Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

lucianomessias

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Boas notícias pessoal! Depois da troca do ci 4558 não apresentou mais o defeito. Por dúvida já aproveitei e troquei o segundo ci do mesmo. O custo das peças saiu por menos de 14 reais onde o mais caro foram os 3 potenciômetros que custaram R$ 10,50 e talvez não precisasse trocá-los mas foi por onde iniciei. Os componentes foram 2 ci 4558, 4 capacitores eletrolíticos e 3 potenciômetros. O que me intriga é o fato de ter um capacitor não polarizado soldado em paralelo no conector que vai para o falante do subwoofer. Como essa placa já foi mexida antes de mim, não dá para afirmar que foi adaptado ali ou se já veio assim de fábrica. Só tenho a agradecer vocês pela ajuda. Daqui uns dias retorno para solicitar o fechamento do tópico. Só vou realizar mais alguns testes. Depois desse problema, voltou o desejo de estudar eletrônica. Talvez eu continue pois sempre gostei disso. Abraços!
  2. Troquei o primeiro ci 4558 que estava no caminho do potenciômetro, por enquanto não deu problema nenhum. Já aumentei o potenciômetro várias vezes deixei ligado a tarde toda e está normal. Talvez fosse solda ruim mas troquei o ci e ficou estável. Percebi um pouco de chiado ao abrir o volume geral mas o chiado é nas caixinhas agora. Vou trocar o outro ci e volto pra informar o resultado. Estudei pouca coisa de eletrônica e gostaria de retomar os estudos. O Bcpetronzio e o Lauro como já são mais experientes o que poderiam aconselhar? Por onde começar? Agradeço a todos que ajudaram, parece que estamos rumo a resolver o problema.
  3. Dando um status sobre o andamento, troquei 2 capacitores que julguei estarem com fuga mas voltou o problema. A única coisa que me incomoda é que o teste pelo multimetro analogico fica meio vago. O caminho do potenciometro até o falante é de mais alguns resistores e alguns capacitores poliester e em seguida os capacitores grandes de 3300uf. Apesar que os medi e aparentavam estar normais. Vou medir os resistores. Defeito chato. Você pensa que está tudo bem e de repente começa a trovejar. Paciencia, vamos tentando. Obrigado por enquanto!
  4. Lauro, fiquei feliz por você ter arrumado seu som. No meu caso, acabei de testar o falante do sub e tocou normal. Pluguei ele de volta na placa e voltou o problema. No entanto, as vezes está dando aquele zumbido de cabo de microfone, de aterramento, tipo aquela microfonia na região dos graves. Então está com cara de algum componente. Os dois CIs são 4558D JRC 0058T. Já refiz algumas soldas que julguei frias mas continuou a mesma coisa. Agora vou partir para os componentes. Vou tentar comprar os CIs na segunda feira. Utilizo as caixas na saida do celular e do notebook. Mesmo sem nada ligado ele troveja. Se tiverem alguma sugestão me avisem. Obrigado por enquanto! Segue a foto de minha placa.
  5. O problema voltou novamente. Então os potenciometros estão descartados. Se eu tocar sem aumentar o grave vai normal, nem parece que está ligado ao subwoofer onde está o amplificador. Pelo visto é algo relacionado ao circuito entre o potenciometro e woofer pois se aumentar o grave começa a trovejar. Já pensei no falante em curto mas pelo sintoma não parece ser isso mas só troveja no woofer. Por onde continuar? Conto com vossas ajudas. Obrigado!
  6. Então pessoal. Troquei primeiro os 2 potenciômetros B50K e testei. Nos primeiros 3 segundos fez os trovões e já fiquei chateado pensando que não havia adiantado trocar. Mas ao abrir e fechar os potenciômetros o barulho parou. Logo depois troquei o B10K e joguei limpa contatos em todas conexões da plaquinha para ter certeza que não seria sujeira. Estou tocando ele há 1 hora no celular, com o volume do grave no máximo que era onde dava o trovão e não apresentou o problema ainda, porém em volume bem baixinho devido ao horário. Mas ainda não estou convencido para fechar o tópico. Vou testar por uns 3 dias aumentando e diminuindo os volumes e deixar por horas seguidas. Testar na TV, notebook, celular e tablet. Se ele não tivesse trovejado no primeiro teste, eu finalizaria o tópico. A não ser que haja uma explicação para isso. Agradeço ao Bcpetronzio e lauro.m.s1379 pela ajuda que me deram pra resolver o problema. PS: As caixas são da Thonet & Vander modelo Plakat. Pesquisei sobre elas e o fabricante parece ser a Vigoole que de alemã não tem nada. A placa do amplificador é o modelo e3800 caso alguém se interesse. Abraços!
  7. Vou na Santa Efigênia comprar esses potenciômetros que são dois B50k duplo, um no volume e outro no grave. O do agudo é B10k. Vou tentar encontrar os cabinhos também. O do volume geral já foi meio remendado no conector. Mas mexendo nas conexões não se nota diferença no barulho que parece vento em janela semi aberta de ônibus na estrada...rs...
  8. Estou com um sistema 2.1 Thonet & Vander que tem o amplificador junto com subwoofer. Ao aumentar o grave ele começa a fazer um som tipo soprando no microfone ou trovejando. Testei o falante separado e parece estar bom. Este problema só acontece no subwoofer, nas caixinhas sai som normal. Estou testando os potenciometros, já joguei limpa contatos mas não resolveu. Seria capaz dos potenciômetros fazerem esse barulho todo? Pois mesmo sem nada ligado é só eu aumentar o grave e começa a trovejar e quanto mais o grave, mais o chiado aparece. Já no volume geral estando baixo ou alto não interfere. Alguém pode me dar uma luz? Obrigado!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...