Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

96daniel96

Membro Pleno
  • Posts

    99
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Para um alto-falante de 4 ohms 50Wrms, preciso de um trafo de quanto de tensão e corrente? Calculando a tensão com 50w e 4 ohms seria: √4*50 = 14.14V E corrente √50/4 = 3.54A Então poderia usar um transformador de 15+15V 5A. Só que acho que ta meio exagerado. Vocês conhecem alguma apostila ou tutorial que ensine a projetar um amplificador de potência? Tava vendo o livro Designing Power Audio Amplifiers, e tem lá amplificador AB, o ruim que mesmo lendo só o que interessa é muita página em inglês, vou dar uma olhada melhor na copa. E no caso de eu usar o TDA2050. Eu posso usar uma fonte simétrica de até 25V 2A?
  2. Boa noite, eu estava pensando em fazer um amplificador para guitarra de 50W. Achei esse circuito aqui: O que achei legal é que a tensão é baixa, 20V, da para usar de um transformador 15+15V, e a tensão dos capacitores não precisa ser muito alta. Só que eu acho que a potência dele não chega a isso tudo. O que acham, Tem muitos amplificadores na internet, só que queria algo mais simples de preferência com transistores e com 50W de potência. Além dos componentes serem baratos e faceis de achar. Queria a opnião de vocês antes de fazer por que transformador e alto-falante já da muito dinheiro, se eu errar vai ser difícil voltar atrás. Desde já agradeço a atenção.
  3. O nível 1 do 555 e do 4049 tem uns 2 v de diferença, deve ser esse o problema. Da próxima vou usar outro inversor do 4049 para tirar o Q. Achei interessante esse 4016 e 4066, não sabia que existia, estou pensando em usar ele no chaveamento do sinal, vai ser mais simples que usando transistores. Eu devo testa-lo no protoboard e dando tudo certo irei usa-lo no próximo efeito.
  4. Boa noite. Fiz o circuito que havia postado anteriormente, Usei o 555 como togle e 4049 para inverter a saida do 555 para alimentar o outro transistor. Liguei através de um diodo as saidas do 555 e 4049 (Q e Q/ do toogle) no source de cada transistor. O sinal no gate de cada transistor passando por resistor de 1M, e o drain dos dois transistores curto circuitados. Coloquei dois resistores de 10K em paralelo indo para o terra e saindo do drain, e um capacitor de desacoplamento ligado no drain e no resto do circuito. O circuito funcionou, apenas com um pequeno barulho na hora do chaveamento, deve ser do transitório do capacitor, mas operando normalmente, sem ruidos sem os dois sinais misturados. Obrigado pela atenção
  5. O circuito que eu deveria fazer era este, mas tinha resolvido fazer com o 4027. Então resolvi fazer esse circuito. Ele não funcionou. Ele até funciona mais ou menos como toggle, mas não pelo botão. Só eu aplicando o sinal diretamente na base de cada transistor. Eu agora estou pensando em fazer com o 555 Vi isso aqui: v É um circuito bem pequeno, e funcionando é o que poderia me ajudar muito já que eu tenho pouco espaço sobrando na caixa. É uma boa ideia faze-lo?
  6. Boa noite. Pessoal, é o seguinte: Quero usar um botão para gerar um pulso de clock para um flip flop JK(4027), usado como T. Então primeiro eu fiz as ligações do flip flop e liguei um resistor pull down e uma microchave. Funcionou bem. Só que eu quero usar uma chave push button, e a coisa fica meio complicada. Quando aperta o botão as vezes gera mais de um pulso de clock, e quando desaperta quase sempre gera algum pulso. Tentei colocar um capacitor em paralelo com o resistor de pull down, assim ao apertar o botão o capacitor carrega e mesmo se a chave trepidar ele continua carregado, ao desapertar independente da trepidação ele vai manter o nível lógico 1 enquanto durar a trepidação, logo depois o resistor pull off descarregaria o capacitor e voltaria com o nível lógico 0 no clock do 4027. O problema é que logo quando desaperta gera de alguma forma outro pulso de clock. Eu observei trocando um capacitor por um maior(100µF), que esse pulso é proveniente da descarga do capacitor e não da trepidação do botão, logo depois que desapertava cerca de um segundo ele gerava um pequeno pulso que invertia a saida do flip flop(já que uso como T), e as vezes até só piscava a outra saida mas mantinha a mesma saida. Eu não sei o que faço, isso não era para existir. Desde já agradeço a atenção.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...