Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Super-Aquecimento do PC!


gamgi

Posts recomendados

Super-Aquecimento do PC ©

Giovanni Filipe Leonel Oliveira

Conteúdo

Muitas pessoas dão pouca ou nenhuma atenção à temperatura do computador. Hoje em dia este é um fator muito importante para se obter um sistema estável e seguro, visto que, os processadores estão atingindo clocks altos e consumindo uma potência maior que um processador antigo.

Um PC que não possui um bom sistema de refrigeração terá constantes congelamentos, reboots além do aparecimento de erros seguidos da famosa tela azul. Se você simplesmente ignorar estes sintomas e não fizer nada para melhorar a refrigeração, o seu processador ou outro componente poderá queimar. Por isso é muito mais conveniente que você invista na refrigeração do seu PC, que não é tão caro, e preserve seu processador que custa muito mais do que um cooler, pasta térmica, etc.

Para que haja uma boa dissipação de calor do processador é colocado sobre ele um componente chamado dissipador, que tem a função de aumentar a superfície de contato entre o processador e o ar. Porém a transferência de calor do processador para o dissipador não é perfeita, visto que, existem imperfeições microscópicas no dissipador, então, para solucionar este problema usa-se uma pasta branca que têm a função de preencher estes poros contribuindo para a transferência de calor entre o processador e dissipador. Este composto térmico denomina-se pasta térmica e as marcas mais recomendadas são Akasa Ak-450 ou Artic Silver 5, pois possuem prata em sua composição, sendo assim um excelente condutor de calor.

Use só uma fina camada de pasta térmica, entre neste link para para aprender a passá-la: http://www.arcticsilver.com/arctic_silver_instructions.htm

attachment.php?attachmentid=21780&d=1152656934

Dissipador de Calor: Um bom dissipador deve ter sua base sem ranhuras. Há dissipadores de Alumínio e Cobre, os melhores são os de Cobre. (Fonte: http://www.museudocomputador.com.br )

attachment.php?attachmentid=21783&d=1152657107

Pasta térmica: Lembrem-se que as melhores são feitas a base de prata. (Fonte: http://www.spon.com.br )

Há ainda um adesivo que tem a mesma função da pasta térmica, o nome dele é elastrômero. Ao contrário da pasta térmica, quando removemos o dissipador devemos trocar o elastrômero ou simplesmente removê-lo e aplicar a pasta térmica. Ao removê-lo devemos tomar o cuidado de limpar bem a base do dissipador e a superfície do processador com álcool isopropílico.

Feita a transferência de calor para o dissipador, este precisa transferir este calor para o ar. Este esquema era suficiente para processadores inferiores ao 486 DX2. Porém com a criação deste processador notou-se que isso era insuficiente e por isso foi adicionado um ventilador ao dissipador para acelerar a transferência de calor entre o dissipador e o ar. Esse ventilador é chamado de FAN ou ventoinha, e o conjunto dissipador e Fan formam o cooler.

attachment.php?attachmentid=21784&d=1152657188

FAN ou Ventoinha: Há vários tipos de rolamentos o mais recomendado é o Ball Bearing. (Fonte: Perdi a fonte, se você for o autor da imagem me passe o link)

attachment.php?attachmentid=21787&d=1152657699

O Cooler: Dissipador de calor + FAN. (Fonte: Perdi a fonte, se você for o autor da imagem me passe o link)

Adotando este sistema de processador + cooler, o processador ficava frio, mas o gabinete não. Isso não era preocupante até porque no gabinete há a fonte que possui um fan, tirando o ar quente. (Verifique se o Fan da sua fonte está no sentido de exaustão, isto é retirando o ar quente do micro. Pois o ar quente é menos denso que o ar frio e por isso ele sobe ficando na parte superior do gabinete e aí, pimba! O Fan da fonte o tira do gabinete.)

attachment.php?attachmentid=21788&d=1152657755

A correta circulação de ar dentro do gabinete. Lembrando que o ar quente é menos denso que o ar frio e por isso ele têm tendência a subir. (Fonte: Fui eu que fiz)

Devido a fonte executar um papel importante na ventilação do gabinete e no fornecimento de corretas tensões para o processador e coolers é aconselhável usar fontes de marcas confiáveis, tipo: Zalman, Seventeam, Thermaltake, Enermax, OCZ, Antec, Vantec, Silverstone, Corsair, Huntkey, etc, que possuem potência real e uma boa eficiência. Fontes do tipo Satélite e Dr. Hank são genéricas com etiqueta, na maioria das vezes não cumprem seu papel. Mesmo uma fonte de marca pode apresentar problemas, por isso fique de olho nas voltagens das saídas e não deixe que a oscilação das voltagens da fonte seja maior que 5%.

Com passar do tempo não só o processador contribuía para o aquecimento do micro, mas a placa de vídeo, o HD, o chipset, drives de CD e a própria fonte ajudavam a esquentar o gabinete. Por isso ter um gabinete bem ventilado aumenta a vida útil dos periféricos além de deixar um sistema sem travamentos, estável e com o risco de se queimar minimizado. As medidas para refrigerar a CPUs podem ser adotadas em GPUs e outros equipamentos através de adaptações ou o uso de equipamentos especiais.

Para se ter um micro bem ventilado é necessário ter um gabinete espaçoso e de preferência de quatro baias ou mais, pois nos gabinetes de três baias a fonte fica na frente do cooler do processador, deixando-o abafado. Só isso não basta, é necessário que nenhum componente atrapalhe a correta circulação do ar e por isso ter os cabos bem organizados dentro do gabinete ajuda muito, para que você cumpra está missão básica é necessário prender os cabos, e nem pense em usar presilhas de borracha (lingüinhas / borrachinhas de dinheiro), pois elas podem derreter e prender um cooler, queimando assim seu processador. Por isso, use aqueles arames que vem naqueles saquinhos de pão ou mesmo amarrando os fios do monitor, câmeras digitais, etc. É altamente aconselhável usar rounded cables ao invés dos cabos flat comuns e vale usar espiralflex para organizar todos os fios da fonte. Além de ser útil, a organização deixa o interior do seu gabinete mais bonito.

attachment.php?attachmentid=21789&d=1152657877

Rounded Cables: Vale usar também outros organizadores de cabos tipo espiralflex e o famoso araminho que se amarra sacolas de pão ou fios de equipamentos eletroeletrônicos. (Fonte: http://www.spon.com.br )

Devemos usar um bom cooler no processador, os coolers BOX na maioria dos casos dão conta do recado exceto para os P4 com núcleo prescott, em que é aconselhável usar outro melhor. Coolers excelentes para processadores atuais são:

• Zalman:

- CNPS 9500;

- CNPS 8000;

- Fatal1ty FS-C77;

- CNPS 7700 - #####;

- CNPS 7700 – AlCu;

- CNPS 7000B – #####.

• Thermaltake:

- Blue Orb II;

- CL-P0086 Tt Beethe

- CP-P0114 Tt Big Typhon;

- Silent Tower

- CL-P0169 Tt 580;

- CL-P0092 Silent 775;

- A4013-TR2 M13 SE;

- A2144- Pólo 735 Rev-2 Extreme.

• Akasa:

- AK-920 EVO 120;

- AK-922 Evo Blue;

- AK- 921 Evo 98;

- AK-961;

- AK-960 E;

- AK-873.

• Arctic Cooling:

- Freezer 64 Pro;

- Freezer 7 Pro;

- Alpine 64;

- Alpine 7;

- Super Silent 4 Ultra TC.

• Cooler Master:

- Hyper 48;

- Vortex TX.

Além do cooler há um sistema que se assemelha ao radiador de um carro. Esse sistema se chama watercooler e usa um waterblock que tira o calor do processador para algum líquido. Esse liquido é bombeado para um radiador que é resfriado geralmente por um cooler e assim o líquido volta para o waterblock. O sistema Watercooler é caro e apresenta um melhor desempenho que o sistema Aircooler. Ele é recomendado se seu PC não está conseguindo ficar na temperatura adequada com um Aircooler ou em overclock. Bons watercoolers são:

• Zalman:

- Reserator 2;

- Reserator 1 Plus.

• Thermaltake:

- Big Water 745;

- Big Water 735.

• Corsair:

- COOL-CWC100 – 1001.

• Koolance:

- Ex2 – 750SL (Dica do nosso amigo Zanini).

Ter um cooler poderoso não significa descanso. Para que ele trabalhe eficientemente a temperatura do gabinete não pode ser alta não devendo ultrapassar 10º C da temperatura ambiente. (Para processadores com núcleo prescott é aconselhável que a temperatura do gabinete não ultrapasse 8º C da temperatura ambiente.)

Se o seu gabinete estiver muito quente você deve usar Fans adicionais. Se você usar fans na parte inferior ou frontal do gabinete você deve colocar o cooler no sentido de ventilação, isto é, jogando ar frio de fora do gabinete para dentro. Se os fans ficarem na parte superior ou traseira do gabinete eles devem ficar no sentido de exaustão, isto é, jogando o ar quente de dentro do gabinete para fora. Evite deixar seu gabinete exposto aos raios solares e em estantes ou racks apertados.

Há um recurso que vem sendo muito utilizado em alguns gabinetes: o uso de duto de ar. O duto é basicamente um cano que tem uma extremidade na lateral do gabinete e a outra no cooler do processador, sua função é captar o ar frio e jogar-lo direto no cooler do processador. Para que o duto tenha uma boa eficiência você deve colocar um cooler em seu interior ou adicionar cooler no gabinete como exaustores com o intuito de diminuir a pressão interna. Não é obrigatório o uso do cooler no duto, mas se você quiser adicionar coloque no sentido de ventilação.

Se você tem um gabinete bem ventilado, um ótimo cooler e uma super pasta térmica, mas seu processador ainda está quente, verifique se na superfície do seu processador há algum adesivo de garantia. Alguns vendedores comentem esse crime, que atrapalha muito a transferência de calor para o cooler. Se seu PC ainda está na garantia converse com o vendedor e fale para ele tirar o lacre e colocar ele na placa mãe próximo ao socket do processador. Outra dica é dar uma limpeza anual no seu computador para retirar a poeira e lubrificar os coolers. Se você não tem ar comprimido em sua casa use pincéis, álcool isopropílico, etc. uma limpeza sempre ajuda muito a melhorar o desempenho principalmente de PCs com mais de um ano de uso.

Seguindo estes procedimentos seu computador ficará frio. Mas como medir a temperatura dele? Simples é só você usar programas de análise de sistema. Tipo Everest, Asus PC Probe, Aida32, etc. Entre neste link e escolha um, em seguida faça o download e execute para instalar: Programas para Análise de sistema - Superdownloads.

Se você não souber a temperatura máxima que seu processador suporta entre neste link: http://users.erols.com/chare/elec.htm . Neste site é informado também as especificações elétricas de cada processador.

Você já tomou todas essas medidas e seu PC continua quente? Bom, aí nós temos uma possibilidade: O sensor da sua placa pode estar bugado, então tente atualizar o BIOS. (Sugestão de Daniel Araújo). Se não surtir efeitos você deve medir sua temperatura com um termômetro ou um sensor externo e verificar se é defeito do sensor ou do componente.

Para facilitar a vida de pessoas que não sabem medidas dos coolers e querem descobrir o tamanho do espaço destinado a um FAN no gabinete ou mesmo ter uma noção melhor de onde colocar FANs no gabinete baixe isso daqui: http://www.casemodbr.com/artigos/arquivos/gabarito_fans.zip em seguida imprima em folha A4 e recorte (Créditos: Double_Faster - Casemodbr).

Se você quer saber mais sobre sistemas de refrigeração de um computador entre aqui: http://lepclan.com.br/forum/viewtopic.php?...a335eab6bbed5c1

Se você faz overclocks agressivos e quer congelar seu processador usando nitrogênio líquido ou gelo seco entre aqui: http://lepclan.com.br/forum/viewtopic.php?...24a03ac33993f89

Resumindo...

- Organizar os cabos dentro do gabinete para uma melhor circulação de ar;

- Usar uma boa pasta térmica entre o processador e o dissipador (Recomendo uma

Akasa Ak-450 ou Artic Silver 5). Dê preferência para aquelas a base de prata;

- Usar um bom cooler no processador.

- A temperatura do gabinete não pode ser mais que 10ºC da temperatura

ambiente (Para P4 prescotts esse valor é de 8ºC);

- Usar Fans no gabinete adicionais. Sendo que na frente e embaixo os Fans

no sentido de ventilação e atrás ou em cima no sentido de exaustão;

- Dê preferência aos gabinetes de 4 baias ou mais, pois a fonte deles não fica em cima do processador;

- Usar uma boa fonte com potencia real e suficiente para seu PC tipo: Zalman, Seventeam, Thermaltake, Enermax, OCZ, Antec, Vantec, Silverstone, Corsair, Huntkey, etc. (Não esqueça que ela deve ter potência real e nada de Satélite e Dr. Hank. São genéricas com estiqueta).

OBS: Os coolers aqui recomendados podem não serem compatíveis com seu socket,e podem não apresentar o desempenho desejado no seu computador por isso é bom pesquisar para ver as recomendações de outros colegas e reviews. Eles são recomendados por serem de marcas e modelos que apresentam um desempenho satisfatório em alguns processadores.

© Copyleft.

2007, Giovanni Filipe Leonel Oliveira.

É permitido copiar, distribuir e alterar. As únicas restrições são: manter o crédito para o autor e a fonte original e o uso da licença copyleft no documento modificado.

Qualquer dúvida, crítica, sugestão, correção, etc. será bem vinda, por isso comentem e postem suas conclusões.

Abraços

post-55520-13884917940998_thumb.jpg

post-55520-13884917941566_thumb.jpg

post-55520-13884917941633_thumb.jpg

post-55520-1388491794234_thumb.jpg

post-55520-13884917942409_thumb.jpg

post-55520-13884917942508_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito do seu topico, bem fácil de entender e é bem objetivo.

Não é daqueles que quando você está no final já esqueceu o começo, hehehe.

Parabéns

:-BEER

Obrigado, que bom que você gostou e achou o tópico bem objetivo.

Alguns links que eu coloquei lá estavam quebrados. Eu já corrigi e se porventura, tiver mais algum me avise.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiro quero parabenizar o geovanni pela iniciativa e a paciência de ajudar iniciantes como eu. e aproveitando gostaria de saber: comprei um pczinho que tem um cooler lateral dutado no processador ( intel celeron 2.53ghz) e o cooler da fonte(atx2 400w) uso aqui o everest e nele ta marcando 41° processador e 76° placa-mãe( ecs p4vmm-2) to achando muito quente o que você me recomendaria? ótimo post!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiro quero parabenizar o geovanni pela iniciativa e a paciência de ajudar iniciantes como eu. e aproveitando gostaria de saber: comprei um pczinho que tem um cooler lateral dutado no processador ( intel celeron 2.53ghz) e o cooler da fonte(atx2 400w) uso aqui o everest e nele ta marcando 41° processador e 76° placa-mãe( ecs p4vmm-2) to achando muito quente o que você me recomendaria? ótimo post!!!!

Acho que seu sensor está com BUG, mas como tudo é possível vamos gardar essa hipoótese para depois: Abra a tampa lateral do seu gabinete e coloque um ventilador (Daqueles grandes que você usa em casa) direto na lateral, meça a temperatura depois e veja se abaixou e quanto está. Se tiver abaixado você deve colocar uns FANs adicinais na parte frontal e inferior do gabinete no sentido de ventilação e na parte superior e traseira no sentido de exaustão.

Aconselho você a comprar uma fonte melhor cao está seja genérica.

Obrigado pelo comentário.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tá ficando mais show ainda! daqui a pouco vou postar um mini artigo dando uma ideia acerca de padronizar algumas informações dentro dos posts iniciais, e como to vendo que este tutorial está show, vou por um link indicando este.

abração, continue atualizando o tópico, e fique com Deus!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola eu tenho um notebook toshiba satelite p35-s6292 e estou tendo problemas de super-aquecimento pois logo que rodo um dvd ele fica com temperatura alta e desliga sozinho , sim e quando eu ligo o notebook a fonte de alimentaçao externa ligada a rede ele fica passando corrente dando pequenos beliiscoes o que faço para resolver estes problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tá ficando mais show ainda! daqui a pouco vou postar um mini artigo dando uma ideia acerca de padronizar algumas informações dentro dos posts iniciais, e como to vendo que este tutorial está show, vou por um link indicando este.

abração, continue atualizando o tópico, e fique com Deus!.

Obrigaod eu ví seu post. Ficou bom, vamos ver se o pessoal vai seguí-lo...

ola eu tenho um notebook toshiba satelite p35-s6292 e estou tendo problemas de super-aquecimento pois logo que rodo um dvd ele fica com temperatura alta e desliga sozinho , sim e quando eu ligo o notebook a fonte de alimentaçao externa ligada a rede ele fica passando corrente dando pequenos beliiscoes o que faço para resolver estes problemas.

Tenta trocar de fonte e veja esse artigo aqui: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1183 .

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizado

- Adicinados mais links relacionados.

merece ser destacado

Obrigado, vamos ver se o moderador também pensa assim.

tambem acho que deve ser destacado

falou

IDEM

opa, também estou vendo a necessidade de ser destacado, vou ver se falo com os moderadores para pedir o destacamento do seu tutorial e do meu mini-tutorial.

obs: se alguem puder também faça isto pois melhoraria a probabilidade de serem destacados.

abraços.

IDEM

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o topico.

Lendo o link do museu do computador, vi que uma das dicas é "Nunca deixe seu cooler funcionando em velocidades reduzidas".

Bom, como eu acabei de comprar um controlador de fans, fiquei meio preocupado com isto. Será que procede?

A afirmacao tem duplo sentido. Talvez eles quiseram afirmar que não pode deixar a velocidade reduzida para não aumentar o aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o topico.

Lendo o link do museu do computador, vi que uma das dicas é "Nunca deixe seu cooler funcionando em velocidades reduzidas".

Bom, como eu acabei de comprar um controlador de fans, fiquei meio preocupado com isto. Será que procede?

A afirmacao tem duplo sentido. Talvez eles quiseram afirmar que não pode deixar a velocidade reduzida para não aumentar o aquecimento.

Obrigado

Eu acho que não tem problema levando em consideração a vida útil do cooler, etc. Agora se formos ver pelo lado do aquecimento que aumentará, a afirmação deles está certa. Eu tenho planos de usar um baiabus mas não usarei no cooler do processador.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Givanni, MAS QUE TÓPICO !!!!!!!!!!!!

Confesso que minha tabela está parada.. vou ver se acho mais alguns coolers hehehe

E espero que todos leiam o seu, evita muitas perguntas, pois está claro e não muito técnico.

Parabéns !!

:bandeira:

Obrigado Evandro.

Vou também dar uma pesquisada em mais cooler com sockets "universais" para acrescentar no meu tutorial.

Se você ou alguém tiver uma dica por favor fale aí.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom seu tópico, parabens!

Apenas um comentário..

O ar quente tende a subir, então, jogamos ar frio na parte de baixo, e quando sobe, os exaustores o jogam para fora. E se colocar um cooler na parte superior do gabinete, ali nas baias onde fica o cdrw, dvd, sei lá... tipo aquelas baia fan.. não seria uma boa? o ar quente sobe, ai esse cooler pegando ar frio de fora cria uma corrente na parte de cima, acelerando o processo de exaustão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito bom seu tópico, parabens!

Apenas um comentário..

O ar quente tende a subir, então, jogamos ar frio na parte de baixo, e quando sobe, os exaustores o jogam para fora. E se colocar um cooler na parte superior do gabinete, ali nas baias onde fica o cdrw, dvd, sei lá... tipo aquelas baia fan.. não seria uma boa? o ar quente sobe, ai esse cooler pegando ar frio de fora cria uma corrente na parte de cima, acelerando o processo de exaustão?

Faz lógica Leandro, mas o fluxo é otimizado pro ar quente sair pela parte traseira superior.

E eu acho que isso ia criar um "bolsão" de ar no meio do gabinete, que por acaso é onde ficam os processadores.. aí cumplica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...