Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pendrives no Windows 98


Posts recomendados

Já pesquisei outros tópicos sobre isso, mas até agora nennhum deles conseguiu resolver meu problema, então estou pedindo ajuda nesse tópico.

Seguinte.. To usando um Pentium MMX 233 com Windows 98, como ele não tinha entrada USB, comprei uma placa PCI USB 2 portas da Bright, coloquei ela no PC, instalei os drivers com o CD q veio junto com ela, acho q os drivers estão instalados, já que no gerenciador de dispositivos não aparece nenhum conflito, veja abaixo:

Universal Serial Bus controllers

-> Concentrador raiz USB

-> Concentrador raiz USB

-> Concentrador raiz USB

-> USB 2.0 Root Hub

-> VIA PCI to USB Enhanced Host Controller

-> VIA PCI to USB Universal Host Controller

-> VIA PCI to USB Universal Host Controller

-> VIA VT83C572/VT82C586 PCI to USB Universal Host Controller

Só que mesmo assim quando eu coloco o pendrive Kingston Data Traveller no usb, nada acontece, eu já baixei drivers para o pendrive no pendrivet.net e no site do fabricante, como visto em outros tópicos e fóruns, mas nada acontece, no Setup (Chipset Features Setup) eu habilitei as seguintes opções "OnChip USB" e "USB Keyboard Support", já que foram as únicas opções relacionadas com Usb que encontrei no Setup.. mas mesmo assim nada aconteceu. Eu sei que o Windows XP reconhece automaticamente os pendrives.. mas no Windows 98, como isso funciona? ? A placa mãe precisa ser configurada de alguma forma? Como eu posso usar um pendrive no Windows 98? já que nem aquele ícone de "remover dispositivo com segurança" perto do relógio aparece.. No XP aparece uma outra unidade quando se usa algum dispositivo removível "Disco Removível (E:)" por exemplo, e no 98 como faz? Como configura ou se cria outra unidade? E: por exemplo? E como o pendrive vai ser direcionado a essa unidade? Bom resumindo, queria que me ajudassem a usar meu pendrive no Windows 98, com o auxilio dessas informações que dei.. vou ficar muito grato se alguém me ajudar, já não sei mais o que fazer. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso ocorre porque o Windows 98 não possui suporte nativo à USB Mass Storage (armazenamento massivo).

Tem certeza que não encontrou nenhum driver para Windows 98 no site do fabricante? Já vi vários drivers para Data Travelers no site da Kingston.

De qualquer forma, quando você conectar o pendrive no PC, ele deve exibir uma janela de "Novo hardware encontrado" certo? Isso é sinal de que a placa USB está funcionando corretamente. A partir daí, é só instalar o driver para o Mass Storage.

Quando o fabricante é desconhecido e/ou não existe suporte para o equipamento, geralmente se usa um driver genérico. Este driver indicado abaixo serve para pen-drives ou MP3's genéricos:

http://www.technical-assistance.co.uk/drivers/nusb31e.exe

Para instalar, remova os USB flash drivers que foram instalados sem sucesso. Remova também os dispositivos que estiverem com falha no Gerenciador de Dispositivos.

Em seguida, execute o arquivo de instalação e siga os passos mostrados. Reinicie o computador.

Se tudo ocorrer bem, ele reconhecerá o pendrive quando você o conectar, e fará a instalação do mesmo.

Após isso, quando você conectar o pendrive, o Windows criará uma unidade removível no Meu Computador.

Instalei esse driver hoje mesmo com um MP3 player "shing-ling" que um amigo comprou e funcionou perfeitamente.

OBS.: Este é um driver genérico, e não possui suporte. Use a seu próprio risco.

Existe um artigo da Microsoft sobre esse assunto, que também pode ajudar: http://support.microsoft.com/kb/257751

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Desculpa reviver esse topico de 2007 , mais estou com um problema.

Instalei o software ( do post do Viny ) e o menu iniciar do meu computador agora esta em inglês , alguem sabe como resolver ??

So pra constar , o software funciona perfeitamente , so o menu mesmo que deu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Desculpem também pelo tópico antigo, mas como em muitas cidades de interior vejo pessoas pedindo ajuda, usando disquetes 1.44 e windows95 e 98, então vemos que serão sistemas operacionais que viverão ainda muito tempo e que, vez ou outra, pessoas até mesmo idosas (60, 70 anos) estão procurando informações no google sobre 'win98 + corrupted + pendrive', o que é bom (mais pesquisa, e mais busca de solução)!

Um amigo tentou instalar o driver USB do windows98 primeira edição, do link do post acima (o site é nota 10), mas o windows dele era a segunda edição. O resultado? Um pendrive 16gb FAT32 foi reconhecido, mas , ao entrar no windows explorer, mostrou 'caracteres misturados' nos nomes de diretórios. Ele me mostrou, antes, o pendrive funcionando perfeitamente no WINXP dele. Estava com 10gb usados, a maioria documentos importantes (mas ele tinha o backup).

Ele 'tomou um susto' com aquele apocalise no Explorer, e removeu o pendrive pelo icone da barra de tarefas (sim, há como remover 'com segurança') no win98, e levou para o escritório a fim de ver se 'nada acontece', mas, mesmo só tendo feito a leitura das pastas no windows explorer, não teve jeito. Ao chegar na casa dele, nada resolveu. Deram erros em cada um dos 700.000 clusters, demorando mais de 2 horas no Chkdsk. E depois? 15.2gb total, 15.2gb livres (removeu tudo). E o recuva não recuperou nada.

Só para avisar aos desavisados ou para os que testam drivers USB no win95 e 98. TER MUITO CUIDADO, pois são sistemas que simplesmente 'matam' os dados do pendrive sem misericórdia.

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nunca ouvi falar de nada parecido. Tem certeza que a porta USB não estava danificada (ou, em caso de USB frontal, se não houve alguma ligação errada)?

Sempre usei o driver acima em Windows 98 primeira edição e sempre funcionou corretamente. O problema é que ele tentou solucionar um problema que não existia (usava a segunda edição, e não era necessário instalar esse driver).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns relatos de pendrives que deram esse tipo de problema eram de 8 ou 16 GB, o máximo que tinha na época deles e era usado eram de no máximo 4GB.

não sei se é o mesmo driver:

http://www.technical-assistance.co.uk/kb/usbmsd98.php

mas eu já usei nas duas versões desse link e não tive dor de cabeça.

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...