Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dornas

Membro Júnior
  • Posts

    11
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

4
  1. Obrigado pelo puxão de orelha! mas o que eu realmente quis dizer, é que temos que ter propriedade no que afirmamos. Antes de qualquer afirmação procure informação, eu sou muito cético quanto a passar informações sem origem, e informações técnicas pior ainda. Tudo que eu ouvir ou ler, tem que ser destrinchado pelo meu cérebro caso eu não consiga chegar a um consenso, vou atras de informação. Eu gosto muito de saber o porque das coisas! Se uma formiga corta um pedacinho da folha e leva para a sua colônia, eu procuro saber o que elas vão fazer com a folha, se é só aquele tipo de vegetal, ou qualquer um, o que irão produzir e etc. Voltando ao ventilador! existem mais informações que não vem ao caso no momento, mas o principal foi o que relatei, caso tenha alguma situação que queira tirar dúvidas pode mandar! se eu tiver conhecimento responderei. Abraço e me desculpem!
  2. Pessoal! eu estava justamente pesquisando sobre o assunto bucha, motor , eixo, que entrei aqui e me deparei com as sandices relatadas. A resposta mais coerente foi a do Sr. Almir Aguiar, a qual eu complemento com mais algumas explicações! Todas as buchas que já tive contato trabalhando com motores, são cheias de micro furos a qual damos o nome de porosa, sabe porque! porque através destes micro furos é que o óleo chega até o eixo lubrificando-o e fazendo com que ao redor do eixo no local aja uma camada entre o eixo e a bucha onde o eixo desliza sem sofrer atritos de metal com metal, certo! só que em volta da bucha é colocado uma camada de material fibroso tipo algodão, mas não sendo algodão que é usado para ser encharcado de óleo, e conforme a bucha vai sofrendo atrito das moléculas que giram no eixo gerando um aquecimento que a bucha também absorve, fazendo com que o óleo que vem de cima proveniente do material encharcado com o óleo vá se diluindo e afinando aos poucos, que por sua vez irão passar nos micros furos da bucha e chegando até o eixo e lubrificando-o! Bom agora é que entra o usuário. Geralmente de acordo com o tamanho do ventilador, das buchas e da esponja que leva o óleo, um ventilador de 30cm, a lubrificação pode durar uns 4 a 5 meses, um de 60cm provavelmente uns 6 meses, eu tenho um circulador Arno que deve ser 80cm, que já dura mais de um ano. Mas estou falando de uso residencial! COMO SABER QUANDO JÁ ESTA NO TEMPO DE LUBRIFICAR! é simples mas ninguém se preocupa, só quando vem a conta é que o dono fica esperto! como SE SABE SE JÁ É TEMPO DE LUBRIFICAR, com a simples observação da rotação da hélice quando desligamos o dito cujo! se a hélice demorar a parar tá ótimo, com o tempo a rotação vai diminuindo e parando mais rápido, e é quando o cara vai dormir liga o ventilador e nada, só zumbe, ai o cara dá um giro na hélice com o dedo ele parte, e o trouxa vai dormir pensando que enganou o aparelho, mas ele é que corre perigo, o óleo seca a bucha esquenta o ferro do eixo expande e trava o aparelho que pega fogo, ele é de plástico que pega fogo, se tiver em cima de móvel de madeira pega fogo e ta feito o carnaval! Mas os fabricantes e os engenheiros pensando nisso, inventaram o resistor térmico, conforme cada tamanho de motor o resistor tem um grau de temperatura que ele suporta; Exemplo, um resistor térmico com indicação para 140ºC, só ira se romper aos 140ºC, e assim cada um na sua faixa de temperatura. Agora sim podemos dormir tranquilos! na, na, ni, na não, não se pode confiar nas coisas , a melhor prevenção, é observar e na época certa lubrificar seu querido ventilador. QUEREM UMA SUGESTÃO! eu gosto de ventilador com rolamento(rolimã), a mas é caro certo, concordo, mas eu já tenho um a quase 10 anos, e sempre que mexo nele é para lavar hélice, grades e etc. Para lubrificar use óleo sintético de maquina de costura. se acharem que valeu a pena esta pequena explanação, me mande um retorno! sei que não sou dono da verdade, se houver alguma informação errada podem me corrigir!
  3. Meu filho foi desconectar o HDD, e pela sua experiência de nunca ter aberto um notebook, acabou arrebentando o HDD Cable - C5V01. Como não sei aonde vai o que, preciso se for possível, do esquema de ligação dos 2 conectores. Quero saber a ordem de soldagem, pois soltou uns 3 fios, justamente os que vão soldados no conector do HDD. Quem tiver um Acer aberto, e quiser me agraciar com este favor, ficarei imensamente grato. Basta desenhar os 2 conectores e mostrar as ligações . Olhando o conector por traz na parte da solda, são os primeiros fios do lado esquerdo que arrebentaram, basta mostrar ponto a ponto, os fios deste conector até o conector da placa conector menor. fico no aguardo de uma ajuda, se não for possível o jeito será comprar um cabo novo. Abraço e fico no aguardo.
  4. Pessoal, bom dia! Estou vendo o assunto em pauta, e estou com um quase o mesmo problema! porque um quase o mesmo problema? porque estou com um HD Toshiba MK5059GSXP de 500MB, que estava em um XBOX, que eu tirei do case e instalei no meu PC, desligando os outros, e só deixando o TOSHIBA, e o meu C: principal. Bom quando reinicializei o sistema, entrei no setup, e deixei somente os 2 HDs como reconhecidos, e continuei o processo de inicialização. O Windows entrou perfeitamente, abri o Windows explorer, e o TOSHIBÃO nem deu o ar de sua graça, tudo bem agora vou entrar no gerenciador de disco e lá ele deve aparecer, se não aparecer é porque o bicho ta queimado! pensei eu. Quando abri o gerenciador de disco, tava la o marvado, com aquela faixa toda preta, e não aparecia na parte de cima do gerenciador, onde mostra os volumes com a letra do HD ativo! Só apareceu em baixo, e do lado esquerdo estava escrito" (Disco 0)" Desconhecido , o volume do espaço no caso (465,76), disco não inicializado, em cima do desenho de um HD, estava uma cruz em vermelho. como todo mundo fala, eu também cliquei com o botão esquerdo do mouse na parte hachurada, que são aqueles risquinhos, abriu uma janela que estava escrito; Novo volume simples.... , Novo volume estendido... , Novo volume distribuído... , Novo volume espelhado... , Novo volume RAID-5... , propriedades, e Ajuda. Legal! Cliquei com o botão direito, em cima da cruzinha vermelha à esquerda, na mesma faixa do TOSHIBA! abriu uma janela escrito; inicializar disco (estas frases não estavam ativas), logo apos em baixo vinha; offline, cliquei ai e apareceu o seguinte; Erro nos dados(Verificação cíclica de Redundância) cliquei em OK! e não aconteceu nada. Logo a seguir mais a baixo vinha propriedades, cliquei ai, e abriu a janela de ;Propriedades de Toshiba MK5059GSXP ata device, e tudo funcionando perfeitamente. Logo mais abaixo vinha a ajuda. Portanto o que quero aqui dizer, é que não consegui faze-lo funcionar ainda, e estou pesquisando para ver se existe alguém que já tenha tido alguma experiencia com este problema, quem tiver alguma ideia pode mandar que apreciarei. Fico no aguardo e já mando um abração a todos! Até.
  5. Meu amigo Picco! , se você observar uma placa-mãe por uma lente grande, irá observar que tudo nela são minúsculos; as soldas muito próximas, as perninhas dos componentes são extremamente juntas. E tudo isso gera acúmulo de poeiras diversas; como pelos diversos , fuligens microscopias que vem pelo ar de metais e outras coisas que geram passagem de corrente elétrica entre os componentes. Então volto ao tópico anterior, de que o melhor processo para limpar a placa-mãe, se chama água e detergente neutro. Para retirar as impurezas, e restabelecer o funcionamento da placa no que concerne a defeito por resíduos microscópio. Agora na parte que você fala que as placas tem problemas de estática, não é verdade! Estática são ruídos que o rádio faz, devido a eletricidade eletrostática que existe no ar, e esta interferência provoca aquela chiadeira no som do Rádio. Já que tocamos no assunto, nosso corpo também se carrega eletricamente, e damos o nome para isso de carga eletrostática, que quando tocamos algum objeto como uma maçaneta de porta, ou uma placa de computador, ai sim podemos provocar a queima de algum componente da placa em questão. Eu estou careca de avisar para todos que trabalham com cartão de crédito, para terem cuidado ao segura-lo , pois pode provocar a queima do chip nele embutido. E para limpar os contatos que teimam em não dar contato, eu usava antigamente, o famoso Kaol. Se bem me lembro, ele é tão fininho abrasivamente falando, que ele não lixa o local, ou contato de ouro que estamos falando, ele dá brilho. O Kaol é usado para polir metais em geral, e vidro se usar uma maquininha de polir, ele o deixa limpinho. Agora chega né! que tomem suas decisões! Fui !
  6. Minha prezada Ma,Aguiar! Eu concordo com um colega que lhe responde, eu lhe direi o mesmo!. Se fosse eu, imediatamente meteria o dito cujo dentro de um balde com água e detergente, escovaria com pincel onde fosse possível, e no demais eu chacoalharia o mesmo nesta mesma água, quando me desse por satisfeito, meteria debaixo da torneira até sair todo o sabão, e por último, escorreria toda a água até não pingar mais, logo após sopraria o mesmo com o secador de cabelo até não perceber mais nada de água. Veja bem! só o vento frio, de vez em quando mandaria um calorzinho, e por último quando ja estivesse com o saco cheio de tanta atividade, ai sim meteria o limpa contato, e em seguida o colocaria em um canto por pelo menos 24 horas, quando então, tacava de novo o limpa contato, e agora sim o ligaria e partiria para o abraço!
  7. Fora lavar tudo com água e detergente neutro, conforme expliquei no tópico anterior, tem o seguinte: Também aprendi com meus erros e acertos, que se for contatos de interruptores de plástico, basta desmonta-los e limpar as lâminas e contatos com KAOL. Se for conectores slotes de memoria RAM, basta uma folha A4 dobrada o suficiente para entrar justa no conector e proceder o movimento de vai-e-vem até que o papel saia limpo, pois o papel também é abrasivo suave, e os demais contatos aparentes deve se proceder da mesma forma; dobre a folha e esfregue sobre os contatos de cobre, ou Ouro, tomando o cuidado para não arrancar componentes minúsculos, soldados nas bordas. Por enquanto é só! Abraço, fui!
  8. Gostaria de deixar minha opinião, que não é muito diferente dos adeptos da água e detergente. Desde a década de 80, que aprendi com meus erros e acertos, a melhor forma de limpar uma placa eletrônica. Água e Sabão neutro. Já trabelhei em oficinas de consertos de TV, Som, eletrodomésticos em geral. Meto tudo dentro do tanque, lavo com pincel, bem lavado e jato de água, e pronto! ta novinho em folha, agora é só deixar até o outro dia secando. Quando for montar, dê um jato de ar com o secador para confirmar que não ha resíduo de água, e mandar pau! . Tenho um caso interessante, em minha casa mesmo. Ha 27 anos quando me casei, minha esposa foi lavar o liquidificador e eu disse a ela, coloca na pia taca água a vontade, detergente e escova, depois coloca em um canto e só use novamente no outro dia , porque já estará seco. Bem! ela faz isso esse tempo todo, e a única peça que troco de vez em quando é o copo. Abraço!
  9. Prezado colega: Desde a década de 70 que trabalho com eletrônica. Aprendi lendo e mexendo, quer dizer era auto didata em eletrônica e Elétrica. Entrei na Olivetti do Brasil, fabricante de maquina de escrever elétrica e eletrônica, maquina de calcular elétrica e eletrônica, e fiz também curso técnico de conserto de telex pela Embratel, tudo isso na década de 1970. Pois bem estou explanando isso tudo para dar um pouco de veracidade ao assunto exposto pelo nosso colega "Hugo Stiglitz". Continuando, no final da década de 1970, e meados da década de 1980, começaram a surgir as maquinas de ARCADES, trazidos pela TAITO do japão, que de japonês, só tinha o nome, pois como fiquei sabendo sobre a origem desta empresa, foi um russo que foi morar no japão, que idealizou toda esta história e montou a empresa TAITO, que depois trouxe esta diversão para o nosso pais. Eu mesmo fiquei viciado pelo jogo LADYBUG, cuja loja de flipperamas ficava próximo de onde eu trabalhava. Muito bem! a partir da década de 80 para até os dias de hoje, que os jogos e as maquinas fazem parte da minha vida de flipeiro técnico, e que colocou algumas maquinas para produzir algum dinheirinho, posso lhe afirmar que: as placas de ARCADE originais, sempre tiveram a conexão JAMMA, estes conectores sempre estiveram presentes nas placas de ARCADES. Porque era mais fácil trocar a placa quando a placa que estava no gabinete ficava com defeito. Era só o técnico tirar uma placa e colocar a outra, tudo isso sem precisar trocar o GABINETE todo, conforme disse erradamente, o nosso colega anterior. Para ILUSTRAR um pouco mais, vou contar como surgiu o vídeo game no gabinete de ARCADE. Na década de 90, o super Nintendo bombava com o jogo mortal Kombat. As placas de arcade eram caríssimas, e não era para qualquer um ter várias placas para arcade. Um flipeiro visionário, conta a lenda, descobriu o caminho das pedras. Como o super Nintendo tinha um gráfico que praticamente rivalizava com as placas de ARCADES, ele então colocou uma televisão desmontada dentro do gabinete, desmontou os controles (Joystick), e soldou os contactos dos botões dos Joystick do S. Nintendo, nos botões do teclado do arcade. Ligou o game na entrada da tv e voyla! o gabinete tinha o mortal Kombat, similar à placa ARCADE. Mas como colocava credito? não colocava, passou a ser por tempo. Mas como colocava tempo e quanto tempo, bem ele o visionário achou que 10 minutos tava de bom tamanho, colocou a tomada do arcade plugada em um timer, aparelho que deixava passar energia durante um tempo programado, e após deligava. e estava pronto o rival do arcade. Tem mais! mas no momento fico por aqui, e quem quiser rebater o que foi dito fique a vontade, porque ninguém é dono da verdade absoluta!. Fui! Deixo aqui link para pesquisar o que foi dito. https://www.google.com.br/search?q=placas+arcades&safe=active&também=isch&imgil=M7W5EytfIyyD1M%3A%3BAsRqiRUS6-WXuM%3Bhttp%253A%252F%252Farcademaniac.blogspot.com%252F2012%252F01%252Fla-odisea-de-comprar-placas-arcade.html&source=iu&pf=m&fir=M7W5EytfIyyD1M%3A%2CAsRqiRUS6-WXuM%2C_&usg=__LpP5ts44tgs7kyRIkJ7eYWdeW-U%3D&biw=1440&bih=759&ved=0ahUKEwjr6tCx0PnSAhXGWpAKHQF4AeMQyjcIQw&ei=bJDaWOuEAca1wQSB8IWYDg#safe=active&também=isch&q=placas+arcades+de+1990&*
  10. Pessoal, aqui na minha área são umas cinco horas da tarde, então boa tarde para todos. Estava com um problema, similar ao do amigo"leoafmaia", no inicio desta página, que se referia ao reconhecimento do HD (C)master e demais HDs pelo setup, mas quando dava o boot o Windows mostrava o HD (C), e não aparecia, os demais HDs. Inclusive postei a pergunta do porque não aparecia o meu outro HD na net, e cai aqui com vocês tendo o mesmo problema e nada resolvido. Pois bem! resolvi passar um pente fino na internet e encontrei um link, que caiu do céu e fiz tudinho que o outro amigo ensinou, e.. voila! meu HD voltou a funcionar, Se todos vocês tiverem o problema resolvido, só peço que dê um joinha para ele, pois me parece que ele não ganha nada com esta ajuda, e creio que a sua satisfação será o prazer de estar ajudando-nos com nossos problemas. Dito isso! ai vai o Link do amigão. https://www.youtube.com/watch?v=6mC-lDGOUHQ

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...