Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arthur Albert

Membro Júnior
  • Posts

    11
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Olá pessoal, cotei a fabricação de 5 PCBs em alguns fornecedores [traços de 4mil e vias de 6 mil] e os mais baratos giram em cerca de 140 dólares, alguns chips utilizados são do tipo BGA, o que necessita de uma precisão muito grande (VIA's de 3mil seriam o ideal) mas como podem ver, a prototipagem fica muito cara e é possível adquirir Routers CNCs (Laser) por cerca de 120 dólares com: * Potência: 250mW * Precisão: 0,01mm (0,4mil) Estou pensando nesta possibilidade porque cada vez que fosse feita a prototipagem eu teria de pagar o imposto de importação (no mínimo 60%) e esperar no mínimo uma semana para as placas chegarem, já com uma máquina mesmo que lenta e modesta como esta, só de não precisar pagar o imposto, uma boa parte do dinheiro seria economizado. A minha dúvida é a seguinte, um laser com uma potência de 250mW já é o bastante para fazer a gravação em cobre? OBS: No youtube é possível achar videos de CNC's fazendo isto com lasers de 2W a uma velocidade interessante. Obrigado desde já!
  2. @victhor393 Sim, é algo bem pequeno, mas a placa em si também é pequena, o problema que 10Mil ainda sim é grande, já vi fornecedores chineses ofertarem vias de 4 Mil (fabricação a laser) mas estou com duvida em relação as dimensões, se eu colocar 4 mil no diâmetro da VIA, qual Drill eu coloco? Não existe um padrão nas dimensões? Cada projetista coloca o que bem entender? Obrigado por alertar sobre o DRC, vou dar uma olhada aqui nas configs!. Só mais uma coisa, você (ou alguém) sabe me dizer em relação as cores das vias no Eagle? Quando eu coloco uma via ela fica com anel verde (padrão) mas verde indica PAD, na board do arduino todas as vias são nas cores amarela, na legenda do Eagle, realmente amarelo é = VIA, mas porque o padrão dele é verde? Eu devo trocar as vias para amarelo? Obrigado pela atenção!
  3. Pessoal, após a escolha de todos os componentes necessários para minha placa e esquemático pronto, estou seguindo para o projeto da placa em si (PCB / Board / PCI) mas estou tendo alguns problemas, estou utilizando trilhas de 4.6Mil e vou precisar trabalhar em outras camadas para passar tantas trilhas e para isso estou utilizando as VIA's, mas não sei como dimensionar as mesmas, no Eagle existe um campo para o diâmetro e outra para a Broca mas todos padrões do Eagle são de dimensões muito grandes (Menores Vias de 10Mil e Broca de 19.68 Mil.). Alguém saberia me dizer qual o menor diâmetro possível da Via e qual broca utilizar? Obrigado desde já!
  4. @victhor393, Sim, consegui baixar o componente do CC2564 direto do site da TI, o próximo é o MSP430. Estou tentando fazer primeiro o bloco de alimentação, não tenho experiência com eletrônica e acho que este está caminhando bem, sem falar que caso eu altere algum componente o circuito de alimentação é bem aproveitável. Sobre a bateria, tem que ser estilo Botão ou moeda mesmo, depois vou dar mais uma pesquisada para ver se eu encontro uma com uma descarga melhor. Sobre as trilhas, obrigado pela sugestão, vou dar uma estudada.
  5. @aphawk, Sim, no momento estou pensando em substituir (pouca chance) o TI CC2564B por um csr8670, ele é quase 2x mais caro mas já vem com MCU integrada, e tem praticamente 2mm a menos em largura e comprimento. O Que dificulta é que ao contrario do TI, é necessário adquirir a licença da empresa para comprar as placas de desenvolvimento. Claro, ai pela internet vendem sem precisar da licença, mas.. fazer o que né? O MCU utilizado será o MSP430 (a própria TI recomenda o uso, tem uma boa dimensão e um custo satisfatório contra o Cortex-M4) Em relaçao ao esquema, o simbolo do CC2564 a TI disponibiliza para download, já do CSR8670 não, então pode ser mais trabalho pela frente. Também não consegui o simbolo da antena 2.4ghz escolhida (não sei porque a fabricante não disponibiliza ou talvez eu que tenha passado batido).
  6. Olá pessoal, estou começando meu próprio projeto de fone bluetooth inspirado por sucessos no Kickstarter como o "Earin", "Dash", e até a farsa do "Dot" visando um preço mais acessível. Então,o chip bluetooth que será utilizado é o TI CC2564B, segundo este link: http://www.ti.com/product/CC2564MODN/datasheet/specifications#SWRS1211978 Sobre Alimentação: Ele pode chegar a consumir aproximadamente 20mA com o protocolo A2DP. (18.1mA), em relação a bateria, estava pensando em utilizar baterias estilo moeda (coin cell)de 50mAh, mas ai quem vem o primeiro obstáculo, o bluetooth necessita de 20mA, mas se não me engano, estas baterias não chegam a fornecer descargas nem de 1mA. Sobre o Funcionamento e Fabricação: No caso, os chips estariam funcionando com o perfil A2DP, mas pelo que observei, se utiliza módulos conectados as placas de desenvolvimento e as mesmas conectadas ao computador para configuração de perfil. Ao receber o chip "puro" do fornecedor, como eu faria a configuração de 1 por 1? Sobre os esquemas: Para o projeto da placa utilizarei o Eagle, mas duvido muito que o mesmo possui o CC2564B na sua biblioteca, sendo assim, eu mesmo terei de criar o componente, alguém já tenha feito este procedimento conhece algum tutorial, ou qualquer material que auxilie a criação de componentes no Eagle? Gostaria de ressaltar sobre a pinagem do chip, ele utiliza de esferas (não sei o termo correto) e não os pinos nas "periferias", não encontrei tutoriais criando componentes com "esferas". Não possuo experiência em eletrônica, mas acredito que estou no caminho certo e que devagar eu chego lá. Agradeço desde já por qualquer ajuda!
  7. @The Zuera Never Endz Você já reparou se ela tem um "backplate" atrás do processador? (lado de fora da placa) Pode ser isso que está segurando o dissipador. Geralmente em placas antigas eles utilizavam pinos de trava com molas (talvez resolveram colocar neste modelo). São pinos brancos que se você empurrar eles "afundam" e voltam ao soltar. Teria como você mandar algumas imagens com todos os parafusos soltos e em vários ângulos? Talvez nos ajude.
  8. Amigo, nunca vi um modelo deste ser desmontado, mas acho que esta imagem pode te ajudar: http://i2.wp.com/extremespec.net/wp-content/uploads/2014/01/Sapphire-Vapor-X-R9-270X-2GB-review-08.jpg Você monitorou a temperatura dela? Talvez este ano de uso não tenha prejudicado tanto assim a pasta térmica e talvez você acabe desmontando a placa por nada.
  9. @LEOPUENA, Estou tentando "encaixar" os componentes até 11mm x 40mm (máximo), sobre os MCU's, estava em mente o Attiny85 que tem um bootloader arduino pela net, assim ficaria mais fácil de trabalhar com ele, mas não está decido, outros da mesma família também apresentam boas características. @aphawk, Sim, ainda tem os outros elementos, mas se você der uma olhada, muitos módulos são fábricados com componentes de baixo custo, que geralmente apresentam dimensões "parrudas", existem muitos chips Bluetooth bem menores que os vistos por aí, o problema disso tudo é o preço né? O Chip vai diminuindo e o preço vai aumentando. Obrigado pela ajuda!
  10. @aphawk Você diz que o chip já vem com o firmware mas você citou os módulos, o problema é que nenhum módulo é pequeno o bastante, por isso quero fazer uma placa única, neste caso, adquirindo o próprio chip bluetooth na fábrica, "zerado" para que posteriormente seja soldado na placa, ele vem com o firmware da fabricante? E para fazer a transmissão dos dados é apenas enviar através do Tx e receber através do Rx?
  11. Pessoal, estou procurando um meio de enviar comandos de um arduino através do bluetooth para um dispositivo pareado. Eis o problema: Mesmo os menores módulos bluetooth e placas arduino ainda são muito grandes para o projeto, então resolvi começar a minha própria placa do 0 já com o microcontrolador e o próprio chip Bluetooth e outros componentes caso necessário. Dúvida: Gostaria de saber com quem tem uma experiência nesta área se é necessário com que seja programado um firmware para o chip bluetooth conseguir compreender e repassar os códigos enviados pelo microcontrolador ou se apenas fazer as ligações corretas entre as portas do microcontrolador e o Rx e Tx do Bluetooth já seria o suficiente. Imagino que seja necessário um firmware, já que o bluetooth dever ser "identificável" e "pareável" aos outros dispositivos, caso isto seja verdade, a programação pode ser feita em C++? Vocês indicam algum material relacionado a este conteúdo? (C++ aliado a programação de circuitos integrados). Obrigado desde já!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...