Ir ao conteúdo

Rede Wireless em Prédio, quais equipamentos usar?

Disruptivo

Posts recomendados

Postado

olá,

estou tentando montar um esquema para a rede aqui do prédio, com o intuito de compartilharmos um link de internet de 2mb.

além da possibilidade de passarmos cabeamento no prédio inteiro, existe a possibilidade, a princípio melhor, de montarmos uma rede wireless.

o edifício tem 8 andares mais uma sala de máquinas no 9º andar, onde há um computador. São 4 apartamentos por andar, porém o prédio é pequeno (são apartamentos bem pequenos, de 2 quartos). so há 1 elevador.

Tendo em mente o protocolo 802.11N, a ideia é que que o roteador fique no 9º andar junto ao pc e que haja um AP a cada 2 andares, no hall. Pensei em usar o D-LINK DIR-635 mas não achei se ele serve ou não como repetidor sem ter que passar cabeamento de um para outro. Ouvi falar bem da TREND tb...(linksys é muito caro)

Então a ideia é essa:

9º - Roteador - Não tem apartamentos, só um pc.

7º - Acess Point

5º - Acess Point

3º - Acess Point

esse esquema está bom?

outra coisa que me falaram é que devo passar cabeamento sim entre os AP's porque senão o sinal do último ficará muito fraco. isso é verdade?

Qual os equipamentos corretos a comprar, tendo em vista que desejamos gastar no máximo R$ 2000,00?

obrigado

Postado

ixi.. ninguém?

eu já procurei por aí mas não consegui a informação se o DIR-635 tem essa função. um vendedor mo mercado livre falou q faz mas eu não estou confiando muito.(_(

por favor galera.. sem essa informação vamos acabar montando a rede física, o q seria tão caro qto e muito pior...

obrigado

Postado

Me diz uma coisa, e o que você acha de comprar um Roteador Wireless de Qualidade mesmo e colocar uma antena de 24DBI para Alimentar o prédio todo? assim não precisaria ficar passando cabeamento para os Aps.

Postado

nem pensei nesta possibilidade... ainda assim teria que usar os APs né? ou não?

você saberia quais modelos comprar? do roteador, dos APs e das antenas...

ahh e a ideia é já pegar o pardrão 802.11N para estar preparado para o futuro, mas atualmente a maioria dos usuários ainda seriam padrão G...

Postado

Bom, já que você não quer Linksys, que eu recomendaria, podes pegar o aparelho da Dlink abaixo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88170430-internet-server-d-link-dir-635-4-portas-10100-rangebooster-_JM

Antena por exemplo podes pegar essa.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87560125-antena-wireless-disco-parabolica-zirok-27-dbi-58-ghz--_JM

20km sem barreira segundo o vendedor, aí você pode por exemplo colocar ela na janela, ou em algum outro lugar.

Não vai precisar de Aps, é muita gambiarra pra uma distância grande com barreiras, a única coisa que vai precisar é as placas pci wireless nos computadores do pessoal no prédio para captar o sinal.

Postado

nossa!! nem imaginei q só a antena pudesse melhorar tanto assim o sinal...

mas será q só esta antena no alto do prédio seria suficiente? seria uma só ou 3? uma para cada uma do roteador

ou será q seria melhor comprar 3 antenas Omni?

Postado

Você instala só um Roteador, esse roteador é ligado nessa antena que eu citei, que essa antena irá transmitir o sinal para o prédio todo e ainda redondezas do prédio.

Aqui na cidade tem vários prédios com essas antenas, eles colocam a antena lá pelos últimos andares, ela transmite sinal para o prédio todo e ainda outros prédios e casas da redondeza.

Postado

perfeito eduardo. uma última dúvida: como o roteador é padrão N terei q colocar 3 antenas destas ou uma só? sei q se fosse omni seriam 3 mas com esse tipo não sei...

obrigado pela prestatividade

Postado

Boa pergunta amigo, na teoria seria só você colocar uma que já daria resultado, porém sugiro que ligue diretamente para o suporte da Dlink para tirar essa dúvida.

Telefones de Suporte de Segunda a Sexta-Feira das 08:00h às 21:00h e aos sábados das 08:00h às 20:00h.

Para São Paulo: (11) 2185-9301

Demais Regiões do Brasil: 0800 70 24 104

Ligando pra lá eles vão saber lhe informar melhor, se você ligar e puder fazer a gentileza de nos informar a resposta deles, agradeceriamos e muito pela informação, pois você irá ajudar muita gente. :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!