Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PCL 5c, PCL 6 e PS


Posts recomendados

Olá

Estou pra reinstalar algumas impressoras aqui no serviço (e de praxe, não temos mais os CD's de instalação).

Fui baixar os drivers para uma delas e vi:

Driver PCL 5c

Driver PCL 6

Driver PS (Postscript)

A verdade é essa, eu fiquei mais de 10 anos apenas mexendo em impressora que simplesmente "tinha o driver".

Afinal, qual a diferença entre PCL 5c, PCL 6 e PS e qual deles seria "melhor" (se é que teria isso) para impressoras de rede (não ligadas diretamente ao servidor, mas gerenciadas por ele).

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PCL, Lidil e Postscript são linguagens internas das impressoras HP.

Lidil seria a mais simples, equipamentos sem memoria interna. Se colocar para imprimir diretamente para impressora ao invés de para o spool, tanto o PC quanto a impressora ficarão lentos.

PCL já é para hardware mais robusto com memoria interna.

Postscript para hardware coorporativo (laser, plotter, etc).

Quanto as versões do PCL, são melhorias mesmo. Você deve pesquisar o driver pelo modelo do equipamento mesmo e não pela linguagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

PCL

Printer Control Language ou PCL, é uma linguagem de impressão vastamente usada, suportada por muitos sistemas operativos (ex. Windows). Isto permite que a mesma impressora trabalhe em diferentes ambientes. A PCL é dependente do dispositivo, o que significa que os seus drivers usam o hardware da impressora para criar alguns dos dados de impressão (normalmente dados de imagem como áreas de preenchimento e fontes). Como a impressora completa a criação e processamento de dados da página, o seu computador processa o trabalho de impressão mais rápida e eficientemente. No entanto, impressora individuais podem efectuar estas tarefas de maneira diferente, dando-lhe um output ligeiramente diferente.

Vantagens

Processamento rápido de impressão.

Suportada po vários Sistemas Operativos.

Desvantagens

O mesmo trabalho de impressão pode variar ligeiramente de impressora para impressora

A qualidade de gráficos depende do dispositivo de impressão

Não suportado na maioria dos ambientes Macintosh.

Para documentos diários de escritório recomendamos o uso do driver PCL.

Tirado do site da OKI...

Em experiencia pessoal, você deve baixar os 2 cada um tem uma coisa boa... o PCL 6 aqui imprime arquivos do autocad bem, mas so faz uma cópia (pode mandar imprimir 1000 so vai sair uma) o PCL 5 Imprime quantas cópias você colocar, mas se mandar o autocad imprimir sai uns riscos aleatórios na pagina.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Bom dia pessoal!

Sou novo no fórum e estou com um pequeno problema!

Eu sou programador e uma das linguagens que eu desenvolvo é PCL.

Um dos clientes que a empresa na qual trabalho trocou de impressora e os fontes, que estavam desenvolvidos para PCL5, estão dando erros, pois a nova impressora é para PCL6

São apenas alguns comandos...

Eu gostaria de saber se alguém tem alguma apostila de PCL6 e possa disponibilizar?

Desde já eu agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...