Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

barriosraphael

Membro Júnior
  • Posts

    12
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Isadora obrigado pela resposta de novo. Isadora eu não manjo muito de eletrônica e não sei se cheguei a comentar isso. Realmente ficaria sim mais fácil pra mim (que não sei quase nada de eletrônica) se por uma acaso você tivesse um link de algum projeto que já tenha visto, tendo em vista que mencionou o CI, poupa tempo e dinheiro ver algo funcionando antes de comprar e colocar no protoboard. Longe de mim pedir para você fazer algo especificamente para mim, aliás já acho que respondendo as perguntas vocês fazem muito mesmo. Sinto muito se minha perguntou causou a impressão errada de que eu não quero ou tenho pouco vontade de fazer isso funcionar ou ainda que quero tudo na mão beijada, te garanto que é exatamente o contrário, estou nesse projeto faz tempo e vou terminá-lo e sei que iniciantes como eu (não como você) costumam trocar exemplos para um melhor entendimento. Caso eu possa te ajudar com algo relativo a programação (asp.net, vb.net, c#, asp, c, android, banco de dados sql, lógica de programação, etc) ou até mesmo impressões em 3D, protótipos, etc, estamos aí, pode contar comigo. Obrigado novamente, vou procurar mais sobre o CI sim.
  2. Obrigado, Isadora! Realmente parece ser bem bacana porém não encontrei nenhum projeto utilizando esse ci, você teria algum projeto de exemplo para me indicar?
  3. Ricardo tem razão, eu fiz apenas o desenho errado já subi a correção da imagem e exclui a errada. Em relação ao circuito o que comentei entendi o que você disse sim porém o circuito em questão não tem esse problema de desligar o circuito, ele está sempre ligado, pois recebe comandos para ligar ou desligar a lâmpada. E também não utilizar relé e sim moc + triac. Sabe me dizer que mágica é essa? rsrsrs Obrigado!
  4. Boa tarde! Pessoal estou com uma dúvida que para vocês que entendem bem de eletrônica/elétrica deve ser boba mas estou fundindo a minha cabeça faz tempo. Fiz um circuito para acender e apagar a lâmpada de casa pelo celular, o circuito utiliza uma fonte para alimentação com entrada: neutro + fase (normal), conforme esquema 1 da imagem em anexo, e saída para o retorno da lâmpada, está funcionando perfeitamente. Mas eu vi um cara que fez um circuito para mesma finalidade que o meu porém ele não utiliza o neutro, apenas fase e retorno da lampada, conforme esquema 2 da imagem em anexo. Os próprios fios do interruptor. Aí eu pergunto como isso é possível? Quero fazer esse circuito sem o neutro igual o do cara porque no caso dele ele não precisa puxar um fio neutro para o interruptor, ele utiliza os fios já existentes para o interruptor normal, no meu caso eu tenho que utilizar os dois fios do interruptor normal (neutro + retorno lâmpada) e ainda puxar mais um fio neutro da rede. Quero colocar em toda a casa sem alterar a rede ac existente. Desde já agradeço a ajuda! Obrigado!
  5. Olá amigos! Consegui resolver via software, acredito que a resolução via hardware seria praticamente impossível já que o surto se propaga inclusive pelo ar. Resolvi da seguinte maneira: 1 - Reconfigurei os pinos que são os botões para trabalhar somente como "INPUT" ao invés de "INT" (interrupção). O modo interrupção deixa a entrada muito sensível a qualquer mínima variação de corrente como eu pude descobrir. 2 - Como não tenho mais a função a ser executada atribuída na configuração do pino como interrupção coloquei a verificação de "click" na função "alarm", executando a cada 10 mili segundos e verifico 10 posições, ou seja, para considerar "clicado" tenho que ler durante 100 mili segundos o mesmo valor na entrada depois de uma mudança. Sendo assim qualquer interferência externa é eliminada inclusive a dos surtos que ocorrem em frações de ms. Está funcionando muito bem!
  6. kkkkkkkk pode deixar vou seguir os 6 efes.... seguem comentários: Pelo jeito este esp (preguiça de googlar ok?) é um mc. Ele é um System-On-Chip com Wi-Fi embutido Não deixe pinos de entrada flutuando. Coloque pullup ou pulldown -Se não for usar, programe como saída OK, certo -pino reset: consulte o d.s. Talvez ele recomende um R C e não direto no vcc OK, certo -o quê?!! os fios dos interruptores passam junto com a rede ac? Melhore o esquema com mais dados de ligações externas. Publique fotos e layout e etc. kkk expliquei mal mesmo. Na verdade os fios de um dos botões se liga a fios de 1,5mm e passa pelos conduítes até outro interruptor, não tem ligação elétrica com a rede AC. Obrigado pelas dicas Isadora!!!! Só mais uma pergunta como você faz para isolar o circuito com papel alumínio? Ele já está dentro de um case, só "embrulhar" o case com papel alumínio? obs: Acho que pode ser realmente pelo ar pois afastei uns 20m outro circuito igual e a interferência diminuiu muito. 1/5 mais ou menos.
  7. rsrs claro que permito discordar, você tem toda razão. vou incluir o resistor sim, vou calcular certinho a corrente que quero nos leds e resistor da base do transistor. Isadora realmente o JP3 está lá eu estava procurando direto no eagle e já mudei o nome, desculpe. Corrigindo aqui: "JP3 pra comunicar RX/TX e mesmo GND na comunicação serial." e "SL2 pra entrar em modo de gravação" O VCC acho que teria o capacitor em paralelo para estabilizar.. está errado também vou corrigir. Entendi a necessidade da blindagem caso venha pelo ar, porém eu estou usando a própria fiação da rede AC da casa no caso de interruptor paralelo, ou seja, os dois botões do esp ficam ligados aos fios dos interruptores. Não daria para blindar toda fiação. Teria outra sugestão? Não sei mais o que fazer Obrigado! Raphael
  8. -Este circuito foi você quem bolou ou achou na net? Seja como for... fiz em parceria com um amigo meu. -não conheço este esp mas penso que falta um R (chute 2K2) na base de T3 Poderia colocar sim porém a corrente do esp é muito pequena e não foi preciso, no final também é colocar um led. -Pra que serve sl2 e sl3? São botões? tem fio comprido? C4 e C5 acho que deviam ir pro gnd e R1 e R2 como pullp indo pro +3. talvez usar fio blindado Isso mesmo são botões com fio comprido ligado a interruptores de lampada AC. Sobre C4 e C5 concordo. -de onde ve/vai JP3? talvez usar fio blindado Qual JP3? JP2 pra comunicar RX/TX e mesmo GND na comunicação serial. JP1 só pra jogar GND no pino pra fazer o flash do esp. -de onde vem o +5v? Vem direto de uma fonte de 3A -talvez blindar o circuito todo. Faça teste com papel alumínio. Obviamente tem que isolar a parte interna Vou tentar sim. Dúvidas idiotas: qual o função do fio blindado ou de blindar o circuito?
  9. Obrigado por responder Isadora. Sei que é clichê mas não manjo muito de eletrônica. Eu não queria uma solução que causasse um delay no acionamento do botão. Segue a imagem do circuito.
  10. Olá, estou com o seguinte problema, tenho um circuito com um esp8266 esp12 + moc + triac que liga ou desliga uma lampada. Posso ligar a lampada pela rede ou por um botão configurado no proprio esp. (pull up). Funciona muito bem, o problema é que quando ocorre um surto de tensão na rede AC causado pelo acionamento do faiscamento do fogão o botão do esp é acionado e a luz começa a piscar. Tentei colocar um capacitor em paralelo com o input do esp do botão e até que funciona porém retarda o acionamento do botão, quanto maior a capacitância maior a proteção e maior o delay até acionar o botão quando menor a capacitância menor a proteção contra o surto e as vezes a luz pisca e as vezes não. Gostaria de saber qual seria o ideal neste caso, fazer alguma proteção com varistor antes da fonte de alimentação? Se sim alguém saberia me dizer como exatamente fazer isso. Os circuitos que pesquisei utilizam um fusível porém eu preciso que o circuito continue funcionando após os surtos, preciso que os surtos sejam ignorados pelo circuito, com um agravante não tenho fio terra. Obrigado a todos! Se alguém puder ajudar agradeço muito.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...