Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

Parabéns mais uma vez faller!

Só gostaria de complementar:

Lembrem-se que não são só os computadores que possuem fontes de alimentação, todos equipamentos elétricos possuem fonte: televisão, dvd player, modem, monitor, video game, tudo, até o carregador do celular é uma fonte.

  • Curtir 16
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Parabéns mais uma vez faller!

Só gostaria de complementar:

Lembrem-se que não são só os computadores que possuem fontes de alimentação, todos equipamentos elétricos possuem fonte: televisão, dvd player, modem, monitor, video game, tudo, até o carregador do celular é uma fonte.

Você tem toda razão, vale sim a pena lembrar disso. O estabilizador tem esse comportamento com todo o tipo de fonte.

Acho que foquei em cima de fontes para PC pois é o lugar aonde os estabilizadores são mais frequentemente vistos, mas sim vale para tudo, inclusive os monitores que acompanham o PC dividindo as agressões da fonte..

Obrigado Leonardo..

  • Curtir 14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li o artigo e percebi as agressões e etc.

ok.

Agora eu pergunto, eu uso o estabilizador em meu pc, se eu tirar, e usando um filtro de linha comum(daqueles de R$ 28,00 vendidos em papelarias) não vai prejudicar em NADA o PC?

Será melhor utilizar estes filtros de linhas de papelaria do que o estabilizador?

O que quero saber afinal, é o que seria "menos pior"...

Quero dizer, entendi as agressões e etc explicadas no tópico, porém ao ligar direto a fonte na tomada ou usando filtro de linha qualquer corremos algum risco? maior ou menor?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo topic, Faller. Mais um para ser fixo.

Indicarei para alguns amigos lerem..

Gostaria de saber: fizeste algum artigo, trabalho de conclusão de curso e/ou mestrado sobre fontes e estabilizadores ? Se tiver esses trabalhos online, podes disponibilizar o link aqui ?

Pergunto isso pois as vezes é difícil convencer algumas pessoas mostrando informações em foruns (mesmo que estejam bem explicadas) já que a "cultura do uso de estabilizadores" é muito forte. E mesmo ao perguntar para professores meus de eletrônica e circuitos elétricos, eles não sabiam nada a respeito de estabilizadores (e até utilizam).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu querido faller parabéns pelo tópico, mais se me permite dizer é um tópico muito técnico que leigos dificilmente entendem. Gostaria que esclarecesse apenas com respostas as perguntas que por mais "noobs" que possam ser para você é algo que leigos gostariam de saber por uma resposta simples e sem termos técnicos, seriam elas:

1º Se eu retirar o estabilizador posso ligar a fonte direto na tomada sem problemas?

2º Isso é válido somente para fontes boas ou pode ser empregado a fontes genéricas?

3º Se aconselha um filtro de linha, quais seriam os indicados ?

4º Quem mora em um prédio e não tem condições de fazer um bom aterramento pode ficar sem o estabilizador também?

5º O No-Break também atrapalha o funcionamento da fonte assim como o estabilizador?

6º Se encostar o meu estabilizador, ele poderia ter utilidade em outro eletrodoméstico, se sim em qual seria?

Bom é isso, aguardo suas respostas.

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller.

Sem dúvida uma excelente explicação sobre o assunto. Realmente esse poderia ser o ponto final nas perguntas e no uso dos estabilizadores. Porém a maioria dos que postam dúvidas sobre esse assunto sequer buscam um tópico no Forum sobre o mesmo assunto.

Pelo menos agora teremos um link para obrigá-los a ler um pouco. Coisa que hoje em dia é muito difícil para muitos, obrigando a outros repetir sempre a mesma explicação diariamente.

Um Abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Agora eu pergunto, eu uso o estabilizador em meu pc, se eu tirar, e usando um filtro de linha comum(daqueles de R$ 28,00 vendidos em papelarias) não vai prejudicar em NADA o PC?

Nem prejudicar e muito menos ajudar. Aqueles chamados "filtros de linha" de R$ 28,00, em sua maioria não tem nenhum elemento de proteção dentro dele e algumas vezes tem, de filtragem um capacitor de R$0,10. Desse modo eles são na verdade uma extensão... Atrapalhar em nada, ajudar, em muito pouco ou nada também.. Se a ideia é proteção elétrica não adianta ela estar somente no nome e não dentro do dispositivo.

Será melhor utilizar estes filtros de linhas de papelaria do que o estabilizador?

O que quero saber afinal, é o que seria "menos pior"...

O filtro de linha de R$ 28 já vimos que muito provavelmente ou não tem proteção ou quando tem ela é pequena, irrisória.

Se seu estabilizador for daqueles já contemplados pela nova norma, construído de 2008 para cá, já deve ter proteção, pois agora a norma exige, sem especificar a quantidade e qualidade, mas pelo menos deve ter a proteção. O filtro de R$ 28 não tem regulamentação alguma para ele, pode ter, como pode não ter, como pode ter e não prestar. Cada caso é um caso. Vantagem de não ter o estabilizador é não ter aquelas 3 agressões a fonte de que falamos no tópico, e isso é importante. Desse modo não confunda as coisas. A função de estabilizar a tensão, essa muito dificilmente você necessite. A função de proteção contra surtos de tensão, se é essa que você busca, busque-a isoladamente, numa boa régua de proteção/filtro de linha. Você não necessita colocar um estabilizador ai, com suas agressões junto, se o que busca é proteção elétrica..

Quero dizer, entendi as agressões e etc explicadas no tópico, porém ao ligar direto a fonte na tomada ou usando filtro de linha qualquer corremos algum risco? maior ou menor?

Veja como é interessante... Após conhecer um pouco mais sobre os problemas elétricos e suas soluções, essa pergunta ai é a que mais aparece.... Correria muito risco se ligasse direto na tomada????

A melhor resposta é essa:

O risco que você correria de sua fonte ser danificada por algum surto de tensão é exatamente igual aquele que você correu por longos anos pensando que o estabilizador fazia esse tipo de proteção, quando isso não era verdade. Não tinha proteção alguma: Veja ai só para saber do que se trata, algumas placas de estabilizador pré norma e veja, em comparação, os componentes de uma real e boa proteção..

Estabilizador 01 Nenhum componente de proteção/filtragem

Estabilizador 02 Nenhum componente de proteção/filtragem

Estabilizador 03 Nenhum componente de proteção/filtragem

Proteção/filtro de linha Todos os componentes envolvidos em proteção e filtragem. Os principais, 9 Varistores, um micro disjuntor, dois fusíveis térmicos, dois indutores, um capacitor...

Gostaria de saber: fizeste algum artigo, trabalho de conclusão de curso e/ou mestrado sobre fontes e estabilizadores ? Se tiver esses trabalhos online, podes disponibilizar o link aqui ?
Não. Minha formação é engenharia eletrônica mas desde o final dos anos 90 me dedico a mkt e análise de negócios. Eletrônica e informática é um apenas um hobby. Se os tivesse sem dúvida alguma disponibilizaria..
1º Se eu retirar o estabilizador posso ligar a fonte direto na tomada sem problemas?

Sem problema nenhum. Seu PC foi feito para ser ligado nela. Igual ao seu televisor, secador de cabelo, escova de dentes, forno de microondas. Se adicionalmente quiseres ter maior número de tomadas a disposição para ligar os diversos equipamentos que normalmente orbitam um PC, e ao mesmo tempo conferir proteção adicional contra surtos elétricos, adote uma boa régua de supressão de surtos e filtro de linha.

2º Isso é válido somente para fontes boas ou pode ser empregado a fontes genéricas?

Pode sim ser empregado às fontes genéricas, que te garanto são tão ruins com estabilizador quanto são sem o mesmo. Isso conceitualmente.

Veja, as boas fontes tem uma gama de variação da tensão de entrada dentro da qual as fontes ainda atrabalham bem e de modo normal. As fontes genéricas também dizem que tem esse mesmo range ou na maioria das vezes nada dizem. Ai vale também a questão acreditar no que estás comprando. Não vou eu garantir um desempenho de uma genérica que nem o fabricante garantiu, concorda???

Ou seja. Se você acredita que a genérica pode lhe dar segurança, desempenho, estabilidade da tensão, ausência de ruído elétrico, longevidade, então ok dá na mesma para qualquer tipo de fonte.. Afinal, se você acredita que ela dá a potência que promete, mal não faz também, por coerência, acreditar que ela vai lhe dar tudo o mais que citei acima...

3º Se aconselha um filtro de linha, quais seriam os indicados ?

Assim de modo muito genérico tenho indicado para a tensão de 110 Volts algum da linha da APC e para 220 Volts tenho indicado o Clamper Computer Protector Pro e o FHT-1200 da Upsai

4º Quem mora em um prédio e não tem condições de fazer um bom aterramento pode ficar sem o estabilizador também?

Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. Aterramento visa, em primeiro lugar a proteção do usuário do PC e em segundo, do ponto de vista elétrico, para seu PC, ele representa a existência de um caminho para a massa para que os dispositivos de proteção, estejam eles dentro de uma régua, de um estabilizador, de um no-break, de um módulo isolador, ou até mesmo dentro de uma caixa de sapatos possam atuar na resolução de espúrios induzidos na sua rede elétrica em modo comum (raios) que tem seu referencial no planeta TERRA. Dai a necessidade do aterramento para soluciona-los.

5º O No-Break também atrapalha o funcionamento da fonte assim como o estabilizador?

Sim, se sabendo que ele possui, na maioria das vezes, dentro de si um estabilizador, para operação na existência de rede elétrica e de um modo adicional, uma outra agressão não vista no estabilizador, que é quando, na falta de energia na rede elétrica, a geração de energia a partir das baterias é feita através da forma de onda retangular, (não é a mesma da rede elétrica) também prejudicial às fontes de PC. Isso tudo nos no-breaks de baixo valor (mais ou menos nos preços de R$ 200 até R$ 700). São os no-breaks de geração de forma de onda senoidal por aproximação, ou semisenoidal, ou por steps, ou retangular controlada PWM, etc. Os no-breaks com geração de forma de onda senoidal pura não sofrem desse último mal..

6º Se encostar o meu estabilizador, ele poderia ter utilidade em outro eletrodoméstico, se sim em qual seria?

Com certeza total, no refrigerador, ou condicionador de ar, se ele tiver a potência necessária para isso. Refrigeradores com tensão abaixo de 100 Volts AC, aproximadamente, nem partem. O mesmo para condicionadores de ar.. As fontes de PC geralmente operam muito bem mesmo com 90 Volts de alimentação, e algumas comprovadamente operam em 80 VAC ou até com tensões mais baixas... veja ai uma coletânea das especificações de entrada de uma série de fontes que colhi.

  • Curtir 19
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um amigo que diz que depois que colocou um estabilizador (eu ja vi, é daqueles bem fuleiros) o switch dele parou de travar (a fonte do switch é 100~240V e a energia aqui em recife é 220V), e que nunca perdeu nenhum equipamento. Apos tentar explicar para ele que isso nao tem nada a ver, ele continua usando, e se recusa a ler os topicos daqui do forum, mesmo trabalhando com manutenção e fazendo sistemas de informação. por falar nisso vou mandar o link desse topico para ele.

Muitas pessoas quando indagadas sobre a inutilidade do estabilizador, se recusam a aprender e deixar de lado velhos modimos (sim pois quase todo mundo tem um), não entendem que a ciencia sempre esta mudando e deixando de lado metodos postos como ineficientes.

É lamentavel. =/

Faller, por favor você poderia falar mais sobre os modulos isoladores, em especial ao da microsol que é o mais comum aqui no Brasil, pois as informações sobre ele aqui no forum são muito poucas. Muita gente usa para substituir o aterramento e/ou estabilizador aterrado, como tambem usam estabilizador e modulo isolador para ligar o PC, sendo que os modulos isoladores são prejudiciais ao PC.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OUVI dizer que o estabilizador ajuda a economizar mais energia.

Mito confirmado ou detonado ?

DETONADO!

Não, não economiza em nada pelo contrario ele ajuda a gastar mais, ja reparou que ele esquenta? pois é esse calor é ele transformando energia eletrica em energia termica, se o seu estabilizador tiver entrada 220 e saida 110, você diminuira a eficiencia da fonte, pois ao ligar a fonte em 110 você tem cerca de 3% de eficiencia a menos ou seja a sua fonte vai gastar mais energia para entregar a mesma coisa.

nao sei se fui claro, se ainda tiver ficado com duvidas pergunte que outras pessoa o ajudarão.

abraços

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OUVI dizer que o estabilizador ajuda a economizar mais energia.

Mito confirmado ou detonado ?

Toda fonte tem uma eficiência, e essa eficiência é, em média, 2% maior quando a fonte é ligada em 220V.

Um estabilizador comum costuma ter eficiência de 90%, ou seja, 10% de energia é perdida.

Veja que com o estabilizador você gasta 12% a mais de energia. Ligar direto na tomada é bem mais econômico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, por favor você poderia falar mais sobre os modulos isoladores, em especial ao da microsol que é o mais comum aqui no Brasil, pois as informações sobre ele aqui no forum são muito poucas. Muita gente usa para substituir o aterramento e/ou estabilizador aterrado, como tambem usam estabilizador e modulo isolador para ligar o PC, sendo que os modulos isoladores são prejudiciais ao PC.

Discutimos sobre o tal do MIE nesse tópico:

http://adrenaline.com.br/forum/energia/250644-oscilacoes-eletricas-danificam-hardwares.html

Estou sem tempo agora, caso contrário faria um resumo disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho um amigo que diz que depois que colocou um estabilizador (eu ja vi, é daqueles bem fuleiros) o switch dele parou de travar (a fonte do switch é 100~240V e a energia aqui em recife é 220V), e que nunca perdeu nenhum equipamento. Apos tentar explicar para ele que isso nao tem nada a ver, ele continua usando, e se recusa a ler os topicos daqui do forum, mesmo trabalhando com manutenção e fazendo sistemas de informação. por falar nisso vou mandar o link desse topico para ele.

É como eu disse lá no tópico, cada um deve decidir sobre como e de que modo vai enfrentar os possíveis problemas elétricos que se lhe aparecem.

Quanto ao módulo isolador ele nada mais é do que um transformador isolador (sem nenhum contato elétrico entre primário e secundário).

É bastante utilizado em equipamentos médicos, principalmente aqueles que tem fiação que de algum modo devam tocar o paciente.

Sua função é retirar o referencial da rede elétrica. Essa função é equivalente a você, lá na usina elétrica, retirar do terra o referencial do gerador de energia. Desse modo seria como trazer, desde o gerador da usina, por dois fios, a alimentação para seu PC. Claro que esses dois fios não sendo em lugar algum referenciados ao terra, nem na usina, nem na transmissão, nem no seu site, não poderão dar choque no paciente (choque no paciente é a sensação da passagem de corrente desde algum fio que ele toque até a massa, o terra, pois o gerador normalmente está conectado, referenciado ao terra)

Se não existe referencial do gerador com a massa, o terra, impossível de passar corrente dali para ao terra através do paciente...

Mas isso não liberta seu PC de receber algum surto de tensão, ou mesmo a indução de alguma energia derivada de um raio por exemplo. A fiação de um modo geral se comporta como uma antena e pode nela ser induzido alguma energia derivada de uma descarga elétrica natural (raio), tenha ela em sua ponta um módulo isolador ou não..

Ouvi dizer que o estabilizador ajuda a economizar mais energia.

Somente se o deixares guardado dentro do armário sem estar ligado. Isso reduzirá seu consumo... É fácil de se entender isso basta olhar para alguma especificação do mesmo..

Veja lá no tópico principal que existe uma especificação aonde fala do rendimento dele, do estabilizador e lá fala em valores de 95 a 97%.

Fosse 95% e se seu equipamento estivesse pedindo digamos 400 Watts, ele o estabilizador estaria pedindo da tomada 400/0,95 = 421 Watts, aonde 400 mandaria para a saída e 21 Watts se dissiparism sob a forma de calor. Como é que ele vai ajudar a poupar energia???

Só se é deixando de ligar o mesmo... Deve ser isso... Você o compra e não usa... Fosse nesse caso, pouparia 21 Watts por hora... Em um dia 504 Watts, em um mês 15 KWatts, e um valor que pode variar de R$ 5 a R$ 7,00 por mês nesse caso, na conta de energia...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller

Obrigado por responder minhas dúvidas.

Fiquei mais tranquilo ao saber que um filtro de linha barato não prejudica(pelo que eu entendi ele só não protege como deveria, ou seja vira uma extensão "de luxo").

Eu ainda estou usando estabilizador pois não tinha mais filtro disponível em casa. Mas ja comprei na atera(um dos que você indicou no outro tópico) e assim que ele chegar vou tirar o estabilizador.

Provavelmente vou doa-lo pra alguém(e vou avisar logo de cara pra não usar em pc hehe)

Muito obrigado.

Alias estou divulgando este tópico em outros foruns tb

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelo topico!! Já tinha lido algo sobre os problemas com estabilizadores!! Esses tempos tive um mal contato na minha tomada (os pinos internos dela ficaram frouxos) e o meu estabilizador SMS queimou (acho que foi só o fusivel).

Acabei comprando um filtro de linha da APC, esse realmente é um filtro de linha. O funcionamento do meu equipamento não mudou, mas não tenho mais uma caixinha esquentando em baixo da minha mesa!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico.

Sempre usei filtro de linha e estabilizador na sequência, mas nunca soube que o estabilizador era tão inútil, ou pior, maléfico ao computador. Vou comprar um filtro de linha de boa qualidade e substituir meu estabilizador.

Agora, como saber se seu filtro de linha é realmente adequado, não é uma extensão de luxo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora, como saber se seu filtro de linha é realmente adequado, não é uma extensão de luxo?

Perguntar, pesquisar, estudar, se informar.

Comece por aqui, vendo por dentro, o que tem de bom e de ruim em nosso mercado:

Avaliações e fotos de filtros de linha

Logo logo você tá um craque na seleção...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...