Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Dingoo A-320


Viny

Posts recomendados

  • Membro VIP

Meu Dingoo (modelo branco) finalmente chegou. Comprei na Dealextreme via Paypal, levou aproximadamente 16 dias para chegar e não foi taxado. Demorou um pouco para despacharem (5 dias), pois não estava em estoque quando fiz o pedido.

Se não fossem os feriados talvez até tivesse chego antes. Por outro lado, se fosse tributado certamente demoraria mais, acredito.

Obs: É muito importante verificar o status do item na Dealextreme antes de comprar para não haver frustração. In Stock é o ideal, enviam em até 3 dias úteis. Não recomendo comprar em Back Order.

*** Em breve postarei aqui as fotos do pacote assim que chegou em minhas mãos, bem como da caixa e dos componentes. ***

Por hora, vou postar algumas impressões sobre o aparelho. Não tive muito tempo para testar todos os recursos mas até agora já deu para ter uma boa ideia.

Como já está disponível em diversos lugares as características técnicas do Dingoo A-320 (inclusive no tópico central sobre MP5), vou me ater à opiniões pessoais e nem tanto técnicas.

Aparência, Design e Jogabilidade

Os pontos positivos são muitos.

A caixa é pequena, mas comporta bem o Dingoo e os acessórios (fone de ouvido, cabo AV, cabo USB e carregador). Veio tudo bem embalado. Nada de aperto! :)

O aparelho é muito bonito, visual limpo e muito bem acabado. Possui uma proteção de acrílico de ótima qualidade em toda a frente do aparelho (exceto os botões, obviamente), evitando assim riscos no LCD. O acrílico não risca fácil, fiquei surpreso com a beleza, acabamento e qualidade do aparelho. Não é como alguns gadgets chineses feito às pressas e de baixa qualidade que vemos por aí, o Dingoo certamente foi muito bem concebido.

O direcional é pequeno, mas muito preciso e macio. Para quem se preocupa com precisão nos comandos, pode ficar tranquilo, eles "saem" com facilidade. Os botões são igualmente macios e de boa qualidade.

Mas como nem tudo são flores, vamos aos pontos negativos do Dingoo em seu design e jogabilidade.

Pontos negativos:

... para a ausência de um controlador de volume embutido no aparelho. É muito ruim ter que ajustar o volume via opções dos jogos ou programas. Já existem modificações feitas por usuários do Dingoo, mas necessitam de conhecimento técnico.

... para o bug dos botões Y e B, que não podem ser pressionados simultaneamente nos jogos (ex: no Mario, correr segurando o botão Y e pular com o botão B, ou em Donkey Kong segurar um barril com o botão Y e pular com o B: assim que pressionamos o B o personagem solta o barril). Comenta-se que esse bug deve ser corrigido na próxima atualização de firmware.

... para os botões L e R, que além de serem pequenos estão um pouco afastados da borda (ao contário dos botões L e R do Game Boy Advance SP, por exemplo), o que dificulta um pouco de serem pressionados.

... para a disposição da saída de fone de ouvido, que fica na lateral direita do aparelho, atrapalhando o manuseio do mesmo.

Obs: Ele chama bastante atenção pelo fato de ser branco, quem preferir ser mais discreto ou se tiver receio de chamar a atenção em ambientes públicos (metrô, ônibus etc) recomendo o Dingoo na cor preta.

Recursos

TV-out

O recurso de TV-out é fantástico, é possível assistir vídeos, ver fotos, ouvir música, ler e-books em formato TXT e principalmente jogar utilizando qualquer TV com entrada para AV. Nos meus testes, não notei perda de qualidade gráfica ou sonora. Muito bom!

O cabo AV para TV-out possui aproximadamente 1,5m, mas pode ser facilmente prolongado através de um simples adaptador e um cabo, tais como:

AA-6Q.jpg

*

qk8081.jpg

É complicado precisar a qualidade através de um vídeo no Youtube, mas este mata um pouco da curiosidade de quem ainda não testou o TV-out aparelho pessoalmente:

Reprodução de mídias: som, vídeos, rádio FM e e-book

Não notei problemas na reprodução dos formatos de vídeo, exceto WMV, onde notei pequenas travadas rápidas na execução. Os vídeos não precisam ser convertidos para um formato especial nem redimensionados. Existe um custom firmware que promete melhorar ainda mais a reprodução dos vídeos.

As MP3 são executadas tranquilamente e o rádio FM também.

Quanto aos e-books, infelizmente apenas em formato TXT, e alguns ainda encontram problemas com acentuação de nosso idioma. Através de um custom firmware disponível em blogs especializados no Dingoo é possível alterar as fontes de exibição, abrindo caminho para a solução de problemas na acentuação.

Hora das premiações da categoria "Reprodução de Mídias". The oscar goes to...

Ponto positivo: ^_^

... para o suporte a rádio FM sem precisar conectar um fone ou algum dispositivo como nos celulares.

... para a opção de gravar sons das estações de rádio.

... para suporte à reprodução de vídeos em formato RMVB.

Ponto negativo (_(

... para o player de MP3 pouco elaborado.

... para o a função de leitura de e-book, que não suporta PDF e encontra problemas com acentuação.

... para a falta de suporte às legendas de vídeos, que precisam ser embutidas nos mesmos antes de serem passados para o aparelho.

Jogos

O Dingoo vem com alguns jogos produzidos pela Dingoo Games, nenhum tão especial exceto o já conhecido de alguns 7-Days Salvation que chamou a atenção. Pelo ambiente do jogo, lembra muito Resident Evil, com menos ação, claro. Ultimate Drift também é um jogo bem feito, mas não tem nada de especial. Na pasta GBA existem alguns mini games simples feitos pela Dingoo Games, lembram muito jogos de celular. Bom para quando você está na fila do banco e quer um jogo simples só para distrair.

Há grande possibilidade do portátil receber aplicativos "homebrew", vários programadores caseiros já demonstraram nos diversos fóruns e blogs estrangeiros seu interesse em produzir jogos e aplicativos caseiros para o Dingoo, então possivelmente teremos mais novidades em breve.

Ponto positivo: ^_^

... para a gama de jogos e mini-games pré-instalados e ótima qualidade de alguns como 7-Days Salvation.

... para a possibilidade de novidades no cenário homebrew.

Ponto negativo: (_(

... para a notícia veiculada de que a fabricante não produzirá mais jogos específicos para o aparelho, apenas prestará suporte aos existentes.

Emuladores

O aparelho possui emuladores de diversas plataformas.

Assim como o emulador de Mega Drive, o emulador de SNES claramente ainda não está em seu estágio final. Jogos de cartuchos especiais como Starfox e Mario RPG não rodam. Alguns jogos precisam ter o frameskip ajustado manualmente para se tornarem jogáveis, mas em vários nota-se anomalias no som, como atrasos e acelerações momentâneas.

O emulador de Mega Drive está com uma falha nas vozes, que se tornam mais finas em alguns jogos, e gráficos um pouco trêmulos em alguns jogos.

Quem exige qualidade extrema e perfeição deve se decepcionar, mas quem não é tão exigente ainda assim pode se divertir bastante.

Obs.: Alguns jogos ganham uma melhora notável no desempenho com o aplicativo de overclock para o Dingoo disponível na internet, porém não é razoável esperar perfeição.

Não encontrei problemas nos emuladores de NES e GBA, realmente estão ótimos.

Ponto positivo: ^_^

... para a função de save/load state nos jogos.

Ponto negativo: (_(

... para diversas as anomalias presentes na emulação de Mega Drive e SNES, que devem irritar os mais perfeccionistas.

Não testei os emuladores de Neo Geo, CPS1 e CPS2. Comenta-se que Neo Geo e CPS1 rodam bem com exceção de algumas roms, enquando CPS2 é um pouco mais complicado. Mais opiniões em breve!

LINKS RECOMENDADOS:

Comunidade Dingoo Brasil A-320 (oficial)

Blog Dingoo Scene/

Dingoo Digital A-320 | The unofficial english support site

Em breve, fotos e mais opiniões! Aguardem!

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela aquisição!

Estou querendo muito comprar um Dingoo, porém tenho receio em ser taxado, já comprei na dealxtreme e sempre fui taxado, a única vez que não fui taxado foi quando comprei uma película para Nintendo DS.

E o pior é que a receita mete a faca mesmo, as vezes o valor taxa é superior ao valor do próprio produto...

Só por curiosidade você mora em qual estado?

abraço

EDIT: Opa cabei de ver que você é de SP ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Pretendo comprar um, mas vou esperar pra ver o desenrolar dessa história do Y e do B, já que alguns dizem poder ser problema de hardware, já até existe um "gato" pra resolver isso. O que mais desanima é a falta de interesse da própria Dingoo em resolver esses problemas e lançar atualizações, tanto pra emuladores quanto pra firmwares, espero que isso se resolva porque o Dingoo A-320 é um ótimo pmp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...