Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

nSnake - Jogo da cobra no terminal Linux (com codigo-fonte em C)


alex.dantas

Posts recomendados

Ola' a todos!

Durante esses ultimos meses venho programando um simples joguinho da cobra (em C) para ser executado no terminal do Linux (Ubuntu/Debian).

Os graficos sao feitos pela biblioteca nCurses - famosa por usar caracteres e cores no terminal.

Fotos:

Interface do jogo

border.png

Menu Principal

menu.png

Modo sem bordas

noborder.png

O jogo e' disponibilizado pra download aqui (SourceForge) e todo o seu codigo-fonte tambem.

O meu objetivo foi fazer um jogo simples, bonitinho e cujo codigo seja fácil de entender. Eu adoraria ajudar pessoas que estejam interessadas em programacao em C e logica de jogos.

Se voce baixar o jogo, extraia o arquivo comprimido e leia README. La' tem todas as informações necessarias para instalar, jogar e entender o codigo.

Note que tudo esta' em inglês. porém, qualquer duvida estarei aqui para ajudar.

Uma ultima coisa: Tentei fazer o codigo-fonte ficar o mais simples e comentado. porém, esse codigo nao e' para iniciantes.

Mesmo tentando simplificar ao maximo, o jogo tem conceitos como separar seu codigo em varios arquivos, usar muitas funcoes e tal.

Mesmo assim sugiro que voce de pelo menos uma olhada, ja que o jogo em si e' divertido :lol:

Obrigado e comentarios sao sempre bem-vindos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Nesses últimos dias eu atualizei o jogo da cobra e praticamente refiz todo o código. Então ficou muito mais simples de entender como o jogo funciona.

Tambem consegui dar suporte a Windows. Agora o jogo funciona tanto em Linux quanto em Windows.

Aqui estão umas fotos:

teleport-windows.png?w=519&h=268

logo-ubuntu.png?w=659

Por mais que a documentação e os comentários estejam em inglês, estou disponível para tirar quaisquer dúvidas que surgirem.

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Oi pessoal tranquilo, eu baixei aqui o jogo da cobra, só que na hora de compilar quando eu usei o 'MAKE' deu erro pois faltava um arquivo na pasta nsnake\obj\engine.o, se puder me ajudar a resolver isso agradeço, pois estou muito afim de estudar esse codigo, to querendo aprende a linguagem c e esse jogo e muito interesante para estudar. Valeu galera abraço :) !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal tranquilo, eu baixei aqui o jogo da cobra, só que na hora de compilar quando eu usei o 'MAKE' deu erro pois faltava um arquivo na pasta nsnake\obj\engine.o, se puder me ajudar a resolver isso agradeço, pois estou muito afim de estudar esse codigo, to querendo aprende a linguagem c e esse jogo e muito interesante para estudar. Valeu galera abraço :) !!!

Olá, fico feliz pelo seu interesse!

Se tá faltando 'engine.o', então é porque você pode não ter a biblioteca 'ncurses'. Tente instalá-la, provavelmente usando esse comando:

$ sudo apt-get install ncurses-dev

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, fico feliz pelo seu interesse!

Se tá faltando 'engine.o', então é porque você pode não ter a biblioteca 'ncurses'. Tente instalá-la, provavelmente usando esse comando:

$ sudo apt-get install ncurses-dev

A valeu amigo eu não me liguei nessa biblioteca 'ncurses'. Mas valeu amigão!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!