Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Soma acumulada automática


RodrigoPB

Posts recomendados

EDIT > atualizado no post #4

Fala gurizada, primeiro post, primeira dúvida e sei que aqui a bagaça será resolvida devida a fama do fórum.

Não sou um expert, mas até que quebro o galho no Excel, obviamente, nem comparado a alguns que acertam até o resultado da loteria pelo programa.

Queria o resultado de uma soma acumulada da seguinde planilha (exemplo):

| 1 |

A 2

B 4

C 6

D 8

F 8

G resultado da seleção que eu fizer

Observações:

- na planilha original os dados estão em formato de horas, creio que não influencie em nada, mas fica o fato.

- são mais de 80 linhas na planilha original, então o botão de seleção múltipla é inviável.

Não sei se vou saber me explicar...

Tudo bem, conheço a fórmula =soma(blablabla;mimimi), mas o que eu queria era, por exemplo, somar o acumulado da linha "B" até a "D" (resultado seria 4 + 6 + 8 = 18) apenas selecionando, clicando na célula B1 e arrastando até a D1, então o resultado da soma aparecerecia ali na G1. Em outros momentos, dependendo a ocasião, gostaria de somar o acumulado de todas as linhas, ou então da linha "A" até a "C" (2+4+6 = 12) e assim por diante.

Fui em exibir > barra de ferramentas > caixa de ferramente de controles e fucei naquele monte de botões mas nenhum ficou adequado.

Um colega disse que o único método é por meio de macros, mas aí é demais pra minha cabeça.

Complicado hein...

Tem como?

Agradeço aos amigos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite Rodrigo

Eu não tenho uma macro que faça a soma o que você selecionar, mas tenho uma macro que soma o itens que você clicar, ou seja, soma clicando.

http://www.4shared.com/document/_qgo0yZg/somarclicado.html

Os créditos da macro são do Coloniz@dor.

Espero que seja útil.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Rodrigo

Eu não tenho uma macro que faça a soma o que você selecionar, mas tenho uma macro que soma o itens que você clicar, ou seja, soma clicando.

http://www.4shared.com/document/_qgo0yZg/somarclicado.html

Os créditos da macro são do Coloniz@dor.

Espero que seja útil.

Um abraço

Muito bom e obrigado Patropi, mas como eu disse, não gostaria de utilizar macros. Entretanto, se for a única maneira, fazer o que :lol:?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, me surgiu uma luz e é muito simples, mas se eu conseguir dar uma "enfeitada" melhor, já que vai direto para o cliente e é uma pequena ponta de autoatendimento.

É baseado no botão autosoma da barra superior.

Destaquei uma célula onde aparece o resultado da soma e esta célula está deslocada tanto vertical quando horizontamelte, pois abre o comando:

=SOMA()

Assim, basta selecionar o intervalo que quer, se eu tive deixado a célula ao lado ou embaixo, as colunas / linahs são escolhidas automaticamente.

Ocorre que, pra isso, tive que inserir umas intruções:

1º- clique na célula acima;

2º- clique no botão de autosoma (aqui coloquei uma imagem do botão) localizado na parte superior da tela;

3º- escolha o intervalo de horários desejado;

4º- aperte enter;

Como eu disse, resolveu mas não é o ideal já que o cliente utulizará esta planilha.

Fui novamente em barra de ferramentas > caixa de ferramente de controles pra tentar criar um botão e inserir o comando, mas então entro nas macros que pra mim é árabe.

Sei que é impossível, mas o perfeito seria eu "copiar" o botão de autosoma e colar na planilha, simples assim, deste modo, o usuário clicaria no botão e bastaria escolher o intervalo ;)

- O botão estaria na célula B 2

- se possível, apareceria uma mensagem: "escolha o intervalo de horários";

- O usuário escolheria o intervalo e aperta Enter;

- O resultado da soma apareceria na célula C 2

Existe uma macro ou alguma forma para isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite RodrigoPB

Eu achei o que você quer neste site, um código VBA que seleciona o intervalo que você digitar numa célula, depois para somar fica mais fácil:

http://exceler.blogspot.com/2005/11/vbe-range-varivel.html

Abs.

Fala Patropi, tu responde "nuuuma velocidaaadi..." :cool:

Como eu havia te comentado, sou um zero a esquerda com as macros.

Pelo que vi no blog que tu indicou, era exatamente o que eu precisava, tentei inserir a macro mas nem isso eu sei. A única coisa que eu percebi, é que na macro ao invés de somar, ela conta as linhas é isso?

Se é que estou pensando corretamente.

Eu imaginava o seguinte: seleciona as vélulas > aperta no botão > resultado da soma em outro célula;

Vou te explicar como estou procedendo:

1- Vou em Exibir > Barra de Ferramentas > Caixa de ferram. de controle;

2- Insiro um botão "clicável";

3- Clico duas vezes para inserir a macro;

4- copio e colo a macro do blog que tu indicou;

5- aí eu fecho e nada acontece na planilha;

Eu preciso salvar de algum modo a macro para ela funcionar na planilha?

Pergunto pois quando volto pra planilha o botão fica ali, sem opção de "ser clicado", sendo que se clico duas vezes e abre novamente a edição de macro.

Seleciono os dados da planilha e necas, o botão fica da mesma forma.

Que besteira, pra variar, estou fazendo?

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...