Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

gabriela_goes

Membro Pleno
  • Posts

    239
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

4
  1. Boa tarde pessoal.. Vou adicionar mais algumas informações e resultados.. Qual seria um substituto para que eu não tenha que me preocupar caso queirar aumentar a frequência? Sobre o TVR, agora que vocês comentaram não tenho certeza se sei o que é um TVR, pelo que eu pesquisei parece um varistor com uma potência mais elevada, é isso? Consegui duas resistências de 22Rx25W liguei em paralelo e coloquei na ponte H. Ao acionar o HIP diretamente(sem o PIC nem o acoplador) tudo funcionou perfeitamente, a resistência esquentou um pouco mas as Mosfet´s não. Testei por um bom tempo, ligando desligando e invertendo. Os dados do motor que eu estava devendo faz tempo: Resistência: 8-12 Ohms Corrente em vazio: 1.3A Corrente com eixo travado:5A Talvez não tenha marcado mais que 5A por limitação da bateria... Abaixo o circuito atualizado, partes alteradas estão num quadrado azul. Já posso ligar o motor??? Não quis arriscar testes com ele ainda. Muito obrigado a TODOS!!!
  2. Boa tarde pessoal.. mais alguma informações O softwarre do pic esta funcionado bem, programado para trabalhar em com PWM 600Hz. Ele recebe sinais de um receptor de rádio futaba, trabalha com esses sinais e gera um sinal PWM equivalente. Tudo isso já foi testado com osciloscopio e um motorzinho ligado com uma mosfet e um acoplador optico.(Sem o HIP nem a Ponte H) Exatamente assim como você disse. Com certeza não é difícil.. Hoje testei com uma resistencia de 4R7 sexta feira pretendo ligar resistencia de fio de 8R. Só uma coisa, medindo a resistencia do motor os valores foram de 7R a 12R dependia da posição do eixo. Esse TVR que foi mencionado, é necessario mesmo? Falaram tambem de Mosfets que podem ser controladas por nivel lógico, sendo assim elas dispensariam o driver(HIP). É tão difícil assim construir algo que funcione com a simplicidade de um relé, porém chaveando com a velocidade e frequencia de um trasistor?? Abaixo segue o circuito, com algumas modificações, muitos de vocês concordaram com um resistor entre o HIP e o gate, no desenho eles estão em azul (R1). Que valores eu uso? O objetivo final é um controlador de velocidade em que eu possa alterar o motor e até mesmo a tensão e tipo da bateria. Claro que sem extrapolar muito os valores. Obrigado gente.
  3. oceano, eu já postei o circuito.. é aquele mesmo, e quanto a ao diodo me parece que o que já vem internamente ao mosfet tem outra finalidade Bom, vou fazer teste com o capacitor e ver o q acontece, mas pelo que eu entendi ele não vai ajudar na corrente reversa mas sim ajudar a filtrar o sinal e facilitar a partida do motor, reduzindo a queda de sinal do circuito. Espero q resolva... quanto a acionar o motor de forma gradual.. não sera possivel ele precisa ser acionado a plena carga, e mais, precisa ser revertido a plena carga. Saindo do maximo de uma direção, para o máximo na outra, QUASE que instantaneamente..
  4. ok ok... o meu motor é com escovas, já que ele possue dois fios e gira muitos graus.. eu o retirei de uma parafusadeira 12v eu utilizei 4 diodos, dois para cada lado do motor. O diodo foi ligado invertido entre o Vcc e o motor e o Vss e o motor. Como são esses diodos TVS? qual a especificação? gostaria de lembrar que graças ao forum o circuito esta todo funcionando, porém não tenho coragem de colocar o motor e testar com correntes mais altas. Obrigado!!!
  5. Bom dia a todos... Retomando(finalmente) o meu projeto.. vamos lá Resumo.. Preciso utilizar um HIP4081AIPZ para controlar uma ponte H feita com mosfets, o CI vai ser acionado por PIC que envia os sinais através de acopladores ópticos. O pic trabalha em 5v o HIP com 12v e os mosfets vão chavear 15v-20v Após a montagem o circuito funcionava muito bem com leds no lugar do motor, porém ao incluir o motor o circuito funcionava por um tempo e depois queimava. Partindo disso muitas sugestões foram dadas, vamos lá... 1)Isolei o circuito e testei apenas as saidas do HIP, estão todas de acordo com a tabela verdade que planejei, e as saidas para controlar os mosfets superiores estão em uma tensão bem superior conforme o esperado(charge-pumping) 2)Foi sugerido colocar um resistor de 8R no lugar do motor, não entendi bem a ideia do teste mas fiz assim mesmo e os resultados foram um resistor que fritou. Pensei em usar um resistor de fio, será que era essa a ideia? Até o resistor queimar estava tudo funcionando conforme planejado. Tirei o resistor e o circuito continua como antes, nada se danificou. 3)O motor é CC sem escovas, a velocidade deve ser controlada e a direção também. Quanto a carga do motor, uns 12Kg estou usando uma redução porém não sei melhores detalhes.. 4)Pesquisei na internet e achei um circuito que tinha um capacitor em paralelo com o motor. 0,1uF cerâmico. Isso pode me ajudar? 5)Quanto a corrente reversa, que tipo de diodo utilizar? Lembrem que já tentei utilizar o 1N4148 e se for mesmo essa a causa do circuito queimar esse diodo não funciona(como me disseram depois) Acho que é isso...desculpem a demora pra postar novas informações, mas a falta de CI's + umas semanas de prova acabaram me atrasando.. Obrigado a todos!!
  6. Aff... AHI e BHI estão em +5V.. saiu errado no desenho. desculpa pessoal. Só uma coisa, existe a chance dos resistores de Pull-Down estarem muito baixos? Amanha ou depois eu consigo um HIP4081A de novo.. e não pretendo queimar esse. palavra.. Obrigado
  7. Oceano, foi um bom palpite mas acho que não pode ser isso. O CI tem portas lógicas internas, que desligam a mosfet superior caso a inferior entre em condução. De fato deixar os pinos AHI e BHI sempre em nivel alto está sugerido no data sheet, pois facilita o controle da ponte através de ALI e BLI, e mesmo se estes dois pinos forem ativados ao mesmo tempo o fabricante garante que todo o chip é desligado. Mas agora que você sugeriu que as mosfets do mesmo lado podem estar entrando em condução, é possível que após esse "curto" as mosfets continuem a funcionar? Isso explicaria o funcionamento intermitente. As mos conduziriam, após o curto elas desligam e passam a conduzir novamente, o processo se repete até queimar o circuito todo. Será que pode ser isso? Obrigado!!!!
  8. Dessa vez não tinha nada ligado com o motor.. mas da outra tinha.. logo diodos que eu estava usando antes não servem.. que diodo eu uso então? Quanto a capacidade da bateria, o maximo que consegui retirar dela foram 2A, mas acho que porque o motor não solicitava mais.
  9. Boa Tarde! Queimei outro HIP !! ! ! ! ! estava acionando o hip diretamente, sem o acoplador, ele estava acionando o motor e desligando depois de certo tempo, (como estava antes) foi então que o circuito queimou. Depois de acionar o motor, passava no max 1s e desligava, alguma coisa devia estar errada e como eu insisti em continuar testando acabou queimando. Note que este erro é independente do acoplador e do pic (que nem estava presente). Agora estou sem CI's pra continuar e o pior, não faço a menor ideia do que pode ter causado o problema. Com leds tudo funcionava muito bem, só pode estar acontecendo algo com o motor. -Um dos CI's queimou com os diodos ligados ao motor, e outro queimou sem os mesmos. -Mesmo funcionando, o CI desligava os mosfets depois de algum tempo, ontem chegou a durar mais. Visto os recentes acontecimento e o fato que deve demorar um pouco pra eu conseguir novos CI's resolvi jogar todo o circuito em um programa de simulação e ver o que acontece.. vou usar o multiSim 10,1 nunca mexi com esses programas, mas ta ae uma bela chance de começar né.. respondendo as perguntas, estou usando um PIC18F452 e esta tudo ligado em uma protoboard. Se alguem tiver uma teoria pra explicar essas coisas, por favor.. Obrigado pela ajuda! Assim que tiver mais informações eu coloco aqui! ps:pelo menos dessa vez eu ACHO que as mosfets não queimaram, fiquei meio P* e nem quis testar direito.
  10. Boa tarde, primeiro queria agradecer a atenção, tem me ajudado bastante. Quanto as baterias, são 12 baterias AA de 1,2v 1200mAH HR6(não sei o que significa o ultimo valor..) ligadas em serie. Ligando o motor diretamente na fonte de bacada, os valores ficaram em torne de 1.5A mesmo, mas o circuito final precisa suportar 10~15A (mesmo que eu tenha que trocar as baterias) Tevo ter feito alguma coisa muito errado hoje ou ontem, mas descobri que tinham 2 mosfets em curto e o HIP tambem queimou.. verifiquei todas as ligações e depois troquei os componentes queimados. Com as modificações agora o HIP só recebe 12v, e não mais a tensão da bateria como esta no circuito que postei. O diodo que estou usando não é o UF1002DICT escrevi errado, não achei esse e estou usando o MBR1545CT parece ser equivalente. Ao fim de tudo, a ponte esta funcionando! o HIP tambem funcionou bem e até conseguiu receber o sinal do PIC O motor foi acionado por um bom tempo e os mosfets não aqueceram nem um pouco! porém... o circuito não esta confiavel.. alguma esta errada com o HIP pois na maioria das vezes ele recebe o sinal e ativa a ponte por um segundo e então desliga novamente, porém quando ele funciona funciona bem. Alguma ideia do porque desse comportamento? porque o HIP não funciona em 100% dos casos? de novo.. abrigado pela atenção
  11. O motor estava rodando a 1.5A em 10v não tive oportunidade de aumetar mais a tensão.. estava rodando o motor com 1mosfet ligado diretamente( sem o HIP) funcionou muito bem, mas quando eu desliguei ele queimou. Quanto a usar outro diodo: Vou utilizar o UF1002DICT Como assim "em vazio 13,8" ?? estou usando um Pack com 12 baterias de 1.2V NiMH Sim! já retirei. Não testei a ponte H com o circuito que você propos, pois agora não tenho mosfets suficiente... acho que até o final do dia eu consigo fazer os testes. Então porque queimou?
  12. Já medi sim, mas não tenho esse valor agora, posso postar aqui amanha. Os mosfets que estou utilizando são todos NPN, e em uma ponte H tanto o positivo quanto o negativo precisam ser chaveados. Essa é uma das funções do HIP ele usa as tecnicas de Charge-pumping para criar uma tensão superior aos 15v e aplicar isso apenas as mosfets superiores, fazendo-as entrar em condução. Sim, a ponte é alimentada diretamente da bateria, pois assim garanto uma tensão máxima no motor. Realmente, esse comportamento da bateria é estranho. Mas tentei criar o circuito de uma maneira que a tensão da bateria não importasse, assim se futura mente eu decidir aumentar a tensão do motor, para ganhar mais rotação, ou torque, bastaria trocar a bateria.
  13. O motor retirei de um equipamento que funcionava em 12v, porém não acho que seja esse o problema. Consigo testar as mosfets individualmente, e sei que nesse caso elas conduzem bem, porém testar uma ponte H sem o HIP não é possivel já que não consigo fazer os mosfets superiores entratem em condução. O LM7812 não vai alimentar o motor, quem vai fazer isso são as mosfets. Ele alimenta apenas o HIP. Sim, o motor vai consumir muito mais de 1A, por isso optei por mosfets, e não transistores. Oceno, posso tirar os diodos mas acho que não vai resolver o problema ne.. alguma ideia??
  14. Boa Tarde pessoal, desculpa a demora pra responder mas só hoje arrumei tempo pra desenhar o circuito. Ae esta Quanto ao uso de diversas tensões: A minha fonte de energia é uma bateria de 14.4V, coloquei um LM7805 pra fornecer a tensão para o pic (é também o nível lógico). O HIP trabalha com voltagens de 12v a 16v até poderia ligar a bateria diretamente a ele, porém logo que é retirada do carregador a bateria chega a fornecer 18v o que iria queimar o HIP, por isso o uso do LM7812 O problema: O motor é acionado de maneira instavel, se ficar ligando e desligando o sinal que vem do Pic uma hora o motor começa a rodar normalmente, porém com as mosfets superiores esquentando muito. Como não faço ideia da freqüência do PWM, estava usando 6000Hz mas baixei para 2000Hz e continuou tudo na mesma. O HIP e as mosfets não estão funcionando independente do PIC, pois tentei acionar o HIP diretamente (sem o PWM) e mesmo assim tive o mesmo problema. Fatos(que eu não sei o que querem dizer): *Fiz testes isolados com as mosfets, percebi que uma delas(ao contrario das outras) para de conduzir(acender um led) depois que o sinal é retirado. Retirei a mosfet estranha e tentei usar o HIP para acionar uma "meia ponte H" e obtive os mesmos problemas *Assim que o motor é ligado a tensão cai bastante, as vezes para valores abaixo de 12v
  15. Boa tarde pessoal. Consegui 2 x HIP4081AIP da intersil Preenchi um formulario e no dia seguinte recebi uma resposta dizendo que o pedido havia sido aprovado, 2 dias depois o pacote estava no correio. Chegou muito rápido. Ps: Eles tem limite de 2 CI's, não lembro se 2 do mesmo tipo, ou dois por pacote.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...