Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ls.bastos

Membro Pleno
  • Posts

    585
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

12
  1. Posso fazer isso, renderizar um vídeo de 1080p para 2k ou 4k? Seria um upscale? Quanto ao bitrate, vou fazer sim!
  2. Obrigado pela resposta! Mas será que existe alguma maneira de renderizar o vídeo, depois de editado, sem realizar compressão? Existe algum formato, container ou codec para isso?
  3. Pessoal, tenho uma dúvida sobre o processo a seguir. Gravo filmes com meu celular. Como os vídeos de celular e câmeras mais simples não são RAW, eles já sofrem uma compactação, e já vem em algum codec (MP4, MOV, etc). Quando insiro este arquivo num software para edição, como o Hitfilm Express, e faço os cortes e ajustes necessários, e renderizo e exporto novamente (MP4 H.264, Full HD, Profile High, Level 5.1, Variable Bitrate 1 pass, Target Bitrate 16.000kbps), estou aplicando uma nova compressão no vídeo, correto? Esta nova compressão faz eu perder um pouco de qualidade no vídeo, não? Pois já reparei que sempre que o vídeo passa pela renderização do software de edição, ele sai com um pouco menos de qualidade que o vídeo original de foi gravado pela câmera ou celular.
  4. Esses problemas de componentes falsos tem me desanimado a montar projetos na área de eletrônica de potência, a que eu mais gosto. Olhem só a foto deste LM338T do Aliexpress, bem diferente dos LM338T que vejo aqui nas lojas de eletrônica do Brasil. Possui cortes e ângulos no invólucro e no dissipador. Minha vontade era fazer um mega kit de componentes eletrônicos, mas queria comprar tudo de uma vez só, e em alguma loja confiável.
  5. Olha o SCR que comprei hoje numa loja de eletrônica. Procurei essa marca e não achei.
  6. Caros, boa tarde. Estou desconfiado de componentes falsificados no mercado, principalmente reguladores de tensão da linha LMXXX. Abaixo, à esquerda, está um LM338T recente e, à direita, um LM317 que eu tinha comprado há vários anos atrás. Eu tenho reparado que o invólucro dos componentes mais antigos são trabalhados, possuem ângulos e cortes, enquanto dos mais novos, é apenas um retângulo. Repare na foto, o LM338T à esquerda em formato de caixa, e o LM317, mais antigo, com cortes e ângulos trabalhados. Reparem que até o dissipador do LM338T é reto e do LM317 possui cortes diagonais. Tentei usar diversos LM338T iguais a estes para montar fontes de alta corrente (30V/20A), mas sempre ou os transistores de saída ou o regulador queimavam (o regulador era utilizado para o controle, e os transistores, para potência). Tentei diversos tipos de arquitetura de circuitos. No simulador, funcionava que era uma beleza. Será que esses reguladores no formato retangular são falsos? Estava olhando o catálogo da Texas Instrument e o modelo deles possui ângulos e cortes, mas não acho para venda. Já li alguns comentários que alguns destes reguladores na verdade são falsificados e na verdade são um transistor com um diodo zener. Além do mais, há um tempo atrás (uns 10 anos ou mais) era comum você comprar um componente e vir uma marca conhecida como ST Electronics, TI, etc. Hoje a maioria dos componentes são de marcas desconhecidas, isso quando vem alguma marca estampada!
  7. Então, tive um Note 6 Pro, e hoje tenho um Note 8 Pro, com esses problemas. No Note 6 Pro, o Wifi ficava caindo aleatoriamente. Testei roteadores diferentes aqui em casa, mas nada resolvia. Só resolveu quando coloquei o modem da NET em bridge e coloquei meu roteador como DHCP e roteador mesmo. Quando era o modem da NET que roteava, o wifi do Note 6 Pro caía do nada aleatoriamente, sem causa aparente. Hoje, estou com um Note 8 Pro. Internet da NET, modem em bridge e roteador Archer C6. Quando eu conecto pelo wifi (tanto faz se pelo 5GHz ou 2,4GHz), alguns apps ficam lentos, inclusive o speedtest nem funciona! Mas olha que interessante, se eu conectar pelo Wifi da NET, e usar uma VPN, mesmo com bluetooth ligado, tudo fica normal! O speedtest volta a funcionar, e todos os apps conectam rapidamente a Internet. Seria algum tipo de bloqueio da NET? No 4G, tudo funciona normal também.
  8. @Tito Fisher o segundo é ajustável também, repare um potênciômetro de 4.7k ligado entre o terra e o pino adj.
  9. Pessoal, sei que os componentes eletrônicos possuem diferenças microscópicas na montagem, e quando colocamos transistores ou reguladores em paralelo, devemos adicionar uma resistência para balancear a corrente dos mesmos. Entretanto, gostaria de saber qual a finalidade, no circuito abaixo, de ter um AmpOp no pino de ajuste do LM338. Não poderia somente paralelar estes pinos, como no segundo diagrama? Quais as consequências de não usar o AmpOp? Com AmpOp: Sem AmpOp:
  10. Resolvi minha fonte com o módulo step-down mesmo.... 20A / 300W. Com ele está funcionando bem, e a eficiência da fonte fica muito melhor. Entretanto, ainda fico motivado a fazer essa fonte também com o regulador de tensão. Comprei 10 LM338T para colocar em paralelo. Falta o amplificador operacional e os resistores de saída dos reguladores para eu testar este circuito que está no datasheet. Mas existe um problema. Estava lendo que a dissipação máxima do LM338T é de 25W (do LM338K é de 50W), isso se Vin - Vout < 10V. Mesmo colocando 10 LM338 em paralelo (o que em teoria poderia conduzir até 50A), fico limitado na dissipação de cada um. Por exemplo, se eu tiver um Vin de 35V (saída da ponte retificadora com os capacitores) e um Vout de 15V e uma carga de 20A, vou ter 2A em cada LM338. O Vin - Vout de cada LM338T será de 20V, vezes os 2A de cada um, daria uma dissipação de 40W. Ou seja, o mesmo iria atuar a proteção térmica. Resumindo, construir uma fonte linear ajustável com uma ampla faixa de tensão (0 a 30V) e corrente (20A) exige muito dos reguladores de tensão. A dissipação de energia, quando utilizando valores baixos de tensão (inferior a 20V) força muito a fonte. Mesmo usando o conversor step-down, eu fiz um esquema na fonte. Quando vou usar tensões de até 15V, eu ligo o center tap e uma das saídas do transformador na ponte retificadora. Quando quero tensões de 15V a 30V, mudo uma chave e os dois extremos do secundário da bobina do transformador são ligados na ponte retificadora. Assim evito o desperdício de energia. Diagrama no datasheet para vários LM338 em paralelo:
  11. Quando chegar o conversor step down vou colocar atualização da fonte aqui!
  12. É que para carregar bateria, preciso de controle de tensão. Bateria chumbo ácida carrega com 13,8 a 14,5V. Só que a corrente não pode passar de 10% da capacidade dela. E no caso de banco 24V (12V elemento em série), a tensão de carga é de até 29V. Eu gosto de desafios, é um aprendizado pessoal! Rsrs...
  13. É que eu vi vários sites vendendo LM317 no Mercado Livre aqui no Rio a quase 10 reais. E essa loja acho que me vendeu a 1,70 reais cada. Ah achei a nota fiscal, foi 1,61 reais cada um! Comprei uns diodos de 10A, para colocar em paralelo em dois (para fazer 20A) e colocar alguns em série para dar uma queda de tensão. Até porque o step down (buck) que eu comprei, não vai aguentar os 42Vdc na entrada. Agora sobre retirar espiras do trafo, não me arrisco não, rsrrs. Precisava de alugém que trabalhasse com isso.
  14. Então, eu preciso de uma tensão de 29Vdc, que é a tensão de equalização de duas baterias de 12V em série, para testes em nobreak. Mais do que isso não uso. Eu estava pensando aqui, acho que paguei menos de 2 reais nesses LM317... Só pode ser falsificado, não? adicionado 1 minuto depois Então, preciso ter 30 Vcc na saída, não mais que isso.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...