Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo acessar os sistemas operacionais instalados de uma máquina


Mahaderth

Posts recomendados

Olá pessoal!

Bem, como eu disse no título da mensagem: não estou conseguindo acessar os sistemas operacionais instalados no notebook de um cliente meu.

Este notebook veio com o Linux Educacional (versão 3.0) instalado e este não pode ser desinstalado/formatado por motivos que eu não posso revelar.

O meu cliente me trouxe este notebook para colocar o Windows 7. E isto foi feito, inclusive estou com um problema estranho, pois não estou conseguindo instalar o Service Pack 1 do Windows 7 Ultimate, mas isto fica em segundo plano, por enquanto, até porque esta sessão do fórum é destinada apenas a dúvidas de configuração e instalação de sistemas operacionais e programas voltados para o linux.

Pois bem, eu instalei o Windows 7 Ultimate (32bits) e, logicamente, o Grub que existia quando só tinha o Linux Educacional instalado, desapareceu.

Então, eu baixei o DVD de instalação do Linux Educacional na internet neste link: http://downloads.linuxeducacional.com/distribuicoes/linux-edu-3-0-dvd/ e executei as orientações disponíveis neste outro link: http://evertec.blogspot.com/2009/09/reinstalar-o-grub-com-o-linux.html para recuperar o grub.

De fato, as orientações recuperaram o grub, mas o problema agora é que o Linux Educacional não entra e o Windows 7 não consta na lista do Grub.

Eu dei uma pesquisada rápida na internet e vi que realmente o Windows não iria aparecer de primeira. Seria necessário criar uma entrada no arquivo menu.lst (que se eu não me engano fica no diretório /boot/grub) para que o Windows apareça no menu do grub. Ok. Só que o Linux Educacional também não está entrando.

Atualmente o menu do grub está dessa forma:

Linux Educacional 3.0, kernel 2.6.33-020633-generic
Linux Educacional 3.0, kernel 2.6.33-020633-generic (recovery mode)
Linux Educacional 3.0, kernel 2.6.32-020632-generic
Linux Educacional 3.0, kernel 2.6.32-020632-generic (recovery mode)
Linux Educacional 3.0, kernel 2.6.24-22-generic
Linux Educacional 3.0, kernel 2.6.24-22-generic (recovery mode)
Chainload into GRUB 2
Linux Educacional 3.0, memtest86+

Quando eu tento abrir qualquer uma das entradas do Grub atual, este me retorna a seguinte mensagem:

Error 17: Cannot mount selected partition

Press any key to continue...

E quando eu pressiono qualquer tecla ele volta a tela de escolha de sistemas do Grub. Lembrando: isso está acontecendo com todas as entradas do Grub.

Antes de instalar o Windows, eu verifiquei que as entradas do Grub eram exatamente essas mostradas acima, com exceção da penúltima linha:

Chainload into GRUB 2

Acredito que esteja aparecendo esta linha, pois eu, antes de realizar a recuperação do GRUB com o DVD do Linux Educacional, tentei fazê-lo com um CD de instalação do Ubuntu 9.10, mas só depois que eu executei os comandos de possível recuperação do Grub foi que eu me lembrei que o Ubuntu 9.10 já havia migrado para o GRUB 2. Acredito que isso possa estar confundindo o GRUB e fazendo com que ele não esteja conseguindo montar as partições do Linux Educacional. É apenas um palpite meu.

Mas e agora? Como resolver isso?

Aguardo respostas.

Um abraço!

Mahaderth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com o Live CD você usou o comando sudo grub-install ?

Se o hd do seu computador for Sata, dê o seguinte comando:

sudo grub-install /dev/sda

e pressione a tecla [ENTER]

Se o HD for IDE, dê o comando

sudo grub-install /dev/hda

e pressione a tecla [ENTER]

olhe neste link;

http://www.scribd.com/doc/22029535/Dual-Boot-com-Windows-e-Linux-Satux

Não esqueça de postar o resultado da sua experiência aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi erich8!

Bom, os procedimentos que eu fiz estão descritos no segundo link que eu postei. Não sei se você viu, mas eu vou mostrar aqui o que eu fiz. É bem simples.

1 - Liguei o computador e coloquei o DVD do Linux Educacional 3.0. Dei o boot pelo LiveDVD e escolhi a opção de testar o Linux Educacional sem instalá-lo e esperei a interface gráfica terminar de carregar.

2 - Na interface gráfica, abri um terminal/konsole e digitei o seguinte comando:

# sudo grub

3 - Daí o GRUB iniciou o mini console para manutenção. Então continuando eu digitei

grub> find /boot/grub/stage1

4 - Daí apareceu como resposta:

(hd0,2)

Então, eu digitei conforme apareceu na resposta do comando anterior:

grub> root (hd0,x)

5 - Depois, para instalar o GRUB na MBR, eu digitei

grub> setup (hd0)

6 - Por fim, para sair do mini console do GRUB, eu digitei

grub> quit

7 - Então eu reiniciei o computador utilizando o comando a seguir, retirei o DVD e fiquei esperando o computador reiniciar.

sudo reboot

Pronto. Foi isso que eu fiz. Tem algo errado neste procedimento?

Aguardo resposta.

Mahaderth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Acabei de testar o Super Grub Disk.

Bom, eu segui todos os passos direitinho. Vi vídeo no Youtube, ensinando como proceder com o Super Grub Disk e tal...

Bom, ele informa que todas as operações foram concluídas com sucesso, mas quando eu reinicio e espero o grub rodar que eu vou escolher o sistema operacional, continua do mesmo jeito. Dando o mesmo erro 17.

Error 17: Cannot mount selected partition

Press any key to continue...

Dei o boot com o LiveDVD do Linux Educacional e adicionei uma linha para o Windows 7 e mandei reiniciar. Quando chega no grub, só a entrada do Windows 7 funciona. As 8 outras entradas referentes ao Linux Educacional não pegam. Fica dando o já citado erro 17. Não sei porquê.

Fui novamente ao LiveDVD do Linux Educacional e pedi para o GParted mostrar como está a tabela de partições. Aí eu vi uma coisa que eu não queria ter visto. Ele está mostrando o HD inteiro como espaço não alocado. Achei estranho.

Fui ao terminal e digitei o comando:

sudo fcdisk

Como resultado ele diz:

ERRO FATAL: Partição primária inválida 3:
Pressione qualquer tecla para sair do cfdisk

Continuei achando estranho. Digitei o comando:

sudo fdisk -l

e como resposta obtive o seguinte:

Disco /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 64 sectors/track, 19457 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x09b98faa

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1 * 1 13 102400 7 HPFS ou NTFS
A partição 1 não termina no limite do cilindro.
/dev/sda2 13 6553 52533548+ 7 HPFS ou NTFS
/dev/sda3 16041 18704 21398580 83 Linux
/dev/sda4 6554 19457 103651380 5 Estendida
/dev/sda5 6554 16040 76204296 7 HPFS ou NTFS
/dev/sda6 18705 19457 6048441 82 Linux swap / Solaris

Partições lógicas fora da ordem do disco

E aí? Sinceramente, eu estou em maus lençóis?

Bom, eu acho que isso está acontecendo, pois no processo de preparação para a instalação do Windows, eu devo ter cometido algum erro, apesar de não ter percebido.

Eu redimensionei a partição do Linux Educacional de 146GB para 20GB, movi esta nova partição de 20GB para próxima da partição de swap e só depois disso instalei o Windows. Ele criou a sua partição Loader, além disso eu só aloquei 50GB para os arquivos de instalação e programas do Windows, logo, ainda ficaram sobrando 76GB como vocês viram aí acima. Depois que o Windows instalou, eu criei utilizando o programa Acronis Disk Manager (acho que é este o nome dele) a partição lógica de dados e backups. Abri o Windows e ele reconheceu a partição, formatei ela e passei a utilizá-la, mas agora, pelo Linux, estou vendo que as coisas não estão bem do jeito que eu queria que estivessem.

Então, o que fazer agora?

Aguardo respostas.

Mahaderth.

Olá pessoal!

Tenho uma boa notícia, finalmente! Encontrei a razão do problema do tal erro 17.

Nas minhas primeiras tentativas de recuperar o Grub, eu executei o procedimento que está descrito no meu segundo post deste tópico. Daí eu verifiquei que ao executar o comando:

grub> find /boot/grub/stage1

o computador me respondeu

grub> (hd0,2)

e depois de muito pedir ajuda/sugestões de como proceder para solucionar esse meu problema, eu fiquei matutando comigo mesmo: se o console me respondeu com (hd0,2) e no arquivo que é onde se configura as informações de boot (menu.lst) e para ele são passadas informações desse tipo na hora de criar as entradas da ordem de boot, então pode ser que o erro esteja lá. E, de fato, era.

As entradas do arquivo menu.lst estavam assim:

title   Linux Educacional 3.0, kernel 2.6.33-020633-generic
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.33-020633-generic root=UUID=5d34665f-a3a7-4c00-94bf-ae49bdc9258b ro quiet splash locale=pt_BR
initrd /boot/initrd.img-2.6.33-020633-generic
quiet

title Linux Educacional 3.0, kernel 2.6.33-020633-generic (recovery mode)
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.33-020633-generic root=UUID=5d34665f-a3a7-4c00-94bf-ae49bdc9258b ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.33-020633-generic

title Linux Educacional 3.0, kernel 2.6.33-020632-generic
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.33-020632-generic root=UUID=5d34665f-a3a7-4c00-94bf-ae49bdc9258b ro quiet splash locale=pt_BR
initrd /boot/initrd.img-2.6.33-020632-generic
quiet

title Linux Educacional 3.0, kernel 2.6.33-020632-generic (recovery mode)
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.33-020632-generic root=UUID=5d34665f-a3a7-4c00-94bf-ae49bdc9258b ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.33-020632-generic

title Linux Educacional 3.0, kernel 2.6.24-22-generic
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-22-generic root=UUID=5d34665f-a3a7-4c00-94bf-ae49bdc9258b ro quiet splash locale=pt_BR
initrd /boot/initrd.img-2.6.24-22-generic
quiet

title Linux Educacional 3.0, kernel 2.6.24-22-generic (recovery mode)
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-22-generic root=UUID=5d34665f-a3a7-4c00-94bf-ae49bdc9258b ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.24-22-generic

title Linux Educacional 3.0, memtest86+
root (hd0,0)
kernel /boot/memtest86+.bin
quiet

Então, o que eu fiz? Onde tinha (hd0,0) eu coloquei (hd0,2) e, aí sim, o Linux Educacional voltou a funcionar. Graças a Deus!

A partir daí, eu comentei as entradas desnecessárias, adicionei uma entrada para o Windows 7, e agora, o menu do Grub mostra apenas o seguinte:

Linux Educacional 3.0
Windows 7 Ultimate

Ufa! Um problema a menos... ainda bem!

Bom, mas agora eu já estou com uma dúvida que talvez possa gerar um problema futuro. Digo talvez, pois eu ainda não sei se isso realmente pode acontecer. É isso que eu quero saber de vocês.

Vocês viram no post anterior o resultado do comando fdisk -l, viram também como está estranha a tabela de partições do HD, inclusive com meu testemunho de "estranheza" ao ver o que o GParted e o comando fcdisk mostraram. Então, eu pergunto, quando eu entregar o notebook para o meu cliente, essa confusão na tabela de partições pode, de algum modo, atrapalhar o uso do notebook para o meu cliente?

Aguardo resposta.

Um abraço!

Mahaderth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

erich08, a parte do grub eu já consegui ajeitar, mas tem um 'porém': o tutorial ensina como mexer no arquivo grub.conf do diretório /boot/grub. E isto é válido apenas para sistemas que tem o GRUB 2 instalado. No meu caso, o grub instalado com o Linux Educacional é o GRUB Legacy ("GRUB 1"), então este tutorial não é valido para o meu caso.

Bom, mas graças a Deus, isso já foi resolvido.

Quanto às partições, eu não tenho nem como mexer nas partições do HD, pois, como eu disse, quando eu abro o GParted, ele não mostra ter nenhuma partição. Apenas o espaço do HD inteiro não alocado, mas na verdade há partições, pois se não houvesse o Grub não encontraria nenhum SO instalado, o que não é o caso.

De qualquer forma, continuo aguardando respostas para a minha dúvida.

Sem mais.

Mahaderth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi novamente erich8!

Infelizmente não. Quando eu abro o GParted do Linux Educacional ele mostra o espaço do HD inteiro como não particionado, mas quando eu executo o comando fdisk -l, são exibidas 5 partições (a loader do Windows 7, a partição em que está o Windows 7 e que está reservada também para os programas do mesmo, a partição onde está o diretório "/" do Linux Educacional, a partição lógica que eu criei para backups, dados e documentos, e a partição de swap do Linux Educacional - estas duas últimas estando contidas na partição estendida do HD).

De qualquer forma hoje eu procurei a assistência técnica deste notebook e mostrei o caso para eles e os mesmos me disseram que isso pode estar acontecendo devido ao Linux Educacional ser baseado em uma versão obsoleta do kubuntu (a 8.04) e portanto, por ela estar um pouco desatualizada, mas também me disseram para eu não me preocupar muito com isso. O que importa é que o Linux Educacional não foi removido do HD, está funcionando e o Windows também.

Bom, depois disso, realmente eu não preciso mesmo me preocupar com isso. Graças a Deus!

Agora eu vou terminar de instalar alguns programas no Windows, revisar tudo que eu fiz e entregar o notebook para o meu cliente. Finalmente! Graças a Deus!

Bem, agradeço a você, erich8, que apesar de não ter me ajudado tanto, sempre tentou me sugerir soluções e agradeço a todos os outros que, ainda que apenas lendo o tópico, tentaram me ajudar.

Um abraço e, mais uma vez, obrigado!

Autorizo aos moderadores do fórum a fecharem o tópico, se realmente for necessário.

Sem mais.

Mahaderth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...