NCQ. Portanto, não basta você ter um HD SATA instalado no seu computador, é preciso que tanto o HD quanto a controladora de disco suporte esta tecnologia. Verifique no site do fabricante da sua placa-mãe e do HD se ambos suportam NCQ.

Fonte: http://paginas.terra.com.br/informatica/ab...e/dicas/ncq.htm

Seagate :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom, não conhecia bem "esse tal de ncq". Achei isso algo muito util e com certeza meu próximo HD (e placa-mãe) terá suporte a NCQ!

Bom, como teve algumas duvidas, resolvi fazer uma pesquisa sobre isso e encontrei um FAQ muito legal e bem esclarecedor. Vocês poderão ver ele nesse site: http://www.seagate.com/support_po/kb/disc/faq/sata_ncq.html

Perguntas freqüentes sobre o NCQ do Serial ATA (SATA) spacer

spacer

O que é NCQ?

O NCQ (Native Command Queuing – Fila de comandos nativos) é um processo realizado pelo disco rígido para reordenar comandos desalinhados com o objetivo de reduzir a sobrecarga mecânica e aprimorar as latências de E/S.

Quais são os requisitos do NCQ?

Para usufruir de todas as vantagens do NCQ, você precisa de:

* Disco rígido compatível com NCQ

* Placas-mãe ou controladoras PCI compatíveis com NCQ

Consulte o fabricante da placa-mãe e da controladora sobre a compatibilidade com NCQ.

* Software multitarefa (multithreading)

O que é um software multitarefa?

Um programa ou processo de sistema operacional multitarefa possui a capacidade de gerenciar mais de um usuário ao mesmo tempo e de gerenciar diversas solicitações de um usuário, sem precisar de diversas cópias do programa em execução no computador.

Quais são as vantagens do NCQ?

Algumas das vantagens oferecidas pelos discos rígidos compatíveis com NCQ são:

* Maior durabilidade do disco rígido devido ao menor desgaste mecânico

* Melhor desempenho durante a utilização de cargas de trabalho com vários comandos

O aumento do desempenho é perceptível com o uso de um disco rígido compatível com NCQ?

Cada modelo de disco rígido tem suas próprias especificações de produto, que devem ser usadas para determinar o desempenho. Sem aplicativos multitarefa, não é possível perceber uma diferença significativa no desempenho, mas o uso de cargas de trabalho transacionais permite que essa melhora seja observada.

Como eu ativo o NCQ?

O NCQ é ativado no firmware do disco rígido e não pode ser alterado pelo usuário final, portanto, para garantir o suporte, todos os outros requisitos devem ser atendidos. Se os requisitos não forem atendidos, o NCQ não poderá ser utilizado.

É possível usar o NCQ compatível com disco rígido com uma placa-mãe ou controladora incompatível com NCQ?

Sim. Os discos rígidos compatíveis com NCQ funcionarão normalmente com placas-mãe ou controladoras incompatíveis. Contudo, você não poderá aproveitar as vantagens dos recursos oferecidos pelo NCQ.

**************

Resumindo:

O NCQ poupa o HD melhorando seu desempenho e aumentando sua vida util.

Para poder funcionar, a placa-mãe (ou o controlador) tem que ter suporte a NCQ.

HDs com NCQ podem funcionar em placas-mãe sem suporte a NCQ e vice-verça, mas a tecnologia não vai funcionar.

Espero ter ajudado a escalrecer melhor "esse tal de NCQ" rs

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Hum... acabei de ler um review onde o barracuda com o NCQ teve um rendimento pior do que com o NCQ DESATIVADO!

Ou seja, ele pode até garantir que o seu HD dure mais tempo, porém não sei se melhora o seu rendimento não. Na teoria sim, mas na prática...

Bom, o ideal é ver outros reviews também, para ter uma boa ideia.

Aqui está o link para este review que eu vi:

http://techreport.com/reviews/2004q4/seaga...cq/index.x?pg=1

Leiam e comentem.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Peterweb@09 de agosto de 2005, 13:18

Hum... acabei de ler um review onde o barracuda com o NCQ teve um rendimento pior do que com o NCQ DESATIVADO!

Ou seja, ele pode até garantir que o seu HD dure mais tempo, porém não sei se melhora o seu rendimento não. Na teoria sim, mas na prática...

Bom, o ideal é ver outros reviews também, para ter uma boa ideia.

Aqui está o link para este review que eu vi:

http://techreport.com/reviews/2004q4/seaga...cq/index.x?pg=1

Leiam e comentem.

Abraços!

Caro Peterweb mais uma vez... xD

...vendo o review ao qual você deu o link (muito bom o site) percebe-se q a HD com NCQ tem sim suas vantagens e desvantagens... mas não é sempre q ela perde desempenho... e você pode ver q não é todo programa de benchmark (q ali foram usado muitos) q a HD com NCQ ATIVO sai perdendo depende muito do conjunto usado no computador...

no review você também pode ver q a HD q da Western Digital com TCQ q por boa parte levou os primeiros lugares teve o seu "momento de queda livre" em alguns testes ela foi PÉSSIMA, mas nos demais ela foi ótima... levando em consideração o NCQ eu acho ele um ÓTIMO custo x benefício, pois o principal é reduzir o desgaste da HD e mesmo assim mantém um índice parecidíssimo em comparação com NCQ DESATIVADO uma coisa q não chega nem ser 3% de perda no máximo, assim como tem review q ela sai ganhando também por essa mínima diferença.

masss fugindo do assunto... ainda estou atrás da solução do meu problema... porque meu HD q é SATA-II só reconhece como se fosse 133Mb/s ...e sim minha placa-mãe tem suporte a SATA-II e está com todos os drivers do chipset instalados, só falta eu ver se tem alguma atualização nova da minha BIOS... bem só isso

...achei o tópico aberto de muita ajuda... deveria ser revisado e destacado!!! ^^

fuizzzzzzzzzzzzzz... :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...