Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nossinap

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. @Mirko J Na verdade, da velocidade maior para a menor um vai desligando o outro sim. Só ao contrário que não. Agradeço a todos que me ajudaram, mas infelizmente hoje fui instalar o circuito no carro e descobri que o interruptor funciona com 1 fio negativo e 3 positivos, o que impede que eu use a alimentação dos próprios relés. Resolvi por enquanto colocar 3 Interruptores ON/OFF, um para cada velocidade.
  2. @Mestre88 Testei o circuito com os 7 relés mas não funcionou. Nenhum deles ficava atracado. Aí resolvi testar varias combinações e cheguei na mais próxima do que eu quero. Se eu começar ligando a velocidade 3, quando eu seleciono a 2 e a 1 ele funciona. Mas se ligo primeiro a Velocidade 1, tenho que pressionar OFF e depois selecionar a 2 ou a 3. Segue foto e video do funcionamento:
  3. @Mestre88 Relés eu tenho muitos de 10A e 15A p/ 12V pra fazer os testes. Se funcionar daí eu compro os maiores. As outras peças tenho bastante sucatas e posso comprar também, sem problemas. Se for muito mais difícil o acionamento em botões individuais, pode ser no mesmo, sequencial, aí só ilumino a velocidade respectiva com um led.
  4. Vão com calma aí gente. A parte dos relés funcionou usando um intertravamento meio estranho, mas funcionou. na configuração que eu fiz, o relé até atraca, mas sem carga não liga nada. Pra fazer o relé permanecer armado, com um CI é mais fácil? Qual eu posso usar? Achei um esquema para ativar apenas UM relé. Tem alguma forma diferente pra não montar 4 circuitos iguais a esse?
  5. Descobri o problema, como eu postei o video, ocupou mais espaço do que eu podia. Fui la em anexos e tem a seguinte mensagem: "Você já usou 52 MB do seu 5 MB limite para anexos.". Vou excluir o video e subir as imagens adicionado 13 minutos depois Dessa maneira ele funcionou. Se o primeiro relé (OFF) estiver atracado, nenhum outro liga. Nesse caso, o da esquerda sempre tem prioridade sobre os outros. Se tiver ligado as 3 velocidades, apenas o "Vel 1" funciona.
  6. @Mestre88 Já é o segundo que eu troco, eu ando muito em estradas de chão batido, acredito que pela vibração ele começa a aquecer e com o tempo chega a derreter o interruptor. A peça nova não se encontra, e as usadas todas tem o mesmo problema,, sem falar que o deslizamento é nada suave. A algum tempo atrás eu vi um esquema que usava um transistor pra segurar o relé armado até o proximo pulso, mas agora só acho projetos com arduino. PS: não dá pra inserir imagem nos comentários?
  7. E eu pensando que era uma coisa de outro mundo, intertravamento realmente é fácil. Fiz um teste com leds, funcionou. Agora que começa a complicar, como eu posso utilizar push buttons pra acionar e manter acionado até não pressionar outro? Respondendo ao Mestre88, não consegui nenhuma chave de ventilador que caiba no lugar original, é do comando de ar de um Palio 97 MVI_6948.MOV
  8. Boa tarde pessoal. Já estou a um bom tempo estudando como fazer esse circuito mas tá difícil. O que eu preciso é que quando eu acione um relé, o outro que estiver armado se desligue. As ligações individuais eu ja fiz, usando push buttons e relés 12V 40A. A carga é um motor com 3 velocidades que não podem ser ligadas ao mesmo tempo.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...