Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

relógio de leds


glauber_marques

Posts recomendados

Fala pessoal, tudo certo? bom, esse é meu primeiro tópico aqui, mas já costumo frequentar o forum a algum tempo. Bom, a algum tempo atras, eu vi um projeto concluido de um relogio feito de leds, ele era mais ou menos assim:

e ele funciona assim, a cada cinco minutos, um led acende do lado direito,e a cada uma hora, um led da eskerda se acende, como se fossem dois ponteiros. não me lembro bem se a cada led q se acendia, o anterior a ele se apagava, ou acendia um por um, e apos todos acenderem, todos apagavam e recomeçava tudo, mas isso é o de menos.Mas na epoca eu não sabia nada de eletrônica, então, não entendia como ele funciona, mas se hoje eu ver o esquema dele eu saberia montar. então, alguem sabe onde eu posso conseguir um esquema eletrônico semelhante a esse? ou alguem sabe como fazer? muito obrigado a todos!

post-78106-13884914818828_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, ta cheio de projeto usando Display, esse ai num achei,

mas já que pode ser um não muito preciso, vou pode usar o CI 4017, ele é bem fácil de usar, ele tem saidas q você pode por um led em cada e ao dar os pulso de clock nele, ele vai fazendo a sequencia de led, como os ponteiros q você quer

como ele só tem 10 saidas, você ira asociar em cascata ate ter o numero de saidas desejadas, você você quiser usar só 4 terminais(exemplo) você pode colocar o 4 terminal ligado ao reset, assim você não vai ser obrigado a usar multiplos de DEZ

ai basta um circuito q forneça o clock(pode ser qualquer um q você conheça, tipo CI 555) e colocar resistorer nos led para ligado ao CI 4017

qualque coisa grita!!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, ta cheio de projeto usando Display, esse ai num achei,

mas já que pode ser um não muito preciso, vou pode usar o CI 4017, ele é bem fácil de usar, ele tem saidas q você pode por um led em cada e ao dar os pulso de clock nele, ele vai fazendo a sequencia de led, como os ponteiros q você quer

como ele só tem 10 saidas, você ira asociar em cascata ate ter o numero de saidas desejadas, você você quiser usar só 4 terminais(exemplo) você pode colocar o 4 terminal ligado ao reset, assim você não vai ser obrigado a usar multiplos de DEZ

ai basta um circuito q forneça o clock(pode ser qualquer um q você conheça, tipo CI 555) e colocar resistorer nos led para ligado ao CI 4017

qualque coisa grita!!

T+

valeu pela força ai cara....

o circuito q forneça o clock é tipo esse aqui?

e como q funciona mais ou menos esse esquema de gerar os clocks? de cinco em cinco minutos eu dou um pulso no circuito?

e com esse 4017, da pra fazer os dois tipos de sequencias q eu mencionei no meu primeiro post?

e já que você falou q tem muitos projetos usando display, seráque você podia me passar um link de um simples, pra eu ir montando? valeu cara!

post-78106-13884914953013_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o circuito q forneça o clock é tipo esse aqui?

de cinco em cinco minutos eu dou um pulso no circuito?

e com esse 4017, da pra fazer os dois tipos de sequencias q eu mencionei no meu primeiro post?

e já que você falou q tem muitos projetos usando display, seráque você podia me passar um link de um simples, pra eu ir montando? valeu cara!

isso, com esse circuito ai, olha um exemplo:

http://www.jonasbairros.hpg.ig.com.br/sequ...2017%20leds.gif

ai você o 555 vai dar os pulos no 4017 pra q ele va fazendo a sequencia,

o tempo vai depender do circuito de resistores e capacitores do 555

apostila 555:

http://www.luizbertini.net/apostila555.zip

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso, com esse circuito ai, olha um exemplo:

http://www.jonasbairros.hpg.ig.com.br/sequ...2017%20leds.gif

ai você o 555 vai dar os pulos no 4017 pra q ele va fazendo a sequencia,

o tempo vai depender do circuito de resistores e capacitores do 555

apostila 555:

http://www.luizbertini.net/apostila555.zip

T+

beleza cara, valeu mesmo, e quanto a um circuito com display, tem como você me passar o link pra um mais simples?

e cara, desculpa tantas perguntas, mas em relaçao a esse circuito dos 17 leds que você me passou, você tem uma ideia +- de quanto custa esse 555 e esse 4017?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o dia que eu procurei o de leds achei um monte usando display, tinha ums com CIs dedicados, de alta presizao, bem simples, porém não os achei mais, mas se eu encontrar eu posto aqui

este esta bem explicado, talves não interesse por ser grande, mas vale a pena dar uma olhada:

http://www.li.facens.br/~f98335/projeto5.html

o 555 custa menos de um real, o 4017 pouco mais de um real(se não me engano)

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, valeu mesmo pela força, todos os projetos que você passou sao interessantes....só que esse dialclock q você passou tem muitos leds, vou ver se eu consigo reduzir pros 24 q eu queria....mas valeu mesmo cara, falou....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele ta bem grandim mesmo,

segundo entendi, ele usa uma logica de matriz, onde um 4017 indica um grupo de 10LEDs, e um outro 4017 vai indicar qual LED deve acender dentro desses 10LEDs, entendendo a logica você pode modifica-lo pra menos LEDs, porém como o projeto ta meio bagunsado , você tem q seguir as letras e numeros pra ver o q liga no q lá, vai ter q quebrar a cabeça um pokim, mas é interesante o projeto

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele ta bem grandim mesmo,

segundo entendi, ele usa uma logica de matriz, onde um 4017 indica um grupo de 10LEDs, e um outro 4017 vai indicar qual LED deve acender dentro desses 10LEDs, entendendo a logica você pode modifica-lo pra menos LEDs, porém como o projeto ta meio bagunsado , você tem q seguir as letras e numeros pra ver o q liga no q lá, vai ter q quebrar a cabeça um pokim, mas é interesante o projeto

T+

cara, já sei como fazer um...vou fazer um simples mesmo, com dois CI4017 e um 555....mas cara, surgiu uma duvida aqui...eu nunca usei esse 4017, e ele só tem saida pra 10 leds...como faço pra ligar mais dois nele, e ele ligar os 12 na sequencia? valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui esta o datasheet da texas:

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf.../TI/CD4017.html

porém vou tendar dar uma ajuda extra:

-pinos: 1,2,3,4,5,6,7,9,11 -> ligado aos leds(tem q por o resistor limitador em cada um)

-pinos:8,16 ->negativo e positivo respectivamente

-pino 12 ->saida que apresenta um pulso largo a cada dez pulos de entrada(a cada estouro ele vai gerar um pulos nesse pino q se invertera no proximo estouro, aqui o pessoal usa para fazer divizor por dez, ou fileirar mais de um 4017, pois você liga ao clock do proximo, porém seria um divisor de dez)

-pino13 ->habilita contagem em "0" e desabilita em "1"

-pino14 ->clock, entrada de pulsos

-pino15 ->reset com "1" mesmo, ele reseta e começa a contagem a partir do primeiro led

pois bem, aulumas ideias posso te passar, tipo, você pode usar o pino do led 12 pra resetar, assim ele não continua com 13,14,15....20, e reinicia

eu acho q junto ao pino 12 (carry out) você tera q adicionar uma porta logica AND, tipo como esta la no esuqema da texax(link) pra evitar e ambos CIs apresentem um nivel alto ao mesmo tempo

se eu tiver uma ideia melhor posto novamente

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você quer circuito com CIs TTL ou microcontrolado(programado)???

RESPOSTA:

cara, eu não entendo muuuuito de eletrônica, então o que for mais simples pra mim já tá bom....valeu...

Este aqui é legal. Relógio com leds.

Bem legal mesmo essa ideia com o motor, muito louca e interesante,mas...

Esse projecto faz-se com um simples microcontrolador e os leds .

O resto é complicar.

Ao meu ver isso é mais complicado aos olhos que quem não sabe , ou tem pouca esperiencia pra programar um microcontrolador

A minha intesao é descomplicar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse projecto faz-se com um simples microcontrolador e os leds .

O resto é complicar.

po cara, infelizmente de microcontrolador eu não entendo nada, mas se você tiver algum exemplo de projeto, eu posso ver como se faz....

Po freddy_krueger, infelizmente eu não posso te ajudar, não tenho tanto conhecimento em eletrônica... Mas quando terminar você não poderia colocar aqui o circuito pronto ?

abraços !

sem problemas cara....quando eu tiver terminado, e funcionar sem erros, ai eu coloco, falou....

Este aqui é legal. Relógio com leds.

cara, legal mesmo esse relogio hein, quem sabe daqui um tempo eu consiga fazer, heheh, t+...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui esta o datasheet da texas:

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf.../TI/CD4017.html

porém vou tendar dar uma ajuda extra:

-pinos: 1,2,3,4,5,6,7,9,11 -> ligado aos leds(tem q por o resistor limitador em cada um)

-pinos:8,16 ->negativo e positivo respectivamente

-pino 12 ->saida que apresenta um pulso largo a cada dez pulos de entrada(a cada estouro ele vai gerar um pulos nesse pino q se invertera no proximo estouro, aqui o pessoal usa para fazer divizor por dez, ou fileirar mais de um 4017, pois você liga ao clock do proximo, porém seria um divisor de dez)

-pino13 ->habilita contagem em "0" e desabilita em "1"

-pino14 ->clock, entrada de pulsos

-pino15 ->reset com "1" mesmo, ele reseta e começa a contagem a partir do primeiro led

pois bem, aulumas ideias posso te passar, tipo, você pode usar o pino do led 12 pra resetar, assim ele não continua com 13,14,15....20, e reinicia

eu acho q junto ao pino 12 (carry out) você tera q adicionar uma porta logica AND, tipo como esta la no esuqema da texax(link) pra evitar e ambos CIs apresentem um nivel alto ao mesmo tempo

se eu tiver uma ideia melhor posto novamente

T+

cara, valeu mesmo, ta me ajudando pra caramba, o que mais você souber ai, vai postando, heheh.....falou....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...