Bom, eu fiz os cursos básicos de windows e bla,bla,bla que quase todo mundo faz. Mas tambem fiz um curso de montagem e manutenção. Nesses cursos você aprende o básico do básico e não é isso que vai determinar o seu conhecimento. O que sei agora é dez vezes superior ao que aprendi no curso. A questão é que o curso te dá condutas básicas a seguir no caso de você querer trabalhar(por exemplo) na área de assistência técnica. O cliente quer respostas, mesmo que ele não as entenda. Estudar por conta própria nos concentra apenas nas soluções e não na análise técnica daquele problema. você sabe o que quebrou, como consertar, mas não sabe porque quebrou. Outra coisa é que o cliente(pelo menos 90% deles, no meu caso, que trabalho com pessoas em grande parte com curso superior) só confiam no seu trabalho se você estudou em uma escola especializada. Outra coisa: se eu fosse contratar alguém para minha empresa eu eliminaria de cara quem não tem diploma, pois não perderia tempo dando provas para saber se o cara sabia ou não. O diploma mostra que o cara teve oportunidade de aprender. Se não aprendeu mando embora. Mas agilizo o processo de seleção. E se o cara sabe muito vá e consiga um diploma.
A conclusão a que chego é que 90% do sei foi como auto-didata, mas os 10% iniciais determiram a forma de aprender e utilizar todo o 100% de conhecimento.