Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre partições ( PRIMÁRIA, OU LÓGICA ) ?


JymmyGuitar23

Posts recomendados

Bem pessoal, é o seguinte, quando fui instalar o Ubuntu em meu pc, me deparei com o particionardor e 2 opções :

Partições primárias ou lógicas e pontos de montagem, fiquei na dúvida :

1) qntas partições criar ? crio todas primárias, ou todas lógicas, ou meio a meio, não entendi.........................

2) O q são estes pontos de montagem pedidos em cada partição q crio ?

3) Tenho 256 de ram, e usarei este pc com ubuntu p servidor de e-mail e Web, devo criar uma partição de swap ? se sim, de qntos Mb, ou Gb.

Muito obrigado desde já. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por JymmyGuitar23@23 de abril de 2006, 00:13

1) qntas partições criar ? crio todas primárias, ou todas lógicas, ou meio a meio, não entendi.........................

2) O q são estes pontos de montagem pedidos em cada partição q crio ?

  3) Tenho 256 de ram, e usarei este pc com ubuntu p servidor de e-mail e Web, devo criar uma partição de swap ? se sim, de qntos Mb, ou Gb.

  Muito obrigado desde já. :bandeira:

E aí, cara. beleza?!

Vou tentar lhe responder:

1ª - Cada partição primária pode-se ter 63 partições extendidas (lógicas) e cada disco pode ter até 4 partições primárias. ( Logo, 256 no total! ).

2ª - No GNU/Linux como as coisas são mais puras, você entende melhor o funcionamento do sistema, a montagem é feita manualmente ( Isso na verdade depende da distro! Se não me engano existe um recurso chamado supermount que faz a montagem automáticamente.). Montar um disco é informar ao S.O. o sistema de arquivo utilizado e assim o GNU/Linux arranja a informação de forma inteligível para nós.

3ª - A partição Swap ( LinuxSwap ) é a memória virtual. Recurso antigo, desenvolvido com o 286. Como o Linux é baseado no 386, possui suporte nativo. Entender para que serve e como funciona já lhe responde a quantidade de ram que você precisa. Antes dos 286 se não havia mais memória principal ( RAM ) livre, simplesmente não havia e ponto final. Se você tentasse carregar para RAM mais conteúdo do que ela fosse capaz de suportar, ou erro, travamento ou qualquer coisa dessa natureza poderia ocorrer. Depois com o recurso de memória virtual, se fosse necessário abrir mais programas do que a memória suportava ( não era mais preciso fechar os outros programas abertos ) parte do conteúdo da RAM era passada para um arquivo no HD, deixando um espaço livre para mais informação.

E até hoje é o mesmo sistema! A diferença é que nossas memória de hoje são incrivelmente mais rápidas que nossos HDs. Por isso, quando utilizamos este recurso notamos uma drástica queda de desempenho! O GNU/Linux lhe sugere a criar uma partição para que seja utilizada como Swap. Isso é bom já que evita desfragmentação da partição principal e aumenta a taxa de transferência, já que a partição swap é otimizada para troca. ( Algumas pessoas fazem isso no MS-Windows também! Instalam uma partição FAT16 com os cluster gigantes! Assim, a transferência é um pouco maior! )

Qual o tamanho da Swap? Usuários GNU/Linux recomendam 2x o valor da memória instalado! (A MS recomenda 1.5x do valor da memória ).

Eu não recomendo nenhum dos dois. :P

Prefiro a ideia:

Quanto menos ram você possuir, maior tem que ser a sua swap.

Quanto mais exigir do seu pc, maior tem que ser a sua swap.

Depende de como você utiliza o pc e do quanto você possui.

O importante é seguir a fórmula:

( RAM + SWAP ) > ( Quantidade de informação manipulada )

Se quiser sugestão de valores... use de 128MB a 512MB!

Mas como expliquei, isso depende da sua utilização!

Qualquer dúvida "poste" aí!

Espero ter lhe respondido!

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por JymmyGuitar23@23 de abril de 2006, 10:29

Bom amigo, então, deu p entender um pouco já.

Me dá uma ideia de como formatar meu HD então. Vou usá-lo como servidor de e-mail ( umas 10 contas de 30Mb cada uma ), um servidor de web, o site é bem leve e a transferência mensal razoável.......Lembrando q uso o Ubuntu.

Velho,

Se eu não lhe responder mais... é simplesmente: por que eu não sei lhe responder!

:P

Imagino que seja melhor abrir um novo tópico com esse tipo de pergunta!

"Servidor web com o Ubuntu" ( Ou mudar o título deste! )

Eu realmente não sei lhe ajudar!

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

bem pra resumir imagine um hd de 10gb e se o seu for maior é so multiplicar e usar o bom senso

vamos lá...

para um hd de 10gb

-------------primarias-----------

/boot: 100mb

-primário

-inicio

-ext4

/: 4gb

-primário

-inicio

-ext4

swap: 2x a memoria mais não é regra então use o bom senso

se tem 8 gb de ram essa regra não se aplica.

-----------logicas-------------

/tmp:500 mb - logica/ext4/inicio

/var:1024 - idem(a mesma coisa)

/home: o restante

---------------------------------

lembrando que isso pode variar para que você vai utilizar-lo.

Ser for para proxy ou firewall partições como /var/log são importantes

e merecem um pouco mais de atenção lembrando que também pode entrar

o /opt também.

Mais ser for pra usar no seu laptop virtualizar ou coisa assim

usa essa dica ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!