Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na Conexão: SpeedStream 4200 e dual-boot Windows X Ubuntu.


m4t3us

Posts recomendados

:confused:Ae galera.. Estou com 1 pequeno problema.. Recentimente fiz 1 partição instalei o ubuntu 9.04 com isso fiquei com o windows xp e o ubuntu. Pois bem, uso 1 modem propio da velox porém quando vou acessar o windows a luz da ETHERNET não assende a DSL assende normalmente, quando vou acessar o Ubuntu a luz da ETHERNET e ativada podendo ter acesso a conexão..

Alguem ae tem uma solução? Achei isso muito estranho! :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente a placa de rede está desativada no Windows. Para verificar se esta ou não ativada, vá no "Painel de Controle" >> "Conexões de Rede" e clique com o botão direito sobre o ícone "Conexão Local": se estiver desativada aparece opção "Ativar", mas se já estiver ativada escolha a opção "Reparar" e poste aqui no seu tópico se aparecerá ou não alguma mensagem de erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Neste caso clique novamente com o direito na "Conexão Local", escolha a opção "desativar" e reinicie a máquina. Após o reinicio novamente clique com o direito na "Conexão Local", escolha "Ativar", clique mais uma vez com o direito do mouse e escolha "Reparar" e constate se normalizou ou não a sua conexão.

NOTA: é importante você seguir esse roteiro à risca na ordem postada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguir isso tudo a Risca.. Continua com o mesmo problema, ja chequei no Gerenciador de Dispositivos ativei, desativei é nada.. Tenho tmb q observar que as vezes a luz da placa de rede ''ETHERNET'' do modem assende quando acesso o windows mas dificilmente.. Ja quando acesso o Ubuntu conecta tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendo: o caso é que você precisa reiniciar a máquina toda vez que for mudar de sistema operacional: como você usa dualboot o IP atribuído fica atrelado ao sistema do Linux, ao passo que quando você volta para o Windows a configuração de rede do modem ainda esta atrelado ao sistema anterior. Comportamento semelhante acontece quando você desloga do Windows no modo "Hibernar" e tenta acessar as partições NTFS do Windows através do Linux, o que acontece: a partição fica inacessível.

Então o que você deve fazer é: reiniciar totalmente a máquina e se possível o modem também, exatamente no momento em que você passa de um sistema para o outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spider, tudo conforme foi dito reiniciando a maquina no botao do restart da cpu estando no linux a conexão ETHERNET com xp e reestabelicida porém, gostaria de saber se tem alguma outra forma de não ter que reniciar o linux para restabelecer a conexão com windows..?! Se e q você me intende.. =p

obs: O caso da conexao você conseguiu resolver..

Tem um comando digitado no terminal que desabilitar as conexões..

isso ira resolver o problema? Caso sim, me lembre o comando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como explicado na mensagem anterior, o DHCP do seu modem/roteador fica atrelado/acorrentado ao sistema se não for reiniciado.

A única saída para este seu caso é um tanto complexa: você deveria desrotear a conexão, ou seja, se usa roteador ou modem roteado (no caso de ADSL, Velox) configurar no seu Linux e no seu Windows aquela boa e velha conexão manual (PPPoE).

No Windows essa conexão manual é fácil e no Linux também. O porém fica nisso: será preciso conectar manualmente toda vez que entrar no sistema operacional.

Agora: caso você use roteador ou a conexão da sua operadora for à cabo (Cable Modem), então fica com certeza muito mais difícil, talvez não se resolva. Perceba que tudo gira entorno do DHCP que se ativado não se desvincula do sistema se não existir o resete desse sistema, seja ele Windows ou Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, muito bem explicado, no entanto eu uso modem da velox você poderia me explicar via forum ou lincks de tutos como desrotear e config manualmente em ambos SO's ''não so muito bom em rede =p''.

:confused:No caso o que você me aconselharia deixa do jeito q esta ou desroteia e faz a conexao manualmente!:confused:

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dependendo da sua distribuição de Linux fica complicado administrar a conexão PPPoE toda a santa vez que entrar no sistema.

Se a sua conexão funciona sem problemas com o modem roteado aconselho deixar como esta pela praticidade e também pela segurança: modem roteado tem a conexão mais segura.

Entre resetar e configurar conexão manual nos dois sistemas e simplesmente resetar sua máquina na transição entre sistemas eu ficaria entre resetar o sistema/micro, continuar como esta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha distribuição e o Ubuntu 9.04, toda vez pra eu poder acessar internet no windows eu preciso entrar no linux e reniciar pra ae habilitar ETHERNET e ae sim fica disponivel no windows, assim fica meio tenso porque preciso muito do windows afinal não e so eu que uso o pc =p.. então pretendo desroteia pra acabar logo com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esquece o lance do driver: se sua placa já esta funcionando é porque . . .ela esta funcionando(...)

O negócio agora é fazer o reset no seu modem: localize atrás do modem o reset; pressione o reset com objeto fino/pontiagudo como um palito de dente ou clips: quando pressionado o reset no modem os leds ficaram piscando outro vermelho ou apagado; após esta manifestação dos leds desligue seu modem tanto no botão quanto da fonte de energia.

Feito o reset, logo você precisará criar o discador PPPoE: faça conforme ESTE LINK. Quanto á configuração do PPPoE no Linux fica para depois de feito no Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, você já esta navegando pelo Windows usando o discado? Se sim, o próximo passo é configurar o PPPoE no seu Ubuntu 9.04.

Você terá que acessar no Linux o terminal (equivalente ao prompt de comando no Windows), e rodar como root o seguinte comando:

pppoeconf

Serão mostradas as opções de configuração; basta seguir escolhendo as opções padrão, e quando solicitado digitar o login e senha do seu provedor de acesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para conectar o Speedy vá no terminal e como root execute:

pon dsl-provider

Para desconectar, no terminal execute:

poff dsl-provider

Mas isto tendo certeza de que você configurou tudo corretamente com o:

sudo pppoeconf

Obs.: obs: dsl-provider pode ser o nome da sua conexão se mudar na hora da configuração do pppoeconf. Outra coisa o ubuntu configura para fazer a discagem ou login automaticamente no inicio do sistema se há conexão configurada

Também tem a maneira de configurar via sistema gráfico mesmo (usando o GNOME), assim:

outra forma de configurar na versão 9.04 do ubuntu seria:

Sistema -> preferências -> Conexões de Rede -> Aba DSL -> Adicione

Nome da Conexão velox

marque conectar automaticamente, se quiser que conecte no inicio do pc

Nome : [email protected]

serviço em branco

senha: senha

salvar e sair...

agora onde se encontra o incone com dois computadores na barra superior clica nele e escolhe a conexão velox ...

FONTE: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Perguntas-Frequentes/conexao-PPPoE-2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spider, executei o pppoeconf configurei tudo como o conforme.

Ae fui conenctar usando sudo pon dsl-provider não conectou olha o que o comando respondeu na scren.

E outra fui tentar conectar criando um conexão la na ABA DSL e la pede, Endereço MAC!

E la na barra superior com o icone de dois computadores eu clico la e aparece Dispositivo não e Gerenciavel.

post-360140-13884952024568_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, na primeira vez que você executou o "pon dsl-provider" o seu Speedy já conecta, ou apareceria a mensagem de erro, o que não aconteceu. Na imagem que você anexou apareceu o protocolo PPPoE carregado depois do comando, e sem mensagens de erro. Então já deveria estar funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O endereço de MAC Address você descobre executando no terminal o seguinte:

ifconfig

O endereço de MAC Address aparece descrito como HW, ex:

root@linio-desktop:/home/linio# ifconfig
eth0 Link encap:Ethernet [COLOR=Red][B][U]Endereço de HW 00:19:21:20:31:f6 [/U][/B][/COLOR]
inet end.: 192.168.1.2 Bcast:192.168.1.255 Masc:255.255.255.0
endereço inet6: fe80::219:21ff:fe20:31f6/64 Escopo:Link
UP BROADCAST RUNNING MULTICAST MTU:1500 Métrica:1
pacotes RX:189893 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
Pacotes TX:148058 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
colisões:0 txqueuelen:1000
RX bytes:236882328 (236.8 MB) TX bytes:21926607 (21.9 MB)
IRQ:23 Endereço de E/S:0xe800

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...