Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

horaciocs

Membro Pleno
  • Posts

    267
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Olá, pessoal. Tenho um consultório médico e as secretárias dependem muito de impressões e digitalizações. Atualmente temos uma multifuncional epson ecotank (l355) que está pra bater as botas, já deu manutenção 3x, acho que da próxima não passa. Tenho pensado sobre comprar vs alugar e acho que alugar deve ser melhor negócio. Livra toda a equipe da manutenção e permite maior flexibilidade, troca de modelos, etc. Qual a experiência de vocês com as empresas de outsourcing? Preciso de alguma que me dê um suporte legal e atenda quando der alguma encrenca, estamos em são paulo / moema. Obrigado!
  2. Pessoal, bom dia. Tenho um notebook da Samsung com um HD de 1TB. De vez em quando faço uma arte com ele e meto umas distribuições de Linux, mas o carro-chefe em casa é Windows 10 (partições padrão da instalação da Microsoft, usando NTFS). Numa dessas artes, eu fiz alguma coisa que acabou travando tudo e o note não inicializava mais. Depois de bater muito a cabeça, cheguei à conclusão de que era o HD, com a tabela de partição corrompida. Formatei o HD no gparted, fiz uma nova tabela de partição msdos e deixei uma partição grande NTFS. Instalei o Windows 10 novamente e tudo seguiu normalmente. Recentemente, pifou de novo. Dessa vez, o HD estava uma encrenca, não era reconhecido no gparted e só voltou à vida depois que rodei o badblocks no linux em modo destrutivo. Ele deve ter sobrescrito algum badblock nos setores iniciais do HD e o bloco "desemperrou", o HD segue funcionando. Não instalei mais nada pois com os setores iniciais problemáticos, é questão de tempo até corromper a tabela de partição novamente. Quando rodo o badblocks, aparecem vários badblocks, desde o bloco zero até o 500, que foi quando eu parei o teste pra não perder tempo à toa fazendo algo desnecessário. Minha dúvida é: Dizem que os HDs fazem essa higiene de badblocks automaticamente, mas eu sigo vendo os badblocks quando rodo o comando. No Linux, para partições ext2,3,4, recomendam usar o e2fsck em conjunto com uma lista dos badblocks para evitar que o sistema utilize os blocos. Na instalação Windows em NTFS, no entanto, o próprio assitente da instalação quer formatar o HD, o que, eu imagino, não leva em consideração badblocks. O que posso fazer para garantir que as porções do HD com badblocks não sejam mais utilizadas em NTFS? Não me importo em perder espaço de armazenamento, eu abriria mão de 500gb fácil para ter o HD funcionando de maneira confiável.
  3. Para constar, optei por uma Geforce 7600GS da XFX, achei um modelo AGP8x com 512mb de ddr2 128bits, 100 reais no mercado livre.
  4. Valeu, Kleber! Vi esta oferta tb: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-907269187-placa-de-video-geforce-9600gt-512-256-bits-ddr3-excelente-_JM Alguma opinião sobre a placa? Desculpem se eu estiver viajando, essa placa é agp? Faz tempo que não mexo com essas coisas. Edit: Acabei de ver que esta placa parece ter um conector à parte para a fonte, acho que vou descartar por isso.
  5. Opa. Não sei, acho que posso colocar até uns 200 reais. Se estiver muito fora do mercado daí posso repensar todo o investimento. Afinal, ele sempre jogou com esse computador, eu só quero aproveitar que muita coisa barateou com o passar do tempo. Aqui no clube achei um comparativo da época, vejam só: Único porém é que muitas placas aí são pci-express, o dele tenho quase certeza que é só agp. Na matéria, Gabriel Torres recomendava a FX5200 como um upgrade, mas atentando para modelos de 128bits
  6. Pessoal, bom dia. Meu sogro gosta muito de jogos de aviação tipo combat flight simulator, ele tem vários antigos. Ele tem um pc novo com windows 10 que pena pra rodar esses jogos por questão de compatibilidade, então coloquei o computador antigo dele de volta à ativa. Não tenho muitos detalhes, mas é um Pentium 4 com 1gb de RAM, HD de 20gb e uma placa de vídeo Geforce 4 mx4000. Eu quero dar um gás nesse pc pra deixar ele o melhor possível, mexendo o mínimo possível. Meu plano é arredondar pra 2-4gb de RAM e trocar a placa de vídeo. Cacei na internet opções de placas AGP8x mas é difícil me situar lá nos velhos tempos e comparar as placas antigas entre si, então peço a ajuda de vocês. Alguns sites listam as melhores placas agp atualmente à venda, mas é tudo do estrangeiro e de difícil acesso aqui no brasil, levo em consideração tb a disponibilidade local. Qual placa vocês recomendam, compatível com agp8x? Ele está rodando windows xp. Não tenho nenhuma garantia sobre a fonte de energia, provavelmente não é grande coisa, então placas que precisam de conexão direta com a fonte estão descartadas. Não pretendo trocar a fonte. Opções usadas são bem-vindas, moro em sp e tenho acesso à sta efigênia. Agradeço a cooperação de vocês em voltar no tempo pra esse período quase jurássico hoje em dia Um abraço, Horácio.
  7. outra review: http://hexus.net/tech/reviews/network/50617-tp-link-tl-wdr3600-router/
  8. Pessoal, optei pelo: TP-Link TL-WDR3600 Segue um review que me ajudou a tomar a decisão: http://uk.hardware.info/reviews/3423/5/tp-link-tl-wdr3600-and-wdr4300-review-two-shades-of-black-test-results-wired Mesmo sendo mais antigo, tem porta gigabit e ótimo suporte openwrt. Vamos ver quando chegar. Comprei no Kabum por 280 reais frete incluso no boleto. Preço médio é esse mesmo no pontofrio, extra, casas bahia e outros.
  9. Colegas, bom dia. Sou assinante da vivo fibra em são paulo, TV e Internet. Com meu pacote veio o roteador bisonho da Sagemcom Fast 5340. Briguei por muito tempo com o roteador pra conseguir fazer ele funcionar melhor, mas desisti. Muita lentidão, o receiver ligado via cabo no roteador não consegue rodar netflix na qualidade standard sequer. A rede não presta, e pra completar a interface do roteador é super limitada e instável. No sagemcom, até minha impressora fica instável. A rede cai quando sobrecarrega, é muito ruim. Como aos poucos percebi que não uso a TV, hoje cancelei e mantive só a banda larga. Inicio então a busca por um roteador melhor. A vivo usa algo tipo um modem (não sou da área, acho que se chama ONT) que recebe o sinal do cabo de fibra e manda pro roteador na porta Wan, alimentando a rede com internet. Separam o sinal da TV e da Internet em duas vlans, ID 20 e 10, respectivamente.Já consegui ligar um notebook direto nesse "modem" usando vlan no driver da placa de rede e a velocidade foi fenomenal. O problema é o roteador. Preciso de um novo. Fiz uma busca aqui no forum mas encontrei tópicos muito antigos. Encontrei um mais recente: Mas nesse o usuário pede uma sugestão voltada bem especificamente pra torrent no roteador, o que colocou um certo viés nas respostas. Eu preciso de um roteador para uso doméstico que tenha capacidade pra lidar com banda larga de fato, streaming em full HD e que seja estável. Pra funcionar na vivo, tem que suportar vlans, até o ID 10 (testei um wrt54g e ele só suportava até 10, funcionaria a internet mas não a tv. Na época, queria manter a tv). Agradeco qualquer ajuda! Um abraço a todos!
  10. Olá, utilizo o Teamviewer para acesso remoto com sucesso em meu computador há algum tempo, mas tenho tido dificuldades ao acessar minha intranet remotamente. Meu servidor tem dois adaptadores de rede, um ethernet, que vai à intranet, e um wifi, que se conecta à rede que dá acesso à internet. Nunca consegui acessar a intranet remotamente, acessava somente arquivos locais, mas agora preciso conseguir acessá-la. Um detalhe meio besta, mas que não sei resolver: só consigo acessar a internet no servidor quando desligo o adaptador ethernet, e só consigo acessar a intranet quando desligo o adaptador wifi. Portanto, não consigo acessar a intranet remotamente através do Teamviewer, pois para que ele funcione preciso da internet, e para que a internet funcione preciso desligar a intranet. Como seria possível utilizar os dois adaptadores de rede ao mesmo tempo? Obrigado!
  11. Em relaçao à gpu integrada, eu quis dizer que, se você for renderizar usando a CPU, atividades paralelas que usem a placa de vídeo podem tirar recursos do processo de renderização. Se você tiver uma plaquinha vagabunda que seja, você já livra a CPU de ter que separar memória e usar a gpu integrada. O windows com o Aero, por exemplo, pode usar, e mesmo que você esteja renderizando em um processo e mexendo com arquivos e pastas no windows, você pode estar tirando recursos da renderização. Claro, se você começou a renderizar algo, o ideal é que não faça mais nada. De qualquer forma, queria saber quais as dificuldades que a dona do note do 1o post tem passado, onde que ela tem sentido o maior impacto na performance.
  12. Outra coisa, em relação ao autor da thread: o note da sua irmã tá longe de ser fraco, em quê ela sente maior dificuldade? Tem certeza de que os problemas dela não tem relação com alguma dificuldade em manejar software? Antes de trocar um note desses eu investigaria bem qual o problema dela.
  13. Pessoal, bom dia. Minha mulher é arquiteta e, recentemente, começou a depender bastante de renderização própria. Em geral essa função era terceirizada para escritórios de renderização, mas o local onde ela trabalha acabou que passou a função para ela. Logo, começou a sentir o despreparo do computador e me pediu ajuda. Como estou de férias, passei dias lendo sobre o assunto. Quando se fala de render, temos que pensar se o render vai utilizar somente a CPU, CPU + GPU ou só GPU. Isso varia muito de render para render, é algo render-específico e depende dos programas que já compramos, isso tem que ser levado em conta (essas coisas são caras, vamos comprar um render que vai sair 1000 reais - Thea render, muito bom, pesquisem - e isso é barato no mercado dos renders). Quando se leva a CPU em consideração, o número de núcleos/threads é muito importante, mais do que brigar por um pouco de frequência. Contanto que o processador seja de uma geração recente (Acho que qualquer i7), deve funcionar, mas não tenho muita experiência com isso, outros colegas podem opinar melhor nesse ponto. Agora, em relação à GPU: se o render utilizar a GPU, ele pode usar através de 2 protocolos diferentes, o CUDA, proprietário da Nvidia, ou o openCL, mais universal. De longe, os principais renders do mercado focam no CUDA. O openCL é suportado por poucos renders, mas a função é a mesma. Ou seja, tem que ir pronto pra CUDA, tem que ser Nvidia. A Nvidia tem essa página que mostra as placas atuais que suportam CUDA: https://developer.nvidia.com/cuda-gpus Lá tem Geforce, Quadro e outras mais específicas do mercado empresarial. Ao lado de cada placa, tem o "Compute Capability", um índice que faz relação à capacidade da GPU em realizar determinadas operações. Cada nova geração tem novas capacidades, e as antigas vão ficando pra trás. Alguns renders exigem um CC mínimo. Isto saiu do FAQ do render Redshift, que não usa CPU, só GPU: What are the hardware requirements for Redshift?Redshift requires an NVIDIA GPU with CUDA compute capability 2.0 or higher and 1GB VRAM or more.An NVIDIA GPU with CUDA compute capability of 3.0 or higher and 2GB VRAM or more is recommended.To learn more about the compute capabilities of specific NVIDIA cards, visit https://developer.nvidia.com/cuda-gpus. A tendência, a longo prazo é das placas 2.0 ficarem obsoletas. O note da minha mulher tem uma Geforce 9600M GT, CC 1.1, não é suportada em quase nenhum render. E não ajuda em quase nada nos que suportam. Além de ter um CC suportado, nas placas de vídeo para renderização o que mais pode limitar a performance é a quantidade de memória na placa. As Quadro vêm com opções de 12gb ou mais de Vram. O modelo que vai ser renderizado tem que caber na memória da placa pra ela não ter que ficar acessando o resto do sistema pra poder progredir com os cálculos. Um PC desses precisa ser planejado com bastante antecedência e profundidade, você tem que montar o hardware pensando em que software vai usar, tem que casar os dois. Como eu falei no início, a pessoa pode já ter comprado um render bem caro que não suporte renderização com GPU. Nesse caso, acho que compensa comprar uma mega CPU, RAM a dar com pau e uma placa de vídeo qualquer. No futuro, o software de render dela pode passar a suportar GPU, daí ela compra uma boa e troca. (**Neste caso, no início acho que não seria bom usar as soluções de vídeo integradas no processador, talvez atrapalhasse na hora de renderizar, mas não tenho certeza, podem ser circuitos totalmente separados dentro da CPU, isso não sei mesmo) Eu vou montar um desses e vou precisar da ajuda dos colegas. Vim deixar essas informações da GPU porque passei um bom tempo esses dias pesquisando e garimpando a internet. **Como futuro troubleshooting, caso a sua placa não seja detectada no render, a versão dos drivers CUDA que vêm nos drivers atuais da Geforce no site principal é 5.0, se não me engano. Alguns renders pedem a versão 6.5, que só vem acompanhada de todo o kit de desenvolvedor CUDA, tem que ir na página do CUDA SDK e baixar o toolkit inteiro, dentro dele tem o driver do CUDA 6.5 https://developer.nvidia.com/cuda-toolkit-archive Um abraço, Horácio.
  14. Pessoal, tenho um Kindle 2 que está com um problema na tela: Imagem original: A / B / Imagem no display: A / A / A tela em si funciona, mas a metade de baixo é a de cima repetida sempre. Quando em paisagem, a metade da esquerda é a metade da direita repetida sempre. O que pode ser? Ganhei como "presente" pois não ligava. Resetei, consegui ligar e fiquei com isso na mão. Atualizei o firmware e continua na mesma. Recoloquei o flat da tela 3 vezes e nada. Soft reset, hard reset, reset de tudo quanto é tipo, nada ajudou. Este vídeo mostra ele funcionando: Alguém sabe o que pode ser? Não tem história de ter caído ou coisa parecida. Eu acho que deve ser o flat, mas visualmente não vejo nada errado na parte que encaixa na placa mãe. A parte que vai no display é colada/soldada de forma que não consigo checar a conexão sem destruir tudo. Valeu pela ajuda!
  15. É, eu to usando a entrada do mic mesmo, mas ontem à noite mesmo eu mexi e consegui fazer funcionar, mas eu só consigo usar pelo Guitar Tracks, da cakewalk. Com ele deu certo. No seu pc, quando você liga o violão, o som sai direto nas caixas de som, feito um mic normal, ou você usa algum programa à parte?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...