Li alguns dos cento e muitos comentários deste artigo.
Nos que li, em sua grande maioria focam o receio de perder o cliente para o "sobrinho".
É verdade, agora está muito mais fácil de reparar um PC, e nós os técnicos que estudamos e temos experiência?
Antes de responder esta pergunta, faço uma pausa para comentar que este não é um problema da Informática Brasileira. Muito menos apenas da informática. É transversal a quase todas as profissões e em todos os Países. Falo em primeira pessoa, moro em Portugal, sou técnico em informática desde 96, Brasileiro. E aqui também há muitos "sobrinhos".
Voltando a questão, a resposta é simples. Especializando. Quanto mais especializado o técnico for, mais reconhecimento terá.
É muito simples, procurar ser o melhor naquilo que faz. Quanto ao reconhecimento (o pagamento faz parte do reconhecimento), quando se é bom, podemos pedir o que achamos justo. e o cliente paga, para além de ficar fiel.
Para ilustrar; em tempos um cliente/amigo me procurou para eu lhe formatar o seu PC, não é um trabalho que eu costume fazer. Mas por ser cliente e amigo, pedi-lhe 30€ as lojas aqui costumam levar 45€. Como disse, não é um trabalho que costumo fazer, e era cliente e amigo. (e eu só cobro porque caso contrario, todo mundo pede que o façamos...)
Ele achou caro e tinha um conhecido (o tal "sobrinho") que lhe fez por 15€. ótimo, amigos na mesma. Só que o dito amigo esqueceu-se de fazer um backup dos dados. Fotos e documentos, apagou tudo.
Quando este meu amigo me voltou a procurar, em desespero, por ter perdido tudo. Bom, ai entrou meu trabalho, recuperei todos os teus dados, e lhes garanto, não lhe cobrei apenas os 30€. Cobrei um preço justo.
No começo, lembro que nos escritórios era preciso cursos de Wordstar, Lotus... Hoje em dia, qualquer pessoa trabalha num PC, basta saber ler e escrever. Mas para fazer um editorial, bom, ai a coisa muda de figura. Este é o meu ponto de vista.