Resolvido - por enquanto!
Depois de muita pesquisa (especialistas da VIVO nem se deram ao trabalho de ajudar) e outros de tantas áreas diferentes que não puderam me ajudar, foi um programador - Humberto Fornazier ( https://www.fnz.com.br/home/ ) que trouxe a solução; Ele mesmo disse que pode voltar a dar o problema, pois é uma falha crônica do Win10!
Depois de analisar as conexões via IPCONFIG, vimos que o Gateway padrão no PC via cabo e funcionando, apontava para os endereços que deveria ter, porém ao conectar o note via cabo, o endereço do Gateway padrão no note não encontrava o endereço no modem.
fizemos os comandos do ipconfig via CMD e não dava.
então entramos na "Propriedades" do conector ( Painel de Controle\Rede e Internet\Conexões de Rede) e colocamos os endereços fixos em "Propriedades - Protocolo TCP/IP 4"
Assim o Note passou a encontrar o caminho e a navegar.
Outra informação é que o WIN10 ainda tem muitas atualizações a serem feitas e por isso ele consome muita banda alem de ter algum conflito entre a placa de rede e seu programa com o próprio windows...
Se alguem estiver passando por isso, tenta essa alternativa!