Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que resistor usar no transistor tal


geekionizado

Posts recomendados

Olá pessoal, sou hobbysta em eletrônica e já procurei no google mas não achei nada que eu pudesse entender direito. Eu queria saber, por exemplo, que resistor usar na base do transistor 2N3094 para ele acender um led, e se esse valor depende de quanta tensão eu vou usar ou o que eu vou alimentar. Não precisa ser necessariamente esse transistor, pode ser o mais simples que tiver, só pra eu entender.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você vai utilizar a configuração emissor comum, que é a mais utilizada para este tipo de aplicação, a ligação seria assim:

t_cmp1_1.gif

Neste caso, o cálculo do valor do resistor de base de um transistor leva em conta:

a) A corrente do coletor;

B) O ganho do transistor;

321.gif

A corrente de coletor vai ser a corrente do LED mesmo... O ganho do transistor você acha no datasheet do transistor. Bastaria jogar ambos os dados na fórmula...

Só que no teu caso vai ser difícil saber o ganho, pois o 2N3094 segundo o google não é um transistor, mas sim um SCR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, sou hobbysta em eletrônica e já procurei no google mas não achei nada que eu pudesse entender direito. Eu queria saber, por exemplo, que resistor usar na base do transistor 2N3094 para ele acender um led, e se esse valor depende de quanta tensão eu vou usar ou o que eu vou alimentar. Não precisa ser necessariamente esse transistor, pode ser o mais simples que tiver, só pra eu entender.

Obrigado!

Acho que um BC548 serve. hfe(ganho)=110min

Duvida: Na fórmula se bota a corrente em ma ou em A?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando se necessita usar um transistor como chaveador (liga/desliga) a relação Ic = Beta Ib, aonde Beta ou hfe é o ganho cc do transistor, é meramente indicativa de limite, de corrente mínima para condução do transistor. Aconselho usar correntes dez a vinte vezes maiores de base para poder saturar o transistor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não entendi como chegou a esse resultado.

Para saber a corrente de base, você tem de ter a corrente de coletor e o ganho. Pelo seu post você tem apenas a tensão de coletor.

Para determinar o resistor de base de um transistor geralmente utilizo essa formula:

Rb=[(Vs - Vbe)\(Ic \ hfe)]\2

Onde Vs tensão do sinal que vai ativar o transistor.

Vbe você acha no datasheet, assim como hfe.

Ic é a corrente de coletor.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!