Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Super comparativo de placas de video nos notes tipicos no Brasil


ice2642

Posts recomendados

Este comparativo é focado mais nos jogos, futuramente ele tera outras classes de classificaçao como Filmes, e tal, e mais jogos para comparaçao.

Deve se ter em mente que o desempenho destas placas esta aliado ao equipamento utilizado, por tanto podem sofrer variaçoes, nao so quanto a configuração mas tambem a drivers utilizados e mesmo configuração do usuario.

A ideia é dar uma base comparativa de alguns modelos em uso atualmente para facilitar a vida de quem esta escolhendo seu notebook.

Como ponto de partida foi escolhido o jogo Devil may Cray 4 que tem um sistema interessante de score, e sera colocado 4 categorias de placa no inicio.

Mesmo a configuração low, nao é basica. todas 2 estão a 800 x 600, poderia-se diminuir mais ainda a resoluçao em low, mas conseguindo um desempenho nesta resoluçao, fluirah bem mais facilmente nas menores.

Low se entende por sem shadows, sem AA e tudo no minimo

Ultra hight foi setada para texturas, detalhes, sombras no modo maximo do jogo, manteve-se a resoluçao 800x600 para nao fugir a realidade dos notebooks. AA x 4 no teste.

IMPORTANTE: As placas sem testes foram destacadas com possivel classe, isso nao condiz a testes podendo mudar sua colocaçao apos se constatar os testes correspondentes.

Categoria A - Placas que tem poder para jogar games atuais com efeitos ligados com FPS excelente (Acima de 40 FPS com efeitos em FULL )

Subcategoria A.1 (excelente FPS em qualquer resoluçao)

8800gts em low, conseguiu excelente FPS tanto em low quanto em High na resoluçoes dos teste e por pouco nao fica com S nas 2 medias.

8800gtslowpb1.th.jpgthpix.gif

8800GTS é Hight, nota A

8800gtshighgl2.th.jpg

Subcategoria A.2 (excelente FPS, roda bem efeitos, mas no limite em maxima resoluçao)

Obs. nenhuma placa nos testes conseguiu entrar nesta categoria, a HD2600 conseguiu manter FPS acima de 30 em UltraHight, mas tinha definido para mim mesmo um FPS minimo de 40 com ultrahight com isso desclassificando-a.

Aguardando testes da 9800gtx,gts,gt que poderiam esta nesta categoria.

Categoria B - Conseguem jogar jogos atuais, mas sofrem com muitos efeitos ligados, conseguindo mesmo assim manter uma jogabilidade aceitavel.

Aqui entra um fato curioso, quando os efeitos estavam todos ligados a 9600gt em parte do teste ficou com FPS maior, mas teve conforme a etapa uma queda mais acentuada, ja a HD2600 manteve um padrão mais linear, mantendo o FPS minimo maior que a rival, ja sem efeitos a nvidia 9600gt manteve maior FPS maximo.

Subclasse - B.1 (capacidade de bom FPS com ou sem efeitos)

Aguardando testes da ATI HD3650, ATI 3670, que poderiam estar nesta categoria.

Tanto a nvidia 9600gt quanto a ATI HD2600 conseguiram nota maxima do jogo na resoluçao LOW, mas a 9600gt manteve maior FPS maior parte do teste em LOW, com ocilaóes de picos mais acentuados Max e Min FPS, a HD2600 se manteve mais linear, mas com FPS menor que a rival neste teste.

resoluçao low a NV9600gt - Low

powernotgtlowagy2.th.jpg

HD2600 - Low

hd2600syb8.th.jpg

nv9600gt - ultrahight - Manteve uma media de maior FPS maximo em algumas etapas, mas teve quedas que nao deixaram ela atingir nota C.

powernotegtbzq0.th.jpg

HD2600 - ultrahight - foi a maior nota nesta categoria B, conseguindo manter o maior FPS minimo, acima de 30.

dmcctk0.th.jpg

E aqui se mata o mito de que a 8600gt é mais rapida que a HD2600 ou mesmo equivalente a ela.

Subclasse B.2 (difere da B.1 por menor poder de processamento para efeitos e render )

8600gt - low

8600gtlowgfrancosoxz9.th.jpg

8600 - ultrahight

8600gtgfrancosobp1.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9500gs - low - se mateve em algumas etapas com poucos FPS abaixo da 8600gt, mas em outras etapas conseguiu mais FPS, provavelmente por estas etapas do teste ter algum tipo de efeito mais moderno melhor aproveitado pela 9500, mas sao bem compativeis em Low.

9500gslowqg1.th.jpg

9500GS - ultrahight

9500gshiwp6.th.jpg

Subclasse B.3 (Difere da B.2 por menor capacidade de processar efeitos )

5% a 15% na resoluçao low +- mais lenta que a nv8600gt segue a HD3470

HD3470 - Low

asusf5clim000691dd6.th.jpg

Pouco abaixo da HD3470 , a HD2400 tb conseguiu nota B em low ficando com pouca diferença na baixa resoluçao da 8600gt pouco mais de 10% a 20% menos e 5% a 10% mais ou menos que a HD3470

HD2400 - Low

kenex2400lowci5.th.jpg

Na em resoluçao alta, a 8600 abriu uma boa diferença entre a HD3470 e HD2400 dobrando FPS

HD3470 - superhight

http://c.imagehost.org/view/0113/DMC4high.jpg"]asusf5clim000692yp2.th.jpg[/url]

HD2400 ultraright

kennex2400highve0.th.jpg

Aguardando testes da nvidia 7600 e 8600gs e 9500GS que teoricamente estaria enquadrada nesta categoria

Categoria C - nao conseguem bom FPS com efeitos pesados ligados, mas conseguem um FPS aceitavel em Low - aqui coloco como o limite minimo para uma minima experiencia satisfatoria em se tratando dos jogos atuais.

HD2300 - Low

kennexlow2300zv3.th.jpg

nv7400 - low

sti7400lowqv2.th.jpg

HD2300 - superhight

kennexhight2300xe1.th.jpg

7400 - superhight

sti7400hightbu2.th.jpg

Aguardando testes da ATI x1300 nv8400 e nv9300 que teoricamente estaria nesta categoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Categoria D - Nao tem poder para jogos atuais com FPS aceitavel . funcionam pra jogos antigos, mas nao sao indicadas para jogos.

**** ATENÇAõ ! ****

Se for jogar procure um Note no minimo categoria C,

é aconselhado de preferência categoria B ou melhor

nesta categoria nem vou por a config hight que é desnecessario, nenhuma delas teria condiçao de manter mais de 15FPS para uma jogabilidade minima com efeitos ativados e mal tiverem desempenho satisfatorio em low, dificilmente mantendo pelo menos 15FPS minimos que por muitos ja é considerado lag. (eu particularmente considero 20 e acima aceitavel para extrategia e 30 e acima para shooter, mas tem quem nao aceite menos de 40).

Intel x3100, foi melhor do que eu esperava, mas longe de ser uma placa pra jogos ficando pouco melhor que a 7150.

A intel x3100 tem 2 modelos um com mais e outro com menos Mhz.

lenovoc200lowdb5.th.jpg

nvidia 7150 go - low

nv7150bdl4.th.jpg

Aguardando testes de demais videos compartilhados entre eles

nvidia 6100, 6150, 7000, 7200 , 8000, 8100, 8200, 9000, 9200

ATI 1100, 1150, 1200, 1250, 1270, 2000, 2200, 3000, 3200

VIA e SIS

que teoricamente entrariam nesta categoria.

Conforme forem surgindo mais testes esta lista sera aprimorada.

Espero que tenha gostado.

Quem quiser participar enviando o teste de sua placa de video seguem as resoluçoes.

A resoluçao basica seria esta.

DirectX 10 se sua placa nao suporta DX10, pode usar o DX9c, i deal seria o 10 se ela suporta para manter o padrão.

Resoluçao;

Low

800x600

AA = None

Texture = Low

Vsinc = Off

variavel FPS

Shadow = None

Quality = low

e a resoluçao pesada esta.

ultrahight

800x600

AA = X4

Texture = Veryhight

Vsinc = Off

variavel FPS

Shadow = Veryhight

Quality = Veryhight

você deve usar o bench do jogo Devil my cray 4, pode ser o demo.

O demo tem 804MB, é bem legal e da pra baixar aqui http://www.gamershell.com/download_27216.shtml

basta colocar a imagem no imageshack ou outro site qq e postar aqui q eu vou acertando na tabela de classes.

valeu :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 8600 é de 15% a 20% melhor que HD2400, enquanto que a 3470 é 5% a 10%. Isso na resolução low e considerando as duas placas superiores como base dos 100%.

Já que você colocou screenshot da 3470, vou refazer o teste e botar aqui. A do Super High que eu fiz está tão ruim que eu nem consigo ler os números. logo mais faça uma edição e boto aqui.

DMC4low.jpg

DMC4high.jpg

A cena 3 dever ser muito cpu-bond - o M550 provavelmente causa a diferença em relação as outras cenas, conseguindo mais FPS que o T2370. com a 3470.

E ta rolando uma confusão ali, tem HD2300 marcada como HD2400. E tem teste de DX10 e não o 9 no da 8600M, o que deve ser o que ta causando uma performance tão baixa. a 9600M também está em DX10. Assim fica difícil comparar a real diferença com as placas mais fracas que estão todas em DX9. Tem que rolar a padronização aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal q gostaram, valeu :)

gauche,

quanto ao DX, o certo é pra ser o DX10 mesmo

as placas que nao suportam ele eu deixei fazerem em dx9

se você fez o seu em dx9 e seu sistema suporta DX10, refaz q eu mudo la.

----------------------------------------------

vi la a sua, ta dx9c mesmo, no caso você ta levando desvantagem então no ultrahight q é o q vai dar a diferença de performance contra o dx9 nos efeitos.

provavelmente então nem é tanta diferença da 8600 tb em ultrahight, o ideal seria você fazer ele ai em Dx10 pra ficar certo, e dar a diferença real, sua maquina sim ta perdendo desempenho por causa do dx9.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

heheheh

Ice,

Aqui cai por terra outro mito: O de que as ATI são melhores para jogos do que as nVidia. Os resultados superiores foram consegidos por placas nVidias.

Gauche,

O teste da 8600 GT é em DX10. A placa suporta o recurso e fazê-lo em DX9c não revelaria o verdadeiro poder da máquina. Mas só para se ter uma ideia de diferença de performance entre DX10 e 9c, repeti o teste superhigh com DX9c. Curiosamente, ao contrário do que o Ice disse, o desempeno em DX9c foi pouca coisa maiorque em DX10. Vejam o resultado...

post-64767-13884948199175_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, realmente o ICE tem atitude, com certeza vamos aprimorando aos poucos, quando trata-se de games um assunto é grande. Em relação quem é melhor ATI ou NVIDIA para games, não podemos limitar isso somente a notebook, tem os Desktop também. Esse tópico é pra facilitar e abranger mais conhecimento entre notebooks. E principalmente, termos isso na prática, que é bem mais interessante. Agora vamos aguardar o tópico, pois é show de bola, vamos todos no mesmo propósito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso em DX10 despenca qualquer desempenho, em qualquer jogo em relação ao DX9. E 10% que deu no seu não é algo irrelevante, gcfrancoso. Repita o teste em low, acredito que a diferença vai ser maior.

Mas o mais importante é - Isso não mostra a real diferença entre as placas. Não tem problema nenhum fazer o teste em DX10, mas sim juntar esse teste com placas usando o DX9, dando uma comparação irreal. Eu faço de boa o teste de DX10 para uma comparação com os outros DX10, mas não pra comparar com DX9.

A 3470 aceita até o DX 10.1, mas ela não tem capacidade de jogar DX10 com o mínimo de desempenho e qualidade. Tem que ter bom senso. É por isso que placas verdadeiramente de jogos, como a 8600, 2600 e 9600 conseguem resultados 3, 4 vezes maiores nesse segmento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde você viu isso? Nunca vi esse mito "sem pé nem cabeça":wacko:

Ex_t1n7o,

Ouço isso já há algum tempo. Realmente um absurdo...

O uso em DX10 despenca qualquer desempenho, em qualquer jogo em relação ao DX9. E 10% que deu no seu não é algo irrelevante, gcfrancoso. Repita o teste em low, acredito que a diferença vai ser maior.

Mas o mais importante é - Isso não mostra a real diferença entre as placas. Não tem problema nenhum fazer o teste em DX10, mas sim juntar esse teste com placas usando o DX9, dando uma comparação irreal. Eu faço de boa o teste de DX10 para uma comparação com os outros DX10, mas não pra comparar com DX9.

A 3470 aceita até o DX 10.1, mas ela não tem capacidade de jogar DX10 com o mínimo de desempenho e qualidade. Tem que ter bom senso. É por isso que placas verdadeiramente de jogos, como a 8600, 2600 e 9600 conseguem resultados 3, 4 vezes maiores nesse segmento.

Gauche

Não precisa ser tão radical assim... O tópico é uma referência. Acho que a iniciativa do Ice é bem válida. Sobre a sua HD 3470, posta aí o resultado em DX10, então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu foi tstado em Dx10.

quanto a ATI vs nvidia, sei la, pra mim ATI ta melhor, por ex, unica nota C foi ATI, apesar de ficar com FPS maior menor, o FPS minimo foi maior, acho isso mais importante, nao adianta você ter picos de 300 FPS e ter lags.

se ver ainda que a HD2600 ja ta 3 jeraçoes antigas, teria que ver uma HD4600 ai pra ver como ficaria.

o mito que se ve por ai é esse lance 8600 vs 2600, ai sim se ve q nao tem nada a ver, em low a 8600 ficou 2 notas a baixo quase metade do desempenho e em hight tb fico nota abaixo.

Legal q gostaram do teste, conforme forem aparecendo mais resultados vou jogando.

e esse x3100 foi um lenovo se nao me engano, o do compaq fico +- por ai tb, mas tive q escolher um ou outro pra por.

pra nao ter briga vou tirar la o tipo do note

edit********

vi la seu post dx9 gfrancoso, realmente ficou maior, que pela logica q deveria ficar menor, vou mudar o texto la, então provavelmente a hd3470 vai cair de desempenho se por o dx10

edit2 **********

falha tecnica, é o compaq mesmo, é q na sua assinatura ta la lenovo ehhehehehe, mas sem erro, melhor deixar la sem modelo de note mesmo, porque alias nenhum foi falado modelo de qq forma, ai nao da briga de marcas.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho esta questão de comparação entre nVidia x ATI, Intel x AMD, etc., bullshit.

O que importa de verdade é o quão confortável você está com seu equipamento. Há muitas variáveis envolvidas. Por exemplo, o meu sistema é Vista x64, se eu utilizar a mesmíssima placa no XP x86, tenho certeza de que o desempenho será outro, completamente diferente.

Por outro lado., há diferença estruturais importantes na tecnologia de cada empresa. Na Intel a controladora de memória é no chipset, na AMD no próprio processador, apenas para dar exemplos. Isso se repete nas construção das PVs, com certeza.

Atende a sua necessidade? Então não haveria placa melhor para você. Para que ter uma placa de 2000,00 se você usa para jogar Stella (emulador do Atari)?

Quanto aos testes sintéticos, como o Aquamark, PC Mark, etc de nada servem, exatamente pelo descrito acima. A melhor placa de vídeo é aquela que atende sua expectativa e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui uso o vista 64 tb, tipo tem muito a ver mesmo isso de dx10 e dx9, cara é muito bugado o dx10 pelo visto, acabei de testar em ultrahight aqui usando o DX9c, tiro nota B, iria pra categoria A la a placa em dx9

putz, da muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita diferença, vou fazer o teste em low aqui e ja posto como ficou.

ainda bem q vocês falaram, eu nem tinha testado o jogo ainda em dx9 e provavelmente nunca ira testar ele nisso.

agora, pelo lado da logica falando, é ate absurda a ideia de você falar que placas da ate com 32, e agora 64 e 92 cores seriam mais fortes que ATI com dobro de cores praticamente e muitos mais transistores na GPU dela.

ai eles fazem ela super otimisda pra alguns lances, a nvidia, nos testes de score acontece igual ai, em algumas coisas elas disparam FPS violento, mas nao seguram a bronca e o lance fica ossilando, a a ATI nao da estes picos, mas mantem o lance linear, durante um jogo você nao tem picos la de 200FPS mas mantem uma media de 60 que seria o ideal pra jogar, nao deixando cair tb a ponto de lagar ou dar slow scene.

logo q acabar os testes posto ai o dx9c, so pra curiosidade, mas o q ta valendo nesse comparativo vai ficar o dx10 mesmo que foi o que todo mundo usou.

mas tb acho, se o sujeito esta feliz com a placa dele isso q importa, mas o intuito destes testes nao é pra quem tem a placa ficar falando, viu a minha é melhor que a sua ehehhehe mas pra quem ta na duvida ver as diferenças e poder escolher.

logico que ainda tem q levar em conta todo o resto da maquina.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue o teste em Dx9c da Hd2600, so pra matar curiosidade como tinha prometido la no outro post.

fica ai a dica então, se quer mais FPS use o Dx9c

tudo low, deu uma "pequena melhora" hehehe comparado com o dx10 do teste oficial

aa2600lowyu4.th.jpg

Tudo em ultra tb melhoro um poquinho, nao tanto como em low mas subiu de nota

aahd26002xq3.th.jpg

e agora extrapolaçao, ta ai em 1280x720 ehhehehehehhehehehehhe

so pra chutar o balde mesmo, ai ta sem shadow, tirei quando subi a resoluçao, mas ate teria dado pra manter, hora q nao tiver fazendo nada eu testo como q fica. ta em modo janela e dividi nos 2 monitores hehehehehehhe, to rindo aqui sozinho ehhehehe.

aahd2600ame8.th.jpg

ai você entende porque fico P da vida quando neguinho fala q a 8600 é melhor.

aahd2600bhd5.th.jpg

pra arrematar, nota C no teste dividido em 2 monitores, DX9c RULEX!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

aahd26001zo6.th.jpg

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai você entende porque fico P da vida quando neguinho fala q a 8600 é melhor.

Ah, não é não? rsrsrssr

Fica esperto Ice, vai que baixa o Daniel em mim... Vou achar que você tá metendo pau no meu note e começo a mandar todo mundo praquele lugar! rsrsrs

Aproveitando o ensejo,

Eu jogo DMC4 aqui SEM LAG (juro por tudo que é sagrado) em 1280 x 800, no DX10 com tudo no superhigh e AA = none. Sem travamentos, nem aquele desagradável "quadro-a-quadro" slow motion... Aliás... Que jogo lindo!!!!! O cenário é animal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nem, é q vira e mexe alguem posta q a 8600gt é mais rapida, ai falo q nao, q testo la no g2s e no gate e da pra ver a olho nu a diferença, ai temam que nao.

e ai isso mata de vez a duvida. qq um ai ve os FPS e compara.

nada a ver com seu note gcfrancoso, alias isso vem bem antes de você comprar ele.

edit, alias isso é culpa de sites tipo notecheck da vida q detona com ATI, quero so ver agora que as empresas vão procurar mais ATI por causa do problema de encapsulamento de núcleo como q vai ficar a coisa pra eles.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ichii, esse topico ainda vai dar o que falar. heheheheheh

Um topico interessante, mais ainda não entendi o sentido dele ainda. você quer definir classes das placas?

porque desempenho real em games so tem sentido em placa off, colocar placas on é ate um cumulo, pois sabemos que não rodara jogos de 2007 pra frente, isso não é novidade pra ninguem.

Agora a parte do pega de ati vs nvidia ta muito legal. :)

Ja faz um tempo que começei a cotar a ati como uma boa compra e se fosse pegar hj pegaria uma ati, tbmpelo preço. Mais tem uns modelos da geforce ai que matam a pau, que tem que ver modelos de ambas semelhantes pra poder ter um resultado "justo" sobre as placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o problema do encapsulamento foi contido. Mas não ponho a mão no fogo não...

Provavelmente já tenham corrigido, contudo a forma da Nvidia atuar perante a situação é que acabou criando tudo isso. Pois ao esconder o fato o pessoal presumiu duas coisas : ou a empresa não sabe ao certo quantas placas foram atingidas ou uma quantia muito grande foi atingida. Ai os especuladores começaram a falar em até 15.000.000 de chips com problemas.

E essa forma de recall branco que muitos empresas adotam ( não só na informática ) eu acho uma tremenda sacanagem, visto que se você for vender um note com uma placa dessas aqui há tempo, todo mundo vai ficar torcendo o nariz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ichii, esse topico ainda vai dar o que falar. heheheheheh

Um topico interessante, mais ainda não entendi o sentido dele ainda. você quer definir classes das placas?

porque desempenho real em games so tem sentido em placa off, colocar placas on é ate um cumulo, pois sabemos que não rodara jogos de 2007 pra frente, isso não é novidade pra ninguem.

Agora a parte do pega de ati vs nvidia ta muito legal. :)

Ja faz um tempo que começei a cotar a ati como uma boa compra e se fosse pegar hj pegaria uma ati, tbmpelo preço. Mais tem uns modelos da geforce ai que matam a pau, que tem que ver modelos de ambas semelhantes pra poder ter um resultado "justo" sobre as placas.

intuito do topico é um comparativo entre as placas tipicas no mercado pra quem ta comprando poder ver na real o desempenho delas, e nao ficar aquele lance do cara falar q quer jogar e mostra la uma config por ex com uma intel x3100 e vir um la e falar q joga crysis na boa, pro cara ir fundo.

com isso ele ve ai e compara com o resto.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei legal esse topico ice beleza pura.

mas eu não consigo entender porque os cara não gostam de quando se fala de ATI x Nvidia pra mim deveria haver sim um topico de richa mesmo porque quem compram deles somos nos e queremos sempre saber tudo das placas deles até a ultima gota.

Pra mim se o cara é FANBOY de marca é problema dele eu com mais de 20 anos nessa area nunca vi mal nenhum nisso.

ATI sempre esteve na frente da Nvidia sim so perdeu depois que a AMD comprou ela mas agora deu a volta por cima.

o Ice foi o prmeiro a criar um topico sobre a HD2300 da Kennex e eles venderam muito porque o note presta e é otimo aqui sempre é referencia

eu criei o topico do kennex Hd2400 depois o eds que fez o review o prisioneiro o proprio ice todo mundo postou ajudou e viu que o note é bala.

o que a gente ganhou com isso eu nem um misero centavo de iens e dai.

Mas o importante foi ver que a ATI tem o melhor video do mercado e a Intel com seu monopolio de 80% do mercado manipula os integradores sempre com seus descontinhos que pra nos nunca chega.

E a Nvidia que so ta fazendo ***** de uns anos pra ca lançando um monte de chip requentado e tentando enfiar goela abaixo da gente no desespero de não perder a cora ta se lascando agora.

Pra mim deveria ter um topico so de ATI X NVIDIA ja que são os unicos com vgas dedicadas e pronto democracia é isso mesmo sempre preservando o bom vocabulario e o respeito mutuo de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...