Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como diferenciar o til32 (emissor) do til78 (receptor) infravermelho


JOAO ELETRONICOS

Posts recomendados

Comprei os pares do emissor e do receptor infravermelho til32 e til78, mas eles parecem ser idÊnticos. Os dois sÃo transparentes e nÃo sei como testÁ-los ou qual tensÃo e qual resistÊncia usar neles. Os leds sÃo muito parecidos e se parecem muito com o led branco comum que É transparente. NÃo quero queimar os componentes. Preciso da ajuda de quem entende.

AgradeÇo, desde jÁ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem celular, a maneira mais fácil de identificar o emissor é ligar um resistor em série fornecendo uma corrente de uns 10mA e verificar com a câmera se o LED acende. Normalmente o receptor é preto e possui uma "janela" onde a luz irá incidir, não sabia que o mesmo também possuía versão com encapsulamento transparente. Pra fazer o teste, basta fazer incidir luz infravermelho com o receptor polarizado reversamente. A tensão entre os terminais do mesmo vai cair bastante se ele funcionar como receptor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem celular, a maneira mais fácil de identificar o emissor é ligar um resistor em série fornecendo uma corrente de uns 10mA e verificar com a câmera se o LED acende. Normalmente o receptor é preto e possui uma "janela" onde a luz irá incidir, não sabia que o mesmo também possuía versão com encapsulamento transparente. Pra fazer o teste, basta fazer incidir luz infravermelho com o receptor polarizado reversamente. A tensão entre os terminais do mesmo vai cair bastante se ele funcionar como receptor.

Fornecendo 10mA eu devo aplicar quanto de tensão no circuito?

V=RxI V?

Estou usando um potenciômetro de 1K para variar a resistência, pois não sei qual devo usar, por enquanto.

Comprei os pares do emissor e do receptor infravermelho til32 e til78, mas eles parecem ser idÊnticos. Os dois sÃo transparentes e nÃo sei como testÁ-los ou qual tensÃo e qual resistÊncia usar neles. Os leds sÃo muito parecidos e se parecem muito com o led branco comum que É transparente. NÃo quero queimar os componentes. Preciso da ajuda de quem entende.

AgradeÇo, desde jÁ.

Achei a respostas só não tô conseguindo enviar aqui.

Comprei os pares do emissor e do receptor infravermelho til32 e til78, mas eles parecem ser idÊnticos. Os dois sÃo transparentes e nÃo sei como testÁ-los ou qual tensÃo e qual resistÊncia usar neles. Os leds sÃo muito parecidos e se parecem muito com o led branco comum que É transparente. NÃo quero queimar os componentes. Preciso da ajuda de quem entende.

AgradeÇo, desde jÁ.

Como tinha pressa e não podia me dar o luxo de ficar aguardando dias para obter respostas, acabei achando.

Entrei em contato com o suporte do revendedor e ele me explicou tudo. Não havia conseguido antes, porque o recurso disponível no site deles para tirar dúvidas não estava funcionando.

Solução:

Para diferenciar o TIL32 (emissor IR) do TIL78 (receptor IR) ambos neste caso com encapsulamento transparente, é só olhar por cima do diodo que verão a diferença: No emissor (TIL32) é possível ver com facilidade o núcleo que parece uma pequena esfera. Já no receptor (TIL78) não se ver nenhum contraste para perceber algo, mas isso só é possível no diodo transparente. Existem o TIL78 no encapsulamento preto ou azul escuro.

Comprei os pares do emissor e do receptor infravermelho til32 e til78, mas eles parecem ser idÊnticos. Os dois sÃo transparentes e nÃo sei como testÁ-los ou qual tensÃo e qual resistÊncia usar neles. Os leds sÃo muito parecidos e se parecem muito com o led branco comum que É transparente. NÃo quero queimar os componentes. Preciso da ajuda de quem entende.

AgradeÇo, desde jÁ.

]Para testar os diodos coloque o multímetro na escala de diodos (a escala de medição de curto circuito / continuidade). Conecte a base da ponta de prova vermelha(+) no tensor (V) do multímetro e a outra base preta(-) no comum (COM) dele.

No caso do TIL32, conecte a ponta de prova vermelha(+) diretamente no Anodo(+) do diodo e a ponta de prova preta(-) no Katodo(-) do diodo. Agora coloque a câmera do celular de frente pro diodo emissor e veja se com o chaveamento do circuito, você percebe uma luz branca piscando no diodo pela imagem da câmera. Se piscar tá funcionando e esse é o emissor TIL32. Se inverter os polos nada acontecerá.Para o TIL78, só inverta a polaridade das pontaa de prova e varie a intensidade da luz do ambiente ou exponha o diodo sob algum tipo de luz. Perceberá que a corrente no multímetro variará bastante, diminuindo com o aumento da intensidade da luz sobre o receptor IR.

Obs: Para não ter problemas com interferência externa de luz, envolva a lateral do diodo receptor com fita isolante preta ou algum material que não deixe passar luz.

Fiz os teste e comprovei a veracidade destas informações.

Espero que tenha ajudado, mais uma vez. Obrigado.

Agradeço aos que tentaram de ajudar, também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!