Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NV4_DISP : Chuvisco Colorido, Travamento, Tela azul


Self-Jailed

Posts recomendados

Pessoal, estou tenho problemas com uma GeForce 8800 GT Alpha Dog. (Aliás, se não me engano esse problema acontece desde a série 5 da GeForce)

Comprei um computador recentemente, durante umas 2 ou 3 semanas nenhum problema, jogando Company of Heroes e Age of Empires III com todas as configurações no máximo, dae resolvi instalar Pro Soccer Evolution 2007 (c/ Daemon Tools) e começaram os problemas.

Primeiro problema de tela azul, logo pensei nos pentes de memória. Tirei os pentes, limpei, coloquei novamente, troquei as posições, mas só parou de dar erro quando comecei a usar os slots "corretos" (por descuido acabei colocando nos slots n°2, e não n°1). Depois começou a dar problema com a placa de vídeo (esse eu não consegui resolver), inclusive nos jogos que não davam problemas como Company of Heroes.

Obs: Não fiz nenhum overclock, do jeito que veio "da loja (Mercado Livre)", foi o jeito que está.

Descrição do erro:

Em um jogo 3D qualquer (geralmente de fabricantes menos conhecidos), após pouquíssimos minutos de jogo, começa um chuvisco colorido, o jogo começa a ficar lento e trava (o som continua). ALT+TAB para voltar para o Windows, depois de minutos, tela preta e o som é interrompido como se estivesse ido para o Windows, ALT+TAB novamente e aparece um monte de quadrados laranjas enormes na tela. Algumas vezes o Windows interrompe o jogo e avisa que o nv4_disp parou de funcionar, a resolução é trocada para a menor possível, o windows fica em modo 256 cores com vestígios de chuvisco. Caso o ALT+TAB não responda, cai na tela Azul avisando que ocorreu um LOOP INFINITO no NV4_DISP. Tela azul com vestígios de chuvisco.

Tentativas:

1. Reinstalei o driver, e nada.

2. Instalei um driver mais antigo. Nada! E ainda reduziu o FPS dos jogos.

3. Instalei drivers "modificados"; mesmo problema.

4. Removi a placa, limpei os contatos e coloquei novamente, reencaixei os cabos de energia e nada.

5. Instalei o Everest para saber a temperatura da placa: 50° o tempo todo.

6. Revirei a BIOS da minha placa mãe e nada.

7. Instalei um driver mais atualizado (175.16_geforce_winxp_32bit_international_whql) e removi o Daemon Tools.

Resultado: Não deu mais erro no Company of Heroes, no Age of Empires, no Half Life 2 (e mods), mas sem damons tools, não consigo rodar Winning Eleven 2007. Aparentemente resolvido? Não. Instalei o DEMO de Bioshock, quanto mais recursos de vídeo eu coloco mais rápido ele trava.

8. Removi os drivers completamente, utilizei o Driver Cleaner em modo de segurança e instalei o driver mais atualizado. Ficou do mesmo jeito citado no item anterior, não trava nos jogos citados, mas no Bioshock é certeza de travamento.

Pesquisei por semanas na internet e vi várias pessoas com o mesmo problema, inclusive achei um vídeo no youtube com esse problema (só que sem o chuvisco :

)

Resumo:

- Jogos que travam:

Bioshock demo

Pro Soccer Evolution 2007 c/ Daemon Tools

- Jogos que não travam:

Half Life

Half Life 2 (e mods)

Age of Empires III

Company of Heroes

World in Conflict Demo

Meu Hardware:

Asus P5K3 Deluxe

Core 2 Quad Q6600

Memória Corsair TWIN3X2048-1333C9

GeForce 8800 GT Alpha Dog 512mb

Sistema Operacional Microsoft Windows Service Pack 2

ForceWare 175.16

nv4_disp.dll versão 6.14.11.7516

DirectX 9.0c

Possíveis problemas:

- Drivers?

- Incompatibilidade de hardware?

- Placa de vídeo com defeito? (se for, jura que eu vou ter que ir atrás do vendedor? Não tem assistência técnica no Brasil?)

- Jogo mal feito?

- Direct X?

Enfim, estou constantemente buscando alguma solução, mas parece que é drivers mesmo... (_(

Alguém tem alguma ideia ou passou pelo mesmo problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara, tu conseguiu resolver?

No meu caso, da erro no jogo Urban terror 4.1.

Desabilitei algumas opções da Placa mãe fora tudo que você fez e nada até agora!!!

Que lixo de placa!!! Minha gt 8600 também!!!

Se resolveu me manda um email??

oleriano (arromba) hotmail.com

Valeu, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tu conseguiu resolver?

No meu caso, da erro no jogo Urban terror 4.1.

Desabilitei algumas opções da Placa mãe fora tudo que você fez e nada até agora!!!

Que lixo de placa!!! Minha gt 8600 também!!!

Se resolveu me manda um email??

oleriano (arromba) hotmail.com

Valeu, abraços

Não resolvi não, minha solução foi parar de jogar os jogos que dão pau.

Infelizmente, parece que é driver... meu problema só foi amenizado (e beeeem amenizado) quando atualizei o driver. Mas continuo com os mesmos problemas, jogos mais antigos de fabricantes de mais nome, os jogos funcionam numa boa (Microsoft, Valve e etc), agora outros fabricantes menos conhecidos trava sempre... só acho estranho o PES2007 travar, joguinho que não exige nada da placa de vídeo, jogo descaradamente adaptado do PS2 para PC (acho que não posso culpar a Konami, mas não me lembro dessa empresa fazer grandes coisas fora do mundo dos consoles).

Talvez melhore se tu testar com outro sistema operacional, com outros drivers...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, Ta ligado aquele "Maximum Pre - Frames" algo assim... La no painel de controle da nvidia...

Deixe ele pelo menos 3, isso acontenceu comigo...

Quando entrava no ragnarok um jogo meio antigo claro, o windows voltava em 256 cores e só voltava quando finalizava o programa...

Ai eu coloquei pelo menos 3 pre-frames e nunca mais deu pau...

Espero ter ajudado ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, Ta ligado aquele "Maximum Pre - Frames" algo assim... La no painel de controle da nvidia...

Deixe ele pelo menos 3, isso acontenceu comigo...

Quando entrava no ragnarok um jogo meio antigo claro, o windows voltava em 256 cores e só voltava quando finalizava o programa...

Ai eu coloquei pelo menos 3 pre-frames e nunca mais deu pau...

Espero ter ajudado ^_^

Entoun...

Minha placa já está configurada por default assim...

Uma coisa que eu notei, é que a minha placa é uma edição especial. A GeForce 8800 GT normal tem Core 600mhz e Memória 900mhz, a minha que é 8800 GT Alpha Dog, tem Core 640mhz e Memória 950mhz. Baixei o ATITool e fiz um downclock para igualar à GeForce 8800 GT comum e não funcionou, mas quando forcei a placa pra encontrar o Core Máximo e a Memória máxima, no teste do Core foi travando, travando, até travar completamente, no teste de memória, não demorou muito até a telinha do 3D view ficar chuviscada e travada.

Desativei pelo windows alguns dos recursos de aceleração do DirectX e o Bioshock pelo menos não travou, mas o Winning Eleven 2007, começa a partida e trava (justamente o jogo mais fraco que eu tenho, roda só com 32mb de vídeo u_u").

Infelizmente estou afunilando as possibilidades:

- Placa com defeito

- Driver ainda não está maduro para WinXP 32bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aconteceu comigo quando eu tinha uma 5200 (muuuuito tempo atrás).

Parecia q tinha arrancado um cartucho de super nintendo com ele ligado :D

Depois q migrei pra ATI nunca mais tive problema nenhum!

edit: o problema era a placa defeituosa (era uma XFX)

haha, já fiz isso com super nintendo, na verdade, encaixei mal o cartucho e liguei, mas é mais ou menos isso que acontece...

E putz cara =/, to na esperança que não seja a placa, porque quando eu atualizei o driver, o problema diminiu bastante... mas tá parecendo mesmo a placa =(, se fosse uma placa barata, *******, mas 750 conto não é pra qualquer um u_u".

E mandar pro vendedor ver o que ele faz, vish... \o\, vou ficar umas semanas sem poder ligar o computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

CONTORNADO O PROBLEMA!!! (para alguns jogos, e eu disse contornado, não "resolvido")

Painel de controle > Vídeo > Configurações

... clique em "Avançadas"

... clique na aba Solucionar problemas.

Coloque na opção Aceleração de Hardware (régua) : "Desativar todas as acelerações de cursor e acelerações avançadas de desenho." --> Diminuir mais do que isso significa desativar as acelerações 3D e ele não vai nem deixar abrir os jogos.

Os FPS vai cair muuuuuuuuuuito, testando com Bioshock, minha placa sem VSync ficou com 60fps (original é travar nos 75fps), no teste do ATITools caiu de 920fps pra 540fps.

Aliás, para mim também funcionou igualar o clock da GeForce para a versão "normal" (a minha placa é versão extreme, core 640mhz e memória 950mhz, a versão normal é core 600mhz e memória 900mhz)

Porém... Winning Eleven 2007 ainda trava com 10 segundos de jogo. Enfim, desinstalei essa porcaria, vou esperar algum amigo com playstation 2 ou 3 me convidar pra jogar. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

beleza pessoal! Quase criei um novo tópico mas pé praticamente o mesmo problema, bom vamos lá, uso os testes mais antigos, Aquamark, 3D Mark 03 e 05, porém não acredito que seja esse o problema. A máquina é a configuração 1 da assinatura e o S.O. XP pro SP3 original.

Incialmente fiz o teste de VGA com o Driver 175.19, processador X2 4600, deu problema com a msg acima, reiniei o micro e novamente o problema surgiu, desinstalei os programas de teste e instalei novamente e nada, o curioso é que o teste conclui e com a pontuação normal, apenas uma vez no 3D mark 05 a tela ficou com a aprência de "tirar o cartucho com o video game ligado" e o teste não foi concluido.

Enfim, troquei o processador, um X2 5600 (o restante da máquina é a mesma), o problema voltou a ocorrer nos mesmos testes, porém a pontuação subiu, lógicamente com o processador melhor deviria ocorrer mesmo, ora, um driver que para de funcionar e mesmo assim o teste traz resultados superiores, estranho não?

Ontem instalei o novo driver, se não me engano o 178.13, enfim o último disponível no site da Nvidia, "desinstalei" o driver antigo, não instalei o novo sobre o antigo, e novamente o mesmo código de erro e tb novamente resultados superiores em relação a mesma máquina com o 175.19.

Curiosamente os testes são concluidos, verifiquei temperatura de CPU e VGA tudo dentro da normalidade, li muitos tópicos falando sobre o tal driver nv4_disp, infelizmente nenhuma das opções dadas para solucionar resolveu.

Informações do sistema, possuo anti-vírus com firewall, fiz o teste com e sem conexão a internet, fora isso todos os outros aplicativos estavam fechados. Fica aí a dúvida, como resolver esse problema!

- Não aparece tela azul.

- Não aparece a msg de loop infinito.

- Não acredito que seja "falta de energia", a configuração fica bem abaixo da pontência da fonte.

- Apenas ao final do teste surge uma msgbox com a informação que o cidadão, nv4_disp, parou de funcionar.

Desde já agradeço a ajuda.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, apenas como fonte de consulta e após quebrar muito a cabeça, encontrei o problema, eram as memórias que causaram o erro no nv4_disp, recentemente fiz um up e comprei um par de G.Skill (2x2gb), como meu Windows é o XP acredito que houve algum problema com o limite lido pelo SO e pela mobo, ou algo do gênero, enfim gerou algum conflito, hoje coloquei as antigas Kingnston e não deu problema, rodei três vezes os programas de testes e inclusive o resultado melhorou, no 3D mark 03 passou de 31.183 (4gb) para 32.469 (2gb).

Pesquisei na internet e, segundo relatos, vários fatores podem causar problema no tal nv4_disp, no meu caso não houve tela azul, apenas a msgbox que o criver parou de funcionar.

Algumas causas e fatores intereferentes encontrados:

- Fonte com potência insuficiente;

- Acúmulo de pó nos contatos;

- Instalação de driver sobre driver, é aconselhável desinstalar o antigo e instalar o novo, evitando assim "rastros" de drivers antigo;

- É aconselhável desabilitar qq sistema antivirus durante o processo;

- Inconpatibilidades no sistema, como no meu caso, as memórias;

- Foi menciondo tb inerferência de outros programas que rodam simultâneamente com o Windows, aconselham a fexhar programas e realizar teste, aí vai por eliminação mesmo.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!