Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desabafo "Pretendo desistir da minha carreira de Redes"


rafa.redes

Posts recomendados

Boa tarde pessoal

Desde criança sempre fui apaixonado por informática e tive boas notas e comecei a me interessar pela área, tanto que aos 15 anos de idade comecei a fazer cursos de qualificação-- porém não tenho curso técnico

Fiz cursos entre informática básica até redes de computadores, confesso que adorei o curso de redes e "resolvi apostar", fazendo o vestibular para tecnologia em redes de computadores em uma faculdade daqui na baixada, ..confesso que apesar das diferenças que andei sofrendo no curso na minha classe (sou o (unico) aluno mais novo, e o unico que sabe falar inglês e pouco espanhol..tenho um certo medo sobre o mercado de TI especialmente em redes de computadores.

O problema em questão é que estou procurando alguma oportunidade na área desde o inicio do curso e o que eu vejo é que as empresas cada vez mais estão abolindo candidatos sem experiência profissional, até para uma simples vaga de digitador, isso eu posso alegar plenamente por causa de uma entrevista que realizei que não foi nada agradável e fez com que eu gostasse menos do curso;

E por isso e outras coisas que estou a um ponto de desisitir não só do curso de redes mas da minha carreira que desde cedo pensei em trabalhar.É decepcionante ver isso acontecendo no mercado.. o que estou vendo tambem é que candidatos que não tem nem a minha formação conseguirem alcançar alguma oportunidade na area, ocupando uma vaga de uma pessoa que realmente precisa

Tenho tantos planos pra fazer (se) quando conseguir uma oportunidade na area, fazer o CCNA, o MCIT da Microsoft, meu intercambio, e fazer Pós Graduação em Segurança da Informação e Direito em TI.

O que vocês me recomendam fazer?, estou indo para o terceiro semestre ano que vem nessa faculdade e tenho bastante medo de terminar esse curso do mesmo jeito que comecei =//

Continuar o curso em alguma outra faculdade??, fazer alguma certificação ou curso técnico? Mudar de curso, por exemplo fazer Sistemas, ou engenharia ou Ciencias??.. Preciso muito de alguma ajuda !

abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe.. é que estava muito nervoso quando escrevi o post =?.. mas ta ai

Desde criança sempre fui apaixonado por informatica e tive boas notas na materia de informatica, tanto que aos 15 anos de idade começei a fazer cursos de qualificação-- porém nao tenho curso técnico

Fiz cursos entre informatica basica, corel draw, montagem e configuração até redes de computadores, posso falar pra vocês que adorei o curso de redes ao ponto de tentar fazer o vestibular para tecnologia em redes de computadores em uma faculdade daqui na baixada, ..confesso que apesar das diferenças que andei sofrendo no curso sou o único aluno mais novo da classe entre caras de 25, 30, 21 anos..., e o unico que sabe falar inglês e pouco espanhol..tenho um certo medo sobre o mercado de TI especialmente em redes de computadores.

O problema em questão é que estou procurando alguma oportunidade na área desde o inicio do ano e o que eu vejo é que as empresas cada vez mais estão abolindo candidatos sem experiencia profissional, até para uma simples vaga de digitador, isso eu posso alegar plenamente por causa de uma entrevista que não foi nada agradável e fez com que eu nao gostasse mais pelo curso; E a faculdade que estou não ajuda lol. Realmente gostei das materias do curso mas a administração da faculdade (por parte da reitoria e coordenação) deixa a desejar na minha opinião.

E por isso e outras coisas que estou a um ponto de desisitir não só do curso de redes mas da minha carreira que desde cedo pensei em trabalhar.É decepcionante ver isso acontecendo no mercado.. o que estou vendo tambem é que candidatos que não tem nem a minha formação conseguirem alcançar alguma oportunidade na area.,

Tenho tantos planos pra fazer (se) quando conseguir uma oportunidade na area, fazer o CCNA da Cisco, o MCIT da Microsoft, meu intercambio, e fazer Pós Graduação em Segurança da Informação e Direito em TI.

O que vocês me recomendam fazer?, estou indo para o terceiro semestre ano que vem nessa faculdade e tenho bastante medo de terminar esse curso do mesmo jeito que comecei =//

Continuar o curso em alguma outra faculdade??, fazer alguma certificação ou curso técnico? Mudar de curso, por exemplo fazer Sistemas, ou engenharia ou Ciencias??..

preciso muito de alguma ajuda !

abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara Rafa,

como você pode desistir de alguma coisa que você nunca teve. No máximo você pode abandonar o curso.

Por que você não abandona esse curso e vai cursar USP, Unicamp, ITA ou IME?

Ou você acha que cursando lá, eles saem com um carimbo na testa: EMPREGO GARANTIDO

Você cursa uma instituição de ensino do século XXI, mas pensa como uma pessoa que viveu no Séc. XVI: anacrônico é seu pensamento.

O que você precisa de fato é desligar de vez em quando de foruns de informática e buscar de alguma forma vivenciar a realidade.

Talvez você esteja na área errada. Nesse caso informação profisional não seja a solução, mas orientação vocacional.

De repente sua vocação seja mesmo para Assistente Social, Administrador de Empresas ou até mesmo jornalista.

Do seu post não conseguir identifica de onde você tirou a ideia de que sua "carreira" É a (ou poderia ser a) informática.

Uma coisa é vocação, outra é aptidão e uma outra totalmente diferente é competência.

Gosto muito de lâminas, mas não tenho nem vocação, competência e aptidão para ser um Samurai. Sacou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara Rafa,

como você pode desistir de alguma coisa que você nunca teve. No máximo você pode abandonar o curso.

Por que você não abandona esse curso e vai cursar USP, Unicamp, ITA ou IME?

Ou você acha que cursando lá, eles saem com um carimbo na testa: EMPREGO GARANTIDO

Você cursa uma instituição de ensino do século XXI, mas pensa como uma pessoa que viveu no Séc. XVI: anacrônico é seu pensamento.

O que você precisa de fato é desligar de vez em quando de foruns de informática e buscar de alguma forma vivenciar a realidade.

Talvez você esteja na área errada. Nesse caso informação profisional não seja a solução, mas orientação vocacional.

De repente sua vocação seja mesmo para Assistente Social, Administrador de Empresas ou até mesmo jornalista.

Do seu post não conseguir identifica de onde você tirou a ideia de que sua "carreira" É a (ou poderia ser a) informática.

Uma coisa é vocação, outra é aptidão e uma outra totalmente diferente é competência.

Gosto muito de lâminas, mas não tenho nem vocação, competência e aptidão para ser um Samurai. Sacou?

Informo que, na época do vestibular fiz diversos testes vocacionais, uma vez que estava indeciso entre o tecnólogo em redes e o bacharel de ciências da computação; o resultado do teste foi sim: ciencias exatas e fisicas como engenharia, ciencias da computação e cursos de tecnologia, demonstrando interesse baixo em ciencias sociais, humanas ou biologicas.

Sinceramente, estou adorando o curso, tenho obtido notas satisfátorias (se comparado com os demais alunos da minha classe), durante os semestres, apesar de apresentar deficiência em programação. Não estou gostando na verdade é da instituição que curso, que é completamente diferente das demais faculdades (por exemplo: não tem nem um programa de banco de currículos e uma grade curricular nada interessante, apenas vale pelo "nome" que a instituição tem).

Apenas estou cursando nela porque tinha feito um vestibular para uma outra faculdade e não abriu turma, e achei uma equivalente, mas não pesquisei nada sobre a faculdade que curso naquela época, apenas fui descobrindo o que é a faculdade de fato quando comecei a cursar, e comparar com as grades curriculares das outras faculdades).

Pelo fato do curso ser de curta duração me faz ficar mais nervoso para encontrar algum estágio, e ai que está o grande problema

Apenas quero saber se existem empresas da area de TI/Redes que aceitam candidatos sem experiencia profissional em São Paulo?, até porque planejo em mudar de faculdade ano que vem.

Se por acaso, mesmo em uma faculdade renomada e boa (na minha opinião) e morando lá não conseguir nada. ai que volto pra baixada e faço alguma outra coisa e desisto de tudo que já fiz até agora, entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo sei que você esta sentindo já passei por isso.

Uma frase ***** que aprendi e se aplicou perfeitamente na minha situação:

"No começo tudo são flores no final é só matagal"

Um professor de física moderna que falava isso nos ultimos anos da faculdade, quando você entra ou começa a estudar seu conhecimento é muito basico então qualquer coisa é novidade. Agora com mais maturidade você esta enxergando a realidade.

Primeiro dia ou melhor primeira semana de aula lembro até hoje, uma palestra em que o palestrante o mesmo professor de fisica afirmava para todos:

Ninguem vai sair formado nesta instituição ganhando mais de 2000 reais por mes.

o que mais tem nas faculdades e cursos técnicos são "alunos(as)" que querem só diploma. Não estão preocupados com conhecimento querem sair da faculdade ganhando 10000 reais por mes.

Qual o motivo de você frequentar uma faculdade? É estudar e formar uma carreira ou profissão, se você consguir se formar como um profissional na area de TI seu objetivo foi alcansado. Agora você pode realizar outros objetivos.

Agora o fulano que estudou junto com você e tinha como objetivo se formar ganhando 10000... ele tá ganhando? ele conseguiu estagio? é mais um desiludido!

Crie metas alcansaveis, procure estágio que seja sua cara onde voce possa aprender. Meu estágio não foi remunerado pelo contrário eu pagava condução e alimentação e am alguns dias eu ganhava um bom dia!

Quando terminei o técnico de telecomunicações estava com o mesmo problema apresentado por você, estava desanimado com a escola e não conseguia trabalho pois não tinha experiência. Comecei a faculdade e só fazendo bicos, retorno do tecnico diretamente nuca tive, mas indiretamente foi por ele que conheci o curso e a faculdade que terminei, por ter este conhecimento consegui uma bolsa de iniciação cientifica.

Informação é a solução procure busque a bendita informação com ela você consegue tudo que quiser. Ta insatisfeito com a escola roda a baiana coloca suas idéias na mesa e procure outra escola e pessoas que estudem nelas para pesquisar.

Na minha opnião você vai ver que existem escolas ruins com bons alunos, escolas boas com alunos ruins e escolas excelentes com alunos excelentes mas todas ou a maioria são mal administradas.

Como o amigo digitou logo acima isto é a realidade, teve entrevista na faculdade para vaga de emprego uma empresa gigante com fama de serum otimo lugar para trabalhar. Primeiras palavras do palestrante " para trabalhar nesta empresa tem ser estudante" (nossa legal estou terminando a facul pensou a maioria) " tem que ser dedicado e só pensar na empresa", "dedicação exclusiva ao trabalho vocês teram que trancar o curso por um ano" (silencio... perguntinha básica de um aluno a vaga é garantida tem plano de carreira? risadas ....) mais da metade do auditório saiu. reposta serviço temporário de 90 dias salário minimo e vale refeição. quem ficou até o final ficou chateado da vida e ainda deu muita risada o palestrante e representantes da empresa estavam surpresos com a reação dos alunos.

Se acha que esta empresa tava querendo o que? infelizmente é a realidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Informo que na época do vestibular fiz diversos testes vocacionais, uma vez que estava indeciso entre o tecnólogo em redes e o bacharel de ciencias da computação; o resultado do teste foi sim: ciencias exatas e fisicas como engenharia, ciencias da computação e cursos de tecnologia, demonstrando interesse baixo em ciencias sociais, humanas ou biologicas.

Sinceramente, estou adorando o curso, tenho obtido notas satisfátorias

(se comparado com os demais alunos da minha classe), durante os semestres, apesar de apresentar deficiencia em programação. Não estou gostando na verdade é da instituição que curso, que é completamente diferente das demais faculdades (por exemplo: não tem nem um programa de banco de curriculos e uma grade curricular nada interessante, apenas vale pelo "nome" que a instituição tem), apenas estou cursando nela porque tinha feito um vestibular para

uma outra faculdade e não abriu turma, e achei uma equivalente, mas não pesquisei nada sobre a faculdade que curso naquela epoca, apenas fui

descobrindo o que é a faculdade de fato quando comecei a cursar, e comparar com as grades curriculares das outras faculdades).

Pelo fato do curso ser de curta duração me faz ficar mais nervoso para encontrar algum estágio, e ai que está o grande problema

Apenas quero saber se existem empresas da area de TI/Redes que aceitam candidatos sem experiencia profissional em São Paulo?, até porque planejo em mudar de faculdade ano que vem.

Se por acaso, mesmo em uma faculdade renomada e boa (na minha opinião) e morando lá não conseguir nada. ai que volto pra baixada e faço alguma outra coisa e desisto de tudo que já fiz até agora, entendeu?

Caro Rafa,

desculpe-me se fui grosseiro com você no último post, mas às vezes é preciso "espremer" o limão para que ele dê a limonada.

Continuemos.

Se eu fosse um empresário do ramo de TI, contrataria você? Não! E se você de um Call Center de TI que prestasse serviços para IBM, HP dentre outras. Claro que sim.

Deu para enxergar a luz ao final do túnel.

VOCÊ TEM QUE FOCAR NO QUE É BOM, e trabalhar no que AINDA é deficiente.

Sua porta para chegar ao mundo de TI é o I N G L Ê S...

Quantos profissionais de TI existem que são medíocres porque não possuem o INGLÊS?

Você agora precisa arrumar algo não en TI, mas cujo maior valor seja a sua fluência no Inglês. Se for a São Paulo, visite Barueri e veja se a HP não precisas de um Analista de Help Desk, nível III para atender os clientes na Índia?;)

Um teste vocacional é apenas um indício, não é uma condenação para a vida toda.

E a sua angústia é igual a 100 mil jovens que todos os anos se formam e não arranjam emprego.

O problema é esse. Confundem EMPREGO com TRABALHO.

Vou deixar um enigma aqui para você, enquanto aguardo outro post:

NO FUTURO, TEREMOS POUCAS VAGAS DE EMPREGO, MAS COM MUITOS POSTOS DE TRABALHO.

decifre essa se for capaz...:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"NO FUTURO, TEREMOS POUCAS VAGAS DE EMPREGO, MAS COM MUITOS POSTOS DE TRABALHO"

possiveis interpretações...

- Porque a tendencia é que a atividade humana não seja mais necessaria e trocada por maquinas (computadores) mais novos, rapidos e de maior capacidade de armazenamento.

- Porque vai ter muitos profissionais qualificados e pouca oferta mas com muitas empresas nascendo.

Acertei ou não?

Tem que levar em consideração se a HP leva como pré-requisito alguma experiencia profisional anterior na área== ainda mais para help desk de nivel III.

Não sei como eu irei definir o meu nível do inglês, não sei se você pode me ajudar

Estudei inglês no CNA durante 7 anos * fiz os níveis basico, intermediario, avançado , até fiz o curso prepatorio do TOEFL(uma especie de certificação do inglês para quem vai fazer intercambio)-mas não terminei por causa da faculdade hehe

Apesar de nunca ter feito um intercambio. consigo dominar muitas das areas do conhecimento do inglês (vide gramatica, leitura/escrita, vocabulario) ao ponto de conseguir estabelecer uma conversa normal, como a de uma pessoa fluente na lingua.

Tal fato pode até ser comprovado através das minhas notas na disciplina de inglês Instrumental no faculdade, que tirei 10,0 (enquanto bastante gente conseguiu ficar de dp ou passar raspando hehe--- achei bastante fácil a disciplina)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"NO FUTURO, TEREMOS POUCAS VAGAS DE EMPREGO, MAS COM MUITOS POSTOS DE TRABALHO"

possiveis interpretações...

- Porque a tendencia é que a atividade humana não seja mais necessaria e trocada por maquinas (computadores) mais novos, rapidos e de maior capacidade de armazenamento.

- Porque vai ter muitos profissionais qualificados e pouca oferta mas com muitas empresas nascendo.

Acertei ou não?

Caro Rafa,

chegou perto, mas se você fizer um esforço, quem sabe sua angústia termine.

Você procura EMPREGO, que tal procurar TRABALHO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Rafa,

Chegou perto, mas se você fizer um esforço, quem sabe sua angústia termine.

Você procura EMPREGO, que tal procurar TRABALHO?

Para eu "ver novos horizontes" e não SÓ focar na área de informática?? (vide "fazer bicos" ou experimentar outros trabalhos, como vendedor, ajudante industrial etc..???)

Já tentei trabalhar de vendedor de materiais eletricos em uma loja mas nao consegui me adequar á vaga hehe, muito pelo contrario, tinha como pré-requesito habilidades em atendender clientes em balcões e conhecimentos PRATICOS de Eletrica.

Tenho uma outro enigma pra você

Como um estudante sem experiencia profissional consegue ingressar em um tipo mercado que, na maioria das vagas, EXIGE EXPERIENCIA ANTERIOR NA AREA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei p da vida quando fiz uma entrevista para estágio e o entrevistador falou que eu não podia ficar com a vaga pois não tinha experiencia!!!!Infelizmente é a realidade.

Rafa não se prenda a notas que você tirou e tira na escola, elas só servem para medir seu nivel de conhecimento momentaneamente. To cheio de conhecido que nunca tiram mais que 7 na vida, só passavam na risca e eles tem bons empregos. Se eu refizer uma prova na qual anteriormente eu tirei 10 quais são as chances de eu repetir o 10?

Não busque o emprego... busque um trabalho em que você possa crescer. é só o começo para te tirar da inércia. Um trabalho simples de meio período.

Cara você tem inglês já tem vantagem! Faz um teste entra num forum de bate papo estrangeiro e conversa com as pessoas, procure alguém que tenha fluência na lingua inglesa e manda ver conversa, escreva um relatório tecnico, busque livros de outras áreas. Depois disso você vai ter certeza do teu nivel de conhecimento. Eu acreditava que tinha um conhecimento bem superior a maioria dos colegas e eles falavam que eu era o cara. No final da faculdade as maiores notas que eu tirava eram ppouco acima da média. Quando fui em um congresso e conversei com outras pessoas pude medir meu nivel de conhecimento e te falo que não é grande coisa.

Esta fase que esta passando é ****, se tem que por as idéias no lugar e ter paciencia. pra não fazer cagada! Pense bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Rafa .. tudo bem?

Não desiste do seu sonho não cara! que isso! pés no chão .. se você esta agora em uma fase ruim, calma ... jajá você arranja um emprego e com certeza vai se dar bem! você tem vontade e vai pra cima, é isso ai ...

Vou tentar responder da minha forma essas questões que você levantou e que estão "te perturbando".

"É decepcionante ver isso acontecendo no mercado.. o que estou vendo tambem é que candidatos que não tem nem a minha formação conseguirem alcançar alguma oportunidade na area."

Claro! quantas pessoas ingressam no mundo da informática por pensarem que é fonte de emprego e bons salários? quantas pessoas se formam em faculdades, fazem cursos mesmo sem ter a menor vocação ou mesmo gostar de informática? É ai que nascem os péssimos profissionais, que sujam, que mancham e que acabam abandonando a área ou mesmo fazendo as coisas pela metade.

E onde as empresas entram nessa? você já deve imaginar ... Sugiro você se destacar! Isso! ... se destacar um portifólio, publicar artigos, mostrar que você é diferente, que entende do assunto! e o principal ... que pelo que ví você tem é coragem, força de vontade, determinação! Vai pra cima, na entrevista exponha suas idéias, procure passar que você tem interesse e que tem vontade de crescer ... deixe isso claro! vontade de aprender (como diria Steve Jobs: "Fique com fome, fique tolo")... e sempre pronto para virar um "aspirador de informações, técnicas etc etc" .. hehehe

Você vai ser bem sucedido! tenho certeza ... e vai ser um grande profissional :)

O que vocês me recomendam fazer?, estou indo para o terceiro semestre ano que vem nessa faculdade e tenho bastante medo de terminar esse curso do mesmo jeito que comecei =//

Resposta acima :)

Abração e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para eu "ver novos horizontes" e não SÓ focar na área de informática?? (vide "fazer bicos" ou experimentar outros trabalhos, como vendedor, ajudante industrial etc..???)

Já tentei trabalhar de vendedor de materiais eletricos em uma loja mas nao consegui me adequar á vaga hehe, muito pelo contrario, tinha como pré-requesito habilidades em atendender a clientes em balcões e conhecimentos PRATICOS de Eletrica.

Tenho uma outro enigma pra você

Como um estudante sem experiencia profissional consegue ingressar em um tipo mercado que, na maioria das vagas, EXIGE EXPERIENCIA ANTERIOR NA AREA?

Caro Rafa,

reflita mais sobre as contribuições dos colegas Alcides e Ulisses e veja que eles já descortinaram novos horizontes.

NUNCA tinha feito esse exercício com um aspirante indeciso ao mercado de TI e minha suspeita estava certa: VOCÊ É INTELIGENTE E MUITO MAIS DO QUE PENSA SER.

Senão vejamos:

Não! Você deve focar na área de informática sim, mas com forma DIFERENTE de se inserir no mercado de trabalho.

Não só existe o emprego com carteira assinada, mas o trabalho temporário, o serviço autônomo, o ser empresário, ser empreendedor, concurso público.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Esse enigma eu resolvi em 1993 quando criei meu próprio MERCADO.

O deus Mercado disse que realmente eu não poderia entrar no mercado sem ter experiência, MAS ELE NÃO DISSE QUE EU NÃO PODERIA CRIAR A MINHA PRÓPRIA.

He! he!

Você está a poucos momentos de decifrar o seu.

continuemos, pois essa sua prosa está me agradando muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Rafa,

reflita mais sobre as contribuições dos colegas Alcides e Ulisses e veja que eles já descortinaram novos horizontes.

NUNCA tinha feito esse exercício com um aspirante indeciso ao mercado de TI e minha suspeita estava certa: VOCÊ É INTELIGENTE E MUITO MAIS DO QUE PENSA SER.

Senão vejamos:

Não! Você deve focar na área de informática sim, mas com forma DIFERENTE de se inserir no mercado de trabalho.

Não só existe o emprego com carteira assinada, mas o trabalho temporário, o serviço autônomo, o ser empresário, ser empreendedor, concurso público.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Esse enigma eu resolvi em 1993 quando criei meu próprio MERCADO.

O deus Mercado disse que realmente eu não poderia entrar no mercado sem ter experiência, MAS ELE NÃO DISSE QUE EU NÃO PODERIA CRIAR A MINHA PRÓPRIA.

He! he!

Você está a poucos momentos de decifrar o seu.

continuemos, pois essa sua prosa está me agradando muito.

Nossa. muito obrigado pelos conselhos. Estão me ajudando bastante, até melhor do que professores da faculdade "super experientes" que disseram que eu nao tenho jeito, que o curso de redes é para "alunos que trabalham na area".

Criar a sua propria experiencia, mas como?.. aqui na minha cidade é mais comum achar empregos na area industrial, como ajudante de caldereiro, eletricista e pouquissimas vagas temporarias, especialmente na area de informatica, acho que se morar em SP eu tenho alguma chance ou estou errado?

...Sabe que alguns dias atrás estava pensando nisso? em porque não arriscar em ter meu próprio negócio ou até abrir uma empresa hehe dei até um nome, mas como iniciar algum empreendimento do zero, sem ter nada??

muito obrigado mesmo.. vocês estão me ajudando a enxergar uma luz no fim do túnel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Criar a sua propria experiencia, mas como?.. aqui na minha cidade é mais comum achar empregos na area industrial, como ajudante de caldereiro, eletricista e pouquissimas vagas temporarias, especialmente na area de informatica, acho que se morar em SP eu tenho alguma chance ou estou errado?

...Sabe que alguns dias atrás estava pensando nisso? em porque não arriscar em ter meu próprio negócio ou até abrir uma empresa hehe dei até um nome, mas como iniciar algum empreendimento do zero, sem ter nada??

muito obrigado mesmo.. vocês estão me ajudando a enxergar uma luz no fim do túnel.

Caro Ráfa,

poucas vagas de emprego, mas com muitos postos de trabalho...lembra?

Faça uma experiência:

Pegue um desses saquinhos de chá e descubra o que é emprego e o que é trabalho. Faça uma analogia.

Êpa! Perá lá Ráfa. Quem disse aqui que ser empreendedor é abrir empresas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que faz você pensar que mudando de ramo as condições, do mercado de trabalho, serão diferentes ?

(Você precisa tornar a sua redação mais clara e objetiva. Leia tudo o que puder, de forma crítica: livros, jornais, manuais, bulas, etc. Escreva pelo menos 1 lauda por dia. Você vai notar a diferença.)

Boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe Quemel, retiro o que disse,

...Até agora tinha uma opinião totalmente equivocada, por causa de influencias de "amigos experientes no mercado" que dissseram-me que empreendedorismo seria "abrir empresas"...

Mas agora percebo a realidade de fato, ser empreendedor é usar o seu potencial, sua inteligencia e criar algo diferente, que nao foi criado ainda--ser "diferente da mesmice". E tambem o profissional terá que se tornar o administrador de sua própria carreira, sendo responsável pelos seus ganhos e perdas.

Acho que acabei de decifrar o que o Quemel me propôs.

"poucas vagas de emprego, mas com muitos postos de trabalho"

Vagas de Emprego... porque muitas pessoas estão buscando novos tipos de serviços (vide trabalho autonomo, terceirzação de serviços, etc..) e estão prefirindo estes serviços do que os pros e contras do trabalho com carteira assinada.

Muitos Postos de Trabalho... existirão muitos profissionais com diferentes formações e visões de mercado fazendo esses novos tipos de serviços, dai surge a figura do empreendedor, que aumentará significantemente a competividade. Caindo por terra aquele velho ditado de que "se fizer curso técnico estará "automaticamente empregado" ou "se estudar faculdade vai ganhar milhoes de reais", mas lembrando que existem algumas empresas que não revelam o fato de que "alunos de instiuiçoes renomadas tem prioridade no processo seletivo he he").

Agora as coisas estão mais claras pra mim..Mas onde o fato de ter ou não experiencia na área entra nisso??? confesso que estou confuso, ,..Desculpe a pergunta mas como eu começo a me inserir no mercado. O que posso fazer do ponto que estou agora?

Confesso tambem que NUNCA enxerguei o mercado de trabalho nesse aspecto, apesar de ir contra a visão dos meus pais e alguns amigos que acham que se se iria para uma USP ou se fizesse um curso técnico no senai ou similares eu "já estaria trabalhando na área". lembrando que eu tenho a minha opinião e penso que: não interessa o lugar onde mora ou a formação que tem, "O QUE FAZ A DIFERENÇA É O TIPO DE PROFISSIONAL QUE VOCÊ É, E ACREDITANDO NO SEU POTENCIAL".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora as coisas estão mais claras pra mim..Mas onde o fato de ter ou não experiencia na área entra nisso??? confesso que estou confuso, ,..Desculpe a pergunta mas como eu começo a me inserir no mercado. O que posso fazer do ponto que estou agora?

Caro Ráfa,

a confusão faz parte do princípio do aprendizado. Enquanto você não descortinava novos horizontes não poderia criar confusão, agora que possui um pré-conhecimento é o momento ideal.

Só você pode descobrir. A partir do momento que a visão é mudada sob o prisma do "novo" mercado, suas competências, capacidades e aptidões podem fazer o resto.

Salário é o termo que se dá para quem está empregado

Vencimento ou soldo são para servidores civis e militares

Honorários são para profissionais liberais

Remuneração são para prestadores de serviços

Pró-labore são para empresários

Bolsa-auxilio são para estagiários

Experiências são para voluntários.

Se você não possui experiência, NINGUÉM vai te dar a chance de ganhar para aprender, o que resta a fazer para ganhar experiência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Ráfa,

a confusão faz parte do princípio do aprendizado. Enquanto você não descortinava novos horizontes não poderia criar confusão, agora que possui um pré-conhecimento é o momento ideal.

Só você pode descobrir. A partir do momento que a visão é mudada sob o prisma do "novo" mercado, suas competências, capacidades e aptidões podem fazer o resto.

Salário é o termo que se dá para quem está empregado

Vencimento ou soldo são para servidores civis e militares

Honorários são para profissionais liberais

Remuneração são para prestadores de serviços

Pró-labore são para empresários

Bolsa-auxilio são para estagiários

Experiências são para voluntários.

Se você não possui experiência, NINGUÉM vai te dar a chance de ganhar para aprender, o que resta a fazer para ganhar experiência?

Ser voluntario e buscar sua própria experiência na área, não importando que de modo (livros, revistas, seminarios, ou ate mesmo lendo blogs de conhecidos sobre as tendencias na área, etc...) mas de que modo isso pode contar no curriculo??.. sendo que quase todo mundo espera que um profissional que tenha experiencia a partir de um EMPREGO

agora seu sei o verdadeiro significado da palavra experiência = vivenciar a realidade da área do melhor modo possível

Confesso que agora estou muito melhor do que me sentia a dias atras.. pensando no que ainda achava impossivel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...] mas de que modo isso pode contar no curriculo??.. sendo que quase todo mundo espera que um profissional que tenha experiencia a partir de um EMPREGO

Caro Ráfa,

há vários tipos de currículos:

1) escolaridade. Mostra quantos e quais cursos foram feitos.

2) profissional. Mostra quais lugares se teve emprego com carteira "fichada"

3) experiências. Mostra quais trabalhos realizou.

Refaça o seu inventário, melhore suas capacidades de comunicação, principalmente a escrita e aja!

Veja aqui um currículo interessante:

Profissões & Ocupações

bração,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Ráfa,

3) experiências. Mostra quais trabalhos realizou.

Refaça o seu inventário, melhore suas capacidades de comunicação, principalmente a escrita e aja!

Veja aqui um currículo interessante:

Profissões & Ocupações

bração,

Quemel

Em outras palavras você quer dizer para trabalhar em alguma outra profissão, me inserindo no mercado de trabalho-- e que aos poucos adquirirei experiencia, certo?? ou existe ou outro modo de ingressar no mercado de informatica, (para não ter que trabalhar em alguma outra profissão antes) ou estou errado.

Lembra daquela vaga que disse dias antes (o de vendedor de materiais eletricos)

bem. confesso que fiquei 4 DIAS trabalhando naquela empresa, sai porque achei que não tinha nenhuma prespectiva de crecimento na empresa e muito mais de conhecimento para a área tambem não a vaga não era a minha cara sabe...

o problema agora é a seguinte, que a minha mãe está "me deixando louco" pelo fato de ter deixado essa vaga, infelizmente, ela não pensa que nem eu apesar de ser professora, e está me martilizando para "conseguiur qualquer "tipo de EMPREGO; não interessando a função que vai exercer e sim o dinheiro que vai ganhar".

concluindo a historia: teria que ficar neste emprego, não é, seguindo o seu racíocinio

Já que é pra ser assim mesmo, prefiro abandonar a área e apostar em outra, na QUAL NÃO É NECESSÁRIO EXPERIENCIA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em outras palavras você quer dizer para trabalhar em alguma outra profissão, me inserindo no mercado de trabalho-- e que aos poucos adquirirei experiencia, certo?? ou existe ou outro modo de ingressar no mercado de informatica, (para não ter que trabalhar em alguma outra profissão antes) ou estou errado.

concluindo a historia: teria que ficar neste emprego, não é, seguindo o seu racíocinio

Já que é pra ser assim mesmo, prefiro abandonar a área e apostar em outra, na QUAL NÃO É NECESSÁRIO EXPERIENCIA

Caro Ráfa,

você AINDA não possui nenhuma profissão, por isso deve buscar OCUPAÇÕES que o permitam obter alguma EXPERIÊNCIA.

Claro que existe. É o trabalho em Help Desk. Porta inicial para os neófitos. Você possui a VANTAGEM do Inglês, mas não enxerga isso. Vive a querer um emprego, emprego, emprego.

Talvez você já esteja se irritando com meu blábláblá. É natural de sua idade. Minha experiência mostra que a maioria quer se formar aos 20 anos e aos 22 se tornar CIO.

Tudo bem, abandone e vire MOTORISTA. Eu pensava igual a você aos 17 anos e cheguei a falar para meu pai que não iria "VINGAR NA VIDA".

Fui reprovado em Cálculo I por 4 vezes, Calculo II, Cálculo III e IV até convencer meu pai que a única saída seria eu ser motorista.

Foi duro para ele reconhecer isso, mas enfim, respeitou minha decisão.

Sofri dos 17 aos 30 anos. Atualmente, dentre as minhas OCUPAÇÕES, sou motorista de PC. Levo computadores de clientes para serem consertados. Cobro R$ 180 por hora.

Se ainda quiser continuar a discussão, estaremos por aqui.

bração,

Quemel:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

Bom dia a você e aos amigos do forum.

Digo uma coisa: NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS. Vá em frente.. Conclua sua faculdade.

Costumo brincar que quando comecei a trabalhar com informática os manuais vinham escritos em LATIM...

Em 1979, época em que fiz meu primeiro curso de Programação (Cobol, por sinal), ninguém pensava que a área iria ser o que é hoje.

A propria IBM duvidava disso.

Pois bem... Estudei, estudei, estudei.

Trabalhei mais de 25 anos como Analista de Sistemas.. Posso garantir que conheço todas as áreas de qualquer empresa, pois, para desenvolver um sistema tenho que saber como o mesmo funciona manualmente para poder dar as instruções ao computador.

O tempo foi passando.. As máquinas evoluindo.. As linguagens de programação mudando.

Como eu era "o melhor" na minha área, deixei de me atualizar (um pouco por comodidade e muito por falta de tempo).

E hoje o que está acontecendo?? Estou com 58 anos... Tenho experiência demais... Não consigo trabalho porque?? Na maioria dos casos (99,9 %) NÃO ME ENQUADRO NO PERFIL DA EMPRESA.

Isto quer dizer o que?? SOU VELHO...

Mas não desisto... Envio meus Curriculuns... (em 2 anos já enviei mais de 3.000).

Se estiver difícil, vou seguir o conselho do Quemel (coisa que já vinha pensando). Compro uma kombi e vou trabalhar de motorista..

Carinha.. NÃO DESISTA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...