Fórum do Clube do Hardware  

Voltar   Fórum do Clube do Hardware > Outros > Notícias

Notícias Encontrou alguma notícia interessante do mundo da informática? Coloque-a aqui!

Resposta

Opções do Tópico Modos de Exibição
Antiga 26/11/2008, 11:25 H   #1
aluis2002
Membro

Membro desde Jul/2005
Sarneylândia

Padrão Suspeita de Fraude em Urnas Eletrônicas no Maranhão

Relatórios mostram que urnas eletrônicas foram violadas, mesmo depois de lacradas.

A Rede Bandeirantes de Televisão exibiu no Jornal da Band de 24/11/2008 e no Jornal da Noite reportagem informando que a Polícia Federal abriu inquérito para apurar suspeita de fraude nas eleições em Caxias-MA. Relatórios mostram que urnas eletrônicas foram violadas, mesmo depois de lacradas. Um vereador não teve o próprio voto computado.

A matéria revela ainda que as urnas foram ligadas antes da eleição, tiveram lista de códigos digitais e programas alterados. Dois técnicos da USP, acionados pela emissora, confirmam as suspeitas. A PF mandou as urnas para perícia técnica e caso seja comprovada a violação promete punir os autores do crime. Uma possível anulação da eleição vai depender do Ministério Público Federal.

A reportagem lembra que dos 12 vereadores de Caxias, 11 se elegeram com apoio do prefeito reeleito Humberto Coutinho (PDT), que não quis falar sobre o caso. A presidente do TRE do Maranhão, desembargadora Cleonice Silva Freire, e o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Brito, também não quiseram se pronunciar. O diretor de informática do TSE disse que a fraude é impossível

Reportagem.
YouTube - Jornal da Band: Urna Eletrônica

Fonte: Band

Obs:
Não estou postando essa informação a fim de criar um discursão politica, e sim pra mostrar que tais equipamentos não são tão "seguros" como dizem que são, exemplo foi dado aí, quando nenhum dos "responsáveis" quis esclarecer tal denuncia.

aluis2002 está offline   Responder com Quote
Nova  Links Patrocinados

Este anúncio só é mostrado a usuários não cadastrados. Cadastre-se hoje mesmo para não ver mais essa propaganda.
Antiga 28/11/2008, 01:27 H   #2
XITA
Moderador Global

Membro desde Out/2005
.

Padrão

Curioso que o sistema era seguro até a semana passada, foi denunciarem isso que aparece um batalhão de peritos no assunto..

Estatísticas no Folding @ Home:

XITA está offline   Responder com Quote
Antiga 28/11/2008, 02:26 H   #3
Pai da Chiquinha
Membro

Membro desde Nov/2008
sabará,Mg

Padrão

O Ciro Gomes em 2002 disse que uma pessoa o procurou e provou que até por meio de um celular poderia interferir na funcionabilidade das urnas. Parece que éra verdade. Falou que é programação tem uns caras bão a serviço do mal.
Pai da Chiquinha está offline   Responder com Quote
Antiga 28/11/2008, 03:30 H   #4
Dumbledore
Membro

Membro desde Mai/2004
Rio de Janeiro

Padrão

Pois é. Lembremos que as Urnas eletrônicas são o que? Computadores. Podem não estar ligadas à um tipo de extranet, intranet e/ou internet. Mas quem garante que os políticos ou até mesmo, mesários não alteram algo na urna?

Nada é perfeito. E isto nos mostra, que temos alguns pontos à melhorar, na eleição eletrônica! È um avanço, sim. É bem rápido. Mas tb pode existir fraudes!

Mas, como a urna, é baseada em todos os sistemas eletrônicos, tipo enquetes de um fórum, comunidade, até hoje, não vi fraude em resultado. Somente os Administradores, podem alterar o resultado. Pois os mesmos tem acesso à todos os recursos!

OBS: Acho que neste último comentário, já matei a charada, de como fraudaram os votos.

Última edição por Dumbledore : 28/11/2008 às 03:31 H Motivo: Colocar a OBS.
Desktop: Intel Core 2 Duo E7300 | memória 4 GB, HD SATAII de 250 GB | placa de vídeo ATI Radeon HD 3650 | placa de som M-Audio Audiophile 192 | Windows 7 Home Premium | TV 19" Samsung Wide | Vírtua 3 Mbps
Console: Console: Xbox 360
Notebook: Dell Inspiron 14 | Intel Core 2 Duo 2.1 Ghz | 3 GB de memória DDR2 | hd DE 250 gb | Webcam 1.3 mp |Tela de 14.1" | Windows 7 Home Premium
Dumbledore está offline   Responder com Quote
Antiga 28/11/2008, 10:29 H   #5
aluis2002
Membro

Membro desde Jul/2005
Sarneylândia

Padrão

Olha saiu a noticia, pensei que não fosse sair .

Na verdade tudo isso aí, nós ja sabiamos, pelo menos eu suspeitava.

teve um amigo meu que trabalhou como presidente de sessão, o que acontecia era o seguinte, o tio, a tia ia votar no candidato X, a cara do infeliz não aparecia, ela ia e brigar com o cara, o cara dizia que ia aparecer a foto do infeliz, passavam-se algguns minutos e nada, a tia então confirmou, tá até aí tudo bem, pode ser que não tenha aparecido a foto por N motivos, mas o problema vem depois, o cara do TRE, indagado sobre o problema veio com o maior cara-de-pau dizer que isso acontecia devido as urnas serem de modelo antigo, eleições anteriores, por isso a foto demorava mais, aff.., como assim ?? ora , cara pálida e nas ultimas eleições, não demorava porque ?, atz as fotos ? colocaram com resolução maior ?? cada uma.

Fato é, todo equipamente eletronico é passivel a falhas, e manipulação indevida..., o que mais fico puto é que o cara aí do TSE no final da reportagem vem dizer que esse problema é impossivel de acontecer, que o erro foi do eleitor, e mole ?

É assim mesmo, como diz o nosso amigo Conrado (kaki). - Eu só me f*d* nessa ****** !
Antiga 28/11/2008, 11:14 H   #6
Lord Enigm@
Membro

Membro desde Ago/2008
...

Padrão

Precisamos mandar uns litros de óleo de peróba para esses caras.

Essa história sobre as fraudes nas urnas é tão antiga qto. a implantação das mesmas no Brasil, quê eu fui buscar lá no fundo do baú, um relatório mostrando as vulnerabilidades encontradas.

Só para terem uma idéia de como isso é antigo.

Quêm quiser conferir o relatório concluido pelos feras da Unicamp.

A insegurança do voto eletrônico.

Minha contribuição politicamente ecológica.

.'.
Antiga 28/11/2008, 18:59 H   #7
Dumbledore
Membro

Membro desde Mai/2004
Rio de Janeiro

Padrão

Sim! Corrupção é fogo...

É a mesma coisa, que eu abrir uma enquete, os mods, votam, adms, e o Gabriel Torres, dá seu voto, mas alguem deu voto duplo, ou seja, flood... É fodz. Nem o nosso sistema é assim, só política mesmo! E olha que é quase a mesma coisa! E tem os votos comprados, na própria eleição, nos comerciais, você vê isso...
Desktop: Intel Core 2 Duo E7300 | memória 4 GB, HD SATAII de 250 GB | placa de vídeo ATI Radeon HD 3650 | placa de som M-Audio Audiophile 192 | Windows 7 Home Premium | TV 19" Samsung Wide | Vírtua 3 Mbps
Notebook: Dell Inspiron 14 | Intel Core 2 Duo 2.1 Ghz | 3 GB de memória DDR2 | hd DE 250 gb | Webcam 1.3 mp |Tela de 14.1" | Windows 7 Home Premium
Antiga 28/11/2008, 19:08 H   #8
Daniel007
Banido

Membro desde Nov/2006
Goiania , Goiás

Padrão

Nada na informática é 100% seguro ... que voltem as urnas de papel então !!
Daniel007 está offline   Responder com Quote
Antiga 28/11/2008, 20:44 H   #9
Dumbledore
Membro

Membro desde Mai/2004
Rio de Janeiro

Padrão

Sim. Ou trocar quem supervisiona as eleições. A culpa não é do sistema informatizado, mas dos políticos.
Antiga 28/11/2008, 21:39 H   #10
aluis2002
Membro

Membro desde Jul/2005
Sarneylândia

Padrão

A informatização deve existir, sem dúvida, o que deve mudar é a gerência do processo. Na maioria das vezes colocam-se pessoas sem o menor conhecimento técnico para tal, cargos politicos, aí está o problema. Isso se lê claramente nessa reportagem, e eu como funcionário público conheço bem isso aí.

Última edição por aluis2002 : 28/11/2008 às 21:43 H
Antiga 28/11/2008, 22:24 H   #11
Lord Enigm@
Membro

Membro desde Ago/2008
...

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Daniel007 Ver Mensagens
Nada na informática é 100% seguro ... que voltem as urnas de papel então !!
Sou o primeiro da fila!!!!

Quê saudades eu tenho... podia votar na Gisele Bündchen, xuxa, pelé, eu era feliz e não sabia.

Citação:
Postado Originalmente por aluis2002 Ver Mensagens
...(sic) Isso se lê claramente nessa reportagem, e eu como funcionário público conheço bem isso aí.
Quê me diga eu!!!! , adoro o funcionalismo público...

Fora a gerência dos processos, vocês lêram o parecer sobre as vulnerabilidades?

E o quê o nosso rei da távola redonda têm à falar sobre isso?

.'.
Antiga 28/11/2008, 23:57 H   #12
Pai da Chiquinha
Membro

Membro desde Nov/2008
sabará,Mg

Padrão

Vamos pensar pra frente. o futuro é informática. o que precisa é de um processo mais transparente e sistemas de segurança melhor elaborado. mesmo havendo fraudes estas não corresponde nem sequer a 1% das fraudes de quando o voto éra no papel; tenha certeza.

Viva a informática.
Pai da Chiquinha está offline   Responder com Quote
Antiga 29/11/2008, 00:02 H   #13
Dumbledore
Membro

Membro desde Mai/2004
Rio de Janeiro

Padrão

Sim, falou tudo.

O problema não está no sistema de votação, mas em quem gerencia. O sistema é burro, só obedeçe ordens. E se for problema do sistema, quem projetou, não é tão inteligente!

Eu apoio o uso de urnas eletrônicas, reduz bastante as fraudes e é mais rápida de ser apurada. Mas nada é livre de falhas.

P.S.: Qual a próxima notícia?! Do nada, começou à aparecer notícias deste gênero!
Antiga 01/12/2008, 14:25 H   #14
Spinner
Membro

Membro desde Dez/2003
São Carlos, SP

Padrão

Sim, o sistema não é 100% seguro, mas é muito mais dificil de ser fraudado. Além disso, existe uma caracteristica recorrente nesse tipo de sistema, que tem que ter o maximo de segurança possivel, que é a facilidade de se rastrear violações e chegar ate o culpado, ja que praticamente todos os componentes de software e hardware , como SSDs, sistema de arquivo, sistema operacional e sistemas de backup, guardam logs do que se esta fazendo. E se você tenta alterar o log, um log é gerado sobre isso xD. Os unicos metodos que conseguiriam esconder totalmente do software exigiriam alterações de hardware que seriam visiveis, como violação de lacres, hard-wiring, troca de componentes eletronicos. Desse modo, a fraude, apesar de possivel, é muito mais dificil e cara de ser feita, e muito mais fácil de ser detectada e ter seu autor encontrado.
Spinner está offline   Responder com Quote
Antiga 01/12/2008, 15:06 H   #15
Dumbledore
Membro

Membro desde Mai/2004
Rio de Janeiro

Padrão

É complicada a situação. Mas com esse incidente, a eleição aqui seria adiada? O que ocorrerá?
Nova Classificados
Placa De Video Geforce Gts 250 512mb Core Edition 256-Bit

R$ 399,00 em até 12x!
Placa De Video Xfx Nvidia Geforce 9800gt 512mb Ddr3

R$ 319,95 em até 12x!
Placa De Vídeo Geforce 9800gt / Xfx / 512mb

R$ 329,90 em até 12x!
Placa De Vídeo Agp 6200 512mb Nvidia Geforce

R$ 134,95 em até 12x!
Placa De Vídeo Geforce Nvidia 9600 Gt 512 Mb Ddr3

R$ 264,95 em até 12x!

Resposta

Bookmarks

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Ir para...

Tópicos Similares
TópicoTópico Iniciado PorFórumRespostasÚltima Mensagem
Fraude na Intel?Mauro NauhmBenchmarks6629/07/2007 11:04 H
Fraude Intel?Mauro NauhmPlacas-Mãe & Chipsets327/11/2006 13:53 H
FRAUDE EM MENSAGEMROMCOperadoras013/01/2006 16:58 H
[off] OS das urnas AmericanasMr BurnsGeral806/11/2004 17:35 H
FRAUDE! - XP 2.x se passando por XP 3.000+C-3POPlacas mãe, Processadores e Memórias728/10/2004 18:00 H

Horário de Brasília. Agora são 11:32 H.

© 1996-2010, Clube do Hardware. Todos os Direitos Reservados.