Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia Atualizado de Fontes - V5.0


NyanDere

Posts recomendados

guiateaser.png

Nota Inicial: Por favor, dúvidas sobre determinada fonte aguentar ou não o sistema devem ser feitas aqui: Fonte x Configuração

Saudações!

Eu criei uma lista de fontes há algum tempo me baseando na situação atual do mercado brasileiro, e fico feliz por ela ter sido realmente útil por todos esses meses. Mas hoje alguns propósitos mudaram e agora passei o tópico para o modo de planilha no Excel, devido a grande dificuldade de edição que eu tive que enfrentar durante estes meses. Agora o Guia de Fontes é voltado para escolha de fontes em qualquer lugar. Não só aqui no Brasil, mas quando você estiver saindo em viagem, pode conferir o guia e fazer a melhor escolha. Ah, extinguir tabelas como o guia de fontes para a importação e fontes troll e juntá-las na mesma tabela é uma medida que tomei também para tornar as fontes mais visadas, e comparar o que tem de melhor no mercado com as opções de fonte que temos aqui.

A nova tabela é um pouco menos técnica que a antiga lista de fontes, porém eu utilizei critérios levando em conta uma penca de testes de fontes pela net (JonnyGuru, PlayWares, TechPowerUp!, PCPer, ITOCP e Planet3dNow! principalmente) e tendências de mercado como o fato do consumo dos novos componentes e produtos em queda, cabeamento adequado para cada configuração, entre outras coisas, deixando tudo direitinho para quem tem maior dificuldade para escolher uma fonte, nos mesmos moldes da tabela de SSDs, mas um pouco melhor elaborado, já que fonte é uma coisinha mais chata de escolher, certo?

Lembrando que só colocarei as fontes mais visadas pelo público, as que eu não citar é porque não são muito relevantes para a compra ou simplesmente eu esqueci de citar, por isso, peço a colaboração de vocês para sugerir a adição de mais fontes, desde que estejam a venda no mercado.

OBS: Podem ver o ranking de fontes neste link.

Tópicos importantes para a leitura:

Correção do Fator de Potência (PFC) - Uma visão clara

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Entendendo as Especificações e Etiquetas das fontes para PC

Demanda das VGA x Dimensionamento da Fonte

Causas da potencialite aguda - Muitos caem nessa

"watt real" não significa boa fonte. Por que?

E então, como usar a tabela?

Ao invés de utilizar um sistema por notas e cores dizendo arbitrariamente que C é sempre melhor que A, e que fonte de cor X tem que ser evitada, é melhor saber se cada avaliação cabe em cada categoria de fonte. Então, utilizei um sistema de três cores indicativas, mostrando se aquele atributo é realmente significativo em cada categoria. Por exemplo, se no guia de fontes, você ver algum atributo, seja atributos marcados ou não por nota, em vermelho, quer dizer que a fonte deve ser evitada para compra, sem mais, nem menos. Se algo estiver marcado com verde, quer dizer que aquele atributo é ideal para aquela faixa de potência. E se algo estiver marcado em azul em negrito, quer dizer que o atributo é excepcional e incomum também. Tomando apenas essas cores, você já pode saber se uma fonte é melhor ou pior que a outra.

Porque não temos mais a potência entregue na linha de +12V informada detalhadamente?

Perceba que no próprio tópico eu coloquei fontes rotuladas a potência maior que o prometido em categorias diferentes por causa disso, então eu deixei a potência útil de uma fonte de forma subliminar no tópico. Também é bom lembrar que existem fontes com reguladores de tensão individual e em grupo e fontes com conversores DC-DC que geram as demais linhas de uma fonte a partir da linha de +12V, então não é para todas as fontes que a regra da potência útil = total entregue em 12V + 40W vai funcionar. A potência útil de uma fonte com conversores DC-DC será apenas a linha de +12V, sem somar as demais linhas. Além disso, a quantidade de potência entregue não é interessante na hora da compra da fonte. Existem muitos pontos para serem pensados na escolha da fonte antes da potência, isso vai do conhecimento da saída do ripple até o cabeamento.

"Ah, mas eu não sei o que é ripple e tensão, Nyan-channnnnnn!!"

Não se preocupe, faça o download do guia de fontes abaixo e você vai entender o papel deles de forma simples e rápida:

Guia Atualizado de fontes 5.0 - Revisão 1 - 140,77KB

_________________________________________

Changelog (rev0 para rev1):

- Adição de linhas para facilitar a leitura das planilhas

- Adição da fonte OCZ ModXStream 500, devido a abundância e popularidade

_______________________________________________

Espero que este novo guia seja de ajuda a todos! Podem postar sugestões e críticas, pois não prometo um guia totalmente fiel a todos os números, afinal, são vários testes! Por isso mesmo a participação da galera é fundamental. Até mais!

  • Curtir 22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bom o tópico.

Seria legal indicar algumas lojas aonde consultou estes preços, as da seasonic de 520 não encontrei só de 430.

Estou procurando muito estas fontes, são excelentes pena não serem modulares, mas achar uma fonte sem flutuação em nenhuma das tensões e eficiência acima de 85% está difícil, o ruim não é achar fonte mas mergulhar naquele mar de opções que te enganam e se camuflam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bom o tópico.

Seria legal indicar algumas lojas aonde consultou estes preços, as da seasonic de 520 não encontrei só de 430.

Estou procurando muito estas fontes, são excelentes pena não serem modulares, mas achar uma fonte sem flutuação em nenhuma das tensões e eficiência acima de 85% está difícil, o ruim não é achar fonte mas mergulhar naquele mar de opções que te enganam e se camuflam.

O complicado é controlar o tópico dizendo quais lojas estão vendendo as fontes, pois o mercado muda bastante. Estou até pensando em colocar a Seasonic 520 na lista de fontes raras, por ela estar a algum tempo fora de estoque nas lojas por aí. Mas o mercado brasileiro de fontes deve ser compreendido como todas as lojas brasileiras, não falando de lojas online que são mais vistas pelo público.

Por isso não coloco o local onde as fontes estão sendo vendidas, pois da onde menos se espera tem lojas vendendo e nem sabemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O complicado é controlar o tópico dizendo quais lojas estão vendendo as fontes, pois o mercado muda bastante. Estou até pensando em colocar a Seasonic 520 na lista de fontes raras, por ela estar a algum tempo fora de estoque nas lojas por aí. Mas o mercado brasileiro de fontes deve ser compreendido como todas as lojas brasileiras, não falando de lojas online que são mais vistas pelo público.

Por isso não coloco o local onde as fontes estão sendo vendidas, pois da onde menos se espera tem lojas vendendo e nem sabemos.

a sim concordo com o companheiro, mas algo como as lojas que todos conheceços como justshop, balão, guerradigital nem precisa citar, mais as lojas pouco conhecidas que sempre compram estoque delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como toda Neo Eco, esta também é baseada na plataforma S12II da Seasonic. Só tem uma eficiência um pouco inferior a Seasonic 520, mas no resto preserva as mesmas características. Boa estabilidade e entrega sim 520W a uma configuração moderna.

notei que exitem dois modelos antec o 520 e o 520C, efetuei um calculo na psu calculator da extream e recomendou entre 502 e 550W.

Sei que são um pouco exagerados estas configs mas pelo o que andei lendo uma unica vga de alto desempenho e 6 hds não haverá flutuação do 5v e 3,3V fora dos padrões?

EDIT:(esqueci de falar das antec)

Pelo o que vi a 520 é uma fonte semi modular, se não me engano, e a 520C um projeto mais novo porém é do modo convencional com todos os cabos inclusos, que não é nada ruim.

QUando for possivel posto aqui minhas impressoes sobre esta fonte, agora resta saber se sua função de proteção de subtensão funciona ou irá se comportar como as iceage.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece ser uma fonte de 450W de qualidade média. Não tenho tantas informações sobre ela, mas esta é a minha conclusão depois do que pesquisei pela net afora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O complicado é controlar o tópico dizendo quais lojas estão vendendo as fontes, pois o mercado muda bastante. Estou até pensando em colocar a Seasonic 520 na lista de fontes raras, por ela estar a algum tempo fora de estoque nas lojas por aí. Mas o mercado brasileiro de fontes deve ser compreendido como todas as lojas brasileiras, não falando de lojas online que são mais vistas pelo público.

Por isso não coloco o local onde as fontes estão sendo vendidas, pois da onde menos se espera tem lojas vendendo e nem sabemos.

Simples, coloca um link para este tópico.

http://forum.clubedohardware.com.br/promocoes-bons-precos/650162

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A descrição dela:

Antec Earthwatts EA-750 (de volta ao mercado)

Potência útil: 729W em +12V

Eficiência: 80-83%

Padrão ATX12V

Mais uma que volta a algumas lojas. É a primeira versão da EA-750, que possui etiqueta 80plus Standard (a nova versão vendida lá fora tem a etiqueta 80plus Bronze) e tem um ripple mediano. Devia custar um pouco menos como naquela época...

Nota: 8/8,5

Preço: $90-100 (R$270 na época, hoje R$310-340)

---------------------------

Pela demanda desse CF ser de 300W na linha de +12V, o seu sistema consumirá entre 440-480W. Ou seja, a EA-750 dá conta sim, mas uma fonte de 600W também. Eu escolheria então estas fontes abaixo que considero melhores opções:

Corsair TX650 V2

Potência Útil: 636W em +12V

Eficiência: 82-86%

Uma ótima fonte fabricada pela Seasonic, possui níveis ótimos de ruído elétrico e a regulação de tensão é muito boa. Só se dá mal em ter apenas 2 conectores PCI-E, dois a menos que uma fonte de 650W deveria ter.

Nota: 9/9

Preço: R$290-320

---------------------------

XFX Core Edition 650W

Potência Útil: 636W em +12V

Eficiência: 82-86%

Aparentemente a mesma fonte da Corsair TX650 V2. Mas advinha só... Ela tem os quatro conectores PCI-E!

Nota: 9,5/9

Preço: R$300-320

---------------------------

See ya!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha antec 520C chegou, espero que ela seja tão excelente eletricamente quanto aparenta fisicamente, vem uma quantidade absurda de cabos; realmente fontes modulares fazem diferença no próximo upgrade vai ser modular.

O chato são os cabos novos que não entram, mas nada que um jeitinho não resolva :))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha antec 520C chegou, espero que ela seja tão excelente eletricamente quanto aparenta fisicamente, vem uma quantidade absurda de cabos; realmente fontes modulares fazem diferença no próximo upgrade vai ser modular.

O chato são os cabos novos que não entram, mas nada que um jeitinho não resolva :))

Olha, ta 115V aqui e ela está chiando, isso é normal das Antec ou é capacitor defeituoso?

Estranho desligaram o chuveiro e voltou para 123V e passou o chiado, estou com o PC na mesa aberto, as fans fazem 22DBa então significa que o chiado é alto.

isso pode ser problema com transientes?

--------------

Gostaria de saber pois senão troco por uma seasonic de 520W qeu acabou de chegar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, ta 115V aqui e ela está chiando, isso é normal das Antec ou é capacitor defeituoso?

Estranho desligaram o chuveiro e voltou para 123V e passou o chiado, estou com o PC na mesa aberto, as fans fazem 22DBa então significa que o chiado é alto.

isso pode ser problema com transientes?

--------------

Gostaria de saber pois senão troco por uma seasonic de 520W qeu acabou de chegar

Essa aí é a proteção da fonte chiando. Se não estivesse fazendo este barulho, aí sim, você estaria com problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa aí é a proteção da fonte chiando. Se não estivesse fazendo este barulho, aí sim, você estaria com problemas...

http://forumdohardware.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=159470&p=1414249

neste link antigo ele descreve mais ou menos o que ocorre aqui.

medi a frequencia da rede e está marcando 180hz, a tensão em +-115V com o chuveiro, no segundo andar, ligado. Com o Chuveiro desligado voltou para uns 120V.

Isso pode ser falta do terra ou curto circuito no mesmo? Tive problemas na instalação do Terra aqui que estava +75V. Acho que naquela época foi desligado o terra para evitar problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...