Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock I7 920 / P6TD Deluxe / OCZ DDR3 1866


Anderson_npi

Posts recomendados

Ola, gostaria de fazer um overclock no meu processador e memoria, o hardware acho que é bom para isso, estou postando as especificações e fotos da bios, detalhe que a tensão da memoria é 1.65v, porém a placa mãe so tem opção de 1.64 ou 1.66v.. Pretendo chegar algo acima de 4.0Ghz, ouvi alguns que conseguem até 4.3Ghz...

Placa mãe: Asus P6TD Deluxe

Processador: Intel Core I7 920 2.66GHZ

Memória: OCZ DDR3 PC3-15000 / 1866MHz /CL 10-10-10-28 (CAS-TRCD-TRP-TRAS)/ 1.65V

Temperatura do Processador:

- Processador: 27ºC(SpeedFan)

- Core 1: 37ºC

- Core 2: 36ºC

- Core 3: 37ºC

- Core 4: 34ºC

Temperatura da placa mãe: 36ºC

Dissipador: Corsair H50 Hydro

Temperatura Ambiente: 12 a 18ºC

Fonte de alimentação: C3Tech PSH 750V (testada pelo CdH)

Fotos da Bios:

s67m05.jpg

33jiaz6.jpg

t5rg44.jpg

68hb0j.jpg

33w0e10.jpg

2yjsyon.jpg

35a7ic5.jpg

Desde ja, Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Anderson vou tentar te dar uma forca no seu over, okay

Mas todos os procedimentos descritos sao por sua conta e risco OKAY

Primeiro o mais importante 'e saber um pouco sobre como os CPUs sao fabricados e com isso como o over funciona em cima deles.

Quando a intel decide fabricar processadores i7 920 D0 ela nao manda uma ordem para a fabrica e diz me faz essa quantidade desse tipo de processador. O que ela faz 'e fabricar uma quantida de processadores i7 todos iguais, mas como tudo aquilo que o homem fabrica nao 'e perfeito existe uma necessidade de classificacao desses processadores apos serem fabricados.

Nesse processo todos os CPU sao testados e de acordo com padroes especificos da Intel eles sao a partir dos resultados classificados, uns podem vir a se tornar 940 outros 960 e alguns Extrem Edition e por fim voce tambem vai ter o seu 920.

No overclock o que nos fazemos 'e nao respeitar os testes e padroes da Intel e procurar fazer com que o processador rode em uma velocidade acima do que foi determinado, esse aumento de velocidade 'e individual e varia de CPU para CPU, uma unidade pode facilmente atingir 4.1ghz ja outra com muita dificuldade 3.2ghz, isso vai depender de muitos fatores incluindo o proprio CPU.

Bem se voce chegou ate aqui podemos então continuar.

Vou passar alguns passo basicos para voce atingir a velocidade de 3.8ghz, essa velocidade 'e o melhor custo x beneficio para o seu CPU. voce pode tentar o clube dos 4.0ghz mas o beneficio nessa velocidade vai ser minimo ou nulo, em contra partida o aumento de consumo e temperaturas vai ser alto.

Antes de comecar o over voce deve verificar as temperaturas do seu PC e se ele esta estavel, rode o Prime95 por uma hora em "smallfft test", e monitore as temperaturas com o "CoreTemp", se elas passarem de 80C existe algo de errado com o seu PC.

Agore de reboot e acesse a bios:

1. O primeiro passo 'e mudar o AI Overclocc Tuner para manual

2. Mude o CPU Setting Ratio para 20X, a P6TD tem o mau habito de mudar o multiplicador de 20X para 21X dando crash no seu over.

3. Agora 'e aumentar a QPI Frequency (no seu caso BCLK Frequency, nao pergunte nao sei porque), mude de 133mhz para 190mhz (20x190=3800). Caso voce queira aumentar para 4.0 'e aqui que voce vai aumentar o seu over.

4. Agora a sua memoria pode estar rodando em uma velocidade que nao foi programada, vamos mudar isso, acesse o "DRAM Frequency" e procure a velocidade mais compativel com ela.

5. As frequencias foram ajustadas agora necessitamos dar estabilidade ao over. Mude o "CPU Voltage" para 1.275V e no "CPU PLL Voltage" 1.9v. Isso deve ser o suficiente, mas note que alguns CPUs podem pedir um pouco mais de tensão para ficarem estáveis, mas nao recomendo passar dos 1.45v a nao ser que voce esteja no nitrogenio.

6. voce agora pode ajustar a tensão das memorias, o recomendado 'e 1.65v mas a sua BIOS nao possue esse valor, então selecione 1.64v no "DRAM Bus Voltage" que deve ser suficiente, mas voce tambem pode colocar 1.66v apesar de ser acima do recomendado pode ser necessario se o sistema ficar instavel, bem nao 'e algo de se perder o sono a noite mas 'e sua decisão.

7. Finalmente voce pode desabilitar o "CPU Spread Spectrum e o "PCIE Spread Spectrum"

8. Boa aperte F10 e salve a BIOS e reboot.

9. Rode o CPU-Z e verifique se ele pega as trocas, pode ocorrer de nao aparecer inicialmente, mas nao se preocupe.

10. Abra o CoreTemp e o Prime95, coloque o Prime95 para rodar em "samallfft test" e verifique as temperaturas, caso atinge 80C voce vai ter que diminuir o over baixando o valor do BCLK Frequency na BIOS, ao iniciar o Prime95 o CPU-Z deve obrigatoriamente mostar o over, caso contrario ouve alguma falha.

Bem espero que de tudo certo e boa sorte ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado BetoUK, vou começar o teste agora mesmo, e estarei postando aqui, para podermos dar continuidade.

Um detalhe que esqueci, o Corsair H50, ja veio com um tipo de pasta termica, eu deixei aquela por nao saber sua qualidade, porém eu tenho aqui a pasta termica NOCTUA NT-H1, queria saber se devo trocar a pasta original do cooler por essa Noctua que tenho?

Segue a imagem da temperatura, rodou o teste por 1 hora.

2q0r09y.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim as temperaturas estão um pouco acima do que eu esperava, mas nada impede de voce tentar um over.

Existe um topico no forum sobre o H50 bem ativo, talvez voce consiga alguma ajuda para melhorar o desempenho, tipo mudar o a posicao do fan, etc.

Na verdade eu poderia dar uma serie de sugestoes sobre o H50, mas acho que devo deixar por conta dos que possuem ele, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim as temperaturas estão um pouco acima do que eu esperava, mas nada impede de voce tentar um over.

Existe um topico no forum sobre o H50 bem ativo, talvez voce consiga alguma ajuda para melhorar o desempenho, tipo mudar o a posicao do fan, etc.

Na verdade eu poderia dar uma serie de sugestoes sobre o H50, mas acho que devo deixar por conta dos que possuem ele, valeu.

Bom, troquei a pasta termica agora, e piorou parece, a temperatura esta até uns graus acima da de antes, nao sei se estou aplicando a pasta termica de forma incorreta ou o que, vou postar uma foto de como esta o esquema de ventilaçao no meu gabinete que é um CM690

2hnw74k.jpg

eu estou ligando o cabo de alimentação do Corsair H50, na saida PWR_FAN da placa-mãe, pelo que vi nao tem como regular velocidade.... nao sei se tem algo isso, e estou usando 2 coolers no radiador do H50, naquele sistema Push/Pull, se voce tiver alguma sugestao eu aceito, a mais uma coisa, reparei que na screen que tem ali, o clock do processador esta 2806mhz, sera que nao é isso? tipo a mb esta aumentando o clock automaticamente, e por isso as temperaturas estão altas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mobo deve aumentar o clock automaticamente sim, mas mesmo assim as temperaturas estão um pouco acima do que eu esperava.

O push-pull seria o ideal, mas voce deve verificar se os fans foram colocados na posicao correta, o esquema de ventilacao esta correto sem erros.

Verifique se voce aplicou a pasta termica corretamente e se o bloco esta corretamente encaixado.

Em relação a conecao do H50 eu nao sei o melhor 'e verificar no manual, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mobo deve aumentar o clock automaticamente sim, mas mesmo assim as temperaturas estão um pouco acima do que eu esperava.

O push-pull seria o ideal, mas voce deve verificar se os fans foram colocados na posicao correta, o esquema de ventilacao esta correto sem erros.

Verifique se voce aplicou a pasta termica corretamente e se o bloco esta corretamente encaixado.

Em relação a conecao do H50 eu nao sei o melhor 'e verificar no manual, valeu.

Vejamos, se eu vou verificar se apliquei a pasta termica corretamente, quando remover o cooler nao terei de trocar a pasta termica de novo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, 'e bem provavel que voce tenha que aplicar a pasta novamente.

Verificar se voce aplicou a placa corretamente nao implica em retirar o bloco, existem varios topicos aqui no forum e na internet demonstrando como aplicar a pasta corretamente se voce verificar em deles que voce aplicou a placa corretamente nao existe a necessidade de remover o bloco apenas verificar se ele esta bem encaixado, verifique tambem o backplate, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!