Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review Cooler Extream CVEX-AL1 Alumínio Especial


Posts recomendados

Recentemente adquiri esse cooler da Extream o CVEX-AL1 de Alumínio Especial, notando sua procura por parte de amigos daqui do fórum e de outros resolvi fazer esse pequeno review para tirarem suas próprias conclusões.

Vale notar que esse cooler tem 2 versões o CVEX-AL1 de alumínio e o CVEX-CU1 de cobre e que esse vem com o controlador de velocidade e o de alumínio não, o de alumínio está por volta de 30 a 40R$ aqui no Rio e o de cobre está por volta de 70 a 80R$.

A embalagem:

1002149wd4.th.jpg 1002153eu3.th.jpg

Engraçado é que depois que fui notar, o mini-manual de instruções de instalação que tem no verso da embalagem contradiz o que está no interior, ele não tem o erro dos parafusos que vou falar logo abaixo em "a instalação"

Os acessórios:

acessrioswu1.th.jpg

Dos acessórios eu só tenho três coisas a falar, 1° os dissipadores das memórias já vem no no formato BGA (ball grid array) que são as memórias "quadradrinhas". 2° o manual poderia estar melhor explicado e também poderia estar mas evidente tanto no site como na caixa do produto de que a versão de alumínio não contém o controlador de velocidade. 3° esse cooler vem com uma pasta térmica que não faço a mínima ideía da sua eficácia pois ele vem em um saquinho de papel simples que não fala nada a respeito dele.

A placa de video que vai receber o cooler:

1002156sw3.th.jpg

Uma GeForce 7300GT GDDR3 da Inno3D, excelente placa com um cooler tão pobre... mas isso vai ser resolvido.

Curioso que no verso da embalagem e no manual também não está listada a minha placa de video. Mas então como vou instalá-la ? na verdade não está ali e está ao mesmo tempo, a minha placa usa o mesmo PCB(essa placa verde onde se é colocado os componentes) da 6600 que está listada ali, ai assim, o cooler funciona perfeitamente na minha 7300 também como em outras não listadas como, 7600 e 7800 que usam o mesmo PCB da 6600.

A instalação:

coolerplacadevideoer4.th.png(vista de lado)

Imagem mostrando como tem que ficar os parafusos, borrachas e niples

Posso dizer que foi simples tirar o cooler stock e começar a colocar o outro. A unica coisa que merece ser dito nessa parte a respeito de problemas é que a Extream trocou o tamanho dos parafusos no manual fazendo assim você errar na instalação, os parafusos grandes tem que ficar lá na parte de baixo enquanto no manual manda colocar por cima, pequeno erro que me custou ums 10 minutos até notar que o manual estava errado e não eu.(essa parte eu resolvi não tirar fotos por que não tem mistério algum)

Sobre a pasta térmica... bem eu pensei em usar a que veio com o Extream, porém, quando tirei o cooler da minha GPU notei que ainda havia muita pasta de fábrica nela então resolvi não retirá-la por que ainda tava bem líquida.(no futuro vou colocar uma Arctic Silver)

continua no segundo post

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionando:

1002172uc7.th.jpg 1002173mi9.th.jpg

O cooler apesar de rodar a 3000RPM ele é bem silencioso e no escuro fica muito bonito.

Testes:

Os testes foram feitos da seguinte maneira, idle = parado por 10 minutos e full é jogando ou rodando aplicativo 3D por 10 minutos.

Temp ambiente: 33-35°

Primeiro teste: com cooler de fábrica sem overclock:

Em idle: 59°

Em full: 74°

----------------------

Segundo teste: com cooler de fábrica com overclock(stock GPU 500 e memo 1400 para GPU 570 e memo 1600):

Em idle: 60°

Em full: 77°(variando entre 77 e 78)

---------------------

Terceiro teste: com o Extream já instalado sem overclock:

Em idle: 51°(variando entre 51 e 52)

Em full: 60°

---------------------

Quarto teste: com o Extream já instalado com overclock(stock GPU 500 e memo 1400 para GPU 570 e memo 1600):

Em idle: 52°

Em full: 62°

---------------------

Conclusão:

O cooler que a Extream oferece é realmente ótimo, mesmo sendo a versão de alumínio é possivel notar uma boa diferença nas temperaturas apesar de ser relativamente barato. Se estiver precisando de um cooler de video e achar que esse é uma boa opção pode ir que é de confiança mas se você está querendo resfriar mais a sua placa de video considere a versão de cobre que absorve mais calor do que o de alumínio porém tem um valor um pouco mais elevado mas nada monstruoso como os Zalman. :D

Galera pra quem gostou ou foi útil o review deixe seu comentário. ^_^

Atualização! 18/03/09

Eu e acho que muitas outras pessoas notaram que esse cooler como a versão de cobre estão sumidas do mercado. Baseado no que um amigo aqui do fórum disse, o fabricante (creio que seja a Extream) parou a produção desse modelo de cooler e da versão de cobre pois estão trabalhando em um novo modelo que deve chegar em breve ao mercado.

É ver para crer.-_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Primeiramente, parabéns pelo review, muito bom mesmo.

Realmente, não achei que por ser uma versão com 100% de alumínio conseguisse resultados tão bons, mas está aí seu teste provando o contrário. Achei ainda um excelente "kit" este seu, composto por esta 7300GT da inno3d (com memos GDDR3) e por este cooler da Extream.

Só que em relação a versão de cobre desse mesmo cooler, não acho que ele seja uma opção com tão boa relação custo/benefício, pois ao contrário do dito no final do review, o preço dos zalmans (ao menos o dos VF700) está relativamente barato, visto que é possível encontrar a versão VF700AlCu por pouco mais de 80 reais e a versão VF700Cu por pouco mais de 100!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, parabéns pelo review, muito bom mesmo.

Realmente, não achei que por ser uma versão com 100% de alumínio conseguisse resultados tão bons, mas está aí seu teste provando o contrário. Achei ainda um excelente "kit" este seu, composto por esta 7300GT da inno3d (com memos GDDR3) e por este cooler da Extream.

Só que em relação a versão de cobre desse mesmo cooler, não acho que ele seja uma opção com tão boa relação custo/benefício, pois ao contrário do dito no final do review, o preço dos zalmans (ao menos o dos VF700) está relativamente barato, visto que é possível encontrar a versão VF700AlCu por pouco mais de 80 reais e a versão VF700Cu por pouco mais de 100!

obrigado greatwalker valeu mesmo ^^

Bem entre a versão de cobre da Extream e o Zalman eu iria de Zalman logíco mas só se o preço estivesse proxímo no caso a versão da extream ta por 70 reais em média aqui no Rio e os zalman estão tudo acima de 100...

Então aqui no Rio ainda é vantagem comprar um Extream de cobre por 70 reais a menos q queira gastar + 40 reais e pegar um da Zalman ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo review.

Sou meio suspeito pra falar da Extream, pois tenho um só que no processador (100% alumínio também) e estou relamente muito feliz com ele. Em Idle com o cooler original ele ficava em 51º e em full a 59º. Com o da Extream, ele fica em 40º em idle e 51º em full, sem contar que é muito silencioso Agora vai melhorar ainda mais, pois eu coloquei Arctic Silver...

Não fiquei surpreso com a sua eficiência e com certeza quando tiver uma placa na qual esse cooler sirva, vou comprar correndo só que o de cobre, pois já vi algumas pessoas comentarem que ele é muito mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para yyz: valeu rapaz :D pode comprar q é uma boa :)

para Tazaki: olha a base do cooler não vem espelhada não masss estava bem lisa sem nenhuma imperfeição... talvez no futuro eu coloque uma pasta termica de qualidade como a Arctic Silver então irei tirar a foto da GPU e provavelmente irei dar uma polida na base do cooler também :D e provavelmente eu faça um outro review ou acrescente aqui como ficou o antes e o depois de polido e sua eficiência geral com a pasta termica nova :D

para raolcars: obrigado raolcars, tem q levar em consideração a respeito da temp q a temp ambiente aqui no dia tava entre 30-35° com certeza, acho q as temp q eu consegui estão boas! alias pelo preço ta otimo ^^

galera valeu mesmo pelos comentarios!

quanto + melhor!

estava querendo colocar o topico fixo mas pra isso preciso da ajuda de vocês ou se não esse trabalho todo pode ficar perdido lá no fundo do fórum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bacana o review ate o video é custo beneficio.... ate concordo comprar esse cooler pois comprei o de aluminio com cobre aqui no rio por 60,00 no info-centro e coloquei numa 7900GT ficou muito bom mas gastar numa 7300 é enfeitar o pavao ...

discordo, a minha 7300gt ddr3 chegava a 78 graus em full e você acha q não precisa ?^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me refiro ao cara que quer comprar uma vga dessa pensando em fazer isso.... e claro quase evaporando agua ... claro que precisa de um cooler desse.. :lol:

mesmo q alguém compre essa vga ou a 7600gt q estão bem proximas em desempenho, ainda acho uma boa comprar esse cooler pelo beneficio dele e é claro o preço q não é nem 40 mangos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui na caixa diz q funciona em todas as 6800

Valeu pela ajuda.

Entrei em contato com a Noli e eles me disseram que serve sim. Depois reparando no formato da placa, é igual as demais 6800.

Assim que eu pegar a placa, pego o cooler e depois posto aqui a minha experiência.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu também tenho um cooler desse instalado na VGA da assinatura e mesmo jogando por horas o ATItools nunca registrou nd maior do que uns 64º(Amb +ou- 30º) mesmo com overclock, eu também apanhei para montar ele por causa do manual :D, a pasta térmica que eu usei foi uma branca genérica que tenho aqui.

A minha Placa também é da Inno3d e veio com esse cooler igual a sua que deixava ela numa média de uns 80º em full.

Você apertou os parafusos até eles encostarem nas porcas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu também tenho um cooler desse instalado na VGA da assinatura e mesmo jogando por horas o ATItools nunca registrou nd maior do que uns 64º(Amb +ou- 30º) mesmo com overclock, eu também apanhei para montar ele por causa do manual :D, a pasta térmica que eu usei foi uma branca genérica que tenho aqui.

A minha Placa também é da Inno3d e veio com esse cooler igual a sua que deixava ela numa média de uns 80º em full.

Você apertou os parafusos até eles encostarem nas porcas?

é na minha chegava a quase 80° como você pode ver ali no review, realmente um absurdo né:mad:

esse manual tem q ser corrigido <_<

agora sinceramente não lembro se apertei mas eu lembro q está bem fixo, eu não to em casa quando eu chegar, do uma olhada e respondo aqui ^_^

é até bom tirar uma foto de como tem q ficar a montagem porque ta confuso o manual:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é na minha chegava a quase 80° como você pode ver ali no review, realmente um absurdo né:mad:

esse manual tem q ser corrigido <_<

agora sinceramente não lembro se apertei mas eu lembro q está bem fixo, eu não to em casa quando eu chegar, do uma olhada e respondo aqui ^_^

é até bom tirar uma foto de como tem q ficar a montagem porque ta confuso o manual:unsure:

Se você puder tirar uma foto mostrando exatamente como devem ficar os parafusos será de grande ajuda a todos que pretendem adquirir esse cooler.

OBS: já peguei a placa e talvez semana que vem eu já esteja pegando esse cooler (só que de cobre).

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!