Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Junior C.

Membro Júnior
  • Posts

    5
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Muito obrigado pela ajuda pessoal, o professor aceitou positivamente o circuito e ainda acrescentou nota por eu ter mencionado o Foldback na teoria e ele realmente queria que os alunos estudassem mais tentando fazer o ajuste da corrente. O circuito que entreguei foi bem parecido com o que o faller indicou na figura 9.3.3 do datasheet, só que foi usando um potenciômetro de 5k e um transistor TIP3055 por causa da dissipação do calor, circuito bem simples mas foi a teoria que destacou o trabalho.
  2. Entendi um pouco, vou pesquisar mais pra ver se consigo montar o circuito deste modo. Mas então o que o professor pediu foi meio que uma pegadinha pra fazer os alunos pensarem mais no assunto?
  3. A tensão tem que ser regulada por um potenciômetro e a corrente por outro potenciômetro. A fonte que tenho aqui tem saída de 18,5V e 3,42A. Já montei o circuito regulador da tensão e funciona normalmente, só tá faltando o ajuste da corrente. É como se fosse uma fonte de bancada caseira feita com fonte de notebook.
  4. Olá amigos, faço curso técnico de eletrônica e ainda não sei elaborar algumas coisas pois ainda não foram muito bem explicadas, e uma questão do professor que não consigo resolver é como regular a corrente de uma fonte de notebook. Na verdade ele quer que a tensão e a corrente sejam reguladas com potenciômetros, pesquisei um pouco e descobri um circuito que ajusta somente a tensão, mas não a corrente. Tinha duas semanas para resolver, mas já se passou uma e tenho até sexta-feira para entregar. Já pesquisei bastante mas não consigo entender como fazer isto. Vou explicar melhor, a fonte é de um notebook (pode ser qualquer uma, pois não vai ser aberta, nem removido o conector do fio), o conector da fonte deve ser encaixado ao de um conector fêmea de um notebook correspondente e a partir desse conector que começa o circuito que ainda não entendo. O circuito que encontrei para ajuste de tensão usa um lm317, um potenciômetro de 10k e um resistor de 1k, mas e para regulagem da corrente? Como faço? Espero que possam me ajudar.
  5. Olá pessoal, queria saber qual potenciômetro posso usar para ligar um Super Led de 12V/10W ligado em uma fonte de 12V, é para ficar tipo uma lanterna ou luminária pra me auxiliar na hora de soldar componentes e como nem sempre vou precisar de tanta iluminação, queria ter o controle de brilho do led. Não uso leds normais de alto brilho porque são mais fracos que o super led. Quantos ohms tem que ter o potenciômetro? Como ficaria a ligação em um esquema elétrico? Conto com a ajuda de vocês.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...