Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lucas Polimante

Membro Pleno
  • Posts

    28
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

8
  1. Boa noite, pessoal. Como estão? Tenho um gabinete (Carbide Spec 02 da Corsair), acho ele um ótimo gabinete. Gostaria de comprar um water cooler, o Maelstrom 240T pois tenho um Hyper T4 da Cooler Master, porém ele não está dando conta do meu i7 4790k. Procurei em todo canto da internet pra ver se alguém conseguiu instalar um WC desse num carbide (spec 01, 02 ou 03, pelo q vi os 3 tem o mesmo espaço interno) ou algum com as especificações próximas do Maelstrom, portanto vim aqui pedir a ajuda de vocês. Vi em alguns tópicos que dizem que o radiador pode bater nas memórias, porém, eu uso memórias Kingston que tem um dissipador de perfil baixo. Fiz as medições no meu gabinete, mas fiquei com um pé atrás antes de sair comprando o WC. Alguém conhece alguma pessoa que instalou um WC parecido nesse gabinete e poderia me ajudar? Muito obrigado! Vou deixar minha configuração pra ajudar também: Processador: i7 4790k Memórias: 2x 8gb DDR3 Kingston placa-mãe: Asus Z97M-Plus GPU: Asus GTX 1060 Gabinete: Corsair Carbide Spec 02.
  2. @Contiusa entrei na minha bios pra dar uma olhada, e realmente está tudo em default. O Vcore que a Bios me dá é de 1.13V, e em Idle as temperaturas estão chegando a 40ºC (o que eu acredito não serem boas temperaturas pra idle). Tudo bem que estamos numa época de verão e que meu quarto é realmente abafado e quente, sei que isso faz com que a temperatura fique mais alta. Agora, eu tenho uma dúvida. Na Bios estava me dizendo que o "ganho ratio" do processador era de "40x". Isso é comum pra um i7 ou eu devo abaixar esse ganho?
  3. Ok, @Contiusa, vou tentar abaixar o Vcore. Você sabe se pelo AI Suit 3 é confiável de se abaixar o Vcore?
  4. Sim, eu marquei só as duas opções e o Clock fica em 1.13V. Quando entro no jogo, o Vcore fica entre 1.19V, 1.24V e 1.28V, pela média do aida seria 1.2Vcore
  5. @Contiusa pelo teste de strees do Aida, a tensão no CPU-Z fica em 1,13V e o clock em 3,9GHz. Eu tenho instalado um programa da Asus, o AI Suit 3 e pelo que vi eu consigo baixar o clock por lá, mas não sei se é a forma mais confiável de se fazer isso. adicionado 3 minutos depois Olhando agora, quando aparecem alguns picos da mudança da tensão mesmo em idle, que vai pra 1.28Vcore, o clock vai pra 4,398GHz. Com esse Vcore não deveria subir mais o clock?
  6. Oi, gente. Bom, estou voltando pra dizer que comprei o adaptador de fans, duas fans Aerocool Shark 120mm (decidi comprar elas porque estavam com ótimo preço na Pichau, e pelo que vi de fans custo beneficio ela se sai muito bem). Instalei as fans como tinha dito, uma na frente e outra na parte de cima do gabinete. A da frente puxando ar frio pra dentro do gabinete e a de cima retirando o ar quente de dentro do gabinete. Fiz a troca de pasta térmica hoje e instalei meu aircooler como o @Contiusa mencionou, na vertical. Eu pensei que ficaria muito proximo da placa de vídeo, mas não ficou. Acho que era minha placa-mãe antiga que tinha o socket da placa de vídeo mais pra cima, não sei, mas nessa ficou ótimo. Fiz o teste em um jogo que há alguns dias enquanto eu jogava a temperatura dos núcleos do processador ficavam entre 75~80ºC e agora pelo primeiro teste não chegam a 75ºC! Com relação ao CPU-Z, Contiusa, eu baixei e percebi que o Core clock muitas vezes fica em 1,288V. Não sei se eu devo abaixar isso ou não. O que sugere? Abraços, e obrigado!
  7. Oi, @Contiusa. Eu vou mudar a direção do meu aircooler essa semana. A pasta térmica eu apliquei da forma que está na imagem da primeira vez, mas vou fazer a troca dela sim pois acho que já está um pouco velha. Meu gabinete é um Carbide Spec 02 da Corsair. Vou instalar o CPU-Z e fazer o teste que você disse e logo posto o print aqui. A opção de desempenho está desativada do meu Windows. Antes ficava ligado mas percebi que o Clock sempre ficava alto e consequentemente ficava mais quente a toa mesmo em idle. A Bios também está em default, nunca mexi em nada avançado nela até porque não faço overclock. A fan traseira do gabinete está jogando o ar pra fora mesmo. Como disse, as fans da frente estão desligadas por falta de conectores, vou ter que comprar um controlador de fan ou algum adaptador de fan. Não vou mesmo fazer um overclock, e pelos testes que vi a diferença da MX4 pra Z5 é bem pouca mesmo. Eu vou fazer tudo isso que você me indicou, agradeço desde já a ajuda! Logo volto com feedbacks. Vou comprar mais duas fans de 120mm, uma vou tentar colocar no teto do gabinete e outra na frente. A do teto retirando o ar quente de dentro da CPU e a outra da frente jogando ar frio pra dentro. Muito obrigado! Logo volto com os testes do CPU-Z também!
  8. @Luan cabralNossa, nem prestei atenção nisso quando comprei, Luan. Foi como eu disse, eu comprei meu i7 e esqueci de pedir uma pasta termica junto, então ele chegou e eu tive q comprar essa Z5 porque eu estava sem nenhuma e acabei deixando ela... Vou ver se consigo comprar uma MX4 e trocar também. No caso do WC, eu queria um porque acho bonito também, mas eu queria mesmo pra ver se mudava significantemente na temperatura, e pelo preço desse 240T seria bom trocar, achei ele por 350, mais barato que muito de 120mm.
  9. @dwatashi140mm só daria pra colocar na frente, e eu acho que um radiador na frente não encaixa :/ @Luan cabral então, eu troquei a placa de vídeo há pouco tempo e estava tudo limpo, só tirei aquela poeira fina que é normal de entrar mesmo. Esse gabinete é bom por isso, fazia tempo que não limpava e o "grosso" de poeira era mais por fora, por dentro estava limpinho kkkkk A pasta termica eu tenho uma que apliquei quando troquei o processador, q é uma deepcool z5 foi a unica que encontrei pra comprar mais rápido. Acredito q ela é boa também, não sei se tem muita diferença da MX4. Eu vou comprar esse adaptador sim, e comprar mais 2 fans, uma vou colocar na frente e outra no teto. Vão ficar 2 fans na frente jogando ar frio pra dentro, uma atrás e uma no teto jogando o ar quente pra fora. Vou ver se muda algo, mas não sei se mudaria tanto...
  10. Fala, galera. Tudo bem? Eu andei lendo MUITOS artigos e postagens sobre water coolers mas na realidade eu não consegui chegar num consenso por mim mesmo e decidi pedir a ajuda de vocês que são mais experientes no assunto kkkk Vamos lá, primeiramente, meu setup é: Processador: i7 4790k placa-mãe: Asus Z97M-Plus Cooler (atual): Cooler Master Hyper T4 Memórias: Kingston HyperX Fury 2 x 8gb 1866MHz Fonte: Aerocool Strike 500W Placa de vídeo: Asus Dual GTX 1060 Armazenamento: 1 x SSD Samsung 750 evo 250gb - 1 x HDD Seagate 7,2k RPM 500gb Gabinete: Carbide Spec 02 Com esse setup, quando estou em idle, a temperatura fica na faixa de 35ºC em dias quentes (como o de hoje que estou postando) em que as temperaturas passam dos 30ºC. O Hyper T4 da Cooler Master tem segurado bem. Em dias frios, e rodando alguns jogos, o processador fica até abaixo de 75ºC, que eu julgo como uma temperatura "ok" pra esse tipo de aplicação e pro i7. Porém, estava jogando essa semana e percebi (pelo MSI Afterburner) que as temperaturas dos núcleos da CPU estavam atingindo 80ºC, o que eu acredito que seja preocupante. Meu aircooler está ligado na horizontal, liguei assim por que certa vez li num post aqui que nessa posição era possível resfriar um pouco melhor, e que se eu ligasse na vertical ele poderia bater na placa de vídeo. Eu ainda não tentei trocar a pasta térmica ou colocar mais fans no gabinete pra ver se isso ajuda um pouco. Uma observação é que, meu gabinete tem duas Fans de 120mm, sendo que uma delas (a da frente, que joga ar "frio" pra dentro) está desligada por conta da placa-mãe não ter tantos conectores de fans (sim, vou ter que comprar um daqueles cabos pra fans) e a outra que fica atrás jogando o ar quente pra fora.. Então, vendo esses valores de temperatura, eu pensei em comprar um Water Cooler de 240mm, porém imagino que ele não caiba no meu gabinete... Eu pensei em comprar o DeepCool Maelstorm 240T, porém como já disse não sei se vai bater direito no meu gabinete. O que eu quero saber é de vocês, se puderem me ajudar é: Vale a pena eu trocar meu air cooler por um water cooler de 120mm? Será que eu consigo colocar um de 240mm nesse gabinete? Se sim, quais watercoolers compensam eu colocar agora? Muito obrigado, pessoal! Abraços.
  11. @Contiusa eu vou mudar sim o Windows, desde q eu mudei pra desempenho eu realmente não notei diferença alguma. Eu ainda preciso atualizar também os drivers da placa-mãe e do processador, só por deixar atualizados mesmo. Quanto à tensão de VCore, eu vou abaixar sim, e posto aqui as imagens de como fiz seguindo o tutorial que você me mandou. No meu período de férias eu vou estudar melhor como fazer um overclock e estudar as possibilidades que tenho com meu cooler também. Como eu disse, eu sou bem novo nisso, e acredito que como todo iniciante a variável medo ainda é bem alta kkkkkkk.
  12. @Contiusa sim, meu Windows está setado para desempenho mesmo. Na bios das placas mãe asus tem aquele setup de neutro, economia de energia e aumentar desempenho. O meu está no neutro mesmo. Eu uso meu PC pra jogos mesmo, não é só para usos básicos. Posso ativar só quando for jogar, também. Eu vou fazer os testes que você me recomendou no final de semana, que tenho mais tempo. Vou abaixar a tensão pra ver se resolve e fica duma forma que não force o processador sempre.
  13. @Contiusa entendi... No caso do meu i7 4790k eu nem tenho tanta vontade de deixar ele sempre em 4.4GHz em todos os cores. O que eu estava lendo é que, o turbo é exatamente isso. Ele aumenta o clock em 2 núcleos por um tempo específico. Pra mim, os 4GHz stock do i7 já estão ótimos, e ativando o boost automatico de vez em quanto também. Não tenho ainda um Water Cooler bom pra fazer o sistema de refrigeração do processador pra aumentar o clock e deixar sempre em 4.4GHz. Meu Cooler é um Cooler Master Hyper T4, muito bom pro uso que eu tenho. No meu i5 3470 antigo ele mantinha ótimas temperaturas. Ontem quando fiz essa postagem, pelo task manager do windows, vi que o clock estava em 4.28GHz. Não sei também se isso é comum em ficar acima dos 4GHz com 1.3V Core... Quando você diz Haswell, eu fico meio confuso. É a mesma coisa que o Devil's Canyon? Pois o i7 4790K é Devils Canyon. Da pra perceber que eu sou bem iniciante nisso kkkkkkk
  14. @Contiusa uma dúvida que me apareceu foi a seguinte: É comum a tensão ficar alta dessa forma mesmo estando todo o setup em "auto"? Eu não mudei absolutamente nada, só instalei as peças e imaginei que não teria esse tipo de problema kkkk
  15. @Contiusa certo. Vou tentar isso hoje. Obrigado mais uma vez.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!