Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conservação dos componentes internos do PC!


Goliathvv

Posts recomendados

  • Membro VIP

Galera, eu vou monta um PC nesse fim de ano e já tenho a configuração praticamente pronta. Depos de pesquisar bastante a respeito de graxas térmicas, comprei uma seringa de arctic silver 5 e álcool isopropílico para limpar a de graxa térmica do processador e do cooler, mas enquanto pesquisava mais pela net vi referências a esse CorrosionX, e por mais que ele não seja destinado à refrigeração das peças, achei interessante utilizá-lo em meus componentes para evitar a oxidação, que aqui no Recife é muito grande devido à maresia. Então a dúvida que fica é: Vale à pena comprar um spray desse CorrosionX pra aplicar nas minhas peças? Até que ponto posso aplicá-lo nos componentes, por exemplo, eu posso aplicar em toda uma memória ram, digo em toda mesmo(desde os chips até o encaixe)? valeu aiw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esse negócio pode ser usado em componentes de circuito? A primeira frase que eu li foi "por suas incríveis propriedades dielétricas"... e eu sei que jogar um dielétrico num circuito, dependendo do circuito, pode dar problemas... no processador eu sei que dá! Não sei em outros componentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas logo abaixo no mesmo site existe uma foto da aplicação dele numa placa mãe, vou por as fotos aqui:

MB-sem-protecaoIPT.jpg

MB-com-protecaoIPT.jpg

E no site de venda tem a seguinte descrição:

CorrosionX Marine 150 ml

space.gif Anticorrosivo Antioxidante e Lubrificante de última geração. Utilizado em computadores, home theaters, amplificadores hi-fi, eletro-eletrônicos, painéis elétricos, eletrodomésticos, dobradiças, fechaduras e demais equipamentos que necessitem de proteção contra corrosão e/ou lubrificação. produto Importado dos EUA.

Então afinal, esse corrosionX pode ou não ser utilizado em peças de computador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei isso na página oficial do CorrosionX, então acredito que o produto funcione sim em pc's. Tem inclusive um documento da Preview Computadores, dizendo que eles usam o produto nos pcs que eles montam. Ainda vou mandar um email pra eles pra saber se é verdade, mas por enquanto vou acreditar.

http://www.corrosionx.com.br/depoimentos.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom saber disso. Depois de levar em conta todas as informações obtidas até o momento eu acredito(por enquanto também, vamos aguardar a resposta do e-mail) que a aplicação do CorrosionX não deva causar problemas, mas a minha maior preocupação é no que diz respeito ao limite de aplicação dele.

Por exemplo, aplicar nos contatos do processador com o soquete é uma péssima ideia pelo fato de o corrosionX ser um dielétrico(como o Gabriel Maial disse), mas não há razão para essa aplicação, afinal os pinos não ficam constantemente expostos à maresia(na verdade eles não ficam, estão totalmente protegidos pelo cooler e até mesmo pelo DIE do processador).

Contudo quando falamos de uma placa PCI a história muda, afinal o encaixe de uma placa PCI qualquer com a placa mãe geralmente deixa uma pequena parte dos contatos expostos, o que abre espaço para oxidação, então a aplicação nesse ponto seria algo interessante para prolongar a vida útil da placa, contudo, mais uma vez vem a questão do dieletro.

Resumindo, a aplicação poderia ser feita em cada peça individualmente de forma a cobrí-la por inteiro, ou o ideal seria montar todo o PC e depois de tudo estar encaixado e pronto aplicar o CorrosionX sobre o sistema como um todo (o que me parece bem mais sensato)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, eu vi, mas bastou um comentário desses pra me deixar inseguro quanto ao produto:

"Não recomendo usar CorrosionX em peças de informática.

Ele é a base de óleo, e quando esquenta, pelo menos a impressão que eu tive, é que ele "queima". Além do fedor.

Perdi 2 pentes de memória e 1 VGA por culpa do CorrosionX, cada peça estava em computador DIFERENTE. Não tenho dúvida alguma disso pois todas eram novas, operavam normalmente antes da infeliz ideia de aplicar o produto em todo o PC.

E olha que eu só passei o pincel levemente umedecido com o produto. Não apliquei o spray diretamente.

Quando fui limpar percebi que o óleo fica levemente preto. Por isso reforça a impressão que tive que ele "queima". Com certeza não era sujeira do computador pois estava limpo.

Coincidência?

3 peças diferentes, devidamente aplicadas com CorrosionX em seus contatos. Apresentaram problema depois de poucos dias. Peças novas, que estavam funcionando normalmente antes.

Tomei a providência de remover o produto de todas as outras peças onde passei, e nunca mais utilizarei em áreas sensíveis de peças de computador. Ainda assim ficou produto na placa mãe. Tenho certeza. Agora é torcer pra não dar pau.

Agora aplico CorrosionX no máximo em conexões externas, tipo conector PS2, USB, VGA etc. Nunca passe em slots, memórias, placas de vídeo, transistores, mosfets, etc.

Pra tirar o produto é um inferno...

Fica resíduo, principalmente em slots, mesmo que você só tenha aplicado nos contatos da VGA por exemplo. O produto escorre e fica resíduo. Tive que ficar "secando" slot/placa durante vários dias pra eliminar completamente.

Um dos representantes do CorrosionX me deu a ideia de passar nos componentes internos do meu notebook. É ruim hein..."

por S0ulR£aver do Fórum PCs

segue o link: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=214589&start=140

Então? Como ficamos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Minha lógica: Eu não vou usar meu pc por tempo o suficiente para a ferrugem me incomodar. Logo, não vou usar esse negócio.

Minha lógica = sua lógica + eu nem moro tão perto do mar mesmo(na verdade moro lonje,ou seja, a salinidade não é considerável aqui), apesar de onde eu moro ser muito úmido, isso é fácil de resolver, é só pegar aqueles dois saquinhos de Sílica Gel que vieram junto com a geladeira daqui de casa(até que enfim aquela geladeira tem alguma utilidade para o PC!:cool:) e botar um na frente do gabinete e outro na parte traseira(claro que dentro), posicionados estrategicamente na entrada de Ar e na Saída de ar, pronto, problema resolvido, e o melhor: de graça!

PS: Os dois saquinhos de Sílica Gel já foram retirados da geladeira a muito tempo, ninguém aqui em casa é louco o suficiente para consumir alimentos contaminados.:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... enviei um email para o suporte técnico da Preview, perguntando se eles realmente utilizavam o produto. Recebi a confirmação logo em seguida dizendo que eles realmente utilizam o produto. Lembrei então da questão do dielétrico, que poderia causar capacitâncias parasitas; então enviei outro email para o suporte técnico deles e eles responderam que aplicam em toda a placa (e em todas as peças) e NUNCA tiveram problemas com o produto.

Nada contra os comentários acima, mas eu acredito que a Preview não iria usar um produto que estragasse seus compontentes em "menos de uma semana" até porque a garantia que eles dão é bem maior que isso.

E eu acho que se alguem tivesse tido problemas com o produto, teríamos visto qualificações negativas no ML com relação ao produto e também na Internet. E como eu também vi o produto sendo qualificado positivamente no CasemodBR...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É... Vale lembrar que esse foi apenas um caso e que esse cara pode ter se precipitado em algumas coisas. Então será que aplico ou não? É tão baratinho e o custo vale o prolongamento da vida útil... Acho que vou aplicar uma camada bem de leve sabe, afinal, com tanta gente(inclusive pessoas que sabem do que estão falando) dizendo que não há problemas, não vejo porque não.

Obrigado pela iniciativa Lucas1989!

valeu mesmo e abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então eu acho que realmente é seguro utilizar esse produto, desde que com moderação (como tudo na vida).

Com tanta gente usando e com a maioria elogiando eu acredito que não deva dar bronca, mas não custa nada lembrar de um detalhe: se for usar, APLIQUE COM MODERAÇÃO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem algumas graxas/oleos sprays usados em componente de alta tensão e eletronicos industriais... esses você pode usar com certeza, até porque as voltagens do computador sao baixissimas, precisaria de um oleo com alta condutividade pra dar bronca, tem uma vez no toms hard ware q mergulharam um PC em oleo de cozinha (vegetal) pois nao conduz eletrecidade, procura lá q você acha. e se preciusar tem uns spray limpa contato q nao conduzem eletrecidade mas sua protecao nao duram muito é só pra limpeza mesmo.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tem algumas graxas/oleos sprays usados em componente de alta tensão e eletronicos industriais... esses você pode usar com certeza, até porque as voltagens do computador sao baixissimas, precisaria de um oleo com alta condutividade pra dar bronca, tem uma vez no toms hard ware q mergulharam um PC em oleo de cozinha (vegetal) pois nao conduz eletrecidade, procura lá q você acha. e se preciusar tem uns spray limpa contato q nao conduzem eletrecidade mas sua protecao nao duram muito é só pra limpeza mesmo.

T+

É, eu lembro que havia visto esse vídeo há muito tempo atrás, e agora que você levantou essa questão, faz sentido.

Então realmente deve ser seguro aplicar o CorrosionX afinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como o west falou ai, limpa tudo muito bem antes de aplicar... e outra tmb moro em recife, mas a maresia nao me incomoda muito, o negocio e deixar o gabinete fechado e colocar filtros de ar na entrada pra nao empoeirar (voce compra 2 metros quadrados de filtro de ar condicionado lá na rua da concordia por menos de 5 conto... ai recorta e coloca nas entradas...

O problema principal é a poeira, porque ela acaba tmb juntando umidade/maresia... ai enferruja muitooo fácil... meu gabinete tá sempre fechado com os filtros... passam meses e meses e quando eu vou ver nao tem nem sinal de poeira dentro. passei mais de 1 ano com minha ultima placa-mãe, e nada de ferrugem, nem mesmo nos conectores, e eu moro mais ou menos perto do mar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...