Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review STI-Turion TL-50 gforce 7400 vs Kennex Celeron M550 HD2400!


fenixman

Posts recomendados

OBSERVAÇÃO ADICIONADA DIA 12/10/2008 : A FONTE DO KENNEX VEM SUBDIMENSIONADA E NÃO ALIMENTA O NOTEBOOK CORRETAMENTE, A RESPOSTA DA EMPRESA FOI UM DEBOCHE DIZENDO QUE TINHA SIDO ERRO NA IMPRESSÃO DA ETIQUETA DO NOTEBOOK E QUE A FONTE ESTARIA CORRETA. UM COLEGA DO FORUM FEZ UMA ANÁLISE USANDO UM AMPERÍMETRO E CONSTATOU QUE A EMPRESA MENTIU E QUE A FONTE REALMENTE ESTÁ SUBDIMENSIONADA, ATENÇÃO, EMPRESA MENTIU PARA OS SEUS CLIENTES AO INVÉS DE FAZER UM RECALL E TROCAR PARA A FONTE ADEQUADA QUE É DE 4.5A E NÃO 3.25A. POR ISSO NÃO RECOMENDO MAIS ESSA MARCA PARA NINGUÉM.

Update 27/10/08: a kennex divulgou um laudo mostrando que o notebook consome no máximo 65,8W. Discordo desse laudo porque monitoraram o consumo usando o software "burn in" que deixa a CPU em 100% de uso. Tinha que ter feito o teste rodando um game e utilizando o drive de dvd também, sem contar as 4 portas USBs que estavam sem uso no teste. Usando somente o "burn in" a placa de video fica sem ser utilizada no seu consumo e processamento máximo. Além disso a fonte utilizada no teste foi da marca DELTA, superior à fonte fornecida pra mim que é da marca LI SHING.

Tenho os dois celulares, então para acabar de vez com as dúvidas dos usuários que ainda não compraram nenhum dos dois e também para acabar com os boatos de qual é o melhor, resolvi criar esse review com os testes que eu fiz usando os 2 celulares.

SEMP TOSHIBA - STI- TURION X2 TL-50 (1.6mhz) - 1 GIGA DDR2 667mhz, HD 120 GIGAS, GFORCE 7400 go 128 megas ddr2 - PLACA-MÃE CHIPSET NVIDIA.

Adquiri no submarino por R$ 1.604,00 parcelado em 12x sem juros no cartão há quase 1 mês.

Vantagens em relação ao Kennex - Tem saída de video dvi e s-video, 2 slots para memória ram e teclado bom com botões extras para controle de FAN, WIRELESS e luzes para mostrar CAPS, NUM-LOCK e SCROLL-LOCK. Tem USB do lado direito, entrada express card e o gravador de dvd é bem melhor e o processador é de 2 núcleos.

Desvantagens - Irritante a saída de ar quente do lado direito e o touchpad é muito sensível e as vezes não te obedece, não vem com webcam e o preço é mais caro.

Kennex - Celeron M550 (2.0mhz) - 1 GIGA DDR2 667mhz, HD 120 GIGAS, VIDEO HD2400 ATI 128 megas ddr3, PLACA-MÃE CHIPSET SIS MULTIOL.

Adquiri no Extra pela internet por R$ 1.240,00 parcelado em 10x sem juros no cartão há 2 semanas.

Vantagens em relação ao STI - Saída de ar quente na parte traseira, touchpad melhor, caixas de som imbutidas de melhor qualidade, placa de rede gigabit, webcam e o preço é mais barato.

Desvantagens - gravador de dvd barulhento e não lê algumas mídias, apenas 1 slot de memória ddr2, não tem saída s-video e entrada express card e o processador é de apenas 1 núcleo.

__________________________________________________________

No resto os dois são equivalentes, usam o mesmo monitor LCD, ambos tem wireless, modem, entrada para cartões de memória e baterias semelhantes.

Testes com Sandra CPU

STI - 9591 MIPS e 9623 MFLOPS (mais alto = melhor)

Kennex - 8478 MIPS e 6396 MFLOPS (mais alto = melhor)

Aqui está comprovado que o Turion TL-50 é superior ao celeron M550. Principalmente para games porque ganha fácil nas aplicações 3d em pontos flutuantes (MFLOPS)

sandrasticpu.jpgsandraceleroncpu.jpg

AQUAMARK3

STI - 38.291 pontos

Kennex - 30.150 pontos

Realmente durante o demo o STI ficou com os FPS acima do Kennex o tempo todo. Acredito que a diferença foi o processador já que a placa da ati é bem superior.

aquasti.jpgaquaceleron.jpg

3DMARK2001

STI - 10888 pontos

Kennex - 11936 pontos

O kennex aqui foi superior mas no resumo do teste perdeu na pontuação da cpu.

3dmark2001sti.jpg3dmark2001celeron.jpg

3DMARK2003

STI - 4191 pontos

KENNEX - 4104 pontos

Realmente o STI foi superior nesse teste, o que fez a diferença foi a pontuação do processador segundo o resumo do teste.

3dmark2003sti.jpg3dmark2003celeron.jpg

3DMARK2005

STI - 1923 pontos

KENNEX - 3154 pontos

Aqui o STI perdeu feio, os demos do testes rodavam com o dobro de FPS no kennex, a HD2400 mostrou a sua grande vantagem.

3dmark2005sti.jpg3dmark2005celeron.jpg

Irei colocar o último teste e as 2 últimas imagens na msg abaixo porque tem limite de 10 imagens por POST.

Continua na msg abaixo...............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3DMARK2006

STI - 980 pontos

Cpu score - 1196 pontos

Kennex - 1517 pontos

Cpu score - 867 pontos

3dmarksti2006.jpg3dmark2006celeron.jpg

Último teste, esse teste comprova que o processador do STI é superior e também comprova a superioridade da HD2400. Todos os testes foram efetuados com o WINDOWS XP SP3, os drivers de video configurados para perfomance máxima e os celulares em suas configurações originais de hardware sem overclock. Futuramente farei testes com os games nesses 2 celulares colocando os FPS e as fotos. Perdi o dia inteiro fazendo esses testes e montando esse tópico, é o meu primeiro review e fiz isso com a intenção de ajudar os colegas do forum, considero os 2 notebooks excelentes opções com suas vantagens e desvantagens, não puxo saco de fabricante nenhum e não ganhei 1 centavo fazendo esse review. Abraços a todos e espero que tenham gostado.

Edit: Link do desempenho dos HDs usando o benchmark do SANDRA.

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3044443&postcount=79

Edit: Link do teste usando os 2 notebooks com o demo do game DEVIL MAY CRY 4.

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3042778&postcount=72

Futuramente irei atualizando esse tópico com mais testes usando outros games...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito boa a comparação cara! nao me leve a mal... mas o tempo todo você ficou com o STI... ate pegar um kennex :P...

Mas os dois tem preço justo...a unica pena é que pegando 2gb e um C2D mobile já fica superior... dai justificaria um gasto para manter pau a pau qto a processadores (ate superior). Mas as propostas estão justas e realmente merecem aplauso... que o STI é bem completinho e tambem possui uma boa VGA apesar de o dobro pior :D

Parabens!!!!! to ate vendo um WAR acontecendo aqui.... rsrs

Abraços

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edskyline, beleza, irei colocar depois fotos deles, esse lance do limitar fotos por post que atrapalha um pouco também, porque gostaria de no futuro adicionar fotos dos games.

Eds2008, hehehe eu fiquei com o kennex porque penso em fazer em upgrade nele futuramente no processador e memoria ram. E dei o STI para minha mulher que tá viciada de tanto jogar the sims 2 nele. O máximo que eu irei fazer no STI é colocar mais 1 giga de memoria para habilitar o dual channel, vou usar o pente do kennex para isso !! abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha... você ainda sai feliz... porque eu vou deixar por enqto minha memoria aposentada... apesar que lembrei quem pode compra-la....hehehehe ta ferrado vou recuperar a minha grana perdida...rs

Eu iria falar isso agora pra você.... porque nao fazer up no STI? mas ele é um bom computador... para utilização geral acredito que vale mais a pena... agora para jogos sem duvida o kennex... mas toma cuidado com sua mulher... senao ela rouba de você....heheheh

Uma duvida importante... qto tempo dura a bateria do STI? se durar igual a notes com X3100 pode botar diferencial para o STI... aproveitando é fácil atualizar drivers da Nvidia? porque dessa ATI... vou te falar... toda semana tem driver novo no review...hehehe

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

da pra ver pelo teste que o processador do sti é que superior ou do kennex , e quando vai pra jogos da pra ver que o kennex realmente é bem supeior , então fica pra quem for compra quem quiser roda jogos, pega o kennex quem quiser , que quiser um maior desempenho pra processos que exigem o processador pega o sti , lembrando que diferença ele eles é de 300 reais. claro que outro coisa tem que ser analisadas,...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essquema é catar o kennex e por um core 2 duo nele.

mas mesmo com o m550, da pra ver que apesar so de 1 core, é pequena a diferença de desempenho, isso mostra como os AMD estão longe dos intel em relaçao a performance.

como falo, a placa de video é praticamente o dobro de velocidade, nos 3dmark 5 e 6 que usam mais o poder das placas de video com todos os recursos e efeitos que elas podem render, se deu bem melhor, em 3dmark6 1k pontos de diferença é muita coisa, 5 GMA950 de diferença ehheheheh.

1290 que você gaste ai 400 reais em CPU ta com uma maquina com dobro de performance por praticamente mesmo preço.

ta imbativel de custo/benefício esse kennex com HD2400.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha... você ainda sai feliz... porque eu vou deixar por enqto minha memoria aposentada... apesar que lembrei quem pode compra-la....hehehehe ta ferrado vou recuperar a minha grana perdida...rs

Eu iria falar isso agora pra você.... porque nao fazer up no STI? mas ele é um bom computador... para utilização geral acredito que vale mais a pena... agora para jogos sem duvida o kennex... mas toma cuidado com sua mulher... senao ela rouba de você....heheheh

Uma duvida importante... qto tempo dura a bateria do STI? se durar igual a notes com X3100 pode botar diferencial para o STI... aproveitando é fácil atualizar drivers da Nvidia? porque dessa ATI... vou te falar... toda semana tem driver novo no review...hehehe

Abraços!!!

A bateria do STI dura mais que a do kennex, cerca de 30 minutos a mais, reparei pelo everest que o processador turion fica mudando de velocidade sozinho, ele alterna a velocidade de acordo com a necessidade do sistema, assim minimiza o consumo de energia, além disso o cooler dele não funciona toda hora, ele fica ligando e desligando conforme o calor. Eu não penso em fazer upgrade no processador do STI porque além dele ser de duplo núcleo, ele faz um conjunto perfeito com a gforce 7400go, o que vale a pena mesmo é colocar mais 1 pente de memória para habilitar o dual channel e não ter mais o gargalo de 1 giga. abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente uma pena esse Kennex ter apenas 1 slot de memória...

REalmente esse é o defeito desse note... o resto eu curti muito, mas bem q poderia ter dois slots, ai estaria rodando com 3 gb ainda melhor, pois com to com um M550 e uma memoria de 1 Gb parado... acho q vou anunciar pra vender viu... hehehe :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fenixman, foi providencial esse tópico!

O STI do Sub [Turion 64 X2] tá esgotado e não sei se será reposto já que nem está entre os outros STI.

Entre comprar o STI do Extra [Turion 64] por R$ 1685 e o Kennex R$ 1345 + mem. 2Gb R$ 100 + proc. 5250 R$ 330/proc. 7250 R$430 nem há o q discutir.

Vou aos Extras aqui de Recife dar uma sacada se eles têm o Kennex e tentar fazer o teste do monitor. Dentre os programas de análise de desempenho - Linux, qual informa o tipo de monitor?

Depois dos ups no Kennex, o STI ficará para trás.

Agora, uma grande dúvida minha é sobre o serviço técnico.

É simples [como no desktop] fazer essas modificações em notebook? E a garantia?

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo review, realmente MUITO bem feito e entre duas opções excelentes!!!!!!! Estou ansioso para poder ver o review dos jogos!!!!!

Recentemente eu tenho visto o kennex sair com processador pentium dual-core de 1,73, de 15", mas em todos os sites dizemq eu ele usa a 950GMA, no entanto o designe é identico ao que tem a hd2400... qlaguém por um acaso saberia se ele tem 950gma mesmo??? Digo isso porque ja vi várias lojas dizendo que esse m550 viria com 950gma e sabemos qu enao é verdade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo review, realmente MUITO bem feito e entre duas opções excelentes!!!!!!! Estou ansioso para poder ver o review dos jogos!!!!!

Recentemente eu tenho visto o kennex sair com processador pentium dual-core de 1,73, de 15", mas em todos os sites dizemq eu ele usa a 950GMA, no entanto o designe é identico ao que tem a hd2400... qlaguém por um acaso saberia se ele tem 950gma mesmo??? Digo isso porque ja vi várias lojas dizendo que esse m550 viria com 950gma e sabemos qu enao é verdade...

Pois é. Há unidades com Celeron M550 que têm chipset Intel e chip gráfico Intel GMA X3100 (e não 950).

Mas existe a indicação do chip gráfico ATI na própria carcaça das unidades munidas por ele :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as placas ATI HD tem engine interna pra renderizar Mpeg4, e outros formatos usados em DVD, 720p e 1080p. nao tem placas melhor que elas pra isso.

uma hd2400 vai ser melhor ver filmes.

edit*******

esqueci de falar, quanto a aquamark, esse programa é furado, nao funciona.

o kennex com HD2300 faz de 29 a 36k nele.

segue imagem pra ilustrar, nao lembro se nesta estava com over ou nao, ja é antiga, tava aqui nas imagens e tava comparando, mas lembro que ia dessa media de 29 a 36. vendo ela se ve que a gpu ta bem mais rapida que a hd2400 e a cpu bem mais lenta. coisa exatamente o posto do que procede na real.

200802122114590498wg5.th.jpg

impossivel ser praticamente mesmo pontos da hd2400, tem q ser muito leigo mesmo pra olhar pro programa e achar que HD2400 e 2300 sao iguais pelos pontos.

se ver CPU tb, deu metade dos pontos do celeron um pentium dual core t2080.

alguma coisa nesse programa buga e cria um ponto sem nada a ver. outro ex é a 8600gt que consegue pontos absurdos neste programa, mais que uma 8800.

quanto ao unico pente do kennex 2400, nao achei problema algum quanto a isso, ja que hoje la fora estão normais os pentes de 4gb e aqui ainda nao, porque a gente vive com lixo da tecnologia la de fora, hora que começa a ter notes aqui que suportem 8gb 4x2 ou 4g em 1 pente vai começar a vender mais, quem tem cartao internacional so comprar no e-bay, sai mais barato que 2 pentes de 2gb, igual 1 pente de 2gb custa menos que 2 de 1.

quanto a moçada que acha com unhas e dentes que STI é melhor, ai é puro fanatismo de quem tem, igual clubes de opala e fusca, vai convencer os kras que ja tem carros melhores.

MASSSSSSSSS

se você tem mais grana, bem mais negocio o ASUS com HD3470 que custa 2.5k, ja postaram ai por menos ate, toda hora da branco o modelo, mas procurando ele aqui no forum você acha fácil.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fenixman, foi providencial esse tópico!

O STI do Sub [Turion 64 X2] tá esgotado e não sei se será reposto já que nem está entre os outros STI.

Entre comprar o STI do Extra [Turion 64] por R$ 1685 e o Kennex R$ 1345 + mem. 2Gb R$ 100 + proc. 5250 R$ 330/proc. 7250 R$430 nem há o q discutir.

Vou aos Extras aqui de Recife dar uma sacada se eles têm o Kennex e tentar fazer o teste do monitor. Dentre os programas de análise de desempenho - Linux, qual informa o tipo de monitor?

Depois dos ups no Kennex, o STI ficará para trás.

Agora, uma grande dúvida minha é sobre o serviço técnico.

É simples [como no desktop] fazer essas modificações em notebook? E a garantia?

[]´s

O que é simples é trocar o pente de memória, agora trocar o processador é bem complicado, se não for feito por uma autorizada da kennex perde a garantia. Até a troca da memória tem que ser feita pela kennex, um colega postou que no RJ, a kennex cobra R$ 65,00 pelo serviço (memória + processador).

Tem gente que está acostumado a desmontar o notebook e conseguiu fazer em casa sem rasgar um adesivo que vem atrás do notebook que seria o lacre dele. De qualquer forma seria interessante guardar o pente original de memória e o processador, porque aí poderia colocar de volta e mandar pra garantia caso desse alguma zica. Eu fiz curso de montagem e manutenção de micros no SENAC-RJ e posso afirmar que desmontar um notebook é bem diferente do que um desktop. O notebook é mais parecido com um playstation 2, só que é ainda pior por causa do teclado e tela lcd. abraços.

ice2642, o aquamark tem esse bug realmente de não conseguir separar direito a pontuação do processador e da gpu, agora a pontuação total dele é real, rodei o teste 2 vezes em cada máquina e acompanhei os fps do demo o tempo todo, o sti rodou o demo o tempo inteiro com cerca de 30% a mais de fps, o demo praticamente não travava no sti, já no kennex, logo no início, na parte que sai uma fumacinha, o fps caia para 15 ou menos e travava... eu to usando o driver 8.7 catalyst convertido para notebook.

Talvez o seu teste com o pentium dual core 2080 + hd2300 tenha dado diferente por causa do driver catalyst e dá configuração usada no mesmo, porque eu desabilitei tudo nos drivers, as únicas coisas que eu não desabilitei foi o anti-aliasing e o anisotropic filtering que eu deixei na opção "configurado pelo aplicativo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q o bug é com as ATI, a hd2600 faz quase mesma coisa tb, e tava vendo o review agora do ASUS F5 pra quem olhar agora na pagina 1 deve estar ate perto desse, fez 29k tb com a HD3470 que é um pouco mais rapida que a HD2400.

lance de cair FPS na hora da fumaça pouco depois do inicio do jogo é por vocês terem ai so 1gb ram, no kennex 2300 tb dava isso com 1gb, com 3gb mudou a historia.

pra você ver, e ja que você tem os 2 tem um teste que seria legal.

cata o 3dmark5 que nao pesa tanto mas tb nao é estão podado, e roda ele nos 2 junto com o fraps e tenta pegar FPS das mesmas cenas, pra comparar fraps com o FPS que ele mostra la. aquamark ou os 3dmark 4,3,2,1 por ser antigo, pode ser que a propia placa limite FPS maximo pra nao ficar injogavel, ATI tem disso.

ai daria pra alem de testar o note, testar como o programa de bench se comporta entre placa ATI e nVIdia.

valeu.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q o bug é com as ATI, a hd2600 faz quase mesma coisa tb, e tava vendo o review agora do ASUS F5 pra quem olhar agora na pagina 1 deve estar ate perto desse, fez 29k tb com a HD3470 que é um pouco mais rapida que a HD2400.

lance de cair FPS na hora da fumaça pouco depois do inicio do jogo é por vocês terem ai so 1gb ram, no kennex 2300 tb dava isso com 1gb, com 3gb mudou a historia.

pra você ver, e ja que você tem os 2 tem um teste que seria legal.

cata o 3dmark5 que nao pesa tanto mas tb nao é estão podado, e roda ele nos 2 junto com o fraps e tenta pegar FPS das mesmas cenas, pra comparar fraps com o FPS que ele mostra la. aquamark ou os 3dmark 4,3,2,1 por ser antigo, pode ser que a propia placa limite FPS maximo pra nao ficar injogavel, ATI em disso.

ai daria pra alem de testar o note, testar como o programa de bench se comporta entre placa ATI e nVIdia.

valeu.

[]'s

Eu fiz isso em todos os testes, coloquei os 2 celulares lado-a-lado e iniciava os testes ao mesmo tempo nos dois, o mais rápido sempre terminava o teste primeiro. No 3dmark2005, o kennex tava rodando com quase o dobro de fps nos primeiros demos que testa a GPU, depois quando ele passa o teste da CPU, o STI passava o kennex em cerca de 50% nos fps. Coloquei no primeiro POST a pontuação com as fotos dos dois nesse teste. Eu tambem fiz o mesmo teste com o 3dmark2006 e coloquei o resultado com as fotos no 1o POST. O chato do 3dmark2006 é que os demos são muito pesados, nenhum dos dois passou dos 15 fps... na maior parte do tempo ficou abaixo de 10. Os notebooks só rodaram os demos de forma jogável até o 3dmark2005, sendo que no demo do dragão que sai da água e parte pra cima do balão ficou horrível, travou muito, principalmente no STI.

Edit.: Não usei o fraps em nenhum teste porque acompanhei cada cena e eu via que os programas não estavam errados porque quando marcava um fps menor a cena ficava mais lenta ou travava e o notebook com fps maior sempre terminava o teste primeiro. Usei os programas que o site do nosso forum usa para comparar placas de videos diferentes. Mas depois vou baixar e instalar esse fraps pra ver se tem diferença. Aconselho a galera que tem o notebook igual a repetir os mesmos testes para a gente saber qual é a melhor versão do catalyst para a hd2400,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo a cpu celeron é um lixo, o que queria ver é sobre a GPU e diferenças de FPS que marca no painel do 3dmark com o FPS que mostra no fraps.

na verdade minha curiosidade é sobre a diferença como o 3dmark trata as placas ATI e nVidia. la no topico fixo sobre classes de placas de video ate iniciei uns testes em um post sobre isso e depois morreu, pois ninguem mais contribuiu com testes em outras placas.

da um look http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2872998&postcount=145

quanto a CPU, esse celeron deve estar ainda por cima gargalando a hd2400 e todo o sistema, quado você der up, acredito que vai melhorar bem isso.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...