Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcio Relvas

Membro Pleno
  • Posts

    61
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Obrigado pela ajuda Isadora, eu estou atolado de trabalho agora, mas logo que eu puder vou fazer mais testes e postar aqui os resultados.
  2. Isso de mudar para saída,acionar depois entrada é uma ótima ideia. Em outro programa que eu fiz tinha que usar interrupção para fazer a varredura dos displays 7 segmentos, e o que eu fiz, dentro dessa interrupção eu passava todo o port para entrada, lia ele e passava para uma variável int depois para saida novamente, então eu lia os bits para saber qual botão foi acionado, deu tudo certo sem problemas de interferência, mas ae houve a necessidade de colocar um controlador de temperatura para atuar sobre um contator para ligar a resistência, e ai de vez em quando o contator ligava acionava o botão de inicio, como se ele tivesse sido pressionado. Depois esse projeto ficou parado, agora estou querendo fazer uma placa já com controlador de temperatura e toda a lógica da máquina. Mas ae entra outra dificuldade, o controle tem que ser PID, andei estudando o algoritmo dele mas é que tem que ajustar, alguma dica?
  3. Boa noite, fiz uns testes com um contator ligando um transformador e com o display fixado no painel metálico acontece muita interferência fazendo aparecer caracteres errados no display, mas colocando um snubber em paralelo com o transformador melhora muito e fazendo o que você falou Isadora, afastando o display do painel melhora mais ainda. Mas e se eu quiser ligar um motor trifásico pelo contator, tenho que usar 3 snubbers? E quanto ao uso de acopladores óticos nas entradas sem negativo independente do PIC, ajuda?
  4. Obrigado pela resposta Isadora, mas tem outro problema, quero usar display LCD. Percebi em outro projeto que se eu fixa-lo no painel de metal ele fica mas suscetível a ruídos, e se aterrar a carcaça fica pior ainda. Vi em algum lugar que colocar um snubber no enable ajudaria, até tentei colocar um capacitor de 22pF uma vez mas ae o display ficava louco, o que você recomenda.
  5. Bom dia, eu já entrei com esse assunto em outros tópicos mas agora a coisa mudou um pouco. Eu consegui ótimos resultados com o uso do MOC 3063 mais triac, tanto é que a placa que eu fiz já está sendo usada na maquina da empresa onde trabalho a mais de um ano sem muitos problemas. Mas agora eu tenho uma dúvida, estou querendo fazer uma placa que controle o sentido de rotação de um motor monofásico e trifásico, no entanto se eu usar triac estou preocupado de dois dele entrar em curto e faltar fase no motor, podendo danifica-lo. Mas se eu usar contator ae então dá pra usar um rele termico ou um detector de falta de fase, no entanto vai produzir muito ruido (EMI) que pode resetar o PIC, então o que eu devo fazer?
  6. Vamos lá pessoal, ninguém falou mais nada, perderam o interesse pelo assunto ou eu fiz alguma coisa errada?
  7. @albert_emule Fiquei curioso para ver o esquema da fonte flyback de 10KW mas não encontrei link online, você tem o esquema para me enviar por favor? Eu fiz um documento do word sobre as formulas e métodos que eu vou usar para projetar uma fonte chaveada, vocês podiam dar uma olhada para ver se está bom? Ainda está faltando algumas coisas mas eu gostaria de saber se essas formulas apesar de serem para conversor flyback se funcionariam para half bridge. Esse é o link https://mega.nz/#!aZEHnaSK!ErxT8idmAenb699_j00RKLxLUDld2oYQy-iKlhk7s5g
  8. Boa noite, eu sei que estou sendo muito insistente na pergunta mas gostaria por favor da ajuda de vocês. Eu ainda tenho duvida quanto ao funcionamento do UC3843. Se partimos do começo quando a fonte é energizada, a tensão começa a subir pelo resistor de alto valor no Vcc do ci, quando atingir 16V ela passa a oscilar. Neste momento ele liga o mosfet e a tensão no resistor de source começa a subir devido ao aumento em rampa da corrente. Quando atingir 1V o mosfet corta, mas antes disso como não há tensão ainda no capacitor do secundário já que o diodo está cortado então nada acontece na realimentação do tl431 ou zener e acoplador ótico. E é ai que eu não entendo, se o tl431 ou zener só recebe tensão quando o mosfet está cortado então como ele atua? Ele não deveria desligar o mosfet afetando o duty cycle?
  9. Por exemplo o primeiro núcleo da lista dos NEE, o 8/4/4 não mostra o valor da área da janela. Para um núcleo E pelo o que eu entendi é o comprimento x altura de uma das aberturas internas. Tentei vários cálculos e nenhum chega perto do valor marcado no datasheet (tentei com o 42/15), tentei pegar o valor da janela total (2 partes) divida-la por 2, pegar o valor da largura da perna central e dividi-la por 2, subtrair as 2 e multiplicar o resultado pela altura.
  10. Kkkk é realmente pouca diferença mas a area da janela ainda não estou conseguindo calcular.
  11. Boa noite pessoal, obrigado pelo link do post albert_emule, mas ainda continuo com duvida, o problema é que alguns datasheet dos núcleos da thornton não tem área da janela. Então tentei calcular tanto Ae como Aw multiplicando largura por espessura e os valores obtidos não batem. Como por exemplo o núcleo NEE 42/15 o Ae é 12,2 x 15,5 que dá 189,1 ao invés de 181mm^2. Tentei copiar a imagem do datasheet do núcleo mas não consegui, esse é o link http://www.thornton.com.br/produtos/nee.htm.
  12. Boa noite, eu acho que usando uma combinação das fórmulas do livro do Ivo Barbi e do Colonel já consigo dimensionar o transformador mas acontece que eu fui no site da thorton para ver o núcleo e vi que eles só colocam o Ae (area efetiva) mas não o Aw(area da janela) e então como eu faço para calcular o Ap do núcleo?
  13. Isso de dizer que tem no livro eu sinceramente não vi, em todos os livros, inclusive os que me passaram aqui em inglês geralmente o autor simplesmente diz que o Dmax é tanto, por exemplo 0,4. E essa de copiar realmente eu admito no final todo mundo acaba fazendo isso, mas eu prefiro gastar primeiro todos os meus neurônios tentando entender o máximo possível pra não ficar dependendo de informação do fabricante para tudo. Quanto ao pi expert como eu disse só faz fontes de pequena potencia e do tipo flyback, por isso não o utilizo. Eu estou apenas tentando entender como o tl431 monitora a tensão para regular o pwm do ci se a tensão do secundário está em oposição de fase em relação à primaria (se é q é isso mesmo já que a bolinha preta no simbolo do transformador parece indicar isso).
  14. @albert_emule Sim eu entendo que o zener vai enxergar o capacitor de saída mas como ele vai atuar no pwm se só tem tensão quando o mosfet tá cortado? Por exemplo no ci UC3843, o duty cycle vai até 100% então se a realimentação não cortar ele (desconsiderando o current sense) o núcleo vai saturar e queimar o mosfet. A proposito tem também o UC3844 e 45 que tem um flip flop T que garante duty cycle máximo de 50%, o problema é que ele é o dobro mais caro que o UC3843, será que vale a pena ou com um circuito bem dimensionado com o UC3843, considerando as variações de tensão de entrada e corrente da saída evitar que ele alcance 100%?
  15. Mais uma duvida pessoal: Usando como exemplo o ci UC3843, pelo que eu entendi quando a tensão do secundário alcança a tensão do zener ou tl 431 a realimentação pelo acoplador ótico deveria alterar a tensão da entrada inversora do amplificador operacional do ci fazendo o pwm ir para 0 desligando o mosfet. Mas se o diodo do secundário só conduz a tensão quando o mosfet desliga já que está em oposição de fase em relação ao primário com o intuito de desmagnetizar o núcleo então como realmente o diodo zener ou tl431 atuam? Levando em conta esse circuito:

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...