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Igor Isaias Banlian

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Reputação

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  1. Beleza, farei então com um desses filtros de amplificadores, isso já facilita para mim! E sim, deu para entender a lógica depois que você marcou as etapas do circuito em vermelho, ficou visualmente bem mais fácil assim! Agora só falta comprar os componentes que me faltam aqui, pegar os que eu tiver na minha vasta sucata de placas de equipamentos condenados, e mãos-a-obra, hehehe! Quando eu começar a fazer e já tiver algo concreto para mostrar eu crio um tópico sobre isso, pode deixar que manterei vocês informados do meu progresso nesse projeto! Abraço, Igor Isaias Banlian
  2. Certo, agora já melhorou bastante, e pelo que estou vendo só me restou um grande problema: => O transformador com relação 1/1! Onde vou arrumar um desses que sirva neste caso? Quais as especificações dele exatamente? Não tem como fazer sem ele? Ele me pareceu que vai acabar sendo a parte mais cara desse projeto, e custo é um fator limitador para mim... Abraço, Igor Isaias Banlian
  3. Albert, Seu projeto é realmente incrível, muito profissional mesmo, porém eu não entendi onde conectar muita coisa nesse esquema aí, kkkkkkkkkkk... É que sou um técnico em eletrônica sem curso, tenho experiência prática de vários anos consertando equipamentos eletrônicos, mas nunca projetei nada, não sei fazer nada além de seguir à risca esquemas eletrônicos e de montagem já prontos! Aí no seu esquema, pelo que eu entendi, ainda precisa-se projetar algumas etapas, como a dos transformadores, entre essas outras que você citou acima, então você tem como projetar tudo que falta e postar um esquema completo em versão final onde seja questão apenas de eu montar ele? Tem também como postar uma lista de componentes, e, se possível, o esquema do layout da placa para eu imprimir e já corroer uma placa certinha para isso (pois se não tiver isso terei que montar em uma placa ilhada universal, pois não sei projetar layouts de placas)? Se possível, deixe mais claro no esquema onde vai ligado o que (como, por exemplo, onde eu ligo o motor, se ligo ele normal como se ligasse em uma tomada 110 V, ou se ligo as bobinas de um modo especial, se ligo o capacitor dele nele mesmo ou em alguma parte do seu circuito, onde ligo a alimentação de 110 V da rede, etc.), pois só de olhar para o esquema eu não sei exatamente que parte faz o que para poder saber onde ligar as coisas, deixe ele mais prático do ponto de vista da montagem por um técnico comum, como eu, ao invés de deixar ele mais para ser entendido pelo pessoal da engenharia ou dos cursos técnicos avançados... Ah, e isso não é uma crítica, é um pedido! Abraço, Igor Isaias Banlian
  4. Sou o terceiro deste tópico a apoiar tal método, também lavo as placas com água, pincel, escova de dentes velha e detergente, e sempre deu certinho, basta que se enxague bem e se seque muito bem, mas sempre para me certificar que a placa está realmente sem água dou-lhe um banho de álcool isopropílico, depois de seca, isso elimina possíveis poças de água entre os contatos de minúsculos CIs! Abraço, Igor Isaias Banlian
  5. Desculpe a invasão do seu tópico, amigo "Ls2", mas eu gostaria de perguntar para o amigo "albert_emule" se o projeto que ele mencionou acima serve para o meu caso, o qual especifiquei no tópico do link abaixo, a algum tempo atrás: http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-controle-velocidade/1003773 Pois bem, me interessou o seu projeto caso ele sirva para esse motor citado no tópico do link acima e caso ele me permita controlar linearmente a velocidade de rotação do tal motor, o que pode ser feito com um potenciômetro ou coisa parecida, a ideia seria eu poder ir do desligado a máxima rotação dele controlando toda a curva de potência dele, para ir acelerando e desacelerando ele o quanto eu quiser... Isso é possível com seu projeto? Obs.: No meu caso teria que ser sem microcontroladores, pois são caros e eu não sei nada sobre programação para eles! Abraço, Igor Isaias Banlian
  6. Modéstia à parte, eu sou fod*! Consegui o esquema eletrônico com um cara de uma assistência técnica, que fez algumas limitações referentes ao compartilhamento de tal esquema, mas como sou um pirateiro inveterado, que preza pela liberdade de compartilhamento de quaisquer informação, independente da vontade do autor, então lá vai: http://www.4shared.com/office/HYuRafsa/Esquema_Eletrnico_dos_No-Break.html (Pronto, agora não é mais secreto, kkkkkkkkkk!) Link direto, clique no botão "Clique para Baixar" e baixe sem precisar esperar nem 1 segundo: http://4shared.tectonny.com/index.php?search=SB1000BI&cat=pdf E fiz ainda mais, upei ele no Google Docs para todos poderem achar com mais facilidade e visualizar sem precisar baixá-lo: https://docs.google.com/document/d/1xyC2dwaE_bVfkn06vGZE5_goUMhP8fXJwZjPFEUJkw8/edit De qualquer forma, é um esquema velho pra caramba, de 1994/1998, então eu nem sei para que tantos cuidados em mantê-lo em segredo, fala sério, isso aí tá mais pra abandonware, hehehe! Obs.: Também upei em outros lugares para garantir que se alguém resolver encrencar comigo por causa disso, ele não possa mais ser retirado da Internet, haja visto a enorme quantidade de locais que ele está agora! Já era, caiu na rede, ninguém mais tira, nem querendo! P.S.: Agora, "faller", depois desse trabalhão que tive, por favor, analisa aí o esquema para mim e me diga tudo que eu possa fazer para "tunar" esse No-Break deixando ele da melhor (e mais econômica) forma possível! Abraço, Igor Isaias Banlian
  7. Eu preciso usar um UPS porque aqui a energia elétrica é instável, e eu rodo servidores no meu PC, que fica 24 horas por dia ligado, e sempre ele reinicia quando a rede elétrica daqui fica por uns segundos sem tensão, e as vezes até por alguns minutos... Isso acontece até 3 vezes por semana, e tem me prejudicado, até mesmo corrompendo arquivos no meu HD! Fora o fato de algumas vezes por ano ficarmos aqui por horas sem energia elétrica, e eu quero ao menos poder ligar minha TV de 14" que consome só 35 Watts durante essas horas nesse No-Break... Sei que você sempre diz que não precisamos de um UPS/No-Break na maioria dos casos, mas no meu caso eu realmente preciso, pois não conheço outro dispositivo que possa me fornecer energia elétrica na ausência da mesma em minha rede elétrica! Obs.: De qualquer forma, estou tentando conseguir o esquema desse No-Break, mas realmente está muito difícil... E sobre os triacs versus relés, eu pensei que os triacs fossem melhores e mais avançados, mas já que não é assim, eu não me importo em usar um relé no meu projeto para comutar do modo rede elétrica para o modo bateria (e vice-versa), já que não tem outro jeito mesmo! P.S.: Vejam umas fotos desse meu No-Break, que coincidentemente eu achei a venda no MercadoLivre: Abraço, Igor Isaias Banlian
  8. Como eu ainda não achei o esquema eletrônico dele (e pode ser que eu nunca ache), eu estava pensando em algo mais "simples", que seria: Eliminar a placa controladora dele, e montar em uma placa ilhada comum um circuito (aproveitando componentes da placa dele mesmo), que faça somente as funções de: 1ª) Carregar a bateria chumbo-ácida selada de 12 V - 12 A que vou comprar para ele em fevereiro (acho que aquele transformador pequeno que ele tem é para essa função); 2ª) Inverter a tensão dos 12 V C.C. para 115 V C.A. usando o transformador enorme que ele tem; 3ª) Monitorar a tensão da rede elétrica, e quando faltar tensão ele comutar um triac (tiristor) que ligará a saída dele no inversor e desligará ela da rede elétrica, sendo que quando tivesse tensão novamente na rede elétrica, ele comutaria novamente o triac (tiristor) para ligar a saída na rede elétrica e desligar ela do inversor (mas ele teria que desligar o inversor caso a tensão da bateria caia para 10,5 V, para não danificar ela). Só isso! Será que é complexo fazer um circuitinho com essas funções? Alguém tem alguma sugestão de algum circuito que faça isso? Abraço, Igor Isaias Banlian
  9. "faller", os CIs que tem nele são: 4 LM324N (Datasheet); 1 LM339N (Datasheet); 1 SG3524N (Datasheet). Tem também os semicondutores: 8 IRFZ46N montados em dissipadores metálicos (Datasheet); 1 LM317T montado em dissipador metálico (Datasheet); 1 7812PI montado em dissipador metálico (Datasheet). O resto são os 3 relés (SMS MODEL MS 12-10), componentes discretos convencionais, e alguns componentes no estágio do filtro de linha, listados abaixo: 1 indutor (tipo filtro passa-baixa, com um núcleo toroidal e dois fios encapados enrolados nele); 2 fusíveis, sendo um de 6 A e outro de 10 A, ambos de vidro, de 250 V comuns; 2 capacitores (acho que são cerâmicos, mas tem encapsulamento azul) CS472M; 1 capacitor de poliéster de 100K/400V; 1 varístor K275 bem pequeno. A placa também tem 6 trimpots, respectivamente escritos: TP1: Sobrecarga; TP2: Tensão Saída; TP3: Frequência; TP4: Sub Tensão; TP5: Estabilizador; TP6: Recarregador. Ele tem também um buzzer que fica apitando (porque as baterias estão zuadas), como aqueles dos gabinetes de PC, bem como, além do transformador gigante cheio de fios, tem um transformador pequeno, como daqueles de fontes genéricas vendidas por camelôs (com três fios na entrada e dois fios na saída)... Como você pode ver, ele não tem nenhum microcontrolador, nem PIC ou similar, apenas componentes discretos comuns de soldagem convencional mesmo! Então, tem como tirar maiores conclusões com os dados que eu postei acima (eu não sei analisar circuitos prontos)? Obs.: Aqui tem alguma literatura sobre os No-Breaks da SMS, bem interessante: http://www.4shared.com/office/Br-oLfSj/Roteiros_de_Testes_de_No-Break.html (Mas o modelo do meu é bem mais antigo que esses!) Abraço, Igor Isaias Banlian
  10. Tenho um UPS (No-Break) SMS SB1000BI (de 1000 VA), que como a maioria dos UPS nacionais antigos, carrega com ele a má função de estabilizar a tensão através da comutação de relés ligados a taps em seu transformador, então, sabendo da inutilidade de tal função, do fato dos relés estarem gastos e gerarem ruídos na rede elétrica, e do fato deles fazerem um incômodo barulho, quero desativar o sistema de estabilização de tensão da saída desse UPS, mantendo a saída igual a entrada, sem tentar fazer nada para mudar isso! Ele é um Shortbreak (que os fabricantes, por marketing, chamam de "Line Interactive", que também é chamado de "No-Break Offline Stand-by" por algumas pessoas), ou seja, ele é basicamente um estabilizador de tensão, e que só entra em modo bateria quando falta energia elétrica, acionando seu inversor, em cuja saída se tem uma onda quadrada (que para "enfeitar o pavão" os fabricantes a chamam de "pseudo-senoidal", ou "senoidal por aproximação")... Pois bem, o que eu quero é que ele pegue a tensão de entrada, passe-a pelo filtro de linha interno que ele tem, alimente seus circuitos de controle com ela, e mande-a para as tomadas de saída, sem tentar fazer nenhum tipo de modificação ativa nela, como comutar taps para aumentar ou diminuir a tensão da rede, etc., e obviamente quero que ele continue acionando o inversor quando faltar energia elétrica e continue carregando as baterias! Então, como faço tais modificações nele para que fique dessa forma que descrevi? Obs.: Eu não achei o esquema eletrônico dele em lugar algum, então isso está dificultando ainda mais este meu projeto! P.S.: Se isso não for tecnicamente possível de modo algum, ao menos eu quero substituir os relés dele por triacs (tiristores), antes que eu fique louco de tanto ouvir os "tlecs" dos relés velhos dele... E para isso também preciso de ajuda, pois não faço ideia de como seria o esquema necessário para fazer tal substituição diretamente... Abraço, Igor Isaias Banlian
  11. Opa, valeu soschip! Mas como eu gosto de desenhar e conferir tudo antes de pôr em prática, eu peguei o desenho original do projeto e fiz as modificações sugeridas por você no desenho que postou. Por favor, veja se está correto: http://dc504.4shared.com/img/PwSfy1tn/s7/12fff6594d0/irv2ay6 Ou pelo link: http://www.4shared.com/photo/PwSfy1tn/irv2ay6.html Obrigado pela atenção dispensada!
  12. Como eu me interessei muito por esse projeto (só que em vez de usá-lo para acionar uma lâmpada com um controle remoto, eu vou usá-lo para acionar um ventilador de teto com um controle remoto (mais dá no mesmo, já que vai ligado no relê do mesmo jeito). O que eu quero, por favor, soschip, é que você me diga qual o valor do resistor que eu vou ter que pôr entre a base do transistor BC558 e a saída do sensor TSOP1738? E também quero saber se esse resistor é soldado antes ou depois do capacitor C1 de 100uF por 16V? Grato pela atenção!
  13. Bom, decidi juntar os fios AZUL e MARROM um com o outro e colocar na tomada os fios VERDE e PRETO e deu certo!!!!!!!!! Funcionou (até agora) nos dois trafos que testei, medi suas saídas e deu a tensão normal que deveria dar em cada um e eles não estão esquentando! Obs: Minhas tomadas todas aqui são alimentadas por 220V fase-fase (sem neutro), então fiz o esquema das "bobinas" em SÉRIE!!! P.S. Só não entendi uma coisa, "faller": """"Outro modo é reparar o tamanho da faísca ao ligar (raspar o fio no contato), faísca grande=ligação errada, se pequena = correto."""" Eu devo usar os fios da saída (secundário) encostando um no outro nesse método? Não entendi bem a expressão "raspar o fio no contato", o que você quis dizer? Valeu, "faller"!!!
  14. Portanto pra 220V eu ligo (por exemplo) o VERDE no MARROM e ligo o PRETO e o AZUL na tomada, é isso? E pra 110V eu ligo em um polo da tomada o VERDE e o MARROM e no outro polo eu ligo o PRETO e o AZUL, é isso? falou!

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