Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pedro Passamani

Membro Pleno
  • Posts

    24
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

4
  1. Prezados, bom dia. Trabalho em uma escola, e estou com uma tarefa bem complicada (para minha pessoa) de fazer. O Inep, todos os anos, divulga os Microdados do Enem (http://inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-divulga-os-microdados-do-enem-2016/21206), que são uma compilação de várias informações em um arquivo .csv, de aproximadamente 5GB. Junto com ele, vem também um arquivo dicionário, que contém as variáveis para filtragem e consulta. Destes dados, preciso obter o ranking das melhores escolas, porém não tenho ideia de como fazer isso. Já pesquisei e li várias postagens em vários sites, que indicaram o uso de programas como o R (https://www.r-project.org/) e até mesmo a "conversão" das informações para um banco de dados (SQL, etc), mas não entendi muito bem como proceder. Os senhores poderiam, por gentileza, me ajudar a manipular estes dados, para que eu tenha, pelo menos, um ponto de partida? Sou completamente leigo no tratamento de dados/funcionamento de um banco de dados, e este é meu primeiro contato com este tipo de informação. Desde já, agradeço. Atenciosamente, Pedro Passamani
  2. @Edson Luiz Branco , bom dia. Verifiquei mas ele não tem essa opção. Esse arquivo foi gerado usando um daqueles programas de impressão que salvam os dados como Word, Excel, PDF, etc. Será que é algo com o tal programa? O estranho é que isso começou do nada, antes os arquivos gerados eram perfeitamente aceitos pelo Excel. Mais uma vez, muito obrigado.
  3. Bom dia! Muito obrigado pela resposta amigo. Verifiquei as opções que você indicou, mas o problema persiste. Estranho que isso só acontece com alguns arquivos, e se eu der um "salvar como" e sobrescrever o arquivo em questão, ele funciona. Estranho.
  4. Boa tarde pessoal. Alguma dica? Até hoje não consegui achar uma solução.
  5. Prezados, bom dia. Estou tendo um erro interessante no Excel 2013. Se eu edito uma planilha .xls existente e tento salvá-la, o programa não deixa, apresentando uma mensagem que diz: " 'Nome do Arquivo.xls' não pode ser salvo no formato atual. Para salvar as alterações, clique em OK e salve-o no formato mais recente." Porém, se eu criar um novo arquivo, usando a extensão xls, consigo salvar as alterações sem problema nenhum. O que pode estar acontecendo? Será um problema com o arquivo em si? Desde já, agradeço.
  6. Ainda estou procurando, se alguém tiver alguma sugestão...
  7. Bom dia amigos! Tenho um aparelho Xiaomi Redmi 2, com Android 4.4.4 KitKat e estou enfrentando um problema bem curioso. Eu coloquei uma música, em formato MP3, como toque do telefone. Porém, agora eu quero trocar, mas por mais que eu tente, o toque das ligações do telefone está travado, não muda de jeito nenhum. Mesmo se eu selecionar outro toque, o anterior permanece. Eu inclusive apaguei a música em questão, mas ela se manteve como o toque. Já tentei limpar o cache via Recovery, sem sucesso. Então, gostaria de saber se alguém já teve este problema e, se já, qual a solução. Muito obrigado! Pedro
  8. @viniciuskmv Opa, sugestão legal, vou dar uma olhada! Valeu!
  9. Encontrei esse aqui da Asus (com tela 4K!), alguém já ouviu falar dele? ASUS Notebook K555LB-BRA-FI469T Preto http://loja.asus.com.br/asus-notebook-k555lb-bra-fi469t-preto-ag-1-4-1005270.html#136=39 R$5.099,00 Vale a pena?
  10. @Spectrum..!! Valeu pela dica, vou dar uma olhada!
  11. Boa tarde pessoal! Então, preciso comprar um tablet para uso em casa e no trabalho, de no máximo R$ 1000. Preciso de um modelo que suporte Stylus, pois preciso fazer anotações. Sei que o mercado de tablets está um pouco parado, por isso queria saber, quais são os melhores modelos nessa faixa de preço? Qual/quais vocês me recomendariam? Valeu galera, um bom domingo para todos!
  12. Boa tarde galera! Preciso comprar um notebook para a utilização de programas pesados, mais precisamente para programas de engenharia, tipo AutoCAD, SolidWorks, etc. Andei dando uma olhada nos modelos disponíveis, mas todos que eu encontrei sempre tem dois pontos fracos: Tela de 1366x768 e processador dual core. Vi aqui mesmo no Fórum que notebooks quad core são raros, então eu queria saber, quais modelos vocês me recomendariam (Procuro um modelo com um bom processador, tela Full HD e vídeo dedicado)? Porque pagar 4K em notebook dual core com tela de 768p é *****... Desde já agradeço pela ajuda! Valeu pessoal!
  13. @Italo Cruz @NASCARBR Muito obrigado pessoal, a ajuda de vocês foi essencial!
  14. Boa tarde galera! No trabalho, eu e outros colegas utilizamos uma impressora multifuncional HP Color LaserJet CM1312nfi MFP. O problema é que de uns tempos pra cá, ela vem perdendo as configurações assim que é desligada. Ao desligá-la, as configurações de idioma, país, impressão, cópia, digitalização, são perdidas. Suspeito que seja um problema semelhante às baterias de BIOS, que quando perdem a carga levam as configurações junto. Porém, ao contrário dessas baterias, basta desligar a multifuncional para que as configurações sejam perdidas, sem nem mesmo tirá-la da tomada. Então galera, alguém já teve um problema parecido? Essas multifuncionais tem bateria interna como os PCs? Será que é esse o problema? Se não, o que pode ser? Conto com a ajuda de vocês! Muito obrigado!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...