Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] Sony Ericsson Live


Posts recomendados

Recentemente adquiri esse smartphone e como quase ninguém ainda o possui, por ser relativamente novo, faço esse review para ajudar a sanar as dúvidas das pessoas que pensam em comprá-lo.

IMPORTANTE: PARA VISUALIZAR AS IMAGENS CORRETAMENTE, CLIQUE NELAS E EM SEGUIDA CLIQUE NOVAMENTE, POIS O SITE DE HOSPEDAGEM DIMINUI SUAS QUALIDADES PARA CARREGAREM MAIS RÁPIDO.

Construção:

Bom pessoal, como acabei de sair de um Nokia 701 com acabamento em metal, logicamente senti uma certa “regressão”, já que o Live possui acabamento em plástico. Contudo, está dentro dos parâmetros dos smart atuais, com uma boa construção e ótimos detalhes. Além de não ter aquela aparecia de frágil de “se cair, vou quebrar” como acorre em vários outros ai no mercado.

construo4.th.jpg

construo3.th.jpg

construo2.th.jpg

construo1.th.jpg

construo6.th.jpg

Comparações com o 701:

comparao701xlive1.th.jpg

comparao701xlive2.th.jpg

comparao701xlive3.th.jpg

comparao701xlive4.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hardware:

O que falar aqui? Esse simplesmente foi o motivo pelo qual o comprei! Possuindo um Snapdragon rodando a 1ghz com 512mb de RAM e como GPU a Andreno 205 ele voa! Faz tudo com os pés nas costas e brinca com os aplicativos! Engasgos? Aqui não existe.

E só a título de complementação, esse é o mesmo hardware usado no Xperia Play, Arc, Neo e Neo V! Mas ele ainda é mais rápido que eles, pois possui uma resolução de tela menor, o que falarei no próximo ponto.

Benckmarks (by:gsmarena):

gsmarena088.th.jpg

aniversriocarlin057.th.jpg

gsmarena086.th.jpg

Tela:

Quando o comprei, fiquei bem chateado pois 5 dias depois o Neo V –que possuí uma maior de 3.7”- entrou em promoção por R$50 mais caro que o preço que o paguei. Todavia, hoje percebo que ter ficado com ele foi bem melhor do que ter adquirido aquele:

Sua tela de 3.2” não é pequena como aparenta ser pelas fotos. Ela se encaixa perfeitamente na mão e fica no limite entre usar com uma e ter que usar as duas para a digitação. Além disso, deixa ele do tamanho ideal para carregá-lo no bolso e não o torna tão chamativo quanto o Neo V. Afinal, para estudantes como eu, isso é algo a se considerar já que utilizo transporte público e a segurança anda uma belezura.

Sua resolução HVGA (360x420) se adapta perfeitamente a ela, dando uma ótima experiência com leituras e em aplicativos. E como disse acima, sai do 701 que possui resolução de 360x640, mas mesmo assim me adaptei bem e adorei o uso no aparelho. Também devo destacar que é mult touch com até 4 dedos (testei no fruit ninja), o que é um padrão em smartphones topo de linha e que gostei muito

Interface:

Bom pessoal, nesse ponto eu devo parabenizar a Sony! Na minha opinião ela criou a interface mais bonita e realmente útil do Android. Sendo a única empresa que conseguiu tal feito e não cagou no sistema operacional, o deixando extremamente lento e cheio de baboseiras (Motorola, falo de você mesmo viu?!).

Vejam que interessante os screenshots, a Sony criou esses atalhos no quatro vértices da tela onde você pode colocar até 4 atalhos em cada um, totalizando 16.

Já nos menus ela também os modificou um pouco, criando alguns ícones inferiores que ajudam a organizá-lo e na própria navegação.

Essas alterações são tão boas e úteis, que provavelmente não instalarei nenhuma ROM não oficial apenas para mantê-las.

1339206684347.th.jpg

1339206732355.th.jpg

1339206671007.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Câmera:

Nesse ponto eu gostei, mas me decepcionei um pouco por ficar atrás do 701. O que comprova a minha tese que câmeraphones como a Nokia, não há. Enfim, vamos lá.

Sob a luz do dia ou ambientes bem iluminados ela tira boas fotos, com um bom nível de detalhes e ótimas cores, não produzindo aquele aspecto de “cor lavada”.

dsc0078ei.th.jpg

dsc0090di.th.jpg

c36020120707073333org.th.jpg

paisagem3.th.jpg

dsc0001uv.th.jpg

dsc0002pk.th.jpg

Devo destacar também o seu modo macro, o que utilizo muito para fotografar exercícios em sala de aula. No geral as fotos saem bem nítidas, definidas e cheias de cor. Na verdade, até considerei fotos em macro melhores do que as fotos padrões de paisagem e afins.

dsc0007br.th.jpg

dsc0006jgz.th.jpg

dsc0004ln.th.jpg

dsc0010ygo.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Más, ela também tem seu lado ruim, passando o por do sol, sua qualidade cai consideravelmente, não servindo para boas fotos a noite.

c36020120711191851org.jpg

semflash.th.jpg

- ah, mas e o flash?

Esse na verdade foi a parte que mais desgostei nele. O flash é horrível, deixando aquele aspecto de “super circulo grande e amarelado” no centro e escuro nas laterais.

flash1bj.th.jpg

flash2g.th.jpg

Porém, se o local for bem iluminado, ela garante boas fotos mesmo sem ele:

dsc0039ef.jpg

Um ponto médio é o seu “auto detector” de cena, pois vira e mexe usa a cena errada, como "Detector de sorrisos - Retrato" para lugares onde não há. Mas, tirando essas ocasiões, no geral ele acerta bem.

Contudo, apesar desses aspectos ruins, considero como uma das melhores câmeras de 5mp do mercado, ficando lado a lado de smarts topos de linha como o Atrix, da Motorola. Vejam algumas comparações que fiz:

atrixxlive4.th.jpg

atrixxlive3.th.jpg

atrixxlive1.th.jpg

atrixxlive2.th.jpg

(Motorola Atrix a esquerda e o Live a direita)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também fiz com o 701, e como havia dito, ela ficou um pouco atrás:

701xlive2.th.jpg

701xlive11.th.jpg

(Nokia 701 a esquerda e o Live a direita)

Mas, quando o assunto é macro, como elogiei, ela passa bem a frente já que o 701 fica cego para fotos muito próximas com seu foco fixo.

701xlive3.th.jpg

(Nokia 701 a esquerda e o Live a direita)

Ele também possui uma câmera frontal, que por sinal considerei boa e dentro dos padrões para vídeo chamadas.

Curiosidade:

No primeiro dia de uso a câmera pareceu ter uma qualidade horrível, com fotos “embaçadas” e com o sol cegando-a, literalmente:

curiosidade1u.th.jpg

Antes que pensem que tirei fotos com o plástico de proteção, eu o removi. Daí no segundo dia em diante ela ficou com a qualidade normal.

Mensagem e digitação:

Nesse ponto eu gostei bastante! Primeiro achava que teria uma certa dificuldade na digitação já que sua resolução não é muito grande, mas errei feio. Todos os seus dois teclados qwerty virtuais (vertical e horizontal) são muito bem calibrados e com ótima resposta, lhe proporcionando uma digitação bem rápida e com pouquíssimos erros. Além de que o vertical possui aquela função que “chuta” a provável palavra antes de que você a escreva, dando a possibilidade de você utiliza-lá apenas clicando em cima.

1339253493541.th.jpg

E como padrão android, possui aquele esquema de mensagem em forma de conversação, que por sinal está aprovadissimo!

1339253289666.th.jpg

Função Walkman

Bom, como isso deduz o nome do celular eu não poderia deixar de falar certo?! Então, ele possui um botão dedicado á essa função, fica ao lado do botão de desbloquear a tela bem em cima do celular (na orientação vertical), que considerei uma ótima função, já que ouço bastante musicas no fone de ouvido.

Ele também possui algumas funções especiais, como no screenshot abaixo:

screenshot201206101153.th.png

Clicando no ícone de “infinito”, ele abre algumas funções referentes a musica, como pesquisar um clip na internet, sua letra e afins.

Além disso, possui também um aplicativo chamado “TrackID”, que reconhece a musica que está tocando em outro aparelho e pesquisa seus dados completo na internet. Foi testado e aprovado, curti demais!

E como dois últimos aspectos nesse ponto, devo relatar que ele é extremamente alto! Para se ter uma ideia, tenho que deixar o despertador em 30% ou então fico sem meus ouvidos. Isso é para se ter uma noção, afinal, não arriscaria perder meu dia dormindo demais.

E o outro, é sobre seus fones de ouvidos, como na foto que fiz a comparação com o Atrix lá em cima, são de excelente qualidade, com um ótimo volume/qualidade sonora e felizmente não são intra-auriculares.

Internet:

Gostei muito da navegação dele, é muito rápida e as renderizações da tela são quase instantâneas! O mult-touch aqui é uma mão na roda, dando uma excelente experiência com o uso, muito bom mesmo.

Ah, devo destacar também uma peculiaridade:

Estou com uns problemas com a Velox aqui na minha região, pois a rede está congestionada, e nesse tempo, há dias que eu não consigo nem conectar a rede wifi com o note (XPS), de tão lenta que fica. Mas por incrível que pareça, no Live ela conecta e dá para navegar! Achei estranho, até pensei que era problema com a placa do notebook, mas meu irmão também não consegue com o dele.

Sei que parece irrelevante falar isso, mas isso me proporciona a única navegação durante esses dias. O prova a qualidade de sua conexão.

Sincronização:

Esse foi uma das coisas que mais adorei no celular! Ele faz a sincronização com as redes sociais e emails de uma maneira muito rápida e pratica. Com um simples “guia” de configurações em 6 partes, ele pergunta até mesmo se você possui um plano com internet 3g ou se usará apenas o Wifi! É incrível.

E o utilizando, loguei no meu facebook e permiti a sincronização. Em poucos segundos, minha agenda tinha todos os meus contatos da rede social e atualizados com o número de telefone! Achei excelente, aprovadissimo.

1339286445701.th.jpg

1339286454392.th.jpg

Jogos:

Como era de se esperar, simplesmente fantástico! Rodou qualquer jogo que testei com os pés nas costas e brincando. E acredito que seguirá assim por um bom tempo.

- Aplicativos testados:

- Angry Birds Space

- H.A.W.S

- Hero of Sparta

- GuerrilhaBOB

- Fruit Ninja

- Zenonia 4

- Zenonia 3

- Air Atack HD

- Speedx 3D

- Dooble Jump

- Defender 2

- Homem Aranha Total Mayhem

- Need For Speed Hot Porsuit

- Field Runners

- Assassins Creed

- Trial Xtreme 2

- Galaxy on Fire 2

Não testei mais por tive sérios problemas com a internet (está ruim até agora). Mas adianto que ele é capaz de rodar qualquer jogo, até mesmo os mais pesados como o Samurai II Venegeance (Claro que na resolução hvga, já que não possui tela HD e em versão adaptado), que foi feito para Nvidia Tegra 2 e já foi testado em reviews pela net.

Devo ressaltar também a sua fluidez pós-game. Você clica no botãozinho de “home” em qualquer game e em qualquer hora que ele sai fora e fica como se nada tivesse acontecendo! É incrível, sem lag, travamentos e consequentemente, aborrecimento algum :lol:

Bateria:

Como ultimo ponto, a pior parte do Android, mas, ele até que aguenta bem. Em uso pesado com wifi, jogos e instalação de aplicativos direto ele durou cerca de 10-11 horas. De uso leve com wifi, tirando fotos e jogando umas meia hora por dia, ele chega a noite ainda com 30-40% de bateria, o que achei bem considerável.

Todavia, um ponto que não gostei é refenrente ao bluetooh. Por incrível que pareça ele gasta mais bateria que o Wifi navegando! É incrível, deixei ele ligado por uns 30 minutos pois esqueci e foi-se embora uns 15-20% de bateria. Fica ai um ponto ruim.

Adendos:

Interface USB:

Bom pessoal, coloquei este tópico apenas para fazer um adendo sobre sua entrada USB, para que os futuros proprietários não tomem esse “susto”. Na hora de conectar e retirar o cabo de dados é bem durinho, não sendo aquela coisa “suave” e tranquila. Não é algo que impossibilite o uso, mas que me deu até certo “medo” de quebrá-lo.

Contudo, com o tempo isso melhora bem. Então, fiquem tranquilos.

Android 4.0

A Sony Ericsson liberou sua update há 2 dias e ja atualizei (o review foi feito com o Gingerbread). O que posso falar do sistema por enquanto, é que ele ao mesmo tempo que é rápido, ele é pesado; as respostas são bem melhores que com o 2.3, mas vira e mexe ele trava e tenho que reiniciar o sistema tirando a bateria -o que não acontecia na versão anterior.

Além disso, no primeiro dia ele ficou bem instável, não respondia aos Widgets que controlam o uso de wifi, bluetooh e etc. Não conseguia nem usar minha rede de dados. Porém, repentinamente (sim, não fiz nada) ele voltou ao normal com todas as funções. Acho que foi o período de estabilização do sistema.

Também devo ressaltar que seu consumo aumentou consideravelmente, diria que uns 30% a mais. Não posso dar informações concretas ainda de uso e economia por ter se passado pouco tempo, mas acrescento que ele chega a noite com 20% enquanto a sua versão aquém chegava com 45%, isso com o mesmo uso.

Todavia, a versão trouxe grandes melhorias, como gerenciamento de aplicativos aberto segurando a tecla "home", widgets melhores e um design mais bonito.

Vejam mais aqui:

.

Android 4.0 - 2 [NEW]

Após atualizar o smart para o ICS eu tive vários problemas, como relatado acima. Então, voltei com ele para o 2.3. Porém, acabei enjoando do S.O e quis fazer a atualização novamente com a esperança de que tais problemas já estivessem sido resolvidos, e foram! A Sony liberou uma atualização de firmware para ele que foi uma verdadeira maravilha.

Autonomia, estabilidade, fluidez, etc. Tudo foi melhorado. Até mesmo uns problemas que ele estava tendo com o LED de notificação foi resolvido, recomendo firmemente essa atualização.

O único aviso que deixo é que se lembrem que o ICS é mais pesado que o 2.3 Logo, tem que abrir o olho com o gerenciamento de RAM.

FIM

Bom galera, é isso, espero ter ajudado.

Dúvidas, basta perguntar. Críticas construtivas são sempre bem vindas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Jean, ficou ótimo o review, mas dou uma dica, ao trocar o sistema, por mais que seja oficialmente, acho que um hard reset (voltar as configurações de fábrica) deve melhorar na compatibilidade dos apps, ainda mais que a mudança do software foi grande. Existem alguns apps que fazem backup (eu recomendo o Titanium Backup).

Outro ponto é que a resolução dele é 320x480 (padrão HVGA), deve garantir ainda compatibilidade com quase todos os apps, já que era um dos tamanhos mais usados.

Outro ponto a comentar é que a interface pode ser usada em qualquer smartphone, pode até ficar meio estranho, mas são só apps do sistema, procurando bem dá pra você colocar outra ROM e ainda assim manter essa interface.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jean, ficou ótimo o review, mas dou uma dica, ao trocar o sistema, por mais que seja oficialmente, acho que um hard reset (voltar as configurações de fábrica) deve melhorar na compatibilidade dos apps, ainda mais que a mudança do software foi grande. Existem alguns apps que fazem backup (eu recomendo o Titanium Backup).

Outro ponto é que a resolução dele é 320x480 (padrão HVGA), deve garantir ainda compatibilidade com quase todos os apps, já que era um dos tamanhos mais usados.

Entendi.

Não sabia disso, muito obrigado! Farei isso logo logo :lol:

Outro ponto a comentar é que a interface pode ser usada em qualquer smartphone, pode até ficar meio estranho, mas são só apps do sistema, procurando bem dá pra você colocar outra ROM e ainda assim manter essa interface.

Também não sabia disso. Ainda sou bem novato nesse mundo Android e estou vendo que tenho muito do que aprender.

Mas acho que não trocarei de ROM por um bom tempo, ja que ele está agora com o famigerado ICS...

Uma pergunta, usar outros lauchers como o Go laucher, torna o smart mais pesado? Trocar de ROM vale mais a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!