Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hamilcar

Membro Pleno
  • Posts

    25
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Fiz as alterações citadas, abaixo o circuito.
  2. Pensei em colocar um regulador de tensão para abaixar a tensão de entrada, mas como tenho o relé de 12v aqui, vou manter como está, estou tentando adaptar o circuito para os componentes que tenho, coloquei um trimpot para regular a tensão de 1.5v que entra no pino 2 do lm358, para o caso de notar que essa tensão não é a ideal, outra coisa, seria interessante colocar um diodo paralelo com a bobina do relé? se sim que diodo colocar? Até agora cheguei no seguinte esquema, obrigado por estarem me ajudando.
  3. Este D1 é para o caso de tensões residuais quando o sinal que o comparador for nível 0. adicionado 5 minutos depois Sem o R3 na simulação, o sinal sai 2.5v e não 1.5v, vou refazer colocando um regulador de tensão na entrada, devido as oscilações que podem ocorrer, os 4.9v é enviado pelo sensor que quero monitorar, ele envia um sinal entre 0.6v e 4.9v, onde acima de 1.5v, mais ou menos, quero liberar os 12v para a válvula, RV1 é só para teste, ele não pertence ao circuito original.
  4. Seria mais ou menos assim? Estou meio perdido com relação a histerese.
  5. Sei que me expressei mal, a tensão de 1.5v é só um valor ideal, vou tentar colocar novamente o que quero, projetar um circuito que só libere 12v quando o sinal que será monitorado ultrapasse 1.5v (ou valor bem próximo a este). Vou postar o que foi projetado até agora, talvez fique melhor, pois este circuito postado foi para teste e os sinais ficaram fixos, talvez isso confunda um pouco, abaixo o circuito que foi adaptado e que na simulação com o proteus funcionou muito bem. Gostaria de opiniões sobre melhorias.
  6. @faller e @Isadora Ferraz , estive pesquisando mais e acabei por encontrar este circuito e adaptá-lo ao meu propósito, mas como não entendo muito, gostaria da opinião de vocês.
  7. Estive pesquisando, acho que para o que quero, vou precisar usar tb de um amplificador operacional
  8. Obrigado por responder, vou especificar melhor a situação, quero criar o circuito para alimentar uma válvula que vou colocar no meu carro, esta válvula é alimentada pela bateria do veículo (12v), entre ela e a bateria tem um fusível de 20A, não sei ao certo quanto de corrente esta válvula precisa para funcionar, mas vou medir e retorno, o sistema funciona da seguinte forma, terei uma tensão entre 0.6v e 1.1v (no meu caso arredondei para 1.5v) onde significa que a válvula não pode receber a tensão de 12v, e esta tensão vai subir até no máximo entre 4.5v e 4.9v, então preciso que quando a tensão ultrapassar os 1.4v, a válvula receba os 12v, e abaixo de 1.5 esta tensão de 12v não chegue até a válvula.
  9. Gostaria da ajuda e sugestões para criar um circuito onde quando receber em torno de 1.5v, liberar 12v, imagino que um transistor mosfet seria uma solução, mas não tenho muito conhecimento em circuitos eletrônicos, Obrigado.
  10. Boa noite galera! Gostaria de construir um modelo de fonte que peguei na net com adaptações, queria que me orientassem como proceder as mudanças, o esquema original está em anexo, gostaria de poder mudar o LM317T por um LM350 para ganhar mais alguns amperes e aproveitar o que tenho, gostaria de trocar tb o TL071 por um LM358N ou LM307N, pois tb os tenho, a fonte receberia de 24 a 25v, receberia tb -5v, quais adaptações tenho que fazer, ou não seria possível, obrigado.
  11. Entendi, realmente muito perigoso, obrigado a todos pela orientação.
  12. Tenho um auto trafo 220/110, gostaria de saber se há algum problema em usá-lo para criar uma fonte regulável de 10v a 50v, ou estes transformadores não são adequados para esta aplicação.
  13. Pois é, não entendi esse esquema nessa parte aí. Obrigado pela orientação.
  14. Na realidade ali vai um parafuso para o chassi, o que não entendi é porque o resistor R13 tem uma ligação bem fina ali?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...