Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Scanning bios image in hard drive" - Não consigo resolver.


Nelson_Muntz

Posts recomendados

Boa tarde!

Hoje à tarde, devidos a alguns problemas de mal funcionamento do computador, fiz uma atualização de Bios da placa Gigabyte G31M-E2SC Rev .1 encontrava na versão F5 para a versão F8...

Fiz o procedimento de acordo com o manual, mas cometí o erro de confiar no dual bios da placa e não salvei a bios antiga...

Acontece que ao inicializar o sistema, foi acusado erro na bios e o sistema utilizou o dual bios para carregar a bios anterior...

Até aí, tudo tranquilo...

Resolvi então fazer o upgrade para a a versão anterior da bios (F7)...

Fiz o procedimento da mesma maneira que o anterior...

Acontece que depois de atualizado para essa bios, o sistema reiniciou e já foi direto para essa tela em que aparece escrito "Scanning bios image in hard drive"...

Pelo que eu ví aqui no forum, até aí daria para resolver... O problema é que o sistema fica nessa tela por, no máximo 3 segundos e depois reinicia (para voltar a essa tela) ou desliga, nem chega ao ponto de dizer se encontrou ou não a imagem da bios no hd... Já gravei o arquivos da Bios F5 disponibilizados pelo site da Gigabyte na pasta raíz de um HD com formatação FAT32 e não há qualquer alteração no "comportamento" da máquina...

O que será que faz o sistema reiniciar ou desligar antes de ocorrer uma real busca pelo arquivo da bios???

Como resolver esse problema???

Sinceramente, já esgotei todas as minhas possibilidades e não sei mais o que fazer...

Alguém aí teria alguma ideia?

Desde já, muito grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma imagem da BIOS é gravada no próprio HD a cada boot. Caso dê problema, o sistema restaura a bios automaticamente por essa imagem do HD. Acredito que a imagem que foi salva no HD está com problema.

ligue um HD de outra máquina que tem a mesma placa mãe e deve dar certo. A BIOS vai ser restaurada e o sistema deve ligar normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

the janker,

Antes de mais nada, muito obrigado pela ajuda, mas não tenho outro pc com a mesma placa e nem conheço ninguém que tenha... =/

Além do mais, parece-me que o sistema nem está procurando a imagem da bios no HD... Com ou sem HD o computador se comporta da mesma maneira (aparece o "Scanning bios image in hard drive" e fica nessa tela por, no máximo, 3 segundos e depois reinicia ou desliga)...

Não estou entendendo também, por que em vez de procurar a bios no HD, não é utilizado o arquivo de back up da BIOS que fica armazenado no outro chip de bios da placa mãe...

Outra coisa... Pensei que pudesse estar reiniciando durante o scan pela imagem da bios no HD por algum problema de energia (a fonte do computador com problema é uma genérica de má qualidade), mas já coloquei uma seventam de 550 watts reais e a máquina se cvomporta da mesma maneira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrei lá e não achei nada... =/

Também já procurei no google e não encontrei nem uma ocorrência em que seja procurado o back up da bios no hd e o computador reinicie antes de mostrar uma mensagem dizendo se achou ou não...

Estou pensando em levar essa placa na garantia (foi comprada em novembro passado e ainda está na garantia de 1 ano) tendo em vista que o recurso dual bios não está cumprindo sua função...

Que acha?

Vou mandar uma pergunta para o fabricante explicando o caso e ver no que dá...

Hehe, mas toda ajuda por aqui ainda é bem vinda, hein?

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Driver Guide,

Acabei de tentar aqui e nada... O PC responde da mesma maneira... Acho que a MB "morreu" mesmo... =/

Mais alguma ideia?

De todo jeito, valeu aí!

Mais alguma ideia, gente?

Valeu aí

Gente, venho aqui informar que resolvi o problema...

E acho interessante relatar, porque fiquei sofrendo com isso aqui dois dias e a solução era bem boba, por sinal...

O computador que estava com problema só tinha um HD IDE... E de fato, como reportado, o computador parecia nem ler o HD... Depois de muito "quebrar a cabeça", pensei, que talvez a bios estivesse tão bichada que o pc nem reconhecia drives IDE...

Mesmo sem confiar muito que seria essa a solução, devido a tantas outras tentativas frustradas, gravei a bios no HD SATA do computador que estava funcionando e o instalei no computador com defeito... Enfim, para minha surpresa e satisfação, o computador resolveu se comportar de maneira diferente, concluiu a procura, achou o arquivo e instalou a bios corretamente... Voltou à vida!!!

Trocando em miúdos, troquei o HD IDE por um SATA, coloquei nele os arquivos da BIOS e o computador voltou a funcionar...

Muito obrigado, The Janker e DriveGuidepela disposição em ajudar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!