Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resumo das fontes Sentey – Boas opções?


NyanDere

Posts recomendados

Introdução

Olá, pessoal do Clube do Hardware, estou trazendo outro resumo para vocês, os das fontes Sentey. Essas fontes surgiram no mercado brasileiro no começo de 2011 com um pouco de torcimento de nariz e famosos trocadilhos (não cabe entrar em detalhes), e vejamos se são realmente podem boas opções.

Se quiserem ler meus outros resumos, leiam os textos dos seguintes links:

Resumo das fontes Seasonic S12II no Brasil

Resumo das fontes Super Flower Golden King, Golden Green e Blue Butterfly

Fontes Sentey, mas vamos falar de Super Flower novamente

Eu fiz anteriormente uma análise das fontes Super Flower Golden King e Green, que são os carros chefes desta fabricante, e por curiosidade eu resolvi ver as outras fontes que a Super Flower fabrica. Vi muitas fontes muito boas, outras bem meia-boca, mas tudo isso com um propósito... A maioria (vou explicar logo) das fontes são desta fabricante, então, porque não analisar uma marca que já está enraizada no Brasil? Talvez ache muitas fontes interessantes nessa busca. Não é que eu descobri coisas até cabulosas aqui? Pois é, vamos ver o resultado:

1) Série Black Box Power (BXP), Série BRP e série BCP

brp460.pngbxp65-orl_350w_1.jpg

Aqui reside a maior incógnita. Será que é por isso mesmo que colocaram este nome? Bem, pode ser. Eu nem sei se trata realmente de fontes Super Flower, a não ser que sejam amostras bem antigas desta fabricante. Mas sei de uma coisa - depois de ver um anúncio dizendo que a fonte teria níveis de ripple de 150mV em +12V e 80mV nas demais linhas (ou seja, totalmente fora da faixa de segurança), posso dizer que é bom passar longe. Da série BRP digo a mesma coisa, pois parecem ser versões sem leds da BXP. E finalmente tem a BCP, fontes de padrão compacto (Flex ATX) que só aparece em gabinetes Sentey, mas é inadmissível que uma fonte tenha apenas 6A (72W) em 12V, fica extremamente limitado para qualquer modificação, apesar da tendência de menor consumo dos componentes.

2) Série Extreme Rock Power (ERP)

fonte-gabinete-atx-500w-real-sentey-erp500-smr-mo.jpg

É uma das series mais pobres, mas melhor que as Black Box e BRP com certeza. Parece ser baseada na série Single Fan da Super Flower, já que não possui PFC ativo e tem capacitores baratos (CapXon). Mas para minha supresa, no teste da fonte Single Fan do site Playwares, ela só teve uma eficiência ruim, de 75-78%. Mas os níveis de ripple são muito baixos e a regulação de tensão muito boa. Não as recomendo por não ter testes diretos, mas não parecem ser riscos ao sistema, se os testes realmente forem semelhantes ao da Playwares. Já o cabeamento é muito bom, é com cabos na média dos 55cm de comprimento. Possui modelos entre 400 e 700W, com uma linha de cabos fixos e outra modular.

3) Série Hard Blue Power (HBP)

fonte-gabinete-atx-500w-real-sentey-hbp500-sm-80p.jpg

Esta série usa dois projetos. Os modelos de 500W e de 700W são fontes baseadas na plataforma Amazon da Super Flower. Os modelos HBP-900 e HBP-1100 são Super Flower Amptac/Crystal Plus, aparentemente de uma revisão mais nova. O cabeamento é modular com conectores redondos em todas as fontes e fica na mesma média de comprimento das ERP. Ambas fazem conversão de tensão com três bobinas, melhor que a conversão em grupo de fontes mais baratas, na teoria. Mas como será isso na prática? Nos resultados de regulação de tensão, as Amazon costumam ser mais estáveis que as Amptac, mas as duas saem bem no geral. O nível de ripple é mediano, entretanto sem riscos. Já a eficiência fica por volta de 83-87% (81-84% na versão de 500W) e o ruído do fan da Globe é silencioso, logo espera-se bom desempenho sim das HBP. O capacitor do primário dessas fontes geralmente é um Nippon Chemi-Con, e tem vários deles da mesma fabricante no secundário, só que nas fontes mais baratas há maior presença dos taiwaneses CapXon de sempre, ainda assim um repertório melhor que os da Solid Power. Os modelos baseados na plataforma Amazon possuem quatro barramentos e os baseados nas Amptac/CP possuem seis, porém todos com uma boa distribuição.

4) Série Golden Steel Power (GSP)

sentey_gsp1000_preview.jpg

Não tenho muito que falar, no outro tópico da Super Flower Golden Green eu já as citei. Mas para não deixar de ter informações, são ótimas fontes baseadas na série Golden Green. Possui um único barramento de +12V e a estabilidade da tensão é ótima, graças a ajuda daquele famoso conversor DC-DC. O nível de eficiência é alto (86-90%) e o ripple é bem baixo. Ótima pedida, mas precisa ser oferecida a um menor que o praticado por aqui para que venda bastante. É de longe a linha mais sólida da Sentey. O cabeamento modular está presente em todos os modelos e usa um painel diferente das HBP. Possui modelos de 650W, 750W, 850W e 1000W.

5) Série Solid Power (SDP)

SENTEY-SDP750-SS.jpg

Possui modelos de 550, 650, 750 e 850W, mas com certeza é a minha maior supresa nesta busca. Primeiro olhei a versão de 850W numa avaliação chulé, mas eles abriram a fonte. Advinha qual projeto é usado? Sim, o mesmo da Golden Steel Power – Golden Green. Mas, obviamente, há uma senhora economia nos componentes dessas fontes. Capacitores CapXon por toda a parte, principalmente, com aquele velho conhecido CapXon preto e branco no primário. Mas, e a topologia ressonante? Está lá. Conversor DC-DC? Também. Única linha de +12V? Sim, está lá também. Mas como vou descobrir o desempenho dela? Eu vou me lembrar da Kingwin Lazer Gold 1000W que li anteriormente, onde regulação de tensão esteve ótima, mas o ripple foi um pouco alto, por volta de 75mV em +12V e 30mV em +5 e +3.3V. Obviamente que nesse caso a eficiência é a que teve a maior queda, para níveis entre 80-85%. Mas isso fica só pra avisar que não é uma bomba, pelo contrário. Mas e as outras fontes? Quando eu vi a fundo, me supreendi mais ainda. O interior delas é igual o das Blue Butterfly, quais eu descobri há pouco tempo e são bem semelhantes as Golden Green. Os capacitores também são CapXon, só que de uma série mais nova que daqueles pretos e brancos, um preto e dourado no primário e outros verdes no secundário. Assim, chego a conclusão que todas elas possuem a mesma topologia e conversão de tensão, o que dá uma esperança para que sejem realmente boas. Uma aposta, é claro. O cabeamento é fixo, mas é longo também. Só na versão de 650W que a desvantagem é maior mesmo, pois tem só dois conectores PCI-E.

Ranking das Fontes Sentey

1) Série GSP

2) Série HBP 900 e 1100

3) Série SDP

4) Série HBP 500 e 700

5) Série BCP

6) Séries BXP, BRP

Mercado

É a parte mais complicada, pois existem fontes sendo oferecidas por um preço bem mais caro que o habitual. No Brasil não existem as BRP, mas tanto as BRP quanto as BXP são fontes que devem ser ignoradas, assim como muitas de R$90, exceto a Cooler Master Elite Power 350/400. Mais em cima, há as ERP. Não são porcarias totais, mas muito inferiores que a concorrência de Antec e Seasonic, pois ficam mais ou menos na faixa de preço das fontes S12II. As SDP são as que encontram situação mais confortável, estão mais ou menos na faixa dos R$200-350 e possuem regulação de tensão e fan superiores aos das fontes baseadas na plataforma S12II (Antec e Seasonic), além do projeto mais refinado que as fontes Corsair TX V2/XFX Core (Seasonic AM) e Sapphire 625 (Enermax Pro82+), pois afinal, também são Super Flower Golden Green/Blue Butterfly. Porém estão em leve desvantagem por causa de seus capacitores e a falta de reviews. A série HBP é cara, poucos vão olhar para elas apesar do bom desempenho, já que existem fontes superiores na mesma faixa de preço que se encontram (R$300-600). E por final tem as GSP, fontes top de linha e com todo o potencial da plataforma Golden Green, porém com preço alto em relação a fontes como Corsair AX e HX. Meu apelo final para o mercado é que baixem o preço das Sentey GSP, pois são fontes interessantíssimas para o mercado brasileiro também.

Conclusão

Enfim, depois de oito horas, estou terminando este resumo. A Sentey é uma marca que está engatinhando ainda, precisa de reconhecimento, mas se destaca pelos seus gabinetes de ótima qualidade. E no assunto fontes com certeza começa melhor que a Cooler Master e a Aerocool, pois a Sentey escolheu a Super Flower como sua OEM principal, que com certeza faz fontes melhor que as fabricantes HEC/Andyson da Aerocool e Enhance/Seventeam da Cooler Master. Mas precisa baixar alguns preços para que sejam fortes concorrentes no mercado e com certeza precisa de reviews, que é o mais importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...