Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

almamater2OO6

Membro Pleno
  • Posts

    119
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Desculpem reabrir o tópico. Para monitorizar as células corretamente estou a pensar em comprar umas placas made in china para o efeito. A ideia é ter no mesmo projecto 1 pack de 2 baterias (2S 3A Li-ion Lithium Battery 7.4v 8.4V 18650): e outro de 4 baterias (4A-5A PCB BMS Protection Board for 4 Packs 18650 ~16V): Se usar um dos packs para alimentar por exemplo um Micro que por sua vez controla o funcionamento de uma carga (motor DC, etc.) alimentada pelo outro Pack, terei de ligar os Grounds de ambos os packs? adicionado 20 minutos depois Ou seja, seria algo assim:
  2. Olá, uma pequena dúvida, para testarmos condensadores com um multímetro (na função de medir capacitâncias), temos sempre de os descarregar ? ou apenas temos de o fazer quando se tratam de grandes condensadores? Por exemplo, para testar um condensador 10uF 16V convem sempre descarregar tb? Se tiver uns 1.2V armazenados será que danifica o multimetro ou pode fazer com que a leitura seja incorrecta? Já agora, para descarregar multimetros uma resistência de 20K 5W ou 20R 5W? Obg.
  3. Eu liguei os grounds das 1 baterias 2S para utilizar o mesmo Alarme, mas se calhar vai dar problema né?! O melhor é então não ligar os Grounds e usar 2 alarmes..! Medi o motor e completamente em esforço vai até 1.9A, em funcionamento normal 0,2A.
  4. oh.. troquei tudo hoje quando li e sim tem razão, em série é o que quero. Obrigado. O Alarme que tenho ele testa até 8S, tem 1 pino de GND e os restantes são para os positivos das células, como vou usar no total 4 células vou controlar cada uma delas com este alarme, quando disparar é porque alguma delas baixou da tensão configurada (diria que ~<2.9V).
  5. Engano meu, o que quis dizer foi "ligadas em paralelo"
  6. Olá, Queria controlar um carro telecomandado com 1 Arduino\Motorshield e estou a ver qual a melhor opção a nível de baterias. Como tenho aqui várias células que retirei de baterias de notebook, existe algo de errado se fizer: Alimentação Motor: 2 Células ligadas em série e fico com ~7.2V [Pack 1] Alimentação Arduino\Motorshield: outras 2 Células ligadas em série também com ~7.2V [Pack 2] Ligo o Ground do Pack 1 ao Ground do Pack 2, ligo depois positivo de cada célula a um Alarme como este: LINK Para que não fiquem sem carga\danificadas e conseguir assim desligar tudo quando der o alarme. As minhas dúvidas: é seguro fazer estas ligações com estas células? se o motor consumir menos que a corrente que as células podem dar (ex.: 2200mAH) não há problema pois não? (Cada célula eu carrego individual e lentamente, fechada naquele saco específico para estas baterias) Resumindo, o esquema seria assim:
  7. Apenas para mostrar alguns testes à placa SIM900A, inicialmente não funcionava, pois estava configurada para funcionar fora da Europa, efetuei o update ao firmware e já realizei alguns testes:
  8. Pelo que vi o PC\Board precisa de ter a confirmação que esta tudo Ok com a fonte, daí o Power_OK, neste caso o PC só arrancou com uma Fonte Nova e desta Enermax o que vi de errado é mesmo a falha do Power_OK. A fonte liga sem problemas (fora do computador e unindo os respetivos fios) o problema é apenas o Power_OK.
  9. Olá a todos, Tenho aqui uma fonte avariada (pois as motherboards não arrancam com ela), todas as saídas estão boas (3.3V, 5.5V e 12V) o problema está no Power_OK, o fio cinzento que devia de ter 5V depois da fonte estar ligada não tem, fica sempre com 0V. Por este motivo as motherboards detectam que a fonte tem algum problema e não iniciam. A minha pergunta, existe alguma forma de analisar esta situação? Algum componente que possa estar a fazer isto? Condensadores parecem bem, a fonte é relativamente nova (muito pouco uso), é uma Enermax PRO 550W. Sabem que testes é que a fonte faz a si própria para ativar ou não a linha de Power_OK? Obrigado.
  10. Olá, Usando este esquema consigo controlar um motor ou algo que queira controlar por PWM e usando o potênciometro: A minha dúvida é se em vez do potênciometro daria para ter como input um sensor, em vez do controlo ser manual seria automático mediante a tensão que o sensor fornece. O sensor teria um Output de: Analog Output (AO): 0~5V analog output voltage Gostava que quando o Output do sensor fosse por exemplo 1v o 555 gerava pwm e o motor anda pouco, se a tensão subir no sensor então o motor tb andava mais depressa. 5v do sensor (input) seria os 100% de máx. do motor (output pwm do 555). será possível?
  11. Os componentes com a referência 'J106 e 'G106' são condensadores ou podem ser tb outra coisa? Estes "220.." não sei o que são: Alguma ideia?
  12. Bom.. não queria mesmo desistir.. mas está a ser complicado. Se o manual técnico ao menos tivesse a indicação dos componentes, nomeadamente o valor dos condensadores, já seria bom.. era um tiro no escuro mas com uma luz ao fundo do túnel. Assim é tramado tá visto.
  13. Olá, tenho aqui uma Canon XL1S que deixou de ligar, ao ligar o botão o Led acende e o LCD chega a ter uns números mas depois vai abaixo, e volta passados uns segundos e fica sempre assim em Loop. A parte de reprodução está Ok, funciona, a parte de ligar e gravar é que não. Como já fiz uns testes e cheguei à conclusão que é mesmo algo com a 'Main PCB', deram-me também a sugestão para substituir os condensadores maiores existentes na placa, porque se avariou estando parada deverá ser algum condensador estragado. Preciso agora de identificar quais são os condensadores Fotos da placa: Imagens Estou a olhar para aqueles "220 2.5Q" por exemplo da 2ª imagem, mas não tenho a certeza. Se puderem ajudar p.f.
  14. Olá, Quero utilizar este módulo com um Attiny85, estou a testar neste momento com um Arduino e a biblioteca disponibilizada, com o objectivo de o controlar apenas pelo attiny, tenho as seguintes dúvidas: - Tenho de usar 1 pino para o 'Busy' e outro para o Reset? é que parece que não fazem nada e se calhar podia não usar. - O controlo de volume neste modo de configuração serial é automático? é que pela biblioteca não tenho nenhuma opção de aumentar ou diminuir. Terei de usar 2 botões?
  15. Bom, de facto o circuito funciona mas o objectivo é que não foi cumprido... fazer balançar o pêndulo parece ser complicado, devia de ter algum tipo de feedback para accionar o circuito\bobine quando o pêndulo estivesse no sitio certo... assim é complicado!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...