Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Codificação de controle remoto de portão eletrônico


robertosarti

Posts recomendados

Olá pessoal. Sou totalmente leigo nesse assunto, mas necessito de codificar dois controles no meu portão. Por favor, me ajudem, ok?

A partir dessa informação abaixo:

Há vários modelos de controles remotos de portão, há aqueles que tem straps pra você cortar, outros possuem um conjunto de minichaves para fazer a mesma coisa que os straps e tem aqueles em que a central de recepção "aprende" o comando do controle remoto. Pra você saber qual é o tipo vai ter que abrir o receptor E o transmissor: se ele tiver um conjunto de 8 straps de fio (1 a 8) e um DC (de Dual Control) ou mesmo um conjunto de chaves, basta você cortar, por exemplo, o 1,3,5 e 6 e fazer o mesmo no receptor, você pode fazer qq combinação de corte mas tem que fazer o mesmo na central. O controle DC é para você, a partir de um mesmo controle, comandar dois portões.

Se os dois aparelhos não tiver straps ou um conjunto de minichaves, é do sistema "inteligente", desde que sejam da mesma frequência, basta você apertar um botão no receptor (normalmente chamado de LEARN, SETUP ou algo assim) e você terá cerca de 30 segundos para acionar um ou mais transmissores para que o receptor "aprenda" o código sem precisar cortar nenhum fio.

Entendi que quando se fala em straps, quer dizer aqueles fios para serem cortados;

O que seria o “conjunto de chaves”?

Como reconhecer esse tipo de controle, com minichaves? Em que ele difere do sistema inteligente?

O técnico que esteve aqui de outra vez para codificar um controle pro meu pai, tirou algo do bolso e enfiou lá na placa do motor. ( meu pai não viu o que era). Depois ele guardou novamente no bolso, após a codificação. O que seria isso?

Que tipo de controle é esse aqui da foto?

Alguém poderia me enviar ou me indicar onde baixar o manual desse portão eletrônico, marca SEG?

Obrigado....

post-450067-13884949177225_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse controle é o inteligente.Está vendo aquele chip ali?É ele que codifica a senha.

Veja esse link:

http://carros.hsw.uol.com.br/controle-remoto-de-travas-eletricas1.htm

Os com mini chaves que você fala eu acho que são aqueles que possuem um codigo de 8 bits como os straps mas você pode mudar quando você quiser.E nos straps se você cortou o errado é difícil arrumar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este controle pelo jeito ( e pelo resistor com inscrição 225=2M2 ) usa o HT6P20 e já vem programado de fábrica com um código de 22 bits. Quem decodifica e memoriza o código do controle transmissor é o receptor, que usa um microcontrolador para isto. Tem que ler o manual do receptor para ver se ele aceita este controle, e então fazer o procedimento de memorização.

Os que usam jumper (para corte) são baseados nos CIs MC145026 no transmissor, e MC145028 no receptor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou ver qual a marca do receptor q está no portão. Tem algum link onde eu possa conseguir o manual?

E quanto ao objeto que o técnico enfiou lá no receptor? o que pode ser?

Outra dúvida.....

Dá pra codificar o controle inteligente em um receptor(ou transmissor, qual fica no portão?) que use straps ou vice versa?

valeu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a foto do receptor está aqui. Onde está o círculo fica a peça que estava faltando. Mas já descobri qual era. Meu pai foi até o cara que costuma mexer no portão e pediu o plug. Ele meio a contragosto deu um pra ele. Agora, onde ligo o plug pra fazer a codificação? E como programar o portão pra fechar depois de um determinado tempo?

valeu...

post-450067-13884949208102_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

EStou com o mesmo problema do amigo não estou conseguindo codificar o meu portão e para piorar a situação o que estava em uso também não esta mais funcionando ....:mad::mad:

Quando eu coloco o plug no prog as luz verde e a vermelha acendem o que tenho que fazer depois disso .... tenho que segurar a tecla bot apertada junto com o botão do controle?

Bom quem puder ajudar eu agradeço :D

Abraços

Eduardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

O controle remoto do portão aqui de casa é igual ao seu (Figura). Estou com o mesmo problema. Talvez este problema esteja relacionado com a frequência do controle e não com sua codificação. Eu troquei todos os componentes de um controle que funciona com um defeituoso. Todos os componentes que retirei do controle defeituoso funcionaram. Instalei o strap na base de pinos prog, os led-s piscaram e ficaram acesos. Logo depois acionei as teclas do controle , mas não funcionou. Acho que vou ter que comprar um novo. :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acessem o google, ou outra ferramenta de busca, procurem pelo fabricante do Portão!, entrem no site e baixem o manual, la tem tudo explicado como fazer. normamente estes controles novos, a programação é feita através daqueles botões que tem no receptor, porém é necessário alterar uns jumps antes... por isso?, a maneira mais fácil e segura, é baixar o manual no site do fabricante.

Obs: Caso você não tenha um pouco de noção sobre eletricidade, não recomendo que faça!, dado que tenha uma tensão elevada na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

está bem estranho pois geralmente nesses modelos há um botão que diz "programar", aí há apenas o botão de reinicialização...

Provavelmente para programar você precisará jumpear (conectar juntos) os dois pinos onde está escrito "prog" e então apertar o botão do controle por até 10 segundos... enquanto você presciona, um dos leds irá piscar, quando ele parar de piscar e ficar aceso, quer dizer que ele ja entendeu o funcionamento e agora é capaz de operar usando aquele controle... deve-se fazer isso para cada controle novo.

Porém há um limite, acho que são de 8 programações geralmente, depois disso você precisa reiniciar, ao reiniciar ele apaga toda a memória e tem que programar de novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,como já dito por alguns neste tópico o melhor a fazer é procurar a marca certa do fabricante do receptor (Que fica no portão),o tipo que você tem é o que "aprende",não vou dizer como faz porque cada fabricante faz de um jeito,mas tenho certeza que você deve usar esse plug e conectar nakeles pinos q esta escrito PROG e apertar os botões do teu controle,normalmente para portões se usa um botão apenas por controle,quando apertar o botão do controle com o plug no PROG os leds piscarão de algum jeito indicando q a central aprendeu ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal! Ontem eu me deparei com o mesmo problema de vocês, então começei a pesquisar e achei esse fórum. Como vocês já devem imaginar, ele não tinha a resposta que eu precisava. Com isso eu continuei pesquisando até que encontrei a maneira correta de programar esse bendito controle...rsrsrs!

Segue procedimento:

Iniciando a programação.

1 - Apagando a memória.

Coloque o jumper em "PROG" e aguarde os led's (vermelho e verde) acenderem, pressione a tecla "BOT" até que o led verde comece a piscar. A memória está apagada

2 - Programando os transmissores.

Com o jumper ainda em "PROG" pressione um dos botões do controle até que o led verde começe a piscar, pressione a tecla "BOT" para confirmar (é necessário pressionar por alguns segundos, até que o led verde pisque lentamente por 3 vezes), faça o mesmo procedimento com o outro botão do controle e pronto. Repita o procedimento para programar outros controles.

É isso ae pessoal! Espero ter ajudado, uma vez que passei muita raiva com esse problema....rsrsrs

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!