Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fabiano Valente Nunes

Membro Júnior
  • Posts

    16
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Valeu pela ajuda, mas o engenheiro não entrou em contato... Fui intimado para realizar a dita cuja análise em início de janeiro. Fiz uma 'pós-graduação' com um técnico com 20 anos de bancada. Agora vou meter as caras e ver no que dá... não explodindo o osciloscópio já é meio passo,kkkkk. Abraço. Valeu!
  2. Aguardo seu amigo entrar em contato pela segunda-feira. Grato pela ajuda. Abraço! adicionado 0 minutos depois Aguardo seu amigo entrar em contato pela segunda-feira. Grato pela ajuda. Abraço!
  3. Beleza... é que passei uma semana fora.
  4. Quero sim a indicação de profissionais... como podemos fazer isso? adicionado 3 minutos depois Beleza... aprendi muito com as respostas dos fóruns... Valeu! adicionado 10 minutos depois Senai... realmente...já acionei o Senai para um empréstimo de um instrumento para medidas mecânicas e me ajudaram. Uma boa ideia acionar novamente.
  5. Entendo... pode ser que aconteça sim... Já fui convidado a fazer uma análise em uma instalação trifásica e como conheço essa área em particular por estar vinculado às máquinas, fiz e não tive problemas. O que aconteceu, neste caso (pelo menos acontece direto comigo) é que não encontro Engenheiro Eletricista para fazer serviços de medições ou pequenas consultorias... segundo resposta de um professor de engenharia elétrica (fui em uma universidade pedir um profissional) ele me disse que essa área não interessa muito porque se ganha mais dinheiro na área de automação e principalmente com Tecnologia da Informação; portanto, não encontro profissionais. Sei da limitação do CREA, mas segundo a nossa legislação, que sempre tem brecha, qualquer pessoa, desde que indicado por juiz pode ser um avalista, até mesmo uma pessoa analfabeta, desde que o juiz tenha confiança. Particularmente não concordo, mas... Brasil! Em suma: Preciso qualificar a rede elétrica porque a análise mecânica e de parâmetros de trabalho já é etapa superada. E sobre colocar uma carga... a medida (osciloscópio) vai na rede (entrada da carga)? É isso mesmo? adicionado 0 minutos depois Valeu! Vou assistir...
  6. Beleza... só que o que acontece. Uma vistoria mecânica demonstrou que não havia problemas mecânicos e para não perder a razão a empresa disse que o problema é elétrico. Já sei de antemão que não há problema algum por 'n-motivos'; mas a questão é que devo apresentar um relatório disso tudo. Da parte mecânica já está ok, mas da elétrica preciso de algum método, por osciloscópio ou não. Quanto a profissional de elétrica, o que vi é que ninguém tem interesse... acredito ser algo tão simples (para o profissional) que ninguém se interesse por isso. É essa a realidade. Já sei que não há problema na mecânica da máquina e não deve existir problema na elétrica porque outras máquinas mais sensíveis teriam tido problema, e esse não é o caso. Na verdade sei que a empresa está se esquivando de pagar uma máquina nova ao proprietário... adicionado 2 minutos depois Beleza. Entendi seus comentários... interessante sobre o osciloscópio digital. É disso que preciso rsrsrsrs... E por acaso você é engenheiro mecânico?
  7. Então reforço a pergunta: Uma análise com osciloscópio na rede permite verificar a qualidade da energia, ou seria necessário um analisador de espectro? Recordando, sou engenheiro mecânico e meu conhecimento em instrumentação e medidas elétricas é bem resumido mesmo.
  8. Um compressor (motor)... O compressor 'queimou'... me refiro ao motor...
  9. Interessante suas considerações... como disse, sou engenheiro mecânico e fora o conhecimento em instalações elétricas industriais não sei muita coisa de instrumentação... preciso gerar um relatório definindo se 'a rede está ou não boa' para o equipamento... na verdade já sei que não há problema na rede... a questão é a empresa que não quer reembolsar o proprietário... mas tenho que apresentar uma comprovação, já que fui nomeado como perito judicial para dar o ponto final... Existem equipamentos semelhantes na mesma região e só um em particular deu problema com a rede elétrica... sei que existem outros fatores, mas não é o caso. Por isso pensei em verificar a senóide... Só para concluir... é uma empresa internacional enorme que 'chora' por TRÊS MIL REAIS...
  10. Olá Fórum. Não sei se é aqui o local para falar de osciloscópio...mas não encontrei outro assunto mais próximo.... bem, preciso fazer uma verificação do comportamento da rede (tomada) com osciloscópio. Sou engenheiro mecânico e não conheço muito a parte de medidas em elétrica, conheço só aparte de instalações elétricas, mais precisamente a industrial. Para saber se uma máquina está funcionando bem uma das solicitações que tenho é verificar a conformidade da rede, ou seja, ver se a senóide é uma senóide realmente. Como não sou versado na área de medições em elétrica, necessito de uma sequencia que posso usar para ver o comportamento da senóide da rede SEM QUEIMAR o osciloscópio. Antes que alguém diga para eu contratar um profissional já digo que não é tão fácil... a proposta não é tão bem vista pelos profissionais, não sei porque... Por isso preciso eu mesmo fazer. Logo minha dúvida é: 1 - Qual a sequencia a ser seguida (lembrando que sou eng mecânico e quase leigo em medidas elétricas)? 2 - Preciso de transformador isolador? Como é a ligação? 3 - Preciso de um disjuntor para precaução? Como ligar? Em série com as pontas de prova? 4 - E por último, qual uma marca ou modelo que posso comprar para esse fim, sendo que pode ser que utilizarei em outros elementos, como, por exemplo, sensores automotivos? Fico no aguardo da ajuda dos amigos porque não sei muito bem o que fazer e se fizer, vais ser meio 'às cegas mesmo'. Abraço.
  11. É pessoal, me rendo, rsrsrsrs... Então vou seguir a colega Isadora...usar um trafo. Valeu pela ajuda... Agradeço a todos... Vou fazer uma redução para 24V; retificar, filtrar e aí começar meus estudos... Ah, se alguém tiver uma dica para aprendizagem, tipo, livro, material ou sequencia de estudos, agradeço; pois, como disse, sou iniciante... Abração a todos...
  12. essas fontes sem transformador são perigosas. O transformador isola o primario do secundario (isolação galvânica). Recomendo usar um transformador isolador na bancada. RICARDOV; tenho interesse em fazer a montagem testar as tensões, fazer uma ponte retificadora, colocar na saída, fazer novas medições e desmontá-la... Tenho um transformador 127V X 12V + 12V - 500ma para montar uma fonte mais digna,com retificação, filtragem e regulagem com zener... mas como sou principiante quero começar da base. Jamais usaria uma fonte dessas para algo de verdade, só para medições com multímetro mesmo; então pergunto: Mesmo para uma montagem de tipo laboratório pode ser perigoso? Qualquer ajuda é muito bem-vinda.
  13. Se você quer fazer uma fonte sem trafo, acredito que você não queira uma fonte linear, mas uma chaveada. Eu já vejo alguns problemas: (1) como você vai regular e estabilizar a tensão, protegendo o equipamento da oscilação? É uma fonte sem ponte, pra retificar onda (ou seja, vai trabalhar só em CA?). Então Tomas Frota, essa fonte é um estudo e uma etapa. Após esta etapa pretendo sim fazer retificação e filtragem, mas me serve mais para a prática da eletrônica que qualquer outra coisa. Então, no momento, não tenho interesse em fonte chaveada também... essa será feita só que mais para frente. Quanto ao fator segurança, valeu... vou começar por aí para evitar problemas. E quanto às potências dos resistores... uso o mesmo valor para todos ou potência específica para cada um? Valeu pela ajuda.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!