Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemão: XP não inicia. Partição com problemas!


MHK

Posts recomendados

Gente, há alguns meses, talvez uns três ou quatro, não me lembro, pela primeira vez tive um problema sério no windows: o sistema operacional não ligava. Ficava carregando, carregando e nada. Tentei restaurar ou coisa assim e ele simplesmente travava de novo, só que na página de clicar no usuário. Enfim; cansado de esperar, instalei o xp por cima dele e ele voltou a funcionar. Resisti um pouco a fazer isso pois também uso o Linux Ubuntu em outra partição, e se eu fizesse isso ele não deixaria mais eu iniciar o Ubuntu.

Acabei por fazer e consegui facilmente restaurar a partição o ubuntu apenas digitando umas três linhas de código no console de comando.

Tudo estava bem até hoje, quando, novamente e misteriosamente o Windows voltou a apresentar o mesmo problema. A única e fatal diferença - e a que me faz recorrer a vocês - é que desta vez a partição do windows parece de algum modo estar inconsistente ou corrompida, pois nem o Ubuntu consegue acessá-la. Nota: na primeira vez o Ubuntu conseguia acessar perfeitamente as partições.

Isso significa que eu não consigo acessar minhas centenas de arquivos, músicas e favoritos de navegador importantíssimos!

Há algum modo de eu restaurar a partição e conseguir meus arquivos, mesmo que depois tenha que formatar?

p.s.: o erro que Ubuntu retorna ao tentar montar a partição do XP é:

Error mounting: mount exited with exit code 13: ntfs_attr_pread_i: ntfs_pread failed: Input/output error

Failed to read NTFS $Bitmap: Input/output error

NTFS is either inconsistent, or there is a hardware fault, or it's a

SoftRAID/FakeRAID hardware. In the first case run chkdsk /f on Windows

then reboot into Windows twice. The usage of the /f parameter is very

important! If the device is a SoftRAID/FakeRAID then first activate

it and mount a different device under the /dev/mapper/ directory, (e.g.

/dev/mapper/nvidia_eahaabcc1). Please see the 'dmraid' documentation

for more details.

Alguém pode me ajudar!? Estou em desespero!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema nunca foi com o Windows amigo, e sim com seu HD, pena não ter percebido antes, o que faria no seu caso é procurar assistência técnica especializada, mas talvez este artigo possa te ajudar: http://www.gdhpress.com.br/hmc/leia/index.php?p=cap5-23

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde o início eu achei que o problema fosse do HD. Na verdade, na primeira vez só não fiz nada a respeito pois o Linux continuava a acessar o HD normalmente, daí achei que fosse o Windows.

Mas há alguma coisa que eu possa fazer para recuperar meus arquivos? Algum programa, sei lá!? Será que pode ser setor defeituoso? Senão, o que pode ter causado esse problema?

Pessoal, fui ler com atenção o erro que o Linux retornou:

Error mounting: mount exited with exit code 13: The disk contains an unclean file system (0, 1).

The file system wasn't safely closed on Windows. Fixing.

ntfs_attr_pread_i: ntfs_pread failed: Input/output error

Failed to read NTFS $Bitmap: Input/output error

NTFS is either inconsistent, or there is a hardware fault, or it's a

SoftRAID/FakeRAID hardware. In the first case run chkdsk /f on Windows

then reboot into Windows twice. The usage of the /f parameter is very

important! If the device is a SoftRAID/FakeRAID then first activate

it and mount a different device under the /dev/mapper/ directory, (e.g.

/dev/mapper/nvidia_eahaabcc1). Please see the 'dmraid' documentation

for more details.

Ele está dizendo que houve um arquivo do sistema "unclean" ou sujo, sei lá. O que isso significa? Outra coisa, ele fala que ou o NTFS está inconsistente, ou é um defeito do HD ou ainda um problema de HD RAID. A terceira opção pra mim é descartável. Será que não pode ser simplesmente um problema mesmo de NTFS? Talvez se eu seguir a sugestão do linux e usar o chkdsk /f possa resolver. O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O link que você passou não tem a opção: "recuperar dados de sistema de arquivos corrompidos", por isso não serviu.

Como tem tanta certeza que o problema é no HD? O HD é novo! Tem 1 ano somente!

E mais, o que eu quero agora é mais um jeito pra recuperar os arquivos! Tenho muita coisa importante. Digo isso pois nem o Ubuntu, que está em outra partição, consegue acessar.

Ah, e não tenho RAID. Só uso um HD mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O motivo pelo qual acredito que seu HD seja o problema e não o Windows.

há alguns meses, talvez uns três ou quatro, não me lembro, pela primeira vez tive um problema sério no windows: o sistema operacional não ligava.

Tudo estava bem até hoje, quando, novamente e misteriosamente o Windows voltou a apresentar o mesmo problema. desta vez a partição do windows parece de algum modo estar inconsistente ou corrompida, pois nem o Ubuntu consegue acessá-la. Nota: na primeira vez o Ubuntu conseguia acessar perfeitamente as partições.

Error mounting: mount exited with exit code 13: ntfs_attr_pread_i: ntfs_pread failed: Input/output error

Failed to read NTFS $Bitmap: Input/output error

Talvez não seja sério, pode ser um simples problema nesta partição que pode ser resolvida fazendo uma formatação completa no HD, removendo tudo que tem nele, excluindo todas as partições e criando novamente.

Mas mesmo que seja simples, o problema está no HD.

Como ultima alternativa, tente usar este programa: http://www.runtime.org/data-recovery-software.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa: esses programas de recuperação, incluindo este que você me passou, só rodam em Windows. O problema é que eu tenho Linux Ubuntu 9.10 na minha outra partição. O que sugere que eu faça? Que formate e depois tente recuperar?

Outra coisa, quando eu criei as partições do meu PC atualmente, há uns sete meses, foi pra instalar o Ubuntu 9.04; não criei de um modo convencional (formatar e criar), mas usei o PartitionMagic. Será que isso influenciou em algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe por demorar a responder MHK, perdi seu tópico de vista^^.

Bom, se você não usa o Windows, é melhor procurar ajuda no Fórum do Linux então pois a unica ferramenta que tenho que possa te ajudar é este programa que funciona apenas com Windows...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

No fórum do Ubuntu me indicaram fazer verificação de erros na partição, conforme me indicava a mensagem de erro que o Linux retornava ao tentar abrí-la.

Poderia ter feito a verificação pelo Editor de Partições (gParted) do Ubuntu, mas preferi usar o CHKDSK, nativo do Windows.

Entrei no Console de Recuperação, digitei chkdsk /r ou "\r" - não lembro - e fiz o procedimento. Ao reiniciar, o GRUB (tabela de partições do Linux) nem mais listava o Windows. Pensei: - agora ferrou de vez!

Apesar disso, depois da verificação o Ubuntu conseguiu reconhecer a partição do Windows mais uma vez, sem erros, e pude recuperar os arquivos.

Mas de qualquer jeito ainda vou dar uma formatação geral nele.

Abraço, e obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...